| Dynavox vr70 2 a saga continua | |
|
+12joevalve jose.ribeiro brasas Ajgarcia TD124 João da Bernarda reirato Milton Antero Pereira BVG António José da Silva BAILOTE 16 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Ago 14 2013, 12:28 | |
| Caros Amigos, Como tinha dito as valvulas andam ao largo e eu de binoculos em punho. Já me levaram o meu prezado integrado Roksan Kandy 3 para audição e decisão se ficam com ele e eu ando para aqui a tremer com receio de ficar sem ele mas depois de ouvir um Audion com as novas Vandersteen 2 fiquei com vontade definitiva de ir para as valvulas como não posso gastar dinheiro o valor pedido pelo Roksan irá certinho para o valvulado e o unico que casa com esse valor é o inigmático Dynavox VR 70 2 que o JM se dispões a acrescentar mais uma entrada. Já se sabe que nesta gama de preço não existe nada no mercado que se chegue ao pé segundo a maoria das opiniões e como não tenho oportunidade de o ouvri terei de confiar na vossa sempre sincera e fiável opinião. Como sabem eu ouço 90% jazz,eletronica,soul,fado e 10% rock (brando) e pop. Os cabos são do JM e da mesma casa Dynavox (excelentes para o preço) e depois de ouvir o audion cheguei á conclusão que os 115 W do Roksan são fantasticos e com muita força mas nunca passo o volume das 11horas e os 12 w do Audion tinham mais força do que eu imaginava e suficientes para mim, logo depreendo que este dynavox com 40 w tenha mais força ainda agora em termos sonoros alguem pode opinar e já agora comparar igualmente com o som do roksan ? Vamos vêr se dou mais um passito a delante... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Ago 14 2013, 12:52 | |
| Podes estar tranquilo que vais gostar de certeza. Muito ebom som pelo valor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Ago 14 2013, 13:12 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Podes estar tranquilo que vais gostar de certeza. Muito ebom som pelo valor.
Tu és a minha desgraça... | |
|
| |
BVG Membro AAP
Mensagens : 1940 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 43 Localização : Fátima
| |
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Ago 14 2013, 13:49 | |
| | |
|
| |
Antero Pereira Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 22:44 | |
| boas
eu ando é com um dynavox tpr1 debaixo de olho será que casara bem com o meu power F5 Nelson Pass e umas open baffle 3 vias DIY ?
alguém já o ouviu? como caracterizam o seu som?
agradeço desde já
abraço | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 22:56 | |
| - Antero Pereira escreveu:
- boas
eu ando é com um dynavox tpr1 debaixo de olho será que casara bem com o meu power F5 Nelson Pass e umas open baffle 3 vias DIY ?
alguém já o ouviu? como caracterizam o seu som?
agradeço desde já
abraço Desconfio que ficavas bem servido ! | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 23:12 | |
| - Milton escreveu:
Desconfio que ficavas bem servido ! e onde se poderia encontrar ao melhor preço ? | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 23:17 | |
- Milton escreveu:
Desconfio que ficavas bem servido ! e onde se poderia encontrar ao melhor preço ?
Penso que aqui : http://www.jmaudio.com.pt/ | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 23:23 | |
| Tens lá este que tambem devias considerar :
PREAMPLIFICADOR VÁLVULAS ANTIQUE SOUND LAB PRO PHONO 1S | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 23:32 | |
| muito obrigado vou investigar
abraço | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Ago 31 2013, 23:59 | |
| - Milton escreveu:
- Tens lá este que tambem devias considerar :
PREAMPLIFICADOR VÁLVULAS ANTIQUE SOUND LAB PRO PHONO 1S Este que lel lá tem é que era!!! ANTIQUE SOUND LAB FLORA EXÉ uma verdadeira bomba e nunca saiu de lá, só foi melhorado pelo Zé Martins com válvulas NOS Sylvania 6SN7GTB, resistências Rinken, Mills, Condensadores Mundorf silver gold. Usa autoformers como os McIntosh e pode-se-lhe trocar as 6SNTGTb e usar as ShuGuang, CV-181-Z, que uso aqui no Vk-60. O Zé chegou a experimentá-lo com umas Mullard ECC32 preciosas dignas de museu mas retirou-as porque valem mais do que o pré!... | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Seg Set 02 2013, 22:01 | |
| se me permitem uma perguntinha, alguém já ouviu o tpr-1 como o caracteriza sonicamente? existe mais algum pré +- pelo mesmo valor ? bem já foram duas abraço | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Seg Set 02 2013, 22:46 | |
- se me permitem uma perguntinha, alguém já ouviu o tpr-1 como o caracteriza sonicamente? existe mais algum pré +- pelo mesmo valor ?
