Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.

Ir para baixo 
+47
mango
rednef
Pmoura43
Buck Banzai
jorge.henriques
FBatista
Fernando Mota
frias
SergioSousa
masa
Goansipife
TD124
johnnys14
paulov
galvaorod
taunus
Hallscool
td125mkii
osanto
ruife
birodisco
António José da Silva
luis carrilho
Pedro L200
Ghost4u
agorgal
anibalpmm
fredy
Tankado
Nunão
Milton
Mário Franco
Stinkfist86
Ferpina
TS1lva
ricardo onga-ku
nbunuel
Ruben Pinto
c_n_m
reirato
analog_sa
Cylon
José Miguel
RF99
Alexandre Vieira
ducar
takeooff
51 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 20  Seguinte
AutorMensagem
Hallscool
Membro AAP

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQua maio 16 2018, 21:40

A minha preferência pelo álbum em vinil, não é somente pela diferença de sonoridade. Há albuns que são a nível gráfico, muito bonitos. Mas tanto ouço em vinil, quanto CD, ou até um mp3. O gosto está em ouvir música, não equipamentos ou formatos.

No entanto também gosto muito de cinema e assistir a concertos de música em DVD/Bluray. Na lista de equipamentos, se somarmos os sistemas AV, então ainda mais longe estamos de ter mais dinheiro investido em musica, que em equipamentos.

Depois há ainda uma outra questão, há albuns que comprava porque gostava de uma ou duas músicas que o mesmo tinha.

Actualmente já não faço isso. Compro a música, ouço no YouTube, ou até faço o download em flac. Esta última opção já há muito que não utilizo.

Ligo directamente o smartphone ao amplificador por cabo jack, ou uso os recursos da smart TV que está ligada ao Receiver AV, para reproduzir musicas do YouTube ou Spotify.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQua maio 16 2018, 22:48

Eu não aprecio sistemas AV, gosto muito de Cinema... Mas para os sistemas AV aplico a mesma regra:
Bons equipentos só acompanhados de compras de DVD's - para as poucas dezenas de filmes que temos, um dvd razoável e a nossa televisão chegam (perdemos a apreciar a banda sonora em casa, mas quase todos foram vistos no Cinema).

Há uma relação que existe entre a qualidade dos sistemas e o que eles reproduzem, ou seja, a qualidade dos conteúdos e formatos.

Não sou radical neste campo, uma boa fonte para CD's ou Ficheiros pode significar o Céu e uma má fonte para Vinil pode ser o Inferno... Por outro lado, boas fontes pedem o melhor de cada formato e isso tem um custo.

Um bom sistema AV não deve (imagino eu) ser montado para ver filmes em MP4 ou com qualidade de youtube, certo?

Um gira-discos como o Avid Volvere não será bem aproveitado com discos riscados ou prensagens da DOL, certo?

Eu também ligo o meu telefone via "jack" ao amplificador... e dependendo se uso youtube, Spotify Premium ou Tidal noto diferenças... Mais, se uso um ipad mini ou o meu telefone noto difetenças - o meu telefone é o htc 10 e é melhor do que o iphone e o ipad.

Com isto quero dizer: quanto melhor um sistema, mais custos (digo eu!) teremos com o que compramos em termos de formatos... Ou sentiremos as falhas.

Poderei estar errado, a ver as coisas mal, mas como já disse, o que queremos é chegar da melhor forma aos conteúdos e no caso da Música ou Cinema aplicamos a mesma regra - aplicamos uma regra que nos surgiu pelo caminho, porque sentimos a necessidade de procurar qualidade dos dois lados (sistema e conteúdos/formatos).
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQua maio 16 2018, 23:09

O sistema quanto mais qualidade tiver mais propício o é a demonstrar os defeitos do software, dou preferência a sistemas que não acrescentam nada ao que está gravado na fonte.

Nunca liguei o telefone a um amplificador, não é por nenhuma razão especial.
Nunca calhou.
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQua maio 16 2018, 23:29

ducar escreveu:
O sistema quanto mais qualidade tiver mais propício o é a demonstrar os defeitos do software, dou preferência a sistemas que não acrescentam nada ao que está gravado na fonte.

É isso mesmo, a qualidade do sistema acaba a revelar mais de tudo - do bom que a Música tem até coisas menos boas do suporte à Produção do álbum.

