Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Lojas componentes Áudio

Ir para baixo 
+10
EuricoB
frias
Alexandre Vieira
Mário Franco
resistor
taunus
paulov
Evan Oliveira
galvaorod
Hallscool
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

Lojas componentes Áudio Empty
MensagemAssunto: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 15 2018, 00:18

Maltinha,

Estive a pesquisar no Google lojas em Portugal, que comercializem componentes eletrônicos áudio, no entanto, só encontrei as habituais. Servlec, Mauser, Aquário, etc.

Pesquisei aqui no fórum também, e verifiquei que muitas das lojas recomendadas já não estão abertas.

Gostaria de avançar com uma pequena experiência na construção de um par de colunas, porém não encontro lojas em Portugal que disponibilizem variedade.

Agradecia se pudessem partilhar, os melhores sítios para adquirir os componentes referidos.

Grato desde já,

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
galvaorod
Membro AAP
galvaorod

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 15 2018, 09:45

Já fiz algumas compras na Tecnis...
https://www.tecnis.pt/

Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 15 2018, 11:03

A tecnis é uma boa loja, porém a nível de altifalantes a oferta é limitada. Tem dois ou três modelos da Visaton e o restante Fonestar, idêntico a Aquário, Mauser, Castros...

Gostaria de adquirir altifalantes com qualidade.

Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 17 2018, 10:35

Caro Amigo,

Lojas que vendam componentes de qualidade para colunas HI-FI em Portugal, não há.
Começando pelo crossover, que é uma peça fundamental, é para esquecer.
Nesta perspectiva, não vejo outra solução que procurar lá fora.

Depois, também é preciso saber o que procurar.
Presumo que seja o caso, já que se propõe a construir algo que requer alguns conhecimentos da "coisa".

Assim, recomendo procurar na Internet... talvez no Ebay Europeu (Alemão, Inglês)... que é onde costumo encontrar o que preciso.
Por vezes também compro no ALIexpress, mas itens grandes vão parar à alfândega, com custos adicionais, cerca de 30% do valor da compra.
A origem normalmente é a China, mas encontram-se sempre algumas coisas interessantes.

Cumprimentos e boa sorte.
paulov
Membro AAP
paulov

MensagemAssunto: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 17 2018, 11:20

Encontrei na net esta loja www.supersonido.es
Não sei se encontrará o que pretende,mas parece ter muita coisa.
taunus
Membro AAP
taunus

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 17 2018, 12:22

paulov escreveu:

Essa loja é top. Já comprei lá algumas coisas.
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 17 2018, 18:48

taunus escreveu:
paulov escreveu:

Essa loja é top. Já comprei lá algumas coisas.

A nível de componentes (crossovers, por ex.) não vi nada... será que vi mal????!!!!
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyDom maio 20 2018, 14:09

Evan, obrigado pela participação.
Os meus conhecimentos sobre construção de colunas, são apenas teóricos. Na prática só tenho a experiência de substituir uns condensadores de crossovers.

Será a primeira aventura nesse sentido.

Não estou à espera que toquem tão bem como umas monitoras da Monitor Audio Silver One, mas espero que toquem tão bem quanto umas monitoras de preços mais acessíveis.

Como será a primeira vez, irei comprar os altifalantes da Visaton. Já li bastante sobre o tema, e a nível de preço/qualidade são uma boa opção.

Crossovers também já estão escolhidos, no entanto terei que trocar alguns componentes dos mesmos.

Essa loja espanhola já conhecia, por vezes aparecem boas promoções, no entanto não vendem componentes eletrônicos, tipo condensadores, crossovers, altifalates, etc.

Há lojas em Portugal que são tão boas ou melhores que essa.

Grato a todos uma vez mais pela participação.

Wink

resistor
Membro AAP

MensagemAssunto: Aventura às escuras??   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 01:16

Boa noite, a concepção de umas colunas talvez das áreas mais complexas da académica Engenharia de caixa acustica tem grandes falhanços mesmo naqueles cuja especifica formação os deixou criar larga experiência na area do estudo do espaço labirintico das mesmas caixas. Claro que que há sempre umas especulações pela net que levam alguns mais ousados a acreditar, que percebendo de ligar uns fios a uns casquilhos se podem embrenhar em acustica e sua arquitetura complexa, somar uns crossovers de qualidade duvidosa a uma bosta de altifalantes ainda piores e isto ainda mais grave sem a multidisciplinaridade de uma usina de audio, claro que se soma um resultado de cagada tal, que umas colunas de 150 euros marca branca superam em palco e detalhe a dita produção de autor, se não for pior ainda o resultado....a simples assemblagem de paineis e estudo labiríntico, a não ser por cópia descarada só produz a dita cuja cagada..., conheci um engenheiro electrotécnico em Lisboa que de facto fazia as suas próprias colunas, mas falamos de alguém que tinha a humildade da sabedoria...e num tal plano que a magistralidade do que fazia era sempre razoável.

Hallscool escreveu:
Os meus conhecimentos sobre construção de colunas, são apenas teóricos. Na prática só tenho a experiência de substituir uns condensadores de crossovers.

Não estou à espera que toquem tão bem como umas monitoras da Monitor Audio Silver One, mas espero que toquem tão bem quanto umas monitoras de preços mais acessíveis.

Como será a primeira vez, irei comprar os altifalantes da Visaton. Já li bastante sobre o tema, e a nível de preço/qualidade são uma boa opção.

Crossovers também já estão escolhidos, no entanto terei que trocar alguns componentes dos mesmos.

Essa loja espanhola já conhecia, por vezes aparecem boas promoções, no entanto não vendem componentes eletrônicos, tipo condensadores, crossovers, altifalates, etc.

Wink

Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 04:26

Caro Resistor,
Agradeço a sua atenção e alerta.
Nada do que escreveu é novidade, porém será que devo deixar de experimentar construir algo que gosto só porque a construção de umas colunas é uma obra de elevada complexidade?

