Mensagens : 114 Data de inscrição : 12/11/2013 Idade : 55 Localização : Matosinhos
Assunto: colunas bipolares MC-audio B3 Qua Dez 04 2013, 23:21
Caros,
Por sugestão do António José da Silva (e muito bem), fica aqui aberto um tópico relativo às colunas bipolares MC-áudio B3 apresentadas no memorável mostra de áudio PortugÁudio MKII.
http://imageshack.com/i/0k3ahuj
A sensibilidade das colunas (por cálculo) é de aproximadamente 86-87dB (contrariamente ao que tinha referido na PortugÁudio de 83dB). A impedância nominal é de 4ohm embora, em termos reais, elas descem aos 3,2ohm o que as torna numas colunas particularmente difíceis...
A caixa corresponde a um TQWT (tapered quarter wave tube) que, basicamente, corresponde a um misto de linha de transição com um bass-reflex.
Mais questões, terei todo o prazer em responder.... se conseguir...
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Ora aqui está um bom tópico. O que se quer são coisas Made in Portugal. Queremos mais fotos das colunas. Já agora, diga mais alguma info acerca das colunas, como quantidade de drivers (parece-me um apenas ???), dimensões delas, cores em que pode vir, preços, potência admisssivel...
Abraços!
Esaú Cardoso Membro AAP
Mensagens : 114 Data de inscrição : 12/11/2013 Idade : 55 Localização : Matosinhos
A primeira pergunta. De onde aparecem aqueles belos graves de umas drivers que mais parecem de telefonia?
A escolha dos altifalantes é fundamental. A frequência de ressonância do altifalante é de cerca de 120Hz, o que parece muito. Mas o fator de qualidade total Qts do altifalante é de cerca de 1.0! Sem entrar em grandes teorias, isto (Qts=1.0) significa que o altifalante consegue ter um razoável nível de baixa frequência mesmo sem caixa já que o motor do altifalante (magneto) não tem "mão" na membrana em baixa frequência deixando-o vibrar bastante nessas frequências. O ressoador (caixa) permite aproveitar esta característica, potenciando a vibração da membrana de forma controlada. O comprimento do ressoador (altura da caixa), a posição do tubo de ressonância e a massa de ar correspondente (diâmetro e comprimento de tubo), permitem sintonizar todas estas vaiáveis de forma a ter um baixo extenso sem picos ou falhas significativas. Este é o princípio do TQWT. Adicionalmente a tudo isto é importante controlar a excursão da membrana de forma a causar-lhe alguma pressão acústica nas frequências de ressonância da caixa de forma a "prender" a membrana do altifalante para que não se torne demasiado descontrolada (grande excursão) em baixa frequência. E voilá! Já agora... esta topologia é também muitas vezes utilizada para aumentar a eficiência em baixa frequência de altifalantes com baixo Qts (0,1 a 0,2 - Fostex, Lowther, Audio Nirvana entre outros) cujo funcionamento nessa gama de frequência é mais em força (pressão) do que em deslocamento da membrana. No fundo, uma alternativa à conhecida corneta de baixa frequência. A minha referência nesta área é o Martin J. King http://www.quarter-wave.com/
Esaú Cardoso Membro AAP
Ora aqui está um bom tópico. O que se quer são coisas Made in Portugal. Queremos mais fotos das colunas. Já agora, diga mais alguma info acerca das colunas, como quantidade de drivers (parece-me um apenas ???), dimensões delas, cores em que pode vir, preços, potência admisssivel...
Abraços!
Cada caixa tem dois altifalante exatamente iguais. A parte frontal da caixa é igual à parte traseira. As dimensões são: cerca de 75x10x25 (alt x larg x prof).
Não sei bem dizer qual a potência já que a potência está relacionada com o limite de excursão do altifalante. Mas é razoável afirmar que a potência é de cerca de 50W.