Ligar o telefone... nós ainda não temos leitor de CD's, com as mudanças anda perdido. O telefone é muito mais silencioso do que o computador - caso use, serve de comparação.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQua maio 16 2018, 23:50

De acordo! Principalmente com a qualidade de imagem que as televisões 4K apresentam. Videos do YouTube parece que ficaram com uma imagem ainda pior. Smile

Mas voltando à questão da aquisição de equipamentos, no meu caso em particular, faço-o por vezes sem necessidade e sabendo que não é um upgrade.

Dou como exemplo o sistema Pioneer que o amigo Ducar tem para venda. Achei a aparelhagem tão bonita que equacionei mesmo a sua compra. Na verdade, ainda hoje, quando tomei conhecimento que o vendedor era o Ducar, pensei mais duas ou três vezes. Hehehe

Há poucas semanas surgiu oportunidade de adquirir umas colunas Onkyo dos anos 70, que comprei sem as ouvir. Gostei tanto do aspecto, que as comprei sem hesitar. Felizmente fui surpreendido pela positiva, tocam tão bem que a minha ideia em adquirir umas HPM 100 sumiu.

Hoje ando entretido a escolher componentes para construir umas colunas monitoras. Ia comprar umas Dali Zensor 1 ou 3 e não sei se não irei, mas de momento estou convicto de que construir eu mesmo as minhas monitoras, será bem mais divertido, e se tocarem tão bem como espero, tanto melhor! Wink

Música para mim é um hobbie, seja ouvida ou tocada. Bricolagem é outra coisa de que gosto muito. Então porque não experimentar construir umas colunas enquanto se ouve música? Wink

Depois vem a parte dos Receivers dos anos 70. Mais concretamente os Monster Receivers. Acho tão bonitos, imponentes, os VU's... gostaria muito de ter um e obviamente quando comprar um, será principalmente pelo belíssimo aspecto que têm, independente de saber que tocam lindamente.

ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 00:10

O facto dos sistemas serem apelativos aos nossos olhos também é bom.
Acreditem ou não na época de setenta e oitenta o design dos equipamentos era um factor decisivo na compra de um sistema de alta fidelidade.
Por essa razão os fabricantes esforçavam se ao máximo no design dos equipamentos, nesse aspecto os japoneses eram implacáveis.

Vejam o exemplo do catálogo desse mesmo sistema da Pioneer.

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 27896410

A capa quer se goste ou não é arrebatadora, agora imaginem o efeito que isto tinha nas pessoas em 1982.

José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 01:38

Sempre defendi que cada um deve escolher em consciência o que quer, para poder usifruir do que tem - não mudei de opinião.

Esta conversa é interessante porque cada um partilha (mais ou menos) que caminho está a fazer, dando pistas para que outros possam partilhar e até escolher o que querem.

Eu apoio quem coloca as mãos nas coisas, eu não sou capaz... Gosto de colunas mono-via com amplificação de baixa potência - quem sabe uma alternativa às monitoras, sempre se livra do crossover.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 07:58

ducar escreveu:

Vejam o exemplo do catálogo desse mesmo sistema da Pioneer.

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 27896410

A capa quer se goste ou não é arrebatadora, agora imaginem o efeito que isto tinha nas pessoas em 1982.

Até hoje... Estás-me quase a convencer a comprar a tua aparelhagem. Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 447836

lol!
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 08:01

Ontem fui a Lisboa buscar um Pioneer c90 urushi igual a novo por pouco mais do que o valor das portagens...
Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 1290056511
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 08:09

José Miguel escreveu:

Eu apoio quem coloca as mãos nas coisas, eu não sou capaz... Gosto de colunas mono-via com amplificação de baixa potência - quem sabe uma alternativa às monitoras, sempre se livra do crossover.

Também pensei nisso, mas presumo que fazer umas colunas monitoras somente com um altifalante a tocar bem, é mais difícil, face às limitações dos altifalantes full-range. Já tenho visto projectos com colunas mono-via e normalmente são colunas de chão.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 08:18

Milton escreveu:
Ontem fui a Lisboa buscar um Pioneer c90 urushi igual a novo por pouco mais do que o valor das portagens...
Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 1290056511

Isso é um exemplo do que referi. Há peças lindíssimas e de grande qualidade, que por vezes aparecem com valores que não dá para evitar a compra.