Quem constrói em
casa às suas colunas, fa-lo por gosto. Independentemente de tocarem muito bem ou muito mal.

Já se questionou que sem experimentar, nunca se sabe se conseguimos?

Construir um par de colunas é apenas uma pequena aventura, sem riscos de grandes prejuízos.

Tenho um carro que teve parado mais de 10 anos a 50 metros da praia. O motor trabalhava bem, mas o aspecto era de sucata.

Tinha 3 opções, ou mantinha o carro parado até só ficar um monte ainda maior de ferrugem, mandar para a sucata ou restaurar.

Resolvi restaurar. Mas resolvi ser eu a fazê-lo. Nunca tinha feito nada semelhante. Nem teoricamente tinha conhecimento sobre pinturas, chaparia entre outras coisas.

Ninguém acreditava que iria conseguir.
Fui ao Google, e pesquisei sobre o tema. Encontrei um fórum específico para aquele carro, do mesmo gênero que o AAP. Nesse fórum disseram-me que já tinham visto melhores na sucata, mas que se pretendesse mesmo recuperar aquele carro teria que investir bastante dinheiro, mas que estariam disponíveis para me ajudar.

Comprei todo o material necessário, desde as mais simples ferramentas que não tinha, ao compressor de ar e sozinho fui desmontando o carro e recuperando peça a peça.

Actualmente o carro está igual a novo, guardado na garagem. Só anda para fazer a inspecção.

Depois dessa experiência, já restaurei uma belíssima Vespa, também muito antiga e uma mota de enduro que me foi oferecida pelo meu pai quando eu tinha 15 anos.

Actualmente quando compro um carro velho, ou uma mota velha já ninguém estranha...

A minha formação académica é de design de comunicação, especializado em marketing.
Em 2004 tinha 23 anos. Abri uma agência de comunicação. Fazia logotipos, imagens corporativas, webdesign, etc.
Entretanto comecei a fotografar de forma amadora. Porém o meu pai tinha uma empresa de mobiliário e decoração de interiores. Fazia eu os catálogos dos produtos. Montei um estúdio num dos armazéns do meu pai e comecei a fotografar também os móveis. Dessa forma, além de fazer a parte criativa dos catálogos, também fazia a fotografia.

Um dia conheci uma modelo, que me perguntou se eu fazia fotografia de moda. Minha resposta foi óbvia. Não. Nem percebo nada de fotografia de moda. Ainda assim fiz umas fotos com a modelo, após estudar bastante o tema. Essas fotografias foram parar a uma agência... Em menos de 2 anos a minha empresa que era de design já só trabalhava com marcas de roupa.

Estava a fotografar os catálogos para marcas como a Maluka, throttleman, C111, D-Sample, Lightning Bolt entre muitas outras. Fiz editoriais de moda para as principais revistas da especialidade. Trabalhava com estilistas que todos já ouviram falar e marcava presença nos maiores eventos de moda do país.

Será que devemos desistir, só porque nunca experimentamos ou dizem ser difícil?

Sei que o texto foi longo, mas acho que a mensagem passou. Wink

São só e apenas umas colunas de som. E já agora, tendo em conta que referi que também trabalho com mobiliário, as caixas serão desenhadas por mim e fabricadas na minha empresa por um dos nossos marceneiros, sem qualquer objectivo comercial.

Quanto a fazer réplicas de caixas, não será de todo, no entanto devo dizer que mais vale uma réplica bem feita que um original mal feito.

E pense que não há "cagadas" de colunas. Há sim colunas para todos os níveis de exigência e consequentemente para a disponibilidade financeira de cada um.

Se o meu objetivo fosse "jogar pelo seguro" compraria umas colunas novas já com reviews feitas, como já o fiz e volta e meia vou fazendo.

Percebo perfeitamente o que o amigo Transistor disse, mas o seu discurso só serve para desencorajar e deveria ser precisamente o oposto, na minha opinião.

Peço desculpa pelo longo texto! Smile

PS. Entretanto também já dei aulas de fotografia, sem ter formação nessa área a alunos que estão a tirar a licenciatura em Fotografia.

Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 10:36

Hallscool escreveu:

Ora aí está.

A Visaton fabrica produtos de boa qualidade.
É uma boa escolha dentro do disponível, e não tenho duvida que é possível fazer algo interessante.
De facto, a maior parte das colunas de HI-FI resume-se uma caixa de madeira (fraca, quase sempre) revestida por dentro com esponja ou equivalente, um crossover e altifalantes. Tudo conta numa coluna, mas a caixa não é seguramente o mais importante, mas sim o que se põe lá dentro.

Cuidado a alterar crossovers...!! eu não arriscaria mexer nisso. É preferível escolher o adequado e não mexer... penso eu de que...!! Smile   
De resto, p'rá frente com o projecto, que decerto vai correr bem.

Se me der mais pormenores acerca do tipo de colunas que quer fazer, talvez possa dar umas dicas.
Cumprimentos.
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 11:00

resistor escreveu:
Boa noite, a concepção de umas colunas talvez das áreas mais complexas da académica Engenharia de caixa acustica tem grandes falhanços mesmo naqueles cuja especifica formação os deixou criar larga experiência na area do estudo do espaço labirintico das mesmas caixas. Claro que que há sempre umas especulações pela net que levam alguns mais ousados a acreditar, que percebendo de ligar uns fios a uns casquilhos se podem embrenhar em acustica e sua arquitetura complexa, somar uns crossovers de qualidade duvidosa a uma bosta de altifalantes ainda piores e isto ainda mais grave sem a multidisciplinaridade de uma usina de audio, claro que se soma um resultado de cagada tal, que umas colunas de 150 euros marca branca superam em palco e detalhe a dita produção de autor, se não for pior ainda o resultado....a simples assemblagem de paineis e estudo labiríntico, a não ser por cópia descarada só produz a dita cuja cagada..., conheci um engenheiro electrotécnico em Lisboa que de facto fazia as suas próprias colunas, mas falamos de alguém que tinha a humildade da sabedoria...e num tal plano que a magistralidade do que fazia era sempre razoável.

