Eu acho que vi aqui no Fórum esta importantíssima partilha, mas já não sei quem foi, portanto se quiserem podem po-la no sítio correcto.
Já falei sobre o assunto com alguém que ainda não sabia e até já fez o teste à sua maneira e parece que afinal resulta.
Aqui fica o relato:
Fernando Mota escreveu:
Olá Pedro,
Sobre a conversa que tivemos, acerca da colocação ideal das colunas em que surtia num efeito melhor do que andar a experimentar cabos e aparelhos novos.
Fica aqui o vídeo interessante para tirar ideias sobre como se deve colocar correctamente as colunas e tirar o melhor partido do equipamento que se tem.
O vídeo é comprido, mas vale a pena perder esse tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=84Pf0ycbyBM
Fica aqui também explicado em texto PDF
http://www.hifi.ir/wp-content/uploads/2009/03/master-set.pdf
Um grande abraço
Fernando Mota
Boa tarde Fernando.
Tudo bem? Espero que sim.
Bom, só posso dizer que o gajo explica muito bem certas e determinadas situações que muitos de "nós" nem sequer conseguimos imaginar...
É de facto um processo bem lógico e que faz todo o sentido. Eu próprio, nunca fui de abandalhar o posicionamento das colunas desde que tenho sistemas, pois afinal de contas, são elas o ultimo componente antes do ouvido, como ele diz e muito bem.
Mas mesmo eu, embora tendo essa preocupação em tentar arranjar o melhor sitio para elas, nunca chegaria lá ás pequenas afinações sem ter visto este video e que por sinal fazem toda a diferença.
Tive a sorte de acertar em algumas coisas mencionadas por ele, como por exemplo a parede mais longa e o ângulo delas virado para o sitio onde me sento.
Mas por exemplo nunca tinha alinhado coluna alguma na minha vida com um nível/laser
Coisa que acabei de fazer á pouco e verificar que as minhas estavam desalinhadas, não muito, mas o suficiente para que assim que as alinhei correctamente tivesse logo outra percepção de som no sofá .
Pois, bem.... não só vi o video todo como fui logo por as mãos á obra.
Encostei-as á parede mais longa onde já se encontravam e fui gradualmente avançando com elas para a frente até chegar á posição que efectivamente os meus ouvidos encontraram conforto e equilíbrio sonoro.
Depois com o laser , direccionei-as para o local onde me sento sempre que oiço musica.
De seguida foi a inclinação vertical da coluna. Dei-lhe uma pequena inclinação de 6mm, que para mim ficou perfeito, pois nota-se uma diferença brutal
Agora tenho um problema, que foi mencionado por ele e por alguns dos espectadores que estavam a assistir, que é o facto da minha sala ter uma abertura do meu lado esquerdo (assim como a do Frederico que é rectangular) e faz com que o som da coluna que se encontra desse mesmo lado venha a ganhar algum "atraso" sonoro em relação á da direita e faça assim com que o bombardeamento sonoro não seja totalmente em simultâneo ao ponto de criar uma " esfera" como se pretendia.
O problema segundo ele, tem a resolução puxado uma das colunas para a frente compensando assim o espaçamento sonoro, o que faz todo o sentido. Agora eu é que não a vou conseguir puxar para a frente pois vai-me ficar em cima da alcatifa da sala, e já sei que é estar a iniciar uma guerra cá em casa
Mas é absolutamente brutal a diferença que ( no meu caso ) pequenas alterações na posição da coluna fazem ao resultado final. Estou completamente parvo com isto.
Já fizeste isso em tua casa Fernando?
Que pergunta, claro que sim ....
Espectacular...
Abraço