bem já foram duas
abraço Nunca ouvi esse. Um que gostei mesmo muito foi o Yaqin MS-12B. que é préamp e fono . | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 03 2013, 12:56 | |
| parece que é desta que o meu querido Roksan vai partir e para o Norte sendo assim em breve chegará o Dinavox 70 cá a casa e espero que os 40 watts ponham a mexer as Vandersteen e que haja muita musicalidade caliente pois nunca ouvi este Dinavox mas como a opinião aqui é quase unânime quanto ao seu som e valor, vamos embora... Alguem me pode descrever os pos e contras dp push-pull contra o single ended ?? | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 03 2013, 19:37 | |
| | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 03 2013, 20:16 | |
| - BAILOTE escreveu:
- parece que é desta que o meu querido Roksan vai partir e para o Norte sendo assim em breve chegará o Dinavox 70 cá a casa e espero que os 40 watts ponham a mexer as Vandersteen e que haja muita musicalidade caliente pois nunca ouvi este Dinavox mas como a opinião aqui é quase unânime quanto ao seu som e valor, vamos embora... Alguem me pode descrever os pos e contras dp push-pull contra o single ended ??
Penso que a pergunta está mal formulada. O que tu queres saber é a diferença entre um class A e um AB. É que se não me engano, existe o class A em push-pull. Talvez quisesses dizer, qual a diferença ente um SET e um push-pull. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
João da Bernarda Membro AAP
Mensagens : 346 Data de inscrição : 13/11/2012 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 03 2013, 22:17 | |
| Class A = single ended ou paralel single ended Class AB. = push-pull ou push-pull em paralelo class **1 = sem feedback Class **2 = com feedback | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 03 2013, 22:22 | |
| Set embora seja tudo a mesma coisa pode ter varias interpretações no áudio = single ended triode ou single ended tube http://en.m.wikipedia.org/wiki/Single-ended_triode
Última edição por João da Bernarda em Ter Set 03 2013, 22:40, editado 1 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 03 2013, 22:35 | |
| A grande vantagem de fazer amplificadores em class AB tem a ver com o facto de em válvulas, se usarem transformadores mais baratos pequenos e leves na sua construção conseguindo-se potências maiores(embora toquem por vezes fazendo parecer que tem bem menos potência), na minha opinião a maior desvantagem tem a ver que no geral têm um som mais lento, o timbre nem sempre é rico e em combinação com feedback podem ter um som desastroso, trazendo a um sistema tudo de mau que o som das válvulas podem ter. Com isso não quer dizer que não hajam amplificadores AB que toquem bem!. Sem duvida prefiro class A, e especialmente tríodos de aquecimento direto (tipo 300b, 2a3, 45, vt25, vt4c etc etc) | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Set 04 2013, 00:27 | |
| - João da Bernarda escreveu:
- Class A = single ended ou paralel single ended
Class AB. = push-pull ou push-pull em paralelo class **1 = sem feedback Class **2 = com feedback Olà, um push pode ser polarisado em classe A, AB ou B, e a realimentação negativa não é uma obrigação, de mesmo um Single-ended pode possuir uma realimentação negativa, como todo aparelho ... Assim està mais exacto Até+ | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Set 04 2013, 01:11 | |
| Mesmo polarizado em class A fazem muito poucos watts e os amps class a/ab comerciais mal se puxam uns watts começam a oscilar saltando para class AB e logo criando sempre distorção de X-over.Certo? Ainda para mais os phase spliters comuns, sem serem com interstage/ferro nunca são simétricos logo não me convencem. Mas sim podem ser polarizados em class A mas na pratica deixam muito a querer. João | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Set 04 2013, 08:50 | |
| http://www.circuitstoday.com/push-pull-amplifier _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Set 04 2013, 09:18 | |
| - João da Bernarda escreveu:
- Mesmo polarizado em class A fazem muito poucos watts e os amps class a/ab comerciais mal se puxam uns watts começam a oscilar saltando para class AB e logo criando sempre distorção de X-over.Certo? Ainda para mais os phase spliters comuns, sem serem com interstage/ferro nunca são simétricos logo não me convencem. Mas sim podem ser polarizados em class A mas na pratica deixam muito a querer.