Caro Amigo,

Já vendi centenas de colunas das marcas KEF, Infinity, Tannoy, Wharfedale, Yamaha entre outras e reparei outras centenas de colunas de toda a espécie.
No que a Hi-Fi diz respeito, nunca vi esses complicados labirintos de que fala. Tenho umas KEF 105.3 para ouvir musica, que pressupostamente têm algo de estudo acústico, mas mesmo assim, nada de outro mundo. Não passa de duas caixas de graves separadas dentro da mesma, com dois altifalantes invertidos e a respectiva ligação electrónica adequada. De resto é só marketing... !!

Mas ok, acredito que decerto ainda terei muito para ver...

Cumprimentos.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 14:25

Evan, agradeço a disponibilidade.

Se necessitar de alguma ajuda não tenha dúvidas de que aqui irei colocar.

À medida que a "coisa" for ficando feita, irei seguramente ter questões a colocar.

As colunas que irei fazer serão muito simples. Pequenas monitoras de duas vias.

Wink
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 14:33

Estas Technics SB M300, também são curiosas.

Lojas componentes Áudio 2l9ik210
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 18:25

Boas,

Pois são, têm um conceito apoiado em membranas de indução... mas isso é outro "número de obra"....Exclamation
Não foi desse tipo de colunas que falei anteriormente, como projecto de construção...!

Parece que está a pensar em construir colunas do tipo monitor... ou pelo menos de pequeno tamanho.
Sem ir mais além no conceito de munição, para quem tem uma carpintaria à disposição, poderia aspirar a coisa mais séria...
do tipo três vias... colunas de chão, quiçá... enfim, mais elaborado.... mas tudo bem...Smile

Uma coisa é certa: No conceito clássico, não há graves sem caixa e membranas generosas, isto é, sem pé, não há coice...!!!
Sempre ao dispor,

Cumprimentos.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 21 2018, 21:09

Irei apostar numas pequenas monitoras primeiramente porque são, para colocar numa biblioteca, discretamente, juntamente com os livros.

Tenho efectivamente à disposição vários marceneiros para fazerem esse trabalho, e quem sabe se não farei umas colunas de chão noutra altura. Tenho algumas ideias para o design de alguns modelos diferentes. Wink
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 09:36

Ok, estou a ver... é acima de tudo uma experiência.

De duas vias, é mais fácil... vai ficar bem com certeza.
Se me permite, vou deixar aqui uma dicas que acho importantes:

Aconselho de caixa fechada, porque "bass reflex" (qualquer abertura), tem "estudos" adicionais que é preciso considerar.
O Woofer convém que tenha uma gama de frequências elevada, isto é, descer o mais baixo possível ( +-30Hz seria óptimo) assim como subir acima de 5Khz.
O crossover nunca de corte inferior a 5Khz para proteger o tweeter.

Pois, com essas possibilidades de trabalhar a madeira, acredito que se poderia fazer algo muuuito interessante...!!Smile
As colunas, ao contrário do que podemos pensar, não são nenhum bicho de sete cabeças.
Os estudos que se fazem, em câmaras surdas, análises espectrais de colunas, etc, não servem para mais do que optimizar o som.
Mesmo assim, tenho visto muita gente a fazer grandes borradas com analisadores de espectros.

O som, não é o que diz a máquina, é o que o ouvido ouve, ou seja:
O som é bom ou mau consoante o ouvido de cada um que o ouve... e é muito subjectivo, sem prejuízo de haver consensos.  

Força nesse projecto,
Cumprimentos.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 10:37

Evan, muito obrigado pelas dicas.
Seguramente irei ter em consideração.
O woofer que irei usar é este:

http://www.heimkino.visaton.de/index.php/en/products/woofers/ws-17-e-8-ohm

Custa na ordem dos 25€.

O tweeter ainda não escolhi. Mas quero que seja com domo de seda, para não soar de forma tão metálica ou estridente.

Não gosto de ouvir os "zzz's"
e "tzzz's" dos tweeters em exagero.

As caixas estava a pensar em fazer mesmo em madeira. Mas pelo que tenho lido o MDF é o melhor, mas também já li que o aglomerado é melhor para absorver as ressonâncias.

galvaorod
Membro AAP
galvaorod

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 11:03

Evan Oliveira escreveu:
Citação :
resistor escreveu:

Caro Amigo,

Já vendi centenas de colunas das marcas KEF, Infinity, Tannoy, Wharfedale, Yamaha entre outras e reparei outras centenas de colunas de toda a espécie.
No que a Hi-Fi diz respeito, nunca vi esses complicados labirintos de que fala. Tenho umas KEF 105.3 para ouvir musica, que pressupostamente têm algo de estudo acústico, mas mesmo assim, nada de outro mundo. Não passa de duas caixas de graves separadas dentro da mesma, com dois altifalantes invertidos e a respectiva ligação electrónica adequada. De resto é só marketing... !!

Mas ok, acredito que decerto ainda terei muito para ver...

Cumprimentos.

Evan Oliveira, as Kef não passam de duas caixas separadas dentro das mesmas? Então porque é que a Kef esteve anos a investigar uma topologia nunca antes feita, com uma equipa de engenheiros, que fizeram dezenas de protótipos até conseguirem uma forma adequada à qualidade de som que pretendiam. Estou francamente estupefacto com o que escreveu. Eu já tentei fazer colunas e as que consegui que tocassem bem foi POR PURA SORTE. Tudo o resto foi para o lixo. E também já reparei e vendi muitas colunas e vi realmente as soluções diferentes que cada fabricante usou.

Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 14:07

Isso é um tema interessante.
Claro que há estudos e cálculos feitos pelos fabricantes de colunas.
Mas será que os engenheiros estiveram tantos anos a trabalhar nessa topologia? Se sim, porque não a usam actualmente e mantêm a mais tradicional forma de construção de caixas?

Será que isso não será mais uma estratégia de marketing, dizer que tiveram anos a estudar e a desenvolver uma topologia nova, completamente inovadora?

A Bose deverá ser das marcas que mais estuda alternativas as convencionais caixas e no entanto não lhe dão o devido valor. Dizem que é pura e simplesmente marketing e que a qualidade dos produtos da Bose é mediana. Muitos dizem que nem é uma marca de produtos Hi-Fi, mas sim de produtos Mid-Fi. A verdade é que ainda não vi nenhum sistema de satélites tão pequenos e discretos como os da Bose, que passado mais de 20 anos ainda comercializam essa topologia. E na verdade, praticamente todos os produtos deles são realmente diferentes dos outros fabricantes de colunas e soluções de áudio.

No meu caso em particular, irei fazer o melhor que conseguir, mas são os meus ouvidos que irão fazer as "medições", acrescentando mais ou menos enchimento com material para absorver as ressonâncias. Vamos lá ver o que sairá.

Espero ter a sorte de conseguir umas colunas que me agradem. Smile

Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 14:25

Deixo aqui um vídeo que mostra um produto que não passou de protótipo, desenvolvido pela Bose há mais de 20 anos.

O vídeo mostra um pequeno comparativo com umas das actuais colunas JBL.

Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 16:56

Caro amigo Galvaorod,

Eu já sabia que não ia ser bem entendido... mas a discussão é bem vinda. Smile

Em relação às KEF 105.3, se as conhece por dentro, diga-me onde estão as transcendências... porque não as vejo.
Eu não disse que as colunas não tinham estudos acústicos, antes pelo contrário... veja melhor o que escrevi.
E sim, quem diz que os estudos e conceito de algumas marcas me agrada? Cumprimentos.

Caro amigo Hallscool,

Sim, a BOSE para mim não é HI-FI... embora alguns modelos se aproximem, nomeadamente as 201 e 301.
É um conceito de som próprio com particularidades interessantes, nomeadamente a riqueza de médios e evidência de graves e agudos consoante os modelos.
Eu costumo dizer que nem é boi nem é vaca. É BOSE. Agora: é bom... para quem gosta. Não para mim.

Cumprimentos.

Última edição por Evan Oliveira em Ter maio 22 2018, 17:17, editado 1 vez(es)
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 17:15

Hallscool escreveu:
Evan, muito obrigado pelas dicas.
Seguramente irei ter em consideração.
O woofer que irei usar é este:

Responde mal dos 70Hz para baixo o que depois será pobre na reprodução de graves.
No entanto, responde bem em médios e médios/agudos, pelo que a escolha é acertada para o que pretende.

Devido à controvérsia do assunto em questão, enviarei com todo o gosto a minha opinião a todas as suas duvidas, mas agradecia por PM.

Cumprimentos.
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 18:44

Hallscool escreveu:
Caro Resistor,
Agradeço a sua atenção e alerta.
Nada do que escreveu é novidade, porém será que devo deixar de experimentar construir algo que gosto só porque a construção de umas colunas é uma obra de elevada complexidade?

Quem constrói em
casa às suas colunas, fa-lo por gosto. Independentemente de tocarem muito bem ou muito mal.

Já se questionou que sem experimentar, nunca se sabe se conseguimos?

Construir um par de colunas é apenas uma pequena aventura, sem riscos de grandes prejuízos.

Tenho um carro que teve parado mais de 10 anos a 50 metros da praia. O motor trabalhava bem, mas o aspecto era de sucata.

Tinha 3 opções, ou mantinha o carro parado até só ficar um monte ainda maior de ferrugem, mandar para a sucata ou restaurar.

Resolvi restaurar. Mas resolvi ser eu a fazê-lo. Nunca tinha feito nada semelhante. Nem teoricamente tinha conhecimento sobre pinturas, chaparia entre outras coisas.

Ninguém acreditava que iria conseguir.
Fui ao Google, e pesquisei sobre o tema. Encontrei um fórum específico para aquele carro, do mesmo gênero que o AAP. Nesse fórum disseram-me que já tinham visto melhores na sucata, mas que se pretendesse mesmo recuperar aquele carro teria que investir bastante dinheiro, mas que estariam disponíveis para me ajudar.

Comprei todo o material necessário, desde as mais simples ferramentas que não tinha, ao compressor de ar e sozinho fui desmontando o carro e recuperando peça a peça.

Actualmente o carro está igual a novo, guardado na garagem. Só anda para fazer a inspecção.

Depois dessa experiência, já restaurei uma belíssima Vespa, também muito antiga e uma mota de enduro que me foi oferecida pelo meu pai quando eu tinha 15 anos.

Actualmente quando compro um carro velho, ou uma mota velha já ninguém estranha...

A minha formação académica é de design de comunicação, especializado em marketing.
Em 2004 tinha 23 anos. Abri uma agência de comunicação. Fazia logotipos, imagens corporativas, webdesign, etc.
Entretanto comecei a fotografar de forma amadora. Porém o meu pai tinha uma empresa de mobiliário e decoração de interiores. Fazia eu os catálogos dos produtos. Montei um estúdio num dos armazéns do meu pai e comecei a fotografar também os móveis. Dessa forma, além de fazer a parte criativa dos catálogos, também fazia a fotografia.

Um dia conheci uma modelo, que me perguntou se eu fazia fotografia de moda. Minha resposta foi óbvia. Não. Nem percebo nada de fotografia de moda. Ainda assim fiz umas fotos com a modelo, após estudar bastante o tema. Essas fotografias foram parar a uma agência... Em menos de 2 anos a minha empresa que era de design já só trabalhava com marcas de roupa.