Quanto aos preços. Temos a intensão de produzir em breve uma série colunas para quem se mostrar interessado. A parte mais complicada é a caixa já que a produção tem sido limitada a uma ou duas unidades por carolice de um carpinteiro local. Penso que o valor total não irá ultrapassar os 350€. Estão abertas as inscrições..!
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Obrigado pela explicação. Acho notável que a gama média seja tão coesa e dinâmica e o grave tão "real" sendo ele o resultado de algumas variáveis que (para um total leigo como eu), me parecem ser bastantes. Nem tive a sensação de um som colorado, mas sim "seco" (nesse mesmo sentido) direto e bastante coerente e equilibrado em todas as gamas. Para a maioria das salas dos comuns dos mortais, uma coluna de grande qualidade por um valor fantástico, assim elas toquem como estavam a tocar no PortugÁudio.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
Mas infelizmente, quando o produto é desconhecido um dos trunfos dele tem que ser mesmo o preço para ele vingar.
Para ajudar o tópico, vou perguntar mais algumas coisas.
De que são feitos os drivers (papel, kevlar...)? Qual a sensibilidade das colunas? Elas no PortugÁudio estavam ligadas a um amp com que potência? Existe a possibilidade de levar alguma especie de tecido/rede acustico por cima dos drivers? Qual o peso aproximado delas? Já agora, de onde é que é?
Não leve a mal estas perguntas. Apenas as faço com vista a ajudar o potencial comprador.
Abraços!
raines1978 Membro AAP
Mensagens : 748 Data de inscrição : 12/05/2013 Localização : Coimbra
Confesso que quando os manos Cardoso aqui chegaram e me mostram as colunas que tiram do bolso da camisa eu achei que esta malta do Norte estava a precisar de uma camisa de forças....
Como me enganei meus amigos !
A primeira experiência foi feita , com um amp sansui meu, na sala onde ficou o João da Bernarda, e logo aos primeiros acordes fiquei com o maxilar caído no chão e os olhos esbugalhados, tal a dimensão e escala que daquelas coisitas, pouco maiores que um selo de correios, brotava...o grave era impressionante e escandalosamente presente. São aquilo que eu chamo de colunas "atrevidas e desavergonhadas".
Podem não ser umas colunas "perfeitas" no seu todo, por causa das condicionantes físicas naturais de uns altifalantes tão pequenos, mas "enganam" bem...de olhos fechados ninguém dirá o que aquilo é na verdade.
Confesso que quando os manos Cardoso aqui chegaram e me mostram as colunas que tiram do bolso da camisa eu achei que esta malta do Norte estava a precisar de uma camisa de forças....
A primeira experiência foi feita , com um amp sansui meu, na sala onde ficou o João da Bernarda, e logo aos primeiros acordes fiquei com o maxilar caído no chão e os olhos esbugalhados, tal a dimensão e escala que daquelas coisitas, pouco maiores que um selo de correios, brotava...o grave era impressionante e escandalosamente presente. São aquilo que eu chamo de colunas "atrevidas e desavergonhadas".
Podem não ser umas colunas "perfeitas" no seu todo, por causa das condicionantes físicas naturais de uns altifalantes tão pequenos, mas "enganam" bem...de olhos fechados ninguém dirá o que aquilo é na verdade.
Correcto, estou de acordo .. segundo sei os altifalantes são uns full range da Visaton... Curiosamente o factor KTS tb é imprescindível para o conceito open bafle...que é no momento a minha 1ª escolha como conceito de coluna de som!
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
Companheiro, só para darmos alguma ideia (visto que são umas colunas dificeis) a quem quiser adquirir estas colunas, qual é o seu Sansui e que potencia rms tem a 4ohms?
Abraços!
raines1978 Membro AAP
O Sansui foi apenas para ter uma ideia, era o AU555a. O amp com que elas brilharam lá foi o do Selavy e esse tem "apenas" 25Watt...mas só transformador tem o triplo do tamanho e pesa um bom bocado...