João Olà, se imaginar-mos que o Single-ended é uma mulher loira, e o Push-pull uma morena!... haverà sempre pessoas para preferir as loiras e gabar todas as qualidades dessas mulheres... e outros que vão preferir as morenas e fazer o mesmo discurso, mas ao contrario !!! Talvez, o ideal seja de amar as belas mulheres!... que elas sejam loiras ou morenas ! O SE e o PP, são apenas circuitos de amplificação, que podem dar bons ou maus resultados segundo a aplicação que se faz. E como jà ouvi bons e maus SE e PP, digo-me que o ideal é um bom amplificador, qualquer que seja o circuito !!! Até+ | |
|
| |
Ajgarcia Membro AAP
Mensagens : 231 Data de inscrição : 04/09/2011 Idade : 62 Localização : Portalegre
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qua Set 04 2013, 13:39 | |
| Tenho um tpr-1 no meu sistema. O seu som pode caraterizado como bastante agradável, envolvente, n muito detalhado, tendo um grave com presença mas algo lento. Tenho-o associado a um technics se-a5 combinação que funciona muito bem, também combinou muito bem com um Sony ta-n77. Experimentei um áudio note m1 mas preferi o dynavox. | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qui Set 05 2013, 18:14 | |
| Vou mastigar isto para entender a logica da coisa...os primeiros passos nas valvulas tem mais que se lhe diga mas entre mestres da coisa estou como peixe na agua...e terça feira já cá canta o Dina mas espero que este dina não traga distorções... | |
|
| |
| |
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sex Set 06 2013, 15:39 | |
| Caro td124 , para mim o pudhpull será sempre uma morena com mamas de solucione da marca PIP Cumprimentos João Lol Hihihihi | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sex Set 06 2013, 17:51 | |
| A não ser que seja com interstage em "ferro" ! João | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sex Set 06 2013, 23:13 | |
| Caros Amigos Isto das Valvulas já é por sim complexo...agora o João ainda lhe põe mamas de solicone á mistura... espero que o meu dina não venha com mamas á mostra senão a minha mulher poe-me na rua com ele na mão... Mas agora a serio como classificam este dinavos 70 no meio das criticas feitas? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Set 07 2013, 12:13 | |
| - BAILOTE escreveu:
- Caros Amigos
Isto das Valvulas já é por sim complexo...agora o João ainda lhe põe mamas de solicone á mistura... espero que o meu dina não venha com mamas á mostra senão a minha mulher poe-me na rua com ele na mão...
Mas agora a serio como classificam este dinavos 70 no meio das criticas feitas? Olà, não sei como soa o Dinavox pois nunca escutei um!... mas sei como soa um Roksan Kandy muito bem, e pareçe-me dificil que um aparelho a vàlvulas desse calibre faça melhor em todos os compartimentos do jogo!... O Roksan é um grande integrado que sabe ser musculado e delicado (coisa rara)... é dificil de fazer melhor por mais barato, mas se o que busca é um som de valvulado, então o Dina pode ser uma boa escolha, pois aqui no forum hà vàrios comentàrios elogiosos desse aparelho. È escutar e decidir por si proprio... Até+ | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Dom Set 08 2013, 00:28 | |
| Estou de acordo com a descrição do roksan no entanto depois de ouvir as valvulas com as vandersteen gostei mais pois as notas subiam mais e a envolvencia foi outra.que não sei explicar... | |
|
| |
| |
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Seg Set 09 2013, 18:04 | |
| | |
|
| |
brasas Membro AAP
Mensagens : 809 Data de inscrição : 15/05/2011 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 10 2013, 00:00 | |
| Ja chegou, tambem estou curioso | |
|
| |
| |
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 10 2013, 09:00 | |
| Blá, blá, blá... a partir do momento em que se falou de mamas de silicone, eu já só quero ver é fotos. | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 10 2013, 20:11 | |
| Acho que vamos ter novidades em breve | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 10 2013, 20:34 | |
| Na volta está de boca aberta e nem consegue vir ao AAP. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
joevalve Membro AAP
Mensagens : 226 Data de inscrição : 02/08/2010 Localização : marquês - porto
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 10 2013, 21:21 | |
| Na volta ficou decepcionado com a sua fraca qualidade pois o dyna 1ª edição é melhor que o 2.
claro que depois de modificados o caso muda de figura, mas isso são contas de outro rosário e que não são para aqui chamados.
| |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Ter Set 10 2013, 23:15 | |
| - joevalve escreveu:
- Na volta ficou decepcionado com a sua fraca qualidade pois o dyna 1ª edição é melhor que o 2.
claro que depois de modificados o caso muda de figura, mas isso são contas de outro rosário e que não são para aqui chamados.