Estava a fotografar os catálogos para marcas como a Maluka, throttleman, C111, D-Sample, Lightning Bolt entre muitas outras. Fiz editoriais de moda para as principais revistas da especialidade. Trabalhava com estilistas que todos já ouviram falar e marcava presença nos maiores eventos de moda do país.

Será que devemos desistir, só porque nunca experimentamos ou dizem ser difícil?

Sei que o texto foi longo, mas acho que a mensagem passou. Wink

São só e apenas umas colunas de som. E já agora, tendo em conta que referi que também trabalho com mobiliário, as caixas serão desenhadas por mim e fabricadas na minha empresa por um dos nossos marceneiros, sem qualquer objectivo comercial.

Quanto a fazer réplicas de caixas, não será de todo, no entanto devo dizer que mais vale uma réplica bem feita que um original mal feito.

E pense que não há "cagadas" de colunas. Há sim colunas para todos os níveis de exigência e consequentemente para a disponibilidade financeira de cada um.

Se o meu objetivo fosse "jogar pelo seguro" compraria umas colunas novas já com reviews feitas, como já o fiz e volta e meia vou fazendo.

Percebo perfeitamente o que o amigo Transistor disse, mas o seu discurso só serve para desencorajar e deveria ser precisamente o oposto, na minha opinião.

Peço desculpa pelo longo texto! Smile

PS. Entretanto também já dei aulas de fotografia, sem ter formação nessa área a alunos que estão a tirar a licenciatura em Fotografia.

Fantastico Lojas componentes Áudio 754215 grande percurso e grande atitude.

Vamos lá fazer essas colunas
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyTer maio 22 2018, 23:53

Obrigado Mário!
Vamos a isso. Wink
Se não tocarem bem, o prejuízo é pouco e seguramente o entusiasmo de as fazer será compensador e nenhuma frustração se não agradarem no final.
Há quem monte Legos, puzzles ou outras coisas. Fazer umas colunas vai-me dar muito gosto.
Na verdade ainda não comecei a fazê-las e já sinto o entusiasmo a ler sobre o tema, a escolher os componentes e a desenhar a caixa.

Wink
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 00:10

Evan, mais uma vez agradeço a disponibilidade e amabilidade que presta.

Gostaria muito de expor dúvidas no tópico, quem sabe se não serão úteis para outras pessoas...

No entanto percebo a sua posição, é respeito-a. Nem sempre estão de acordo connosco e por isso é mais fácil fazer as coisas sem as expo publicamente.

Irei continuar a colocar aqui algumas questões e ficaria muito agradado se o Evan participasse. No entanto se efetivamente não for essa a sua vontade para não se gerarem "conflitos" de opiniões irei com certeza aceitar a sua disponibilidade e trocarei impressões consigo por mensagem privada.
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 11:17

Quem conseguiu de facto "fabricar" umas colunas monitor com excelente desempenho e elevado aprumo estético foi o nosso amigo Frias.

Atenção que falo mesmo em elevado desempenho. Tive a oportunidade de as ouvir várias horas ligadas a um sistema a válvulas do Joaquim e fiquei efetivamente rendido.

Vale sempre a pena efetuar experiência na área do audio e "faça você mesmo" quando o resultado é bom uma satisfação enorme para quem as constrói e até para quem como eu, que não tenho qualquer tipo de aptidão, as escuta e fica orgulhoso de ver o feito dos outros.
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 11:50

Hallscool escreveu:
Evan, mais uma vez agradeço a disponibilidade e amabilidade que presta.

Gostaria muito de expor dúvidas no tópico, quem sabe se não serão úteis para outras pessoas...

No entanto percebo a sua posição, é respeito-a. Nem sempre estão de acordo connosco e por isso é mais fácil fazer as coisas sem as expo publicamente.

Irei continuar a colocar aqui algumas questões e ficaria muito agradado se o Evan participasse. No entanto se efetivamente não for essa a sua vontade para não se gerarem "conflitos" de opiniões irei com certeza aceitar a sua disponibilidade e trocarei impressões consigo por mensagem privada.

Bom Dia Filipe,

Claro que participarei, aliás é essa mesmo a finalidade deste forum, embora me possa abster de opinar sobre assunto mais subjectivos,
como por vezes acontece e cuja discussão não leva a lado nenhum.
Gostaria até de ouvir outras opiniões, de preferência de ordem técnica. Sei que há gente que lê estes posts e sabe do assunto.
Apenas opino do que sei... ou penso que sei...!! mas não sou dono da verdade.

Já agora, e voltando ao assunto, aconselho a fazer primeiro uma caixa com as dimensões + - da final, mas "grosso modo"
(umas tábuas e uns pregos) para efectuar alguns testes de som antes partir para e execução das caixas finais.
Há cortes que se fazem e depois já não é possível alterar, só por isso. Até ter-mos o set-up final completo, devemos começar por uma caixa de teste.
Normalmente há sempre alterações a fazer, quer a nível de componentes, quer até mesmo a nível de caixa, dimensões por ex.
Uma caixa maior, responderá melhor nos graves. Pode nem ser no comprimento e na altura, mas sim na profundidade, vai dar ao mesmo.
Um projecto destes está sempre sujeito a audição e alterações... a alguma engenharia acústica e electrónica, se quisermos chamar-lhe assim.

Cumprimentos.
frias
Membro AAP
frias

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 12:15

resistor escreveu:

Hallscool escreveu:

Wink

Em frente com a construção dessas colunas, se precisar de alguma ajuda da minha parte estou ao seu dispor, a fazer grandes cagadas é que se aprende a seguir saem excelentes equipamentos, se restaura um carro velho a partir do nada, fazer umas colunas decentes são amendoins força nisso.
Uma primeira dica se poder compre altifalantes SEAS ou Scan-Speak se vai fazer umas monitoras não vai gastar muito e essas marcas são excelentes, os melhores construtores de colunas usam altifalantes destas marcas.

