Geralmente a história dos Lenco de Prato Pesado começa com o Lenco L-70 em 1959. É assim até no Lencoheaven.
http://www.lencoheaven.net/forum/index.php?topic=13.0
Mas isso não é verdade. O primeiro Lenco de Prato Pesado foi o Lenco B-60 e, segundo as minhas pesquisas, estou convencido que foi introduzido em 1957 ou 1958.
O problema é que é tão raro que geralmente só foi visto em algumas fotos, poucas, e em alguns "flyers" da época. E as fotos que aparecem a servir de base a alguns comentários sobre a sua existência são de exemplares em muito mau estado e/ou já modificados. Por isso quando se pesquisa por Lenco B-60 o que aparece sempre é Bogen B-60 (Estados Unidos). Acontece que a Bogen Presto durante algum tempo aparece com duas versões do B-60, uma de prato pesado e outra de prato leve (mais tarde passou a designar o de prato leve de B-60 e o de prato pesado de B-61). Provavelmente para evitar toda esta confusão a Lenco, na Europa, rapidamente abandonou a designação de B-60 e baptizou-o definitivamente por L-70, passando a utilizar a designação de "B" apenas para os de prato leve e "L" para os de prato pesado. Portanto, o Lenco B-60 foi produzido numa quantidade muito reduzida e por um período muito curto de tempo; e esses poucos exemplares foram vendidos principalmente no norte da Holanda e em França. Foi precisamente na Holanda onde encontrei este magnifico exemplar totalmente original e em perfeito estado estético e de funcionamento.
Lenco B-60 "Bóson de Higgs" nº de série 1580
O número de série está também gravado no chassis e no verso do prato
Os pormenores que apontam para que tenha sido lançado em 1957
Muitas das peças utilizadas neste modelo foram aproveitadas de modelos que terminaram a sua produção em 1956/1957, como é o caso do Lenco F-50
A idler Wheel em plástico transparente idêntica à do F-50 (os modelos seguintes vêm com a Idler Wheel em plástico branco opaco e preto opaco.
A peça onde desliza o braço da Idler Wheel é a mesma dos modelos que terminaram a sua produção em 1956/57 em que a Idler Wheel era movimentada por uma espécie de roda dentada. Os modelos posteriores já não apresentam esses dentes nessa peça.
Ainda o pormenor do logotipo. É exactamente o mesmo dos modelos que terminaram a sua produção em 1956/57. Os modelos posteriores, já designados por L-70, usam já outros logotipos (os de 1958 um logotipo tipo carimbo em azul; os de 1959 uma chapa de aluminio por baixo do botão on/off)
Logo dos modelos L-70 de 1958
Logo dos modelos de 1959
Há também o pormenor dos botões em cor-de-rosa. Os modelos posteriores são em branco ou preto. Há também o pormenor da placa onde estão gravados os números das rotações ser no B-60 em baquelite branco. todos os modelos posteriores têm esta placa em alumínio.
Lenco B-60
Lenco L-70
E um "flayer" de 1957/58 da Barthé (França) onde o "cabeça de cartaz" é o
Lenco B-60Frente:
Verso:
Neste "flayer" o B-60 apresenta-se já com um logotipo diferente e os botões também. Tem um aspecto mais "profissional". O que me leva a concluir que o que apresento aqui ainda é anterior, sendo realmente a primeira versão, quase um protótipo. Daí a minha convicção de que tenha nascido em 1957.
Assim sendo, o Lenco B-60 faz agora 60 anos. Parabéns!! (Não é necessário desejar-lhe longa vida, pois já provou que é eterno).