Os chiocas são espertos, na 2.ª edição aumentaram o preço e pouparam nos materiais Mas ele há sempre um portuga que sabe dar a volta: | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qui Set 12 2013, 10:03 | |
| Boas Pessoal Estou a dar aqui um saltinho rapido devido ás abençoadas ferias...e para partilhar a recem chegada do famoso Dinavox e como o José enviou um novo em vez de DEmo ainda está na fase de queima e para já só posso dizerque estou hipnotizado com a parelha que faz com as Vandersteen, uma gama media como sempre sonhei, graves presentes e bem controlados pelas vandy e uma focagem que não estava nada á espera, ou seja, para j«a estou na Lua mas certamente daqui a uns dias de queima estarei em Plutão. Se gostei do Audion do Brasas acho que temosaqui uma guerra santa a travar quando ele trouxer o dele modificado...Ah e quanto á musculatura que eu tinha no Roksan tambem tenho neste sendo que aqui as notas não param e fazem com que este tenha ainda mais vigor no potenciometro...Limpinho,Limpinho Mais uma vez tenho que agradecer ao mentor Aontonio pela sua insistÊncia e bons conselhos pois estou muito feliz com o som que tenho em casa e tão cedo não mudo as peças mais pesadas cá de casa | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qui Set 12 2013, 10:20 | |
| Eu sabia que ias adorar. Pelo valor das colunas e do amp, é quase impossível teres som igual e para melhorares, terias que gastar mesmo bastante dinheiro.
Estou feliz por ti. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qui Set 12 2013, 11:02 | |
| Olha que aceito o desafio Mais atencao que sao amplificadores bastante diferentes, quer na qualidade do material quer na filosofia de ambos, acredito sim que tenha um bom som para o preco, mais nao sei se é possivel a comparacao de um single end class A com um push and pull, julgo ser class A +B. Mais pronto isso do audio por vezes ultrapassa as teorias e as tantas ate toca melhor a Dina. Tenho que dar ai um salto para ouvir isso. | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qui Set 12 2013, 11:13 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Eu sabia que ias adorar. Pelo valor das colunas e do amp, é quase impossível teres som igual e para melhorares, terias que gastar mesmo bastante dinheiro.
Estou feliz por ti. Obrigado Antonio tens sido sempre um Bom Amigo e conselheiro só é pena que não possas vir aqui ouvir o som e degustar umas iguarias, mas serás sempre bem vindo . Devo dizer que o Sr João de Espinho que ficou com o Roksan está encantado e em breve será menbro do Forum por convite meu (mais um...eh,eh) o que me deixa duplamente feliz porque isto do AAP ensinou-me que é tão bom ficar feliz como fazer os outros felizes. E realmente quanto mais ouço este sistema maior sensação tenho de ser o amp. e as colunas duma vida o que me dá mais margem para os discos... | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Qui Set 12 2013, 11:23 | |
| - brasas escreveu:
- Olha que aceito o desafio
Mais atencao que sao amplificadores bastante diferentes, quer na qualidade do material quer na filosofia de ambos, acredito sim que tenha um bom som para o preco, mais nao sei se é possivel a comparacao de um single end class A com um push and pull, julgo ser class A +B.
Mais pronto isso do audio por vezes ultrapassa as teorias e as tantas ate toca melhor a Dina.
Tenho que dar ai um salto para ouvir isso. Ontem cheguei tarde a casa e foi um dia em cheio com piquenique na queda de agua de Alte e uns banhos fantasticos e ainda fui até á praia até tarde de forma que deixa passar estes dias de paraiso em familia que tiramos uma tarde das nossas e fazer um frente a frente como deve ser entre os dois amps embora á partida digo-te que não sei qual som gosto mais sendo certo que são dois excelentes amps para o preço. | |
|
| |
joevalve Membro AAP
Mensagens : 226 Data de inscrição : 02/08/2010 Localização : marquês - porto
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sex Set 13 2013, 18:03 | |
| [quote="João HenriqueOs chiocas são espertos, na 2.ª edição aumentaram o preço e pouparam nos materiais Mas ele há sempre um portuga que sabe dar a volta[/quote]
segundo um entendido na matéria, foi ao contrário: complicaram o que era simples, gastaram mais material e pioraram o som.
mas por outro lado é sempre bom saber que alguém se "rendeu" ao admirável mundo das válvulas | |
|
| |
João Henrique Membro AAP
| |
| |
João Henrique Membro AAP
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Set 14 2013, 00:07 | |
| - BAILOTE escreveu:
- estou hipnotizado com a parelha que faz com as Vandersteen
Quais são as Vandersteen? | |
|
| |
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua Sáb Set 14 2013, 06:08 | |
| - João Henrique escreveu:
- BAILOTE escreveu:
- estou hipnotizado com a parelha que faz com as Vandersteen
Quais são as Vandersteen? Model 2. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dynavox vr70 2 a saga continua | |
| |
|
| |
| Dynavox vr70 2 a saga continua | |
|