Experimente estes sites

http://loudspeakerfreaks.com/intro.asp

https://www.audiohobby.eu/en/
http://www.franciscofrias.com
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 12:28

Alexandre Vieira escreveu:
Quem conseguiu de facto "fabricar" umas colunas monitor com excelente desempenho e elevado aprumo estético foi o nosso amigo Frias.

Atenção que falo mesmo em elevado desempenho. Tive a oportunidade de as ouvir várias horas ligadas a um sistema a válvulas do Joaquim e fiquei efetivamente rendido.

Vale sempre a pena efetuar experiência na área do audio e "faça você mesmo" quando o resultado é bom uma satisfação enorme para quem as constrói e até para quem como eu, que não tenho qualquer tipo de aptidão, as escuta e fica orgulhoso de ver o feito dos outros.

É isso Alexandre, qual a dúvida.
Qualquer pessoa com jeito para "trabalhos manuais" pode fazer umas.
E com certeza terá o orgulho de as mostrar e dizer: Fui eu que as fiz...!!
Basta seguir alguns passos e se não souber, perguntar, ler e aprender.

Eu tenho aqui umas (4) que fiz (não são Hi-Fi, é som profissional... 1600W/RMS total) que têm surpreendido os meus amigos fãs das marcas.
São pequeninas em tamanho, (os médios/agudos sobretudo) mas o que lá está dentro é de respeito...!!!  

Cumprimentos.
frias
Membro AAP
frias

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 13:59

Evan Oliveira escreveu:
Boas,

Pois são, têm um conceito apoiado em membranas de indução... mas isso é outro "número de obra"....Exclamation
Não foi desse tipo de colunas que falei anteriormente, como projecto de construção...!

Parece que está a pensar em construir colunas do tipo monitor... ou pelo menos de pequeno tamanho.
Sem ir mais além no conceito de munição, para quem tem uma carpintaria à disposição, poderia aspirar a coisa mais séria...
do tipo três vias... colunas de chão, quiçá... enfim, mais elaborado.... mas tudo bem...Smile

Uma coisa é certa: No conceito clássico, não há graves sem caixa e membranas generosas, isto é, sem pé, não há coice...!!!
Sempre ao dispor,

Cumprimentos.

A mim o que me deu gozo foi fazer eu próprio as caixas, experimentar várias opções até chegar ao que me satisfez, fiz várias frentes e várias costas mudei locais de altifalantes e de bass reflex experimentei crossovers  uma infinidade de possibilidades porque quanto a altifalantes comprando com uma qualidade já elevada o que passa a ser realmente importante é a construção das caixas, optei pela construção de caixa dupla, MDF dentro de aglomerado marítimo juntando a rigidez do aglomerado marítimo com a capacidade de absorção do MDF tudo colado, aplicando o menos possível de parafusos e outros materiais metálicos.

Lojas componentes Áudio 20160411

Lojas componentes Áudio Img_1014
frias
Membro AAP
frias

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 15:17

Tens que ouvir as que construí o ano passado umas três vias mais ambiciosas pois a ambição de fazer melhor está sempre presente nas minhas intenções.
Tem o dome tweeter da Scan-Speak o médio  de 5 polegadas da linha exel da SEAS  e o grave com a extrordinária capacidade de chegar aos 20 Hz, (também da SEAS), com a caixa trabalhada para lá chegar, mesmo aquele grave profundo que mais se sente do que se houve.
Temos que marcar uma audição.

Lojas componentes Áudio 3vias10
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 16:41

Hallscool escreveu:
Obrigado Mário!
Vamos a isso. Wink
Se não tocarem bem, o prejuízo é pouco e seguramente o entusiasmo de as fazer será compensador e nenhuma frustração se não agradarem no final.
Há quem monte Legos, puzzles ou outras coisas. Fazer umas colunas vai-me dar muito gosto.
Na verdade ainda não comecei a fazê-las e já sinto o entusiasmo a ler sobre o tema, a escolher os componentes e a desenhar a caixa.

Wink

Talvez já tenha visto estas coisas mas o seu engenho precisa de alimento consistente lol! e há conceitos elementares que já foram inventados há décadas.

http://www.novacon.com.br/audioafca.htm

http://www.novacon.com.br/audiokarl.htm

http://www.novacon.com.br/audiobhorn2.htm

http://www.novacon.com.br/audiocarac.htm

http://www.novacon.com.br/audiokiphor.htm

http://www.novacon.com.br/audiopat800.htm

http://www.novacon.com.br/audiobhorn.htm

study

Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 17:01

Evan Oliveira escreveu:

Bom Dia Filipe,

Claro que participarei, aliás é essa mesmo a finalidade deste forum, embora me possa abster de opinar sobre assunto mais subjectivos,
como por vezes acontece e cuja discussão não leva a lado nenhum.
Gostaria até de ouvir outras opiniões, de preferência de ordem técnica. Sei que há gente que lê estes posts e sabe do assunto.
Apenas opino do que sei... ou penso que sei...!! mas não sou dono da verdade.

Já agora, e voltando ao assunto, aconselho a fazer primeiro uma caixa com as dimensões + - da final, mas "grosso modo"
(umas tábuas e uns pregos) para efectuar alguns testes de som antes partir para e execução das caixas finais.
Há cortes que se fazem e depois já não é possível alterar, só por isso. Até ter-mos o set-up final completo, devemos começar por uma caixa de teste.
Normalmente há sempre alterações a fazer, quer a nível de componentes, quer até mesmo a nível de caixa, dimensões por ex.
Uma caixa maior, responderá melhor nos graves. Pode nem ser no comprimento e na altura, mas sim na profundidade, vai dar ao mesmo.
Um projecto destes está sempre sujeito a audição e alterações... a alguma engenharia acústica e electrónica, se quisermos chamar-lhe assim.