Essas colunas, desconfio, devem descer imenso na impedância...cuidado...! Será que o amplificador do nosso Milton(sansui) não deu o peido por causa do atrás explanado?
Essas colunas, desconfio, devem descer imenso na impedância...cuidado...! Será que o amplificador do nosso Milton(sansui) não deu o peido por causa do atrás explanado?
O desabafo intestinal a que te referes, foi por terem sem querer curto-circuitado um canal.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
O desabafo intestinal a que te referes, foi por terem sem querer curto-circuitado um canal.
Pois foi isso mesmo, foi um azar e nada mais.
jose.ribeiro Membro AAP
Gosta desta linguística técnica..! não é para todos....
jose.ribeiro escreveu:
Mas infelizmente, quando o produto é desconhecido um dos trunfos dele tem que ser mesmo o preço para ele vingar.
Para ajudar o tópico, vou perguntar mais algumas coisas.
De que são feitos os drivers (papel, kevlar...)? Qual a sensibilidade das colunas? Elas no PortugÁudio estavam ligadas a um amp com que potência? Existe a possibilidade de levar alguma especie de tecido/rede acustico por cima dos drivers? Qual o peso aproximado delas? Já agora, de onde é que é?
Não leve a mal estas perguntas. Apenas as faço com vista a ajudar o potencial comprador.
Abraços!
Levar a mal o que?!
Os drives são em papel. A sensibilidade é 86/87db (calculado) a 1W. A potência do amplificador do João moreno é 25W (8ohm) 50W (4ohm).
Quanto ao painel, sim... é possível. Ainda não estudei bem a construção dessa rede mas vou ver se faço uns esboços...
O peso delas: Nunca as pesei.... Mas não são muito pesadas. Elas são feitas com MDF de 1,2mm com travamentos internos adicionais. De qualquer forma vou pesa-las este fim de semana.
Eu e o meu irmão somos do Porto mais especificamente de Matosinhos (eu) e Gondomar (meu irmão).
Abraços
Esaú Cardoso Membro AAP
.. segundo sei os altifalantes são uns full range da Visaton... Curiosamente o factor KTS tb é imprescindível para o conceito open bafle...que é no momento a minha 1ª escolha como conceito de coluna de som!
Também levei para a mostra de áudio uma versão com o Visaton. Um pequeno altifalante que conheço bem e é muito musical. No entanto, esta versão não esteve a tocar. A escala musical é semelhante mas não tem a "finesse" e detalhe dos que estiveram a tocar, que são da Vifa.
Para OB são utilizados altifalantes com QTS elevado. No entanto, têm que apresenta uma frequência de ressonância mais baixa e uma boa capacidade de excursão. Qualquer fulrange acima das 10" com qts elevado já deve funcionar bem em OB.
É que uma baixíssima impedância pode funcionar... tanto quanto sei, como um curto circuito para o amplificador... caro Esaú... os dois full range estão em paralelo?
Esaú Cardoso Membro AAP
É que uma baixíssima impedância pode funcionar... tanto quanto sei, como um curto circuito para o amplificador... caro Esaú... os dois full range estão em paralelo?
Sim. Estão em paralelo. São dois altifalantes de 8 ohm (impedância nominal) em paralelo... o que dá 4 ohm nominais. Esta carga não "queima" os amplificadores.
O que tenho notado com estas colunas é que, se o amplificador não tiver musculo, o baixo não sai com o controlo que se ouviu na mostra de áudio em Santarém. Em minha casa, experimentei estas colunas com um Amp Pioneer A-333 (ninguém se ri!) e o baixo saio demasiado empapelado. Já com o amplificador AudioLab 8000A a coisa saio melhor. Com o amplificador do João moreno... nem se fala.... Ou seja, não se trata de ser uma carga difícil para o amplificador "suar" e "tombar". Mas é uma carga difícil para tocarem como deve ser.... enfim.... caprichos.....
Estou a estudar a possibilidade de colocar os altifalantes em série: impedância nominal de 16 ohm (na realidade cerca de 12ohm) com uma sensibilidade de 83-84dB. Esta carga deverá ser muito fácil para qualquer amplificador desde que este tenha uma saída em tensão razoável (qualquer amplificador com potência de 60-80W já as deve mexer bem....).
Esaú Cardoso Membro AAP
Abraços!
Cada caixa tem dois altifalante exatamente iguais. A parte frontal da caixa é igual à parte traseira. As dimensões são: cerca de 75x10x25 (alt x larg x prof).
Não sei bem dizer qual a potência já que a potência está relacionada com o limite de excursão do altifalante. Mas é razoável afirmar que a potência é de cerca de 50W.
Quanto aos preços. Temos a intensão de produzir em breve uma série colunas para quem se mostrar interessado. A parte mais complicada é a caixa já que a produção tem sido limitada a uma ou duas unidades por carolice de um carpinteiro local. Penso que o valor total não irá ultrapassar os 350€. Estão abertas as inscrições..!
Esaú, boa noite
Apenas uma questão ou duas para esclarecer. Os 350 € são por coluna ou para o par ?
Já agora, as que estão em desenvolvimento ( B4 ), irão para que valor?
Numa sala de 30 m2 e com um afastamento de colunas de cerca de 3 mt qual dos dois modelos reultará melhor em audições de musica clássica?
Estas colunas "dão-se " bem perto de paredes?
Não sei se são perguntas descabidas mas como se costuma dizer, " perguntar não ofende" !!!
Abraço
Aspra
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
Companheiro Esaú Cardoso, já estou a ver que somos vizinhos. Já agora, não existe uma versão do driver da Vifa com 16ohms (assim o amp já via uma impedãncia de 8 ohms), como as vezes acontece noutras marcas?
Os 375€ deu-me a entender que eram as duas colunas (e acho que é um bom ponto de partida para começarem a ganhar nome e depois quem sabe lançar uma versão + xpto com uns drivers diferentes, que as façam l€vantar para outros voos e dêem um pouco mais de margem/lucro).
O que estas colunas precisam é de umas fotos com boa resolução aqui neste tópico e de uma tabela bem construída com todos os dados delas. Quem anda à procura de colunas gosta de ter pouco trabalho.
Abraços e boa sorte para este projecto nacional.
Esaú Cardoso Membro AAP
Apenas uma questão ou duas para esclarecer. Os 350 € são por coluna ou para o par ?
Já agora, as que estão em desenvolvimento ( B4 ), irão para que valor?
Numa sala de 30 m2 e com um afastamento de colunas de cerca de 3 mt qual dos dois modelos reultará melhor em audições de musica clássica?
Estas colunas "dão-se " bem perto de paredes?
Não sei se são perguntas descabidas mas como se costuma dizer, " perguntar não ofende" !!!
Abraço
Aspra
As perguntas não são descabidas...! e claro que não ofende! O valor que referi é para o par. Mas como disse, ainda é uma estimativa...
Temos estado a procurar possíveis candidatos de 4" ou 5 " para uma futura versão B4. Acontece que os valores para altifalantes desse diâmetro são muito mais caros para terem uma qualidade melhor. Estimo que o valor seria cerca do dobro. Mas este projeto está ainda numa fase muuuito "embrionária".
A música clássica é muito exigente quando se chega ao momento em que entra toda a orquestra em peso... Já ouvi estas colunas numa sala com dimensão próximas de 30m2 e elas não se queixaram. Claro que têm as suas limitações obvias.... Neste caso, o tamanho não é o mais importante (já que elas têm baixos) mas a capacidade de aguentar música com grande escala dinâmica.
As colunas bipolares interagem muito com a sala. Elas têm que estar afastadas das paredes (0,5 a 1m) para darem o seu melhor. Em minha casa, (por limitação de espaço) tenho umas colunas bipolares semelhantes a cerca de 30cm da parede e tocam bem. Mas é verdade é que um pouco mais afastadas tocam melhor.