Esse C90 é lindo. Falta agora o M90. Isso deve tocar nas horas!

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 438006128
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 09:12

Colunas monitoras full range nunca ouvi nada em condições, mas já ouvi no início da década de 80 na casa de um familiar, umas unidades da celestion com umas cx feitas á medida que tocam nas horas, essas unidades ultrapassavam á vontade uns 40cm de diâmetro
Não tenho nada contra aos crossovers, na maioria dos casos cumprem eficazmente o seu papel

ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 09:21

Caro Hallscool, não quero convencer ninguém, apenas dei os Pioneer como exemplo.
Se eu estivesse interessado numa grande visibilidade teria criado bum tópico nos classificados do AAP como muito boa a gente faz.

Wink
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 09:30

Agora siga a banda, Milton grande achado, parabéns.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 10:55

ducar escreveu:
Colunas monitoras full range nunca ouvi nada em condições, mas já ouvi no início da década de 80 na casa de um familiar, umas unidades da celestion com umas cx feitas á medida que tocam nas horas, essas unidades ultrapassavam á vontade uns 40cm de diâmetro
Não tenho nada contra aos crossovers, na maioria dos casos cumprem eficazmente o seu papel

Não posso dizer que gosto ou não de colunas full range, sejam estas monitoras ou de chão. Acho que nunca ouvi nenhumas.

Mas relativamente aos crossovers, sou da mesma opinião que o amigo Ducar.
Crossovers já se compram prontos a instalar. Dependendo das frequências dos altifalantes é só trocar os condensadores para que fiquem a funcionar o melhor possível. Acho interessante a forma como um componente tão barato pode ter tanta influência no resultado.

A parte mais complexa da construção das colunas, para mim, será o controlo dos graves. Sei que umas monitoras não terão uns graves tão ricos quanto umas colunas com uma caixa maior. Mas à parte disso, obter um grave seco, no entanto bem presente, é que me parece mais difícil, porque tem muito a ver com a construção da caixa e dos materiais utilizamos para a construção da mesma.

Em princípio irei comprar altifalantes da Visaton. São mais fáceis de adquirir em lojas portuguesesas e pelo que li, têm um desempenho bastante satisfatório.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 10:57

Boa escolha Wink
galvaorod
Membro AAP
galvaorod

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 11:01

Hallscool escreveu:
ducar escreveu:

Não posso dizer que gosto ou não de colunas full range, sejam estas monitoras ou de chão. Acho que nunca ouvi nenhumas.

Crossovers já se compram prontos a instalar. Dependendo das frequências dos altifalantes é só trocar os condensadores para que fiquem a funcionar o melhor possível. Acho interessante a forma como um componente tão barato pode ter tanta influência no resultado.

A parte mais complexa da construção das colunas, para mim, será o controlo dos graves. Sei que umas monitoras não terão uns graves tão ricos quanto umas colunas com uma caixa maior. Mas à parte disso, obter um grave seco, no entanto bem presente, é que me parece mais difícil, porque tem muito a ver com a construção da caixa e dos materiais utilizamos para a construção da mesma.

Em princípio irei comprar altifalantes da Visaton. São mais fáceis de adquirir em lojas portuguesesas e pelo que li, têm um desempenho bastante satisfatório.

Começa com material barato, é difícil as coisas correrem bem à primeira, fazer colunas é uma arte maldita que cobra um pouco da tua alma. Só depois de várias tentativa é que se começa a "chegar lá". As caixas e a sua acústica são coisas extremamente complexas... não vale a pena investir já em altifalantes high end sem dominar primeiro as artes negras da acústica.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 11:14

ducar escreveu:
Boa escolha Wink

Também acho, mas somente os woofers. Os tweeters ainda não decidi. Só está decidido é que serão grandes e com domo de seda.

E tu já decidiste quando é que irás colocar as suspensões nas Bose 301? Wink
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 11:23

galvaorod escreveu:
Hallscool escreveu:
ducar escreveu:

Começa com material barato, é difícil as coisas correrem bem à primeira, fazer colunas é uma arte maldita que cobra um pouco da tua alma. Só depois de várias tentativa é que se começa a "chegar lá". As caixas e a sua acústica são coisas extremamente complexas... não vale a pena investir já em altifalantes high end sem dominar primeiro as artes negras da acústica.

Sim, concordo. Segundo as contas que fiz, irei gastar pouco mais que 100€ em componentes, para o par.

As caixas não faço ideia quanto irão custar. Mas presumo que não muito. Entretanto se ficarem a tocar como pretendo é que irei gastar um pouco mais no acabamento, para ficarem com um aspecto de topo! Wink
taunus
Membro AAP
taunus

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 12:24

Hallscool escreveu:

Sim, concordo. Segundo as contas que fiz, irei gastar pouco mais que 100€ em componentes, para o par.

As caixas não faço ideia quanto irão custar. Mas presumo que não muito. Entretanto se ficarem a tocar como pretendo é que irei gastar um pouco mais no acabamento, para ficarem com um aspecto de topo! Wink

Tens algum modelo esquemático que vás seguir?

Por acaso é um projeto que já tenho há muito tempo, mas anda sempre adiado.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 12:26

A data para.mudar as suspensões das Bose será anunciada...
Quando me der na telha
Smile

Smile
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 15:24

Hallscool escreveu:
ducar escreveu:

(...)

De volta a esta parte da conversa...

Eu não referi as colunas mono-via (que no caso nunca serão "full-range") por ter algo contra o crossover, mas sim por me parecer um projecto mais simples para começar.

Não me parece simples construir o que quer que seja, incluo colunas!

Quando falei tinha algo assim em mente: https://www.olx.pt/anuncio/colunas-de-alta-sensibilidade-IDAGK3D.html

Eu nunca ouvi colunas com drivers Fostex ou Lowther com caixas tão pequenas, mas sei que só os drivers não ficam baratos.

Também não sei quão limitado está o projecto ao modelo "monitoras", quem sabe seguir o tópico criado pelo Administrador TD124: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11808-tabula-rasa?highlight=tabula

Eu já ouvi colunas semelhantes a essas que estão no tópico, até ligadas ao nosso amplificador, e posso dizer que são muito honestas na resposta, as baixas frequências aparecem muito bem defenidas.

Abanam o chão???
Não, nem gostamos disso... Não gosto de colunas em que as baixas frequências aparecem exageradas, normalmente significa que as outras partes estão a ser mal reveladas. Da mesma forma que não gosto de monitoras que focam em excesso a gama média, colocando-a na "nossa cara" com tudo o resto lá para trás...

Isto já é outra conversa...

Para a construção de colunas é chamar o senhor Alexandre Vieira, ele tem projectos acabados que parecem interessantes com drivers SEAS. Wink
Ferpina
Membro AAP
Ferpina

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 15:44

Parece-me que esta vossa "conversa", bastante interessante, poderia estar num outro tópico qualquer, como um dos intervenientes sugeriu lá muito para trás (apesar da conversa ser como as cerejas...). Não me parece enquadrar-se no título deste tópico. Minha opinião.

Se houver interesse da vossa parte em separá-lo, digam a partir de onde e até onde, dão-me o titulo do novo tópico e onde o querem colocar que se poderá fazer isso.

José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 15:48

Eu bem disse que a conversa era para um café... Com umas cervejas frescas na mesa... Evil or Very Mad Twisted Evil

Para animar mais um pouco, o caro Administrador Ferpina pode participar. Wink
Ferpina
Membro AAP
Ferpina

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 15:52

José Miguel escreveu:
Eu bem disse que a conversa era para um café... Com umas cervejas frescas na mesa... Evil or Very Mad Twisted Evil

Para animar mais um pouco, o caro Administrador Ferpina pode participar. Wink

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 3832313845

taunus
Membro AAP
taunus

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 16:33

Malditos sejam todos do AAP.... há 2 ou 3 anos atrás estava eu todo contente com a minha ignorância e o meu sistema mini midi e por vossa culpa agora ando sempre preocupado com coisas de alfaiate, isto é agulhas, coisas de biologia e anatomia, isto é, células e  braços, coisas de cozinha, isto é pratos.... A minha mulher quando passa pela estante dos vinilos franze sempre o sobrolho (já estou a imaginar os balões dela, "isto não estava limitado a uma prateleira? agora já são duas" "mas o que são aquelas caixas ali com os botõezinhos?") depois lá tenho de explicar que uma dessas caixas é amp, outra é pré amp, e depois uma terceira que é pré pré amp, e por aí fora.... Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 317942
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 16:46

Caro José, como tu tens jeitinho para criar tópicos interessantes, peço te para criar um tópico para esmiuçar o tema base.