Cumprimentos.

Concordo com o primeiro parágrafo. Às vezes certas "certezas" e "picardias" acabam por afastar as pessoas da participação no forum  Lojas componentes Áudio 754215

O conselho da caixa de testes também é uma coisa que pode parecer um pormenor mas não é. Faz todo o sentido.

O tópico está a ficar bom Lojas componentes Áudio 22692
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 18:04

Eu só tenho que agradecer a vossa amabilidade.

Mário, ia escrever precisamente isso. "O tópico está a ficar bom!"

Irei ver todos os sites deixados com atenção.

Ao amigo Frias quero dar os parabéns pelas colunas que fez. Têm muito bom aspecto.

Quanto aos altifalantes que recomendou, não tenho a menor dúvida de que são marcas de excelência, mas com o preço de 1 woofer da Seas, compro tweeters, woofers e crossovers da Visaton. Hehehe

Sei que a qualidade é inferior, mas para uma experiência, não pretendo gastar tanto dinheiro em altifalates.

Logo se vê como se comportam as colunas depois de prontas. Se aprovarem, avanço para altifalantes de melhor qualidade.

A ideia de fazer umas caixas para testes, realmente é muito interessante. Irei fazer isso. Dessa forma posso testar por exemplo se faço com bass reflex traseiro, frontal ou seladas.

Wink
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 22:04

frias escreveu:

Tens que ouvir as que construí o ano passado umas três vias mais ambiciosas pois a ambição de fazer melhor está sempre presente nas minhas intenções.
Tem o dome tweeter da Scan-Speak o médio  de 5 polegadas da linha exel da SEAS  e o grave com a extrordinária capacidade de chegar aos 20 Hz, (também da SEAS), com a caixa trabalhada para lá chegar, mesmo aquele grave profundo que mais se sente do que se houve.
Temos que marcar uma audição.

Lojas componentes Áudio 3vias10

Lojas componentes Áudio 754215

Foram estas que fizeram colocar as Proac à venda?

Claro que temos que marcar isso estou desejoso!
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 22:46

Não ouvi umas ProAc, mas se essas tocam melhor, já seria caso de as meter em produção em série! Wink
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQua maio 23 2018, 23:31

Entretanto não desfazendo as lojas que indicaram. Optei por comprar o material na Tecnis, por dois motivos. Têm o que pretendo e o atendimento é impecável.

Não sou muito apreciador do cromado, mas parece-me ser uma opção bastante válida.

https://www.tecnis.pt/compra/super-tweeter-audiens-de-cupula-dome-cromado-4-ohm-50w-rms-hi-fi-73

Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 10:26

Hallscool escreveu:
Entretanto não desfazendo as lojas que indicaram. Optei por comprar o material na Tecnis, por dois motivos. Têm o que pretendo e o atendimento é impecável.

Não sou muito apreciador do cromado, mas parece-me ser uma opção bastante válida.

https://www.tecnis.pt/compra/super-tweeter-audiens-de-cupula-dome-cromado-4-ohm-50w-rms-hi-fi-73

Caro Filipe,

Se bem me lembro ia optar por um altifalante de graves de 8 Ohm, certo? Então tem que colocar o tweeter de 8 Ohm também,
para no final o conjunto dar os 8 Ohm, senão vai ficar com as colunas desequilibradas, além de alterar a impedância final da coluna.

É necessário ter em atenção que se o crossover foi desenhado para 8 Ohm, por ex., convém que todos os componentes possuam essa mesma impedância.
Aliás, a escolha acertada do crossover é um, senão o maior "busílis" da construção de uma coluna e a sua escolha acertada é difícil até para quem
está dentro do assunto. Isto é um ponto importante.

Outro ponto que pode dar barraca é o bass reflex. Qualquer abertura numa coluna, designada por bass reflex,  altera a resposta de graves.
Essa alteração pode ser para melhor... ou muito pior até, ao ponto de "comer" os graves quase todos, dependendo como foi feita.

Uma abertura, como tinha dito, carece de alguma informação adicional. Se for para aplicar um tubo interior, o tal bass reflex,
tem que ser calculado o diâmetros e comprimentos do mesmo, em função do altifalante e das dimensões da caixa.
Isto ainda é mais importante numa coluna que tem poucos graves para dar à partida, dado que o altifalante em questão só responde
bem até aos 70Hz... que não é uma frequência assim tão baixa, como se pretende numa coluna.
Concluindo: numa coluna fechada, com esse altifalante, temos uma resposta garantida de 70Hz nos graves, se for aberta, depende...

Já agora, lembro que o ouvido humano ouve uma gama de frequências aproximada entre os 20 Hertz e os 20 000 Hertz.
Qualquer dispositivo de som, é tão bom quanto melhor conseguir reproduzir esta gama de frequências equilibradamente.
Esse ponto de equilibro, sim, é muito subjectivo, sendo um dos grandes pontos de discussão do som.

Cumprimentos.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 10:57

Pensei nessa questão, de optar por um tweeter de 8 ohms, para acompanhar o woofer, no entanto como tenho algumas colunas que usam impedâncias diferentes entre os altifalantes, pensei que não fosse importante.

Agradeço uma vez mais a sua disponibilidade.

Irei optar por outro tweeter, que seja de 8 ohms.

Wink
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 12:01

Crossovers na loja aconselharam este:

https://www.tecnis.pt/compra/filtro-crossover-2-vias-20-300w-wf-2801-1095

Entretanto vi estes, que me pareceram interessantes. No entanto não tem as especificações técnicas disponíveis.

https://www.tecnis.pt/compra/placa-coluna-com-crossover-2-vias-duas-unidades-2286
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 12:34

Hallscool escreveu:

Entretanto vi estes, que me pareceram interessantes. No entanto não tem as especificações técnicas disponíveis.

https://www.tecnis.pt/compra/placa-coluna-com-crossover-2-vias-duas-unidades-2286

... nenhum deles..!!

