| Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl | |
|
+6António Teixeira birodisco khayman WamaKota António José da Silva barbosas 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
barbosas Membro AAP
| Assunto: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 12:28 | |
| Bom Dia Pessoal, No seguimento desta compra conjunta, na qual estive inscrito e decidi retirar-me pois achei que seria possivel com o mesmo budget (sub 150€) adaptar uma maquina melhor para o efeito pretendido, lavar discos. E assim foi, aventurei-me na compra de uma máquina de ultrasons no eBay e fiz eu a adaptação da mesma, deixo aqui a lista de materiais que utilizei, no total gastei cerca de 140€ . Maquina de ultrasons 6L / 180W - 110€http://www.ebay.co.uk/itm/221894760638?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=520788116994&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT Motor 220V / 3RPM - 3€http://www.ebay.co.uk/itm/TYC50-AC-Synchronous-Motor-220V-3RPM-4W-8Kgf-cm-Torque-CCW-CW-DM-/322194362322?hash=item4b0447cfd2:g:f2kAAOSw0fhXikIv 2 rolamentos com Suporte - 6€http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferragens/Ferragens-de-vivenda/Acessorios-de-estores/14413910.aspx Varão roscado 6MM - 0.53€http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Tetos-e-divisorias/Acessorios/14678776.aspx Acoplador 8MM - 2€http://www.ebay.co.uk/itm/371657092528?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=640649988499&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT Para acoplar o varão ao motor (ainda não chegou pelo que o que se vê nas fotos é um artesanato com um bocado de plastico) 2 Suportes em L, impressos em 3D - 6€Modelo 3D: https://1drv.ms/u/s!AmCewRq7CslxhKx7YlVpPCUV0RlX6A Imprimi através do site: https://www.3dhubs.com/ Parafusos váriosUns já tinha, outros comprei Base para copos IKEA 10CM - 6€http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/90281656/ Ferramentas necessárias:Dremel ou Berbequim com brocas para metal e disco para cortar o varão à medida Chaves Philips e Fenda Não tenho termo de comparação com a maquina BAKKU que o Sr. Polaco vende, mas posso dizer que esta funciona e bem, lavei 4 discos para testar e 2 desses discos estavam com imenso ruido de fundo mesmo depois de lavados à mão e ficaram perfeitamente ouviveis, o que sobrou presumo que seja apenas o ruido causado por riscos nos discos. Por alguma razão a foto fica deitada, pelo que deixo aqui o link com uma galeria com fotos com mais detalhe, se tiverem duvidas perguntem que respondo assim que possivel. Mais Fotos: https://imgur.com/a/2zZTh | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 12:41 | |
| E que tal está isso a lavar? Essa tem mais potencia do que a da compra conjunta não é? Um filme é que era mesmo fixe. Parabéns pelo trabalho. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
WamaKota Membro AAP
Mensagens : 319 Data de inscrição : 23/05/2016 Idade : 39 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 12:42 | |
| Olá Barbosas,
tenho seguido a tua demanda no outro tópico e agora vi isto...
Achas que um nabo consegue construir uma máquina dessas?
Pelo que vejo, chegaria mais rápido que a outra dita da Polónia e a tina é melhor, certo?
Obrigado! | |
|
| |
barbosas Membro AAP
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 12:44 | |
| - António José da Silva escreveu:
- E que tal está isso a lavar? Essa tem mais potencia do que a da compra conjunta não é?
Um filme é que era mesmo fixe.
Parabéns pelo trabalho. Só lavei 4 discos ainda e parece-me que funciona mesmo a serio, esta tem 180W vs 50W da da compra conjunta. 2 discos estavam mesmo em mau estado e ficaram perfeitamente ouviveis após uma lavagem de 15m . A única queixa que tenho é que isto faz uma chinfrineira dos diabos . | |
|
| |
barbosas Membro AAP
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 12:49 | |
| - WamaKota escreveu:
- Olá Barbosas,
tenho seguido a tua demanda no outro tópico e agora vi isto...
Achas que um nabo consegue construir uma máquina dessas?
Pelo que vejo, chegaria mais rápido que a outra dita da Polónia e a tina é melhor, certo?
Obrigado! A dificuldade maior que tive foi mesmo a fazer os furos na tina para fixar os suportes, os chineses que fazem isto não pouparam no metal. As peças impressas são em plastico e já vem com os furos feitos, é plastico rijo mas ao mesmo é tempo é facil de furar caso seja necessario alinhar o motor com os rolamentos. A maquina chegou em 1 semana, apesar do vendedor ser asiatico a maquina foi enviada a partir da alemanha (muito importante não vir de fora da EU, se mete alfandega os custos disparam), o motor e o acoplador é que mandei vir diretamente da asia e demora imenso tempo tipo 3/4 semanas em correio normal, o acoplador ainda nem chegou, mas estava com o bichinho de ir testar isto que tive de aldrabar a coisa. | |
|
| |
khayman Membro AAP
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 13:51 | |
| - barbosas escreveu:
A dificuldade maior que tive foi mesmo a fazer os furos na tina para fixar os suportes, os chineses que fazem isto não pouparam no metal. As peças impressas são em plastico e já vem com os furos feitos, é plastico rijo mas ao mesmo é tempo é facil de furar caso seja necessario alinhar o motor com os rolamentos.