Abraço
Esaú Cardoso Membro AAP
E claro o preço especial para os socios do AAP e "fundadores" da primeira gama de colunas:D
E esse preto lacado:)?
É claro que os sócios da AAP merecem todas as honras já que foi pela AAP que nos apresentamos ao público pela primeira vez!
... e é isso mesmo que queremos..!
A lacagem é um processo caro.... (infelizmente!) Mas ainda não sei os valores concretos do acabamento em folheado ou em lacado. Mas logo que saiba, comunico!
Esaú Cardoso Membro AAP
Companheiro Esaú Cardoso, já estou a ver que somos vizinhos. Já agora, não existe uma versão do driver da Vifa com 16ohms (assim o amp já via uma impedãncia de 8 ohms), como as vezes acontece noutras marcas?
Os 375€ deu-me a entender que eram as duas colunas (e acho que é um bom ponto de partida para começarem a ganhar nome e depois quem sabe lançar uma versão + xpto com uns drivers diferentes, que as façam l€vantar para outros voos e dêem um pouco mais de margem/lucro).
O que estas colunas precisam é de umas fotos com boa resolução aqui neste tópico e de uma tabela bem construída com todos os dados delas. Quem anda à procura de colunas gosta de ter pouco trabalho.
É uma ótima notícia José Ribeiro! Donde é que é?
Sim, existe uma versão de 16ohm que, de acordo com as especificações, principalmente nas respostas em frequência fora do eixo, são ligeiramente melhores. Acontece que ainda não as encontrei à venda. Também confesso que não entrei em contacto com a casa mãe. Os mais fáceis de encontrar são os de 8 ohm.
Agradeço as sugestões! Para já, não temos fotos high-tech xpto.... Mas vamos ter!
Especificações: Resposta em sala, vão dos 50Hz a pouco mais de 15kHz; Potência (rated power noise): 60W; Sensibilidade: 86-87dB; Impedância nominal: 4 ohm
Curva de resposta (média espacial normalizada em sala)
As linhas tracejadas indicam uma margem de +/- 1dB.
Abraços
Esaú Cardoso Membro AAP
Tenho recebido mensagens via este forum, que agradeço. No entanto só conseguirei responder quando chegar aos 30 posts... até lá, sou mal educado... Caso me queiram contactar, podem enviar-me um mail para esau.cardoso@gmail.com.
Obrigado
jose.ribeiro Membro AAP
É uma ótima notícia José Ribeiro! Donde é que é?
Sim, existe uma versão de 16ohm que, de acordo com as especificações, principalmente nas respostas em frequência fora do eixo, são ligeiramente melhores. Acontece que ainda não as encontrei à venda. Também confesso que não entrei em contacto com a casa mãe. Os mais fáceis de encontrar são os de 8 ohm.
Agradeço as sugestões! Para já, não temos fotos high-tech xpto.... Mas vamos ter!
Especificações: Resposta em sala, vão dos 50Hz a pouco mais de 15kHz; Potência (rated power noise): 60W; Sensibilidade: 86-87dB; Impedância nominal: 4 ohm
Curva de resposta (média espacial normalizada em sala)
As linhas tracejadas indicam uma margem de +/- 1dB.
Abraços
Agora sim, com gráfico e tudo isto vai lá. Só faltam mesmo as fotos todas xpto . Sou de Gondomar mais concretamente de São Cosme.
Abraços!
raines1978 Membro AAP
Não sei se tocam bem ou não. Mas que são bonitas são! Sem perguntar à senhora cá da casa, consigo prever que o WAF seja bastante alto a menos duma grelhas que vejo que faltam (talvez umas magnéticas sejam fáceis de integrar?). Aliás, sempre que ela vê coisas mais volumosas diz sempre que as que estão cá em casa é que são bonitas por serem estreitas.
Uma pergunta, apenas tem um driver frontal? Ou existe um outro lateral como nas Rega? A tipologia é transmission line como as PMC?
raines1978 Membro AAP