O primeiro, porque tem o corte muito baixo, isto é, o tweeter vai receber frequências baixas que o vão fazer vibrar em excesso,
pondo em risco a sua durabilidade. O segundo, porque não sei as características.

Eu aconselho um de 12Db, ok, mas com o corte à volta dos 5000 Hz.
Primeiro, porque o altifalante de graves responde bem até aí, segundo porque corta mais alto, evitando assim vibrações excessivas no tweeter.
Isto é apenas a minha opinião... se alguém por aí tivesse outra diferente da minha, também gostava de saber.

Cumprimentos.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 12:37

Gostaria também de saber a vossa opinião para a espessura do MDF a usar na construção das caixas.

Estive a tirar as medidas no sitio onde as pretendo colocar e as caixas efectivamente serão pequenas. 27,5cm de altura e 23 de fundo. A largura pode ser a que pretender, contudo gostaria que ficassem com medidas proporcionais, não ultrapassando muito os 17cm do woofer.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 12:43

Evan, já está anotado! Wink
Portanto, o corte nos 5000hz, para os tweeters não serem forçados a descer tanto.
Wink
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 12:48

Hallscool escreveu:
Pensei nessa questão, de optar por um tweeter de 8 ohms, para acompanhar o woofer, no entanto como tenho algumas colunas que usam impedâncias diferentes entre os altifalantes, pensei que não fosse importante.

Agradeço uma vez mais a sua disponibilidade.

Irei optar por outro tweeter, que seja de 8 ohms.

Wink

Pode ser, o que não é normal, ou seja:

Podemos ligar por ex. dois altifalantes de graves a 4 Ohm em série, que dá 8 Ohm final, aumentando significativamente o power de graves numa coluna,
sem alterar a impedância na secção de graves do crossover. Eu tenho umas Infinity assim, com um valente power de graves, claro, com dois a bombar...!!
A Bose, é uma das marcas que também usa muito isso: Coloca vários altifalantes iguais na mesma coluna para evidenciar algumas frequências.
Outro tipo de ligações com impedâncias diferentes também é possivel, desde que o crossover esteja feito para isso.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 13:12

Sim, entendi. Mas já vi crossovers que permitem a ligação de ambas impedâncias. Agora não sei se é para se usarem altifalantes com impedâncias diferentes ou se para se usarem ambos os altifalantes com a mesma impedância, seja essa 4 ou 8.

Entretanto o único que encontrei em lojas físicas perto da minha zona de residência, que tem as características que indicou é este:

https://www.aquario.pt/pt/product/crossover150w-2-vias
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 16:04

Hallscool escreveu:
Sim, entendi. Mas já vi crossovers que permitem a ligação de ambas impedâncias. Agora não sei se é para se usarem altifalantes com impedâncias diferentes ou se para se usarem ambos os altifalantes com a mesma impedância, seja essa 4 ou 8.

Entretanto o único que encontrei em lojas físicas perto da minha zona de residência, que tem as características que indicou é este:

https://www.aquario.pt/pt/product/crossover150w-2-vias

Pois... não creio ter qualidade suficiente... pelo aspecto!!
Eu preferia um corte mais elevado, na ordem dos 5000. Se for a 4000, tem que se arrajar um tweeter com bastante folga,
ou seja que responda bastante mais baixo que os 4000, para não ir à vida facilmente.

Se ligamos vários altifalantes de baixa impedância no mesmo crossover, descemos a impedância da coluna.
Dois altifalantes de 4 ohms ligados numa coluna, a impedância total da mesma ficaria a 4 Ohms.
Dois altifalantes de impedâncias diferentes numa coluna, toca mais o que tem menor impedância, desequilibrando o conjunto.

Mas não é só isso. O que acontece, é que os amplificadores normalmente não tocam a menos de 4 Ohms, ou seja 4 ohms é o limite...
Alguns amplificadores ligados com esta impedância baixa, quando puxados, começam mesmo a aquecer bastante o que não é bom.
Além disso, duas colunas de 4 Ohm ligadas no mesmo canal do amplificador faz o total de 2 Ohm, ou seja, quase curto-circuíto.
Isto num amplificador de HI-Fi normal, é morte certa.

Conclusão: a impedância mais consensual numa coluna é 8 Ohms.
Embora muitas marcas usem 6 Ohms e até 4 de impedância, nestes casos e com um amp normal, apenas podemos ligar uma coluna a cada canal.
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 16:32

Hallscool escreveu:

Adicionei mensagem por PM sobre este assunto, não sei se viu.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptyQui maio 24 2018, 17:18

Obrigado Evan,
Já li a sua mensagem. Todas as informações são muito bem-vindas. Mais uma vez tomei nota da sua opinião tão esclarecedora.
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio EmptySeg maio 28 2018, 11:42

Hallscool escreveu:
Gostaria também de saber a vossa opinião para a espessura do MDF a usar na construção das caixas.

Estive a tirar as medidas no sitio onde as pretendo colocar e as caixas efectivamente serão pequenas. 27,5cm de altura e 23 de fundo. A largura pode ser a que pretender, contudo gostaria que ficassem com medidas proporcionais, não ultrapassando muito os 17cm do woofer.

Boas,

Os 27,5 cm de altura, para as dimensões desse grave, parece-me um pouco curto... ficamos com apenas 6cm para o tweeter... não cabe...!
O ideal e considerando 15mm de espessura da madeira, pelos meus cálculos seria aproximadamente de 33cm de altura e 23 de largura.
O fundo pode ser entre os 20 e os 25... sem problema.

Cumprimentos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lojas componentes Áudio   Lojas componentes Áudio Empty

Lojas componentes Áudio
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte