Tal como disse na minha apresentação, herdei do meu pai dois gravadores de bobines: o Tandberg 3400x que entretanto restaurei e que grava com uma alma impressionante. Este gravador proporcionou ao meu pai infindáveis horas de música. Quando eu era miúdo ficava hipnotizado a ver as bobines andar enquanto ele tocava. Quando o meu pai gravava os ponteiros iluminavam-se e não há nada que se lhe compare: aquela escala verde e vermelha é magnífica. E o som, bom o som nem se fala... ouve-se.
Muitos anos mais tarde o meu pai comprou o Tandberg TD 20, que entretanto sofreu duas alterações grandes nas minhas mãos, uma foi um recap. perto de 100% e outro relacionado com a tracção da fita e melhoria na dissipação de calor dos elementos passivos de potência.
Ele comprou de seguida um Tandberg TD 10 para trocar peças com o TD 20, caso fosse necessário, porque ainda têm algumas em comum, mas ficou com pena do TD 10 e acabou por mo oferecer.
O TD 10 veio parar às minhas mãos num estado muito bom de conservação. Mas... o motor do capstan nem sempre arranca. Rodando o eixo com os dedos ele acaba por arrancar. Este modelo usa um sensor óptico e uma roda com sulcos que ora deixa passar a luz, ora corta, para regular com precisão a velocidade do motor do capstan.
A minha previsão é que além de condensadores electrolíticos secos, podem haver maus contactos, e eventualmente outros condensadores avariados pelo caminho. Algumas resistências, as que aquecem mais, poderão ter o seu valor óhmico desviado. Duvido que possam existir soldaduras partidas.
O amplificador de linha já foi alvo da minha intervenção. Deixo aqui uma foto frontal do gravador, uma foto da traseira. A placa de cima horizontal é a que regula a velocidade do capstan e a de baixo a que tem a lógica digital de controlo dos motores. A placa perpendicular é a fonte de alimentação e contém também o circuito de potência de comando dos motores de tracção das bobinas. Na parte de baixo estão encaixadas nos seus slots, o amplificador de linha, o circuito oscilador, o amplificador equalizador de gravação, o amplificador equalizador de reprodução e o amplificador de saída.
Vou ter de fazer isto com muita paciência, pois tenho muito, muito componente para trocar.
Amplificador de linha com novos condensadores ELNA SILMIC II.
Frente do gravador:
Traseira do gravador: