| Tidal MQA + Dac | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
joaomanuelfernandes
Mensagens : 15 Data de inscrição : 31/05/2017 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Tidal MQA + Dac Sex Jun 08 2018, 10:06 | |
| Bom dia a todos.
Tenho um Cambridge Audio Dac Magic que apenas suporta 16/48 por USB. Apesar de supostamente fazer upsampling para 24/192.
Como recentemente aderi ao Tidal HiFi e descobri que têm álbuns em MQA decidi experimentar e ouvir as diferenças.
O problema é que o portátil liga ao DAC por USB e não tenho forma de "desdobrar" o MQA.
Comprei uma Asus Xonar U7 MKII que liguei por usb ao portátil e depois por spidf ao DAC. Não gostei da combinação. O som era amorfo. Ainda tentei aumentar o sampling rate da Xonar U7 para 24/96, o máximo que o DAC suporta, mas apenas consegui ruído e dropouts. Não sei se será da Xonar ou do DAC.
Entretanto, decidi experimentar o player Amarra, que faz descodificação por software do MQA. E noto alguma diferença. Para melhor.
A minha pergunta é: será o MQA a next big thing que compense investir num DAC que o suporte, ou mais vale estar quieto? | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| |
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Sex Jun 08 2018, 10:51 | |
| Difícil de dizer para já. Na what hi-fi aqui há uma ano ou dois andavam todos molhadinhos na roupa interior por causa do novo formato da Meridian que iria devolver o som dos estúdios para as nossas casas. Mas as coisas já arrefeceram um pouco e agora já não falam muito disso. A ideia que eu tenho é que agora sem constrangimentos de largura de banda os audiófilos preferem os ficheiros flac a 196khz e os DSD. Pessoalmente não tenho paciência para mais formatos um bocadinho de nada melhores, ou são muito melhores ou então não vale a pena o trabalho de ir arranjar uma coleção de música outra vez sempre que alguém se lembra de inventar uma coisa que promete muito mas depois é assim assim. | |
|
| |
joaomanuelfernandes
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Sex Jun 08 2018, 10:57 | |
| Já tinha lido o artigo e confesso que a melhoria professada ainda não me convenceu totalmente. Mais importante para mim seria mesmo potenciar a utilização do meu DAC e poder ouvir formatos 24/96, para além do MQA, já que tenho o upsampling para 24/192.
Não sei é se o combo portátil-> placa de som externa-> dac será a melhor opção. Mas não queria investir noutro DAC. Talvez a nabice tenha sido minha e não soube tirar partido.
| |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Sex Jun 08 2018, 18:50 | |
| - galvaorod escreveu:
- Difícil de dizer para já. Na what hi-fi aqui há uma ano ou dois andavam todos molhadinhos na roupa interior por causa do novo formato da Meridian que iria devolver o som dos estúdios para as nossas casas. Mas as coisas já arrefeceram um pouco e agora já não falam muito disso. A ideia que eu tenho é que agora sem constrangimentos de largura de banda os audiófilos preferem os ficheiros flac a 196khz e os DSD.
Pessoalmente não tenho paciência para mais formatos um bocadinho de nada melhores, ou são muito melhores ou então não vale a pena o trabalho de ir arranjar uma coleção de música outra vez sempre que alguém se lembra de inventar uma coisa que promete muito mas depois é assim assim. Proponho que leiam o artigo com atenção. As revistas andam todas doidas porque isso vai significar mais DACs vendidos e mais publicidade. São umas rameiras. MQA = lossy + DRM | |
|
| |
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Sex Jun 08 2018, 21:56 | |
| - joaomanuelfernandes escreveu:
- Já tinha lido o artigo e confesso que a melhoria professada ainda não me convenceu totalmente.
Mais importante para mim seria mesmo potenciar a utilização do meu DAC e poder ouvir formatos 24/96, para além do MQA, já que tenho o upsampling para 24/192.
Não sei é se o combo portátil-> placa de som externa-> dac será a melhor opção. Mas não queria investir noutro DAC. Talvez a nabice tenha sido minha e não soube tirar partido.
O DacMagic de 2009 não deve ser usado com a ligação USB que tem um desempenho mediocre: Although its USB input is really of only utility quality and shouldn't be used for serious listening, the Cambridge Azur DacMagic otherwise offers superb measured performance.Read more at https://www.stereophile.com/content/cambridge-audio-azur-dacmagic-da-converter-measurements Existem conversores USB > S/PDIF (p.ex. http://www.musicalfidelity.com/support/discontinued-products/vSeries/v-link192 ) mas não sei se pelo preço combinado não valia mais trocar de DAC.
Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Jun 09 2018, 19:47, editado 1 vez(es) | |
|
| |
joaomanuelfernandes
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Sáb Jun 09 2018, 12:25 | |
| Daí ter tentado utilizar uma placa de som externa para alimentar o dac por spidf. Assim eliminava a ligação USB e passava a usar a ligação coaxial. Achei no entanto que introduziu muito ruído. Talvez um problema da placa de som e não propriamente do DAC.
Estou tentado a experimentar novamente com outra placa de som usb. | |
|
| |
joaomanuelfernandes
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Sex Jun 15 2018, 12:41 | |
| Problema resolvido. Devolvi a placa de som porque aparentemente a saída óptica estaria com defeito. Comprei e voilá, já pude experimentar os álbuns com MQA em condições e durante algum tempo.
O meu sistema tem a limitação de não suportar mais que 96/24 o que quer dizer que não fará o desdobramento total do audio. Apesar de fazer um upsampling para 192/24.
Curiosidade: o DAC mostra que alguns álbuns estão a 88/24.
Experiência sonora: Em 96/24 o som é mais coeso e redondo. "Reconfortante". As vozes estão mais à frente (Nina Simone, Diana Krall) e a sensação de palco e posicionamento dos instrumentos é maior e mais definida (John Coltrane, Eagles, Dire Straits).
Mas tem um problema: a atenuação das frequências médias e altas. Falta ali um "silvar" nas vozes e até alguma rouquidão. É certo que não cansa, mas fica tudo muito "redondinho". | |
|
| |
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac Dom Jun 17 2018, 08:11 | |
| Os ficheiros MQA estão limitados a 17/60 por isso o "desdobramento" não precisa de um novo DAC mas da imaginação de quem escuta... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tidal MQA + Dac | |
| |
|
| |
| Tidal MQA + Dac | |
|