Wink
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 17:06

ducar escreveu:
Caro José, como tu tens jeitinho para criar tópicos interessantes, peço te para criar um tópico para esmiuçar o tema base.

Wink

O caro Administrador Ferpina criará o tópico, ele já se ofereceu! Wink

O título pode ser mesmo o que sugeriu: o que leva cada um à compra, venda, troca de equipamentos?

Para primeira entrada pode colocar-se algo que abra a porta a tudo o que temos falado:
Coleccionismo?
Ter muitos sistemas ou aposta em ter um de referência (ou conciliar os dois)?
Chegar ao mais recente, mais evoluído/fiel/transparente ou, simplesmente, tocar o gosto pessoal?
Construir com as próprias mãos?
(...)
Onde se pretende chegar com o caminho escolhido?

São as perguntas para à volta das quais temos andado.
reirato
Membro AAP
reirato

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 17:14

Hallscool escreveu:
... ... ...

Eu arranjei umas caixas pretas iguais a estas CABASSE, Fun, menos , muito menos bonitas que estas porque são em acabamento nogueira, baratas e canibalisei-as a gosto...
Retirei-lhes os drivers de origem aliás se bem me lembro já vinham vazias só restavam os Xovers que sairam, voltei-as upside down, e implantei uns drivers muito bons vintage CORAL,Beta 8, full range de 8" que por felicidade entram à medida no alvéolo original incluindo a furação dos parafusos, arranjei novos uns tubos de saída de som para os furos dos anteriores tweeters, e ficaram transformados em bass reflex frontais.

Estas caixas Cabasse são ainda da época boa (muito boa...) desta marca e são em belíssima madeira, extremament rígidas e bem acabadas... um regalo!...

As minhas, depois de acabada a canibalisação,
Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 IMG_4236

Estão estas, lindas, acabamento em nogueira, no eBay.fr

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 S-l1600

https://www.ebay.fr/itm/Enceintes-Cabasse-Fun/282963838773?hash=item41e1f58735:g:9NoAAOSwHjta2Mdz

Delas quando retirar os drivers de médios/graves e tweeters, pode revendê-los no eBay.fr assim como os crossovers que têm sempre mercado garantido e aí ficam as caixas quase de borla...

E, têm graves qb, são fáceis de arrumar, vantagem do bass-reflex frontal e a gama média alta uma delicia!?...
king
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 17:29

Voltando às ofertas do olx...
Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 Cs300xs1_auto_500_-1_resize
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-leben-300xs-a-vlvulas-como-novo-IDBA8Zp.html

Os Leben são peças que me enchem os olhos, apesar de novos, seguem linhas de outros tempos...

O proprietário fala que ele "domina" colunas com 87db, eu não tenho essa experiência... Um desses não se aguentou muito bem com umas monitoras 89db de sensibilidade, 8 ohm...

Cada caso é um caso, mas que o Leben é um regalo, lá isso é!!!
reirato
Membro AAP
reirato

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 17:44

José Miguel escreveu:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-leben-300xs-a-vlvulas-como-novo-IDBA8Zp.html

Os Leben são peças que me enchem os olhos, apesar de novos, seguem linhas de outros tempos...

O proprietário fala que ele "domina" colunas com 87db, eu não tenho essa experiência... Um desses não se aguentou muito bem com umas monitoras 89db de sensibilidade, 8 ohm...

"Reliquia" no AAP/Class. >
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t12221-balanced-audio-technology-power-vk-60-pre-vk-5#297982

E que bem controlam estas Dynaudio que estão ao lado deles, umas 1.3SE, com (coincidência!?...) 87 dB de sensibilidade...
Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 101_5616

Os drivers de médias/baixas, quando bem picados, projectam-se para além do plano da frente um bom centimetro!?... Até mete medo...

Haja corrente disponível, ampéres, ampéres precisam-se...

king
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 17:53

Caro Reirato, felizmente eu e a Luciana já tivemos a felicidade de privar com um "monstro" BAT igual a esse. Smile

Essas enormes válvulas não só fazem tocar as colunas, como enchem os olhos. É uma poderosa peça, a todos os níveis.

Sei que se está a desfazer dele... Seria interessante ver esse lado-a-lado com o Viriatus, por exemplo.

Se for uma questão de espaço, nós oferecemos o centro da nossa sala para o guardar até ele encontrar nova casa... A conta de electricidade subirá um nadinha, mas a gente aguenta. Smile Smile
reirato
Membro AAP
reirato

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 18:11

Com dois "galos" como estes bichos, na na mesma capoeira que até nem é grande, não é fácil a convivência!?...

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 IMG_4217

E, agora já arranjei maneira de arrumar o A9 na prateleira de baixo assim como o amp de Phones...

king
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 18:27

reirato escreveu:
Com dois "galos" como estes bichos, na na mesma capoeira que até nem é grande, não é fácil a convivência!?...

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 IMG_4217

E, agora já arranjei maneira de arrumar o A9 na prateleira de baixo assim como o amp de Phones...

king

Se quiser consigo aliviar-lhe o problema.... Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 693932
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 18:29

Eu/nós gostamos de amplificadores (power!) com o estilo do A9 (esse não conhecemos) - viveríamos felizes e muito contentes com um Mark Levinson 23.5 (muito bom!!!)... Mas o BAT não estará noutra liga face a esse A9!?!

Em termos visuais está... Wink
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 18:35

taunus escreveu:

Tens algum modelo esquemático que vás seguir?

Não tenho nenhum modelo esquemático que vá seguir. Tenho apenas o tamanho já decidido, e a pouca experiência de já ter visto como é o fabrico de algumas colunas.

Depois das caixas prontas, será trocar os condensadores dos crossovers e colocar o material para controlar a reverberação, até que considere que o som está bom.

Não irei usar softwares de medições.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 18:39

reirato escreveu:

Eu arranjei umas caixas pretas iguais a estas CABASSE, Fun, menos , muito menos bonitas que estas porque são em acabamento nogueira, baratas e canibalisei-as a gosto...
Retirei-lhes os drivers de origem aliás se bem me lembro já vinham vazias só restavam os Xovers que sairam, voltei-as upside down, e implantei uns drivers muito bons vintage CORAL,Beta 8, full range de 8" que por felicidade entram à medida no alvéolo original incluindo a furação dos parafusos, arranjei novos uns tubos de saída de som para os furos dos anteriores tweeters, e ficaram transformados em bass reflex frontais.

Estas caixas Cabasse são ainda da época boa (muito boa...) desta marca e são em belíssima madeira, extremament rígidas e bem acabadas... um regalo!...

As minhas, depois de acabada a canibalisação,
Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 IMG_4236

Estão estas, lindas, acabamento em nogueira, no eBay.fr

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 S-l1600

https://www.ebay.fr/itm/Enceintes-Cabasse-Fun/282963838773?hash=item41e1f58735:g:9NoAAOSwHjta2Mdz

Delas quando retirar os drivers de médios/graves e tweeters, pode revendê-los no eBay.fr assim como os crossovers que têm sempre mercado garantido e aí ficam as caixas quase de borla...

E, têm graves qb, são fáceis de arrumar, vantagem do bass-reflex frontal e a gama média alta uma delicia!?...
king

É uma possibilidade, porém parte do gozo que dá a construção das colunas é fazer a caixa.

Wink
reirato
Membro AAP
reirato

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 18:49

O A9 tem os seus argumentos... Sempre são 65W (8 Ohms) em classe A, construção duplo/mono com trafos indepedentes para cada canal e uns bons condensadores a servi-lo ( o pior será quando for preciso renová-los (€€€)....

José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptyQui maio 17 2018, 19:01

reirato escreveu:
O A9 tem os seus argumentos...  Sempre são 65W (8 Ohms) em classe A, construção duplo/mono com trafos indepedentes para cada canal e uns bons condensadores a servi-lo ( o pior será quando for preciso renová-los (€€€)....

Eu não conheço o A9, mas entre o BAT e o Mark Levinson eu sei qual escolheria... Nem as belas válvulas me faziam pensar duas vezes.

