Ontem estive a ler umas reviews sobre a máquina da knosti e como eram tão dispares, comecei a ver alternativas e decidi construir uma máquina destas com aspiração!
Estive a fazer uma lista de material, que vai no seguinte:
Motor de limpa para brisas (tenho de ir a um ferro velho ou assim arranjar um)
Fonte de alimentação de um PC velho (disso tenho com fartura)
Interruptor para ligar e desligar a fonte
Interruptor para inverter o sentido da rotação
tubos para fazer o aspirador
prato
caixa
Agora a parte em que começo a querer por coisas meio "desnecessárias"
Variador para regular a velocidade do motor
Amperímetro analogico para me certificar que não excedo a capacidade da fonte (15A a 12V) e porque fica com um ar "cromo"...
A parte da aplicação do líquido e da limpeza com a escova serão manuais.
Queria poder usar o aspirador lá de casa, por isso estava aqui a pensar numa maneira de reter os líquidos antes de arruinar o dito. Pensei que um "copo" tipo sifão com duas entradas é capaz de resolver o problema, o que acham? Ou não há problema em deixar ir aquela humidade toda pelo aspirador?
Quanto à caixa, achei giras as dos modelos da VPI, que têm um rebordo à volta e uma tampa plana em acrilico fumado com dobradiças... Deve ficar uma coisa gira se conseguir uma caixa bem acabada
Vou começar a reunir o material, pensar nas medidas e mandar fazer a caixa.
Ainda tenho de "inventar" um tubo para aspirar o disco, mas estava a pensar usar um tubo de PVC dobrado a 90º e pintado de preto brilhante com uma ranhura e veludo por baixo.
Ainda me falta pensar na maneira de prender o prato ao motor e o disco ao prato, mas isso só posso fazer depois de ter um prato e o motor...
Agora faltam as vossas ideias e sugestões
Ricardo