Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico | |
| | Autor | Mensagem |
---|
saldali
| Assunto: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 13:46 | |
| Boa tarde
O meu a77 apresenta uma faixa plana nas cabeças que a olho parece ter uns 4mm. Na vossa opinião, elas estão perto do fim de vida?
A caixa de madeira tem alguns riscos, não profundos. Para terem uma ideia, imaginem que alguém raspou o verniz com uma moeda. Eu não queria passar um verniz qualquer, para não alterar a cor... algumas ideias para disfarçar?
Ele chegou até mim faltando um dos pes de plástico compridos, e o outro partido. Usando esse como modelo eu fabrique 2 pes com umas ripas de madeira. Quatro buchas de 4mm substituem os pinos de encaixar na caixa.
Cumprimentos e boa Páscoa Alexandre | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 14:22 | |
| O A77 tem muitos modelos, o teu é de 2 ou 4 pistas ?
Quanto ás madeiras aconselho desmontar lixar tudo e passar novo verniz. | |
| | | saldali
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 14:29 | |
| Milton, o meu grava em estéreo, ou então 2xmono (mudando o lado da fita ou então 2 monos em simultâneo.) Por isso acho que e o modelo de 2 canais. Nao tenho o manual ou ficha técnica original... | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 15:09 | |
| - saldali escreveu:
- Milton, o meu grava em estéreo, ou então 2xmono (mudando o lado da fita ou então 2 monos em simultâneo.) Por isso acho que e o modelo de 2 canais. Nao tenho o manual ou ficha técnica original...
Vamos ver se percebi... Grava estereo num sentido apenas, certo? Isto é, quando chega ao fim da fita já nao podes voltar a fita e voltar a gravar, porque sobrepõe o som no que foi gravado, é isso ? | |
| | | Milton Membro AAP
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 15:10 | |
| Podes ver aqui o modelo do teu : http://www.reeltoreel.de/worldwide/A77.htm E aqui http://www.reeltoreel.de/worldwide/A77Special.htm | |
| | | saldali
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 16:06 | |
| Pelo número de série é o mk1 referido no primeiro link. Letra S. | |
| | | saldali
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 16:18 | |
| Ao gravar estéreo não posso voltar a fita e voltar a gravar, pois iria sobrepor. No entanto, se ao gravar tiver o seletor na posição ch1, posso voltar a fita e voltar a gravar. Só que fica mono. Por isso penso que se trata de um modelo de 2 canais. | |
| | | Petrus Membro AAP
Mensagens : 836 Data de inscrição : 26/12/2015 Idade : 41 Localização : Vendas Novas
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 18:13 | |
| - saldali escreveu:
- Boa tarde
O meu a77 apresenta uma faixa plana nas cabeças que a olho parece ter uns 4mm. Na vossa opinião, elas estão perto do fim de vida?
A caixa de madeira tem alguns riscos, não profundos. Para terem uma ideia, imaginem que alguém raspou o verniz com uma moeda. Eu não queria passar um verniz qualquer, para não alterar a cor... algumas ideias para disfarçar?
Ele chegou até mim faltando um dos pes de plástico compridos, e o outro partido. Usando esse como modelo eu fabrique 2 pes com umas ripas de madeira. Quatro buchas de 4mm substituem os pinos de encaixar na caixa.
Cumprimentos e boa Páscoa Alexandre Boas, bela máquina. Em relação ao restauro, não sei pois nunca tive nenhum, mas a caso é madeira mesmo ou aglomerado com uma película a imitar a madeira? Pergunto isto pois se assim for é escusado lixar pois só irá piorar. Das duas uma, desmontas tudo o que seja de "madeira" e fazes como o Milton bem disse, lixas tudo e dás uma camada de verniz com uma tonalidade igual ou idêntica para uniformizar ou no caso de ser a tal película com aglomerado, comprar película igual e revestir novamente. Mãos á obra ... | |
| | | Petrus Membro AAP
Mensagens : 836 Data de inscrição : 26/12/2015 Idade : 41 Localização : Vendas Novas
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 18:26 | |
| Dou-te aqui um exemplo, num dos meus Receivers . Tal como disse anteriormente e neste caso é aglomerado com película. No teu caso, tens de ver se é ou não é de facto madeira. | |
| | | agorgal Membro AAP
Mensagens : 1440 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 19:11 | |
| - saldali escreveu:
- Boa tarde
Cumprimentos e boa Páscoa Alexandre Pela expressão "...uma faixa plana nas cabeças que a olho parece ter uns 4mm." é difícil decidir se se trata de cabeças com imenso uso, como que "já gastas" (nestes casos a abrasão da fita criou um canal no seu percurso - quando isto acontece sente-se pelo tacto). O melhor teste será gravar e ouvir a qualidade da gravação. Quanto a ser de 2 ou 4 pistas: A observação das cabeças permite, com toda a segurança, reconhecer uma cabeça de 2 pistas ou de 4 (numa forma simples: duas pistas apresentam dois segmentos adjacentes com sensivelmente metade da largura da fita, quatro pistas apresentam os mesmos dois, mas com um quarto da largura da fita e separados, extremo e 3/4). Se for apenas de duas pistas: uma enorme vantagem na qualidade da gravação. Desvantagens: metade do tempo disponível numa bobina e incompatibilidade das gravações em gravadores de 4 pistas. Também a impossibilidade de ler correctamente bobinas pré-gravadas. Será fácil substituir os pés de plástico, mas penso que o ideal será substituir os quatro por outros, eventualmente em borracha, mesmo que apenas colados ao chassis do gravador. Quanto à recuperação da madeira, mesmo que folheada (aglomerado com uma fina capa de madeira): uma lixa muito fina (lixa d'água, por ex., usada em seco, claro), um trabalho muito suave sobre a madeira e posterior tratamento com cera. Pode acontecer que o revestimento do aglomerado não seja em folha de madeira mas sim em vinil. Neste caso apenas recomendo uma limpeza com pano húmido e detergente. | |
| | | saldali
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 19:30 | |
| Tentativa de colocar uma foto das cabeças... https://drive.google.com/file/d/1zU5MhER-f1_zMqNcItQtVEzAXXFEx_dbbw/view | |
| | | agorgal Membro AAP
Mensagens : 1440 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 21:24 | |
| Aparentam estar em razoável estado e, efectivamente, trata-se de 2 pistas mono, A e B ou stereo A+B. Precisam de uma limpeza cuidadosa, uma cotonete (ou várias...) embebidas em álcool isopropílico. Também todos os pontos de contacto com a fita deverão sofrer esta limpeza. Uma máquina que promete uma excelente qualidade de gravação e reprodução.
| |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico Sáb Mar 26 2016, 21:49 | |
|
Última edição por PALUSE em Dom Mar 27 2016, 00:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro no texto.) | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico | |
| |
| | | | revox a77 estado das cabeças & tratamento cosmetico | |
|