Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Dúvida de ligação de componentes | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: Dúvida de ligação de componentes Dom Abr 07 2013, 23:42 | |
| Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom... Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.
A minha dúvida é a seguinte. Posso neste sistema, nem que seja só para a parte do GD, usar um pre amplificador à válvulas à parte? Usando desta forma o actual receiver para as outras fontes, nomeadamente rádio, e como power amplifier?
Ou seja posso fazer uma ligação do tipo: GD -> Pre de Phono -> Pre amplificador -> Receiver (numa ligação de linha, aux por exemplo).
É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações". | |
| | | FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Dom Abr 07 2013, 23:48 | |
| A pré-amplificação a válvulas é interessante. E sem dúvida que passarei por essa etapa um dia.
Não percebo o porquê de "sequenciar" dois pré-amplificadores.
Se liga um pré de válvulas, retira o outro, penso eu de que...
Fbatista | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Dom Abr 07 2013, 23:51 | |
| - Carlos Dias escreveu:
- Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom...
Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.
A minha dúvida é a seguinte. Posso neste sistema, nem que seja só para a parte do GD, usar um pre amplificador à válvulas à parte? Usando desta forma o actual receiver para as outras fontes, nomeadamente rádio, e como power amplifier?
Ou seja posso fazer uma ligação do tipo: GD -> Pre de Phono -> Pre amplificador -> Receiver (numa ligação de linha, aux por exemplo).
É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações". podes utilizar qualquer pré de fono, desde que o ligues numa entrada diferente da entrada de fono do teu Cambridge, ou seja numa entrada aux... | |
| | | Carlos Dias Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 00:03 | |
| - Milton escreveu:
- Carlos Dias escreveu:
- Actualmente o meu sistema, tirando o leitor de CDs, é composto por um gira discos, receiver (Cambridge Audio SR10) e pré amplificador de phono (Cambridge Audio 651P). Estou satisfeito com o pack, e relativamente ao receiver, considero que tem um rádio muito bom...
Mas pretendo fazer um upgrade gradual, à medida que vou conhecendo melhor estas questões do hifi.
É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações". podes utilizar qualquer pré de fono, desde que o ligues numa entrada diferente da entrada de fono do teu Cambridge, ou seja numa entrada aux... Isso é o que tenho agora, ou seja: GD->Pre de Phono-> Entrada Aux do receiver Mas a minha dúvida pode estar aqui, ou seja, ao ligar o pre de phono ao aux do receiver, não é feita uma "nova" pre amplificação? O mesmo não se aplica a qualquer fonte, como por exemplo um leitor de CD's? Ou seja um amplificador integrado para além de fazer a tarefa de power amplifier, não faz o papel de pre amplificaçao para os diferentes inputs? | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 00:12 | |
| A adição de um pré-amplificador a válvulas entre um pré-de phono e uma entrada de linha é desnecessária e apenas serve para "tingir" o som e provavelmente aumentar o ruído de fundo...se o resultado é ou não do seu agrado só escutando. A Musical Fidelity fabricou em tempos um buffer que servia para "colorir" a saída de um leitor de CDs, talvez para dar uma sonoridade mais "vinílica":
http://www.stereophile.com/content/musical-fidelity-x-10d-line-level-preamplifier-measurements
R | |
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 00:26 | |
| Percebi.... ou se calhar estou a fazer confusão. Quando um sistema é constituído por power amplifier e amplificador a válvulas, qual o papel do último? Não é amplificar o sinal ?Ou só serve de switch entre diferentes fontes ?
| |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 06:26 | |
- Percebi.... ou se calhar estou a fazer confusão.
Quando um sistema é constituído por power amplifier e amplificador a válvulas, qual o papel do último? Não é amplificar o sinal ?Ou só serve de switch entre diferentes fontes ?
Isso é um caso diferente, porque ai só tens uma pré amplificação. No que tu estás a temtar fazer, fica assim: Pré de phono, pré a válvulas, pré do receiver e amplificação do receiver. Mas se poderes experimentar, melhor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 10:00 | |
- Percebi.... ou se calhar estou a fazer confusão.
Quando um sistema é constituído por power amplifier e amplificador a válvulas, qual o papel do último? Não é amplificar o sinal ?Ou só serve de switch entre diferentes fontes ?
O sinal proveniente da célula de gira-discos é de muito baixa tensão pelo que além da equalização RIAA necessita também de ser pré-amplificado para uma voltagem equivalente à da saída de um sintonizador ou leitor de CD para ser ligado uma entrada de linha. Este sinal é em seguida atenuado (através do controlo de "volume") e encaminhado para a amplificação (de potência) que irá alimentar as colunas. Antigamente um pré-amplificador servia para pré-amplificar o sinal proveniente da célula mas como hoje as fontes produzem voltagem suficiente apenas serve para seleccionar a fonte e atenuar o "volume" do sistema. Se o objectivo é "colorir" o sinal na etapa que antecede a amplificação o ideal é optar por uma das seguintes soluções: pré-amplificador de phono (transístores) > pré-amplificador de linha (válvulas) > amplificador de potência (transístores) pré-amplificador de phono (válvulas) > integrado/processador cinema-em-casa (transístores) A meu ver a utilização de válvulas na etapa de pré-amplificação phono é demasiado nociva para o desempenho. R | |
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 14:54 | |
| Obrigado. Agora já tenho uma noção mais clara dos diferentes componentes de um sistema. Aqui http://au.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111022025426AAXpgcH encontrei informação interessante.
Se o pré amplificador (não estou a falar do phono) funciona apenas como controlador e não influência o sinal (ou será que sim? E em que?) qual a vantagem de ter um a válvulas em relação a um de transístores ? | |
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 15:16 | |
| As válvulas e os transformadores podem ser usados para "tingir" o som e torná-lo mais agradável ou mais distorcido, dependendo do ponto de vista. Mas também existem equipamentos a válvulas transparentes – que são mais caros do que os equivalentes de transístores – e equipamentos a transístores que "tingem" o som tal como as válvulas. Se ainda não tem uma opinião definida acerca das vantagens ou desvantagens de um som colorido o ideal é visitar uma loja e escutar as diferenças. Pode também ler este artigo sobre "Som Analógico": https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5052-som-analogico-em-gravacoes-digitais-em-inglesBoas escutas, Ricardo | |
| | | tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 15:47 | |
| Vamos lá ver se não ensino a missa ao padre A fonte tem um sinal: - no caso do gira-discos, esse sinal muito pequeno (tensão muito baixa), pelo que temos que usar um pré-amplificador com grande ganho para aumentar o sinal e aplicar a tal equalização RIAA.
- no caso de um leitor de CD esse sinal já vem com uma amplitude elevada.
O pré-amp serve para nivelar o sinal e passa-lo ao power-amp. Há para aí uns prés que se dizem passivos e que a única coisa que fazem é aumentar e diminuir a amplitude do sinal - volume - sem contaminar o sinal. Isto leva a uma grande discussão, que não importa para aqui. Noutros pré (os tradicionais) o caminho não costuma ser tão directo. Não faz sentido ligar dois pré-amps em série, pois vai perder o sinal original. O pré-phono é o único mal necessário no caso do gira-discos. Porque não liga um pré-phono a válvulas ao receiver simplesmente? Outra opção são integrados em que é possível fazer bypass ao pré, e usá-lo só como power. Nesse caso já necessitaria do pré. Mas não me parece o caso. Parece-me que no final do dia eu gostaria de transmitir às colunas o que está escrito no disco, a menos de uma correcção para o meu gosto ou sala - não sou purista. | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 17:01 | |
- Milton escreveu:
- Carlos Dias escreveu:
É possível? Ou corro o risco de dar cabo de todo o sistema, pois estou a fazer duas "pre amplificações". podes utilizar qualquer pré de fono, desde que o ligues numa entrada diferente da entrada de fono do teu Cambridge, ou seja numa entrada aux... Isso é o que tenho agora, ou seja: GD->Pre de Phono-> Entrada Aux do receiver
Mas a minha dúvida pode estar aqui, ou seja, ao ligar o pre de phono ao aux do receiver, não é feita uma "nova" pre amplificação? O mesmo não se aplica a qualquer fonte, como por exemplo um leitor de CD's?
Ou seja um amplificador integrado para além de fazer a tarefa de power amplifier, não faz o papel de pre amplificaçao para os diferentes inputs? Aquilo que queres adicionar ao sistema é um preamplificador ou um pré de fono ? Qual é o modelo ? Se fôr um preamplificador, desiste da ideia porque isso já tu tens no teu Cambridge, e isso seria como dizes meter um pré a receber o sinal de outro pré. Se a ideia é substituires o pré de fono do Cambridge por um a valvulas, avança... | |
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 17:52 | |
| O meu problema é que não percebia muito bem a função de um pré amplificador, pois pensava que este fazia algum tipo de amplificação... mas agora esta tudo mais claro.
Obrigado pela vossa ajuda. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 17:56 | |
- O meu problema é que não percebia muito bem a função de um pré amplificador, pois pensava que este fazia algum tipo de amplificação... mas agora esta tudo mais claro.
Obrigado pela vossa ajuda. O pré amplificador faz uma pequena amplificação que depois é enviada para a amplificação propriamente dita. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes Seg Abr 08 2013, 19:04 | |
- O meu problema é que não percebia muito bem a função de um pré amplificador, pois pensava que este fazia algum tipo de amplificação... mas agora esta tudo mais claro.
Obrigado pela vossa ajuda. É assim: O pré de fono é para amplificar o sinal muito fraco das celulas. Este pré tem que se ligar a um outro preamplificador (de linha) que por sua vez vai ligar ao Power. Há amplificadores integrados(que juntam pre de linha e power na mesma caixa, e é o caso do teu Cambridge) em que é possivel separar o power do pré de linha. No teu caso isto não é possivel porque o Cambridge não o permite. Mas o teu Cambridge tem ainda outro pré que é o pré de fono. Podes não utilizar esse pre de fono, se para tal tiveres um pre de fono exterior que vais ligar a uma entrada auxiliar do Cambridge. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvida de ligação de componentes | |
| |
| | | | Dúvida de ligação de componentes | |
|