Esse pode ser o caso aí. Wink
analog_sa
Membro AAP
analog_sa

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 01:20

reirato escreveu:
O A9 tem os seus argumentos...  Sempre são 65W (8 Ohms) em classe A,

Theoretical maximum power:

24W in classe A, 61W in classe AB (8ohms)
12W in classe A, 122W (assuming the PS can take it) in classe AB (4ohms)

Whenever class A power is at stake, all manufacturers become compulsive liars. Even Krell. Like it is about their dick size Laughing
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 08:12

Já agora só por uma questão de curiosidade, pergunto ao nosso membro Analog sa qual é o seu sistema?

analog_sa
Membro AAP
analog_sa

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 08:23

Hard to say. Things constantly change. For the last ten years only the speakers (Wilson and ATC) have stayed the same. Until last week had Krell amps in one system and tubes in the other. Gradually move to an entirely diy system as far as electronics go.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 09:15

Já reparei pelas suas palavras que não tem sido fácil a escolha de equipamentos, ou então está no caminho da evolução do seu sistema, não é fácil construí um sistema de raíz e ficar 100% satisfeito com o seu desempenho.

Neste momento o que é que usa como fonte, CD,vinil, PC?
E qual a modelo do Krell e das Wilson.
Digo isto porque temos aqui muitos membros que o podem ajudar nesse sentido, se é que precisa de ajuda.
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 09:27

ducar escreveu:
Já reparei pelas suas palavras que não tem sido fácil a escolha de equipamentos, ou então está no caminho da evolução do seu sistema, não é fácil construí um sistema de raíz e ficar 100% satisfeito com  o seu desempenho.

Digo isto porque temos aqui muitos membros que o podem ajudar nesse sentido.

Considerando o pendor tecnicista (no bom sentido) firme e seguro deste nosso confrade forista, também me tenho interrogado sobre os frutos práticos desse conhecimento.

O meu interesse não é suscitado por uma curiosidade mórbida, outrossim e simplesmente pelo desejo de aprender com quem sabe.
galvaorod
Membro AAP
galvaorod

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 09:39

analog_sa escreveu:
reirato escreveu:
O A9 tem os seus argumentos...  Sempre são 65W (8 Ohms) em classe A,

Theoretical maximum power:

24W in classe A, 61W in classe AB (8ohms)
12W in classe A, 122W (assuming the PS can take it) in classe AB (4ohms)

Whenever class A power is at stake, all manufacturers become compulsive liars. Even Krell. Like it is about their dick size  Laughing

Já tive um integrado da audioanalyse e também era em classe A e depois passava para classe a/b. Aquecia demasiado e era um aparelho mal projectado, apenas era ventilado por baixo e em cima estava completamente tapado porque tinha os transístores muito perto do painel superior. Os dissipadores não estão lá para fazer vista. Tocava bem, mas era sempre um risco ligar com colunas abaixo dos 8 ohms porque então os dissipadores aqueciam aos 50 graus ou mais. Devido aos ciclos de calor violentos, passava mais tempo no técnico do que em casa, para desespero de ambas as partes. Sem querer ofender ninguém, a Audioanalyse é lixo refinado francês, o meu foi uma grande desilusão. E não há muitos à venda porque são aparelhos que se vão autodestruindo com o passar do tempo, o que é o testemunho final à sua péssima construção.
analog_sa
Membro AAP
analog_sa

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 09:56

galvaorod escreveu:

Já tive um integrado da audioanalyse e também era em classe A e depois passava para classe a/b. Aquecia demasiado e era um aparelho mal projectado, apenas era ventilado por baixo e em cima estava completamente tapado porque tinha os transístores muito perto do painel superior. Os dissipadores não estão lá para fazer vista. Tocava bem, mas era sempre um risco ligar com colunas abaixo dos 8 ohms porque então os dissipadores aqueciam aos 50 graus ou mais. Sem querer ofender ninguém, a Audioanalyse é lixo refinado francês, o meu foi uma grande desilusão.

Having repaired several i fully agree. Reliability is often an issue with small boutique manufacturers. Stressing components thermally over a long period of time is never a good idea.
analog_sa
Membro AAP
analog_sa

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 10:08

ducar escreveu:

The Krell was a completely rebuilt KSA250 and the Wilsons are the Watt Puppy 7.

The digital source is something i built many years ago and is long due for upgrade

Digital: headless pc with linear regulators > JLsound XMOS > Ian FIFO with Crysteks > ess9018 with mosfet i/v

Analogue: various modified or diy tt, Kuzma 4P, rewired RB300, Kuzma, Ortofon, Signet, Denon cartridges, Lundahl 1931/UTC permalloy step ups, diy opamp LCR riaa, diy C3g valve riaa (both riaas are prototypes at the moment)

Push pull 2A3 power amps with nano amorphous outputs. Mercury rectifiers everywhere.
Goansipife
Membro AAP
Goansipife

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 10:24

José Miguel escreveu:

Caro José Miguel,

Na realidade estou virado a concordar consigo e a minha experiência também diz que não. Este excelente amplificador integrado não puxa por colunas de 87 db/W/m e muito menos pelas Shahinian Arc, que são as colunas que o vendedor também tem para venda.

Conheço muitíssimo bem as Arc e, enganadoras como são, o campo de dispersão sonora delas - multi-direccionais e não omnidirecionais, como muitas vezes são classificadas - leva-nos a ter um outro sentido de audição, completamente diferente das tradicionais colunas. Tal parece que certas amplificações as conseguem dominar bem. Mas as Arc, para tocarem a 100%, necessitam de potência (força) e da boa.

Ora o Leben tem uns bons 15W de potência, mas não os suficientes para as dominar.

Este Leben, é um excelente integrado, do melhor que tenho ouvido nos últimos tempos (a Ultimate-Audio Elite teve um em demonstração), custa cerca de 3.300 a 3.400 €, mas torna-se um amp caro, necessitando de colunas de grande sensibilidade. O conjunto amp + colunas, na Ultimate-Audio Elite, elevava a fasquia do preço final para uns bons 15.000 €.

Para os meus ouvidos, nem sempre, mas a maioria das vezes, amplificadores a válvulas de baixa potência, mesmo em projectos bem concebidos como este Leben, necessitam também de colunas de alta sensibilidade, bem concebidas. Acima dos 98 db/w/m.

O Viriatus com 45W, já me parece estar mais apto a conduzir colunas um pouco mais difíceis, contudo, segundo o Fredy, o nosso amigo Joaquim Pinto ficou maravilhado com o conjunto Viriatus + Sanyo Sx 551, e estas têm 91db/w/m e uma impedância nominal de 8 ohm. São umas colunas de média-alta sensibilidade. Logo...

cheers
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 10:40

analog_sa escreveu:
ducar escreveu:

The Krell was a completely rebuilt KSA250 and the Wilsons are the Watt Puppy 7.

The digital source is something i built many years ago and is long due for upgrade

Digital: headless pc with linear regulators > JLsound XMOS > Ian FIFO with Crysteks > ess9018 with mosfet i/v

Analogue: various modified or diy tt, Kuzma 4P, rewired RB300, Kuzma, Ortofon, Signet, Denon cartridges, Lundahl 1931/UTC permalloy step ups, diy opamp LCR riaa, diy C3g valve riaa (both riaas are prototypes at the moment)

Push pull 2A3 power amps with nano amorphous outputs. Mercury rectifiers everywhere.

Perdi-me não sei onde Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 21181

Não sei se foi nos powers sem prés ou na fonte digital DIY ou nos rectificadores Mercury disseminados ou no muito DIY.

Paciência, a fonte do conhecimento não é acessível para um neófito incipiente como eu.  lol!

Última edição por Mário Franco em Sex maio 18 2018, 11:07, editado 1 vez(es)
Cylon
Membro AAP
Cylon

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 10:52

Descendo um bocado a nível de aparelhos, mas porque é uma relíquia de inícios dos anos '80, e está apenas por cinco euros devido a necessitar de reparação, temos na zona de Leiria este Grundig Compact Center 435 - presumo que Made in Braga - em bom estado estético.

Estes sistemas dizem-me alguma coisa porque um falecido tio meu comprou um sistema destes em inícios dos anos '80, e na altura fascinou muito um puto com sete, oito anos, como eu, pois o modelo que ainda a minha tia tem foi o primeiro onde eu vi um sintonizador com quadrante electrónico!
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 EmptySex maio 18 2018, 11:18

Caro Analog sa, com essa artilharia pesada ainda não consegui atingir o nível de satisfação pretendido???
Agora percebo a razão das Proac studio 200 soarem mal no seu sistema.
O problema deve estar na sua fonte digital ou essa sena dos protótipos e não na amplificação..

Última edição por ducar em Sáb maio 19 2018, 08:39, editado 1 vez(es)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.   Mais uma relíquia no ebay/OLX etc. - Página 9 Empty

Mais uma relíquia no ebay/OLX etc.
Ir para o topo 
Página 9 de 20Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 20  Seguinte