Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
saldali

revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  Empty
MensagemAssunto: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 13:46

Boa tarde

O meu a77 apresenta uma faixa plana nas cabeças que a olho parece ter uns 4mm. Na vossa opinião, elas estão perto do fim de vida?

A caixa de madeira tem alguns riscos, não profundos. Para terem uma ideia, imaginem que alguém raspou o verniz com uma moeda. Eu não queria passar um verniz qualquer, para não alterar a cor... algumas ideias para disfarçar?

Ele chegou até mim faltando um dos pes de plástico compridos, e o outro partido. Usando esse como modelo eu fabrique 2 pes com umas ripas de madeira. Quatro buchas de 4mm substituem os pinos de encaixar na caixa.

Cumprimentos e boa Páscoa
Alexandre
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 14:22

O A77 tem muitos modelos, o teu é de 2 ou 4 pistas ?

Quanto ás madeiras aconselho desmontar lixar tudo e passar novo verniz.
saldali

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 14:29

Milton, o meu grava em estéreo, ou então 2xmono (mudando o lado da fita ou então 2 monos em simultâneo.) Por isso acho que e o modelo de 2 canais. Nao tenho o manual ou ficha técnica original...
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 15:09

saldali escreveu:
Milton, o meu grava em estéreo, ou então 2xmono (mudando o lado da fita ou então 2 monos em simultâneo.) Por isso acho que e o modelo de 2 canais. Nao tenho o manual ou ficha técnica original...
Vamos ver se percebi...
Grava estereo num sentido apenas, certo?
Isto é, quando chega ao fim da fita já nao podes voltar a fita e voltar a gravar, porque sobrepõe o som no que foi gravado, é isso ?
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 15:10

Podes ver aqui o modelo do teu :
http://www.reeltoreel.de/worldwide/A77.htm
E aqui
http://www.reeltoreel.de/worldwide/A77Special.htm
saldali

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 16:06

Pelo número de série é o mk1 referido no primeiro link. Letra S.
saldali

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 16:18

Ao gravar estéreo não posso voltar a fita e voltar a gravar, pois iria sobrepor. No entanto, se ao gravar tiver o seletor na posição ch1, posso voltar a fita e voltar a gravar. Só que fica mono. Por isso penso que se trata de um modelo de 2 canais.
Petrus
Membro AAP
Petrus

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 18:13

saldali escreveu:
Boa tarde

O meu a77 apresenta uma faixa plana nas cabeças que a olho parece ter uns 4mm. Na vossa opinião, elas estão perto do fim de vida?

A caixa de madeira tem alguns riscos, não profundos. Para terem uma ideia, imaginem que alguém raspou o verniz com uma moeda. Eu não queria passar um verniz qualquer, para não alterar a cor... algumas ideias para disfarçar?

Ele chegou até mim faltando um dos pes de plástico compridos, e o outro partido. Usando esse como modelo eu fabrique 2 pes com umas ripas de madeira. Quatro buchas de 4mm substituem os pinos de encaixar na caixa.

Alexandre

Boas, bela máquina.

Em relação ao restauro, não sei pois nunca tive nenhum, mas a caso é madeira mesmo ou aglomerado com uma película a imitar a madeira? Pergunto isto pois se assim for é escusado lixar pois só irá piorar. Das duas uma, desmontas tudo o que seja de "madeira" e fazes como o Milton bem disse, lixas tudo e dás uma camada de verniz com uma tonalidade igual ou idêntica para uniformizar ou no caso de ser a tal película com aglomerado, comprar película igual e revestir novamente.
Mãos á obra ... revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  22692
Petrus
Membro AAP
Petrus

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 18:26

Dou-te aqui um exemplo, num dos meus Receivers .
Tal como disse anteriormente e neste caso é aglomerado com película.

revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  1zg9sur

No teu caso, tens de ver se é ou não é de facto madeira.
agorgal
Membro AAP
agorgal

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 19:11

saldali escreveu:
Boa tarde

Alexandre

Pela expressão "...uma faixa plana nas cabeças que a olho parece ter uns 4mm." é difícil decidir se se trata de cabeças com imenso uso, como que "já gastas" (nestes casos a abrasão da fita criou um canal no seu percurso - quando isto acontece sente-se pelo tacto). O melhor teste será gravar e ouvir a qualidade da gravação.
Quanto a ser de 2 ou 4 pistas: A observação das cabeças permite, com toda a segurança, reconhecer uma cabeça de 2 pistas ou de 4 (numa forma simples: duas pistas apresentam dois segmentos adjacentes com sensivelmente metade da largura da fita, quatro pistas apresentam os mesmos dois, mas com um quarto da largura da fita e separados, extremo e 3/4).
Se for apenas de duas pistas: uma enorme vantagem na qualidade da gravação. Desvantagens: metade do tempo disponível numa bobina e incompatibilidade das gravações em gravadores de 4 pistas. Também a impossibilidade de ler correctamente bobinas pré-gravadas.
Será fácil substituir os pés de plástico, mas penso que o ideal será substituir os quatro por outros, eventualmente em borracha, mesmo que apenas colados ao chassis do gravador.

Quanto à recuperação da madeira, mesmo que folheada (aglomerado com uma fina capa de madeira): uma lixa muito fina (lixa d'água, por ex., usada em seco, claro), um trabalho muito suave sobre a madeira e posterior tratamento com cera. Pode acontecer que o revestimento do aglomerado não seja em folha de madeira mas sim em vinil. Neste caso apenas recomendo uma limpeza com pano húmido e detergente.
saldali

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 19:30

Tentativa de colocar uma foto das cabeças...revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  View?usp=docslist_api
https://drive.google.com/file/d/1zU5MhER-f1_zMqNcItQtVEzAXXFEx_dbbw/view
agorgal
Membro AAP
agorgal

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 21:24

Aparentam estar em razoável estado e, efectivamente, trata-se de 2 pistas mono, A e B ou stereo A+B.
Precisam de uma limpeza cuidadosa, uma cotonete (ou várias...) embebidas em álcool isopropílico. Também todos os pontos de contacto com a fita deverão sofrer esta limpeza.
Uma máquina que promete uma excelente qualidade de gravação e reprodução.
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  EmptySáb Mar 26 2016, 21:49

Orquestra
Isso pode-se tentar calcular com geometria, se souberes o arco da superfície à vista. Se forem cabeças mais modernas e de fabrico japonês torna-se bem mais danado porque geralmente são "secções" de hipérbole.
Eu não sei puto de matemática, mas como tudo tem uma razão de existir, gosto de bisbilhotar.
revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  4h2n9h
revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  317942
revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  2i6cs34

Como não tens o valor do raio que deu origem à secção do cilindro (arco), que é a  zona circular exposta da cabeça e só tens o comprimento da corda (+/-4mm), não se pode estimar o tipo de "pente" aplicado
lol!
revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  2z3o0ac
Dividindo a corda ao meio, sabendo o seu comprimento e o raio, calculamos o lado que falta do triangulo retângulo resultante da divisão do triangulo composto pela corda e pelo raio(s) com o teorema de Pitágoras; depois é só subtrair o raio pelo valor obtido e temos o desgaste do entreferro da cabeça, ou seja, o tipo de "corte de cabelo".
revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  22692

Giro né?
ontopic

Última edição por PALUSE em Dom Mar 27 2016, 00:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro no texto.)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico    revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico  Empty

revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico
Ir para o topo 
Página 1 de 1