| Ruído no gira-discos | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Roquer Membro AAP
Mensagens : 90 Data de inscrição : 27/03/2017 Localização : Margem Sul
| Assunto: Ruído no gira-discos Qua maio 16 2018, 17:02 | |
| Então agora tenho ruído no meu gira-discos? Eu que estou a tentar construir o sistema direitinho, devagar, mas no bom caminho. O meu Rega P2 esta a fazer um ligeiro zumbido quando ligo para rodar. Será normal? Será que já fazia, mas só agora detetei, ao fim de mais de 1 ano?
Já experimentei ligá-lo numa tomada independente, mas faz o mesmo. Alguém tem uma ideia do que possa ser? O "hummmm" é ligeiro, mas permanente.
Obrigado | |
|
| |
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1445 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qua maio 16 2018, 19:10 | |
| - Roquer escreveu:
- Então agora tenho ruído no meu gira-discos? Eu que estou a tentar construir o sistema direitinho, devagar, mas no bom caminho. O meu Rega P2 esta a fazer um ligeiro zumbido quando ligo para rodar. Será normal? Será que já fazia, mas só agora detetei, ao fim de mais de 1 ano?
Já experimentei ligá-lo numa tomada independente, mas faz o mesmo. Alguém tem uma ideia do que possa ser? O "hummmm" é ligeiro, mas permanente.
Obrigado Uma das causas desse tipo de ruído é a proximidade do cabo rca ao cabo de alimentação, agravando-se quando ambos estão próximos e paralelos. Se depois de alterar a posição destes cabos o ruído se mantiver: A primeira coisa a fazer: desligar o cabo rca do gd do amplificador, e com este selecionado para phono aumentar o volume até ao máximo. Se o resultado for silêncio: verificar o cabo de "ground" que liga o gd ao amp. Experimentar os cabos rca do gd ligados mas com e sem ligação de "ground". Depois de tudo isto verificado a abordagem seguinte será: a célula. Esta pode, em determinadas circunstâncias induzir ruído. Mau estado desta ou ruído induzido nesta pelo motor do gd. Um vez que, num gd desse tipo o sinal passa da célula para o amplificador sem circuitos intermédios não é difºicil localizar a anomalia. | |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qua maio 16 2018, 19:35 | |
| - agorgal escreveu:
Uma das causas desse tipo de ruído é a proximidade do cabo rca ao cabo de alimentação, agravando-se quando ambos estão próximos e paralelos. Se depois de alterar a posição destes cabos o ruído se mantiver: A primeira coisa a fazer: desligar o cabo rca do gd do amplificador, e com este selecionado para phono aumentar o volume até ao máximo. Se o resultado for silêncio: verificar o cabo de "ground" que liga o gd ao amp. Experimentar os cabos rca do gd ligados mas com e sem ligação de "ground". Depois de tudo isto verificado a abordagem seguinte será: a célula. Esta pode, em determinadas circunstâncias induzir ruído. Mau estado desta ou ruído induzido nesta pelo motor do gd. Um vez que, num gd desse tipo o sinal passa da célula para o amplificador sem circuitos intermédios não é difºicil localizar a anomalia. Agradeço a resposta e tentativa de ajudar. Mas não é isso que se passa. 1. Tenho os cabos todos devidamente separados; 2. O gira-discos está ligado a um pré phono NAD PP3; 3. Este P2 não tem ligação"ground"; 4. A célula. Aí já não sei. Mas o ruído acontece sem ela estar a ser utilizada. O problema é diferente. O "hummmm" acontece com o gira-discos ligado e com todos os outros equipamentos desligados. Este ligeiro ruído é do próprio motor quando faz o prato girar, não sai pelas colunas. Eu só oiço quando junto o ouvido ao gira-discos, ele é imperceptível no meu ponto de escuta. Eu li em forums de outros países que há alguns problemas de ruídos com os Rega. Mas eu não tenho esses problemas, este parece-me diferente, é apenas o prato a girar, mais nada. Não diminui nem aumenta se toco no braço, não parece problema de terra. É realmente estranho. Tentei fazer um vídeo, mas como é tão ligeiro, o microfone o telemóvel não capta. Talvez esteja a ser picuinhas, mas faz-me confusão. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qua maio 16 2018, 20:07 | |
| Grave será se ouvires esse ruído, nas colunas, quando a célula estiver na parte silenciosa do disco a rodar. | |
|
| |
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1445 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qui maio 17 2018, 02:15 | |
| - Roquer escreveu:
O problema é diferente. O "hummmm" acontece com o gira-discos ligado e com todos os outros equipamentos desligados. Este ligeiro ruído é do próprio motor quando faz o prato girar, não sai pelas colunas. Eu só oiço quando junto o ouvido ao gira-discos, ele é imperceptível no meu ponto de escuta.
Eu li em forums de outros países que há alguns problemas de ruídos com os Rega. Mas eu não tenho esses problemas, este parece-me diferente, é apenas o prato a girar, mais nada. Não diminui nem aumenta se toco no braço, não parece problema de terra. É realmente estranho. Tentei fazer um vídeo, mas como é tão ligeiro, o microfone o telemóvel não capta. Talvez esteja a ser picuinhas, mas faz-me confusão. Sendo a fonte de ruído o próprio gd pode experimentar retirar o prato e a correia, e sem estes, por o motor a funcionar. Depois, já com a correia no subprato e na polia do motor mas ainda sem o prato, voltar a por o motor a rodar. Finalmente já com o prato mas sem usar o braço. Pela descrição que faz a origem do ruído pode ser mecânica (e aí inclinar-me-ia para o eixo-chumaceira) ou residir no funcionamento do motor. Está posta de parte a origem no conjunto braço-célula. | |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qui maio 17 2018, 11:44 | |
| - agorgal escreveu:
Sendo a fonte de ruído o próprio gd pode experimentar retirar o prato e a correia, e sem estes, por o motor a funcionar. Depois, já com a correia no subprato e na polia do motor mas ainda sem o prato, voltar a por o motor a rodar. Finalmente já com o prato mas sem usar o braço.
Pela descrição que faz a origem do ruído pode ser mecânica (e aí inclinar-me-ia para o eixo-chumaceira) ou residir no funcionamento do motor. Está posta de parte a origem no conjunto braço-célula. Pois então fiz essas experiências e o ruído (reforço, ligeiro) continua, mesmo sem prato e sem correia. Pelos vistos o " new 24v, low noise motor" anunciado pela Rega Research é mesmo verdade. Apesar de low noise, ele existe. O que eu acho estranho é só agora ter reparado. Talvez por agora estar cada vez mais atento aos pormenores e a sala dedicada permitir um melhor apuramento de todos os detalhes. Sempre ouvi dizer que quanto mais se eleva o nível, mas se ouvem as coisas boas e as más também. Para além de que o ouvido vai ficando mais treinado. Terei de viver com o ruído!!! | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Sáb Jun 16 2018, 14:28 | |
| Eu tenho um Planar 2 e não tem ruído.Mas também ainda não prestei muita atenção. | |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Sáb Jun 16 2018, 19:13 | |
| - nbaptista escreveu:
- Eu tenho um Planar 2 e não tem ruído.Mas também ainda não prestei muita atenção.
Houve com atenção, com o ouvido junto ao gira-discos, só a rodar sem disco a tocar e com silêncio na sala. Já agora fico a saber se é só o meu. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Sáb Jun 16 2018, 21:30 | |
| Não ouço ruido nenhum, totalmente silencioso. Fala com a Audioteam, alguma coisa se está a passar aí! | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Dom Jun 17 2018, 08:57 | |
| O hum nesse aparelho é normal.. já tive dois e apresentavam o mesmo sintoma | |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Seg Jun 18 2018, 15:23 | |
| - nbunuel escreveu:
- O hum nesse aparelho é normal.. já tive dois e apresentavam o mesmo sintoma
Então posso concluir que uns fazem ruído outros não. Eu li noutros sítios da net que esse problema é comum a alguns gd da Rega. É um pouco incómodo, mas parece ser comum. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Ter Jun 19 2018, 20:24 | |
| - Roquer escreveu:
- Eu li noutros sítios da net que esse problema é comum a alguns gd da Rega. É um pouco incómodo, mas parece ser comum.
A pessoa certa para esclarecer isso é o Jorge Alves, da Audioteam... | |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qua Jun 20 2018, 10:05 | |
| - nbaptista escreveu:
- Roquer escreveu:
- Eu li noutros sítios da net que esse problema é comum a alguns gd da Rega. É um pouco incómodo, mas parece ser comum.
A pessoa certa para esclarecer isso é o Jorge Alves, da Audioteam... Sim, claro. Terei de falar com ele para ter um esclarecimento sobre o assunto. Obrigado pelas respostas e ajuda. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qua Jun 20 2018, 11:34 | |
| O Jorge Alves conhece muito bem os produtos que vende e é uma pessoa honesta. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Dom Jul 01 2018, 18:06 | |
| Então como está esse problema de ruido, é normal ou não?
| |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Seg Jul 02 2018, 09:47 | |
| - nbaptista escreveu:
- Então como está esse problema de ruido, é normal ou não?
Por motivos profissionais ainda não tive tempo para verificar o problema. O tempo é pouco. mas logo que possa vou tratar do assunto. Obrigado por perguntares. | |
|
| |
Roquer Membro AAP
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos Qua Abr 17 2019, 17:21 | |
| Passado quase um ano, resolvi o problema com o ruído "humm" no gira-discos Rega P2! Simples, a tampa em acrílico era a fonte do ruído! Verdade, verdadinha, sem ela o problema desaparece. Estou à toa! Ai, ai, enfim! O audio... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ruído no gira-discos | |
| |
|
| |
| Ruído no gira-discos | |
|