A maquina chegou em 1 semana, apesar do vendedor ser asiatico a maquina foi enviada a partir da alemanha (muito importante não vir de fora da EU, se mete alfandega os custos disparam), o motor e o acoplador é que mandei vir diretamente da asia e demora imenso tempo tipo 3/4 semanas em correio normal, o acoplador ainda nem chegou, mas estava com o bichinho de ir testar isto que tive de aldrabar a coisa. Essa máquina está a um preço bastante bom - quando comprei a minha há bastante tempo atrás, idêntica a essa, ficou bem mais cara. Como utilizaste para veio de suporte aos discos o mesmo que eu (varão roscado 6mm), podes utilizar como acoplador uma união de varão roscado de 6mm - basicamente é uma porca "alongada" - de um dos lados fiz um furo e rosquei o mesmo, para apertar no veio do motor, do outro lado simplesmente enrosca no varão - podes, claro, fazer variantes disto com imans de neodímio, para implementar um "quick disconnect"... Na minha eu utilizei manga termoretráctil em cima do varão roscado para obter a dimensão mais aproximada do furo do disco (7,2mm) e para nao ter metal afiado (as roscas) encostado ao vinyl. Cumprimentos, | |
|
| |
birodisco Membro AAP
Mensagens : 391 Data de inscrição : 29/08/2010 Localização : Setubal
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Nov 21 2016, 21:07 | |
| algo parecida e com vídeo... http://www.analogplanet.com/content/cleanervinylcoms-reasonaly-priced-multi-lp-cavitation-based-recod-cleaning-system | |
|
| |
António Teixeira Membro AAP
Mensagens : 217 Data de inscrição : 08/07/2013 Idade : 58 Localização : Barcelos
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Sex Fev 03 2017, 09:30 | |
| Olá Barbosas, muito bom dia,
Depois de ontem à noite ter lido todos os posts do tópico "Compra conjunta de máquina de lavar por ultra-sons", estou tentado a encetar uma aventura como a tua. E são duas as razões principais: 1ª Não será fácil ter ideia de quando teria a máquina entrando na compra neste momento (o Polaco está a disponibilizá-las a contra-gotas!); 2ª A tina de ultra-sons que compraste é muito mais completa/potente que a usada pelo Polaco. Assim sendo, gostaria de colocar-te as seguintes questões: - Passados estes meses de experiência, se tivesses possibilidade, alterarias alguma coisa ao teu projecto? Por exemplo, a tina de ultra-sons é de facto a mais indicada? - E quanto ao sistema de adaptação para os vinis? Poderias também facultar algumas dicas para optimizar a sua operacionalidade? Desde já agradeço muito as tuas respostas. Muito obrigado. Abraço António | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Sex Fev 03 2017, 13:20 | |
| come¢a realmente a pensar em mandar vir um lote de tinas, que penso que o polaco vai á vida e vêns tu entrar com fornecedor... | |
|
| |
barbosas Membro AAP
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Sáb Fev 04 2017, 22:51 | |
| - António Teixeira escreveu:
- Olá Barbosas, muito bom dia,
Depois de ontem à noite ter lido todos os posts do tópico "Compra conjunta de máquina de lavar por ultra-sons", estou tentado a encetar uma aventura como a tua. E são duas as razões principais: 1ª Não será fácil ter ideia de quando teria a máquina entrando na compra neste momento (o Polaco está a disponibilizá-las a contra-gotas!); 2ª A tina de ultra-sons que compraste é muito mais completa/potente que a usada pelo Polaco. Assim sendo, gostaria de colocar-te as seguintes questões: - Passados estes meses de experiência, se tivesses possibilidade, alterarias alguma coisa ao teu projecto? Por exemplo, a tina de ultra-sons é de facto a mais indicada? - E quanto ao sistema de adaptação para os vinis? Poderias também facultar algumas dicas para optimizar a sua operacionalidade? Desde já agradeço muito as tuas respostas. Muito obrigado. Abraço António Viva António, A tina parece-me que é mesmo a mais adequada, acho que nao se justifica o tamanho acima e o tamanho abaixo já não cabe lá um LP. Quando ao sistema para rodar os discos, posso apenas partilhar a minha experiencia dos ultimos meses que é basicamente "a coisa funciona", lavo discos entre 1 a 2 vezes por semana, 4 de cada vez, e a eficiencia da maquina é mesmo muito boa. Com certeza que existem modos bem melhores e mais elegantes de acoplamento do motor e dos suportes mas não tive tempo (nem vontade) para me dedicar a isso. A maneira como fiz a implementação foi a mais economica que consegui imaginar. Abraço, - luis lopes escreveu:
-
come¢a realmente a pensar em mandar vir um lote de tinas, que penso que o polaco vai á vida e vêns tu entrar com fornecedor...
hehe, não tenho tempo para essas aventuras. | |
|
| |
Mensagens : 217 Data de inscrição : 08/07/2013 Idade : 58 Localização : Barcelos
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Dom Fev 05 2017, 00:29 | |
| Muito obrigado pela resposta Barbosas... Vou então começar por comprar os componentes. Se surgir alguma dúvida voltarei a contactar. Obrigado. Abraço António | |
|
| |
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Ter Fev 07 2017, 13:15 | |
| [quote="barbosas"]Bom Dia Pessoal, No seguimento desta compra conjunta, na qual estive inscrito e decidi retirar-me pois achei que seria possivel com o mesmo budget (sub 150€) adaptar uma maquina melhor para o efeito pretendido, lavar discos. E assim foi, aventurei-me na compra de uma máquina de ultrasons no eBay e fiz eu a adaptação da mesma, deixo aqui a lista de materiais que utilizei, no total gastei cerca de 140€ . Maquina de ultrasons 6L / 180W - 110€http://www.ebay.co.uk/itm/221894760638?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=520788116994&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT Olá Barbosas, A mais barata que encontrei na Europa (para evitar despesas alfandegárias) acaba por ficar por € 157,00!!!! http://www.ebay.com/itm/6L-STRONG-DIGITAL-STAINLESS-CLEANER-ULTRA-SONIC-BATH-CLEANING-TANK-TIMER-HEATE-/182125767213?tfrom=181872823891&tpos=top&ttype=coupon&talgo=undefined No link onde compraste a tua não estão disponíveis! Conheces algum outro local (Europa) onde exista disponível mais barata? Se puderes ajudar agradeço. Muito obirgado. Abraço António | |
|
| |
Luis Filipe Membro AAP
Mensagens : 403 Data de inscrição : 15/02/2012 Idade : 62 Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes
| Assunto: Gingarelho por US Dom Fev 12 2017, 21:56 | |
| ...ói ói A máquina mais barata disponível neste momento existe em UK com portes gratuitos, sim grátis, na Topfaithshop e, existe em 2 versões: digital por £ 119.99 e analógica (tal como gostamos) por £ 109.99, estou a pensar seriamente desistir da compra conjunta e optar por uma destas (antes que esgotem), já que o resto da parafernália para o sistema funcionar pode perfeitamente vir dos nossos amigos de olhos em bico a preços bem comedidos e o resto é DIY. | |
|
| |
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Dom Fev 12 2017, 23:30 | |
| - Luis Filipe escreveu:
- ...ói ói
A máquina mais barata disponível neste momento existe em UK com portes gratuitos, sim grátis, na Topfaithshop e, existe em 2 versões: digital por £ 119.99 e analógica (tal como gostamos) por £ 109.99, estou a pensar seriamente desistir da compra conjunta e optar por uma destas (antes que esgotem), já que o resto da parafernália para o sistema funcionar pode perfeitamente vir dos nossos amigos de olhos em bico a preços bem comedidos e o resto é DIY. Olá, Entretanto mandei vir a do link que indiquei, pois, não encontrava mais nenhuma!!! Vamos aguardar que chegue para passar à preparação do mecanismo para os discos... Boa noite... | |
|
| |
barbosas Membro AAP
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Seg Fev 13 2017, 12:23 | |
| Ora viva,
só hoje consegui voltar ao forum, ainda bem já estão orientados.
pois, fui dar um pulo à thread da compra conjunta e parece que existem várias maquinas com problemas, estamos sempre sujeitos a este tipo de coisas nas compras online, mas num negocio deste genero é tramado de gerir as coisas, o Sr é um "hobbista" e garantias não deve de dar muitas. | |
|
| |
gonjnunes
Mensagens : 21 Data de inscrição : 05/03/2019 Idade : 42 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Qui Mar 14 2019, 00:58 | |
| Alguém conseguiu replicar esta criação? | |
|
| |
BVG Membro AAP
Mensagens : 1940 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 43 Localização : Fátima
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl Dom Abr 05 2020, 00:26 | |
| Não houve fotos da criação nem nada? Estou seriamente a pensar fazer algo do género. Neste momento não encontro nenhuma máquina de ultra-sons de 6L a bom preço. Estou à espera que estes venham a ter stock na República Checa: https://www.aliexpress.com/item/32919570045.html. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl | |
| |
|
| |
| Adaptação maquina de ultrasons para lavar Vinyl | |
|