Em tempos de Pandemia
Nos anos 70 do século passado, quase sempre que ia a casa de um amigo, ouvia-se pela casa música... clássica. Era o pai dele a ouvir.
Ao contrário de hoje, eu nem era muito amante desse tipo de música, mas perante um som tão perfeito, algo que não era habitual na altura, um dia, indaguei que som era aquele… que me mostrasse o aparelho…?!
Levou-me ao salão da casa, onde estava o dito: Bang & Olufsen… Beomaster 1900
Nunca tinha visto tal coisa... sem botões, bastava tocar com o dedo... as funções mudavam... naquele tempo era algo incrível... e que som...!!!
Ficou para sempre na minha memória….
Hoje, em tempos de pandemia e confinamento, com algum tempo de sobra, encontro-me a navegar por esses sítios onde se encontram aquelas coisas que nos apaixonam.
Por casualidade, encontro à venda (barato) algo que me fez recordar esses tempos idos…
Recebi o aparelho bem embalado e como descrito. Avariado.
Ligado o aparelho, era coisa pouca. Algumas lâmpadas de iluminação das funções não acendiam e um canal falhava. E claro, muita sujidade que se foi acumulando ao longo dos anos.
Desmontado o aparelho e limpas as muitas sujidades, foram substituídas as lâmpadas. Por acaso tinha em stock com a mesma voltagem e tamanho...!!
Depois, veio o pior: Porque um canal falhava quando se mexia na parte de cima, na zona dos comandos de Tone do amp por baixo da tampa?
Pensei que fosse algum switch com mau contacto, verifiquei, limpei, ressoldei... revi.. e revi todos e mais algum... ficou igual....!!!
Depois pareceu-me ser o Fader de "Balance"... desmontei, limpei... montei, ressoldei... igual...!!!
Depois mexia na board principal... falhava... voltava a dar... abanava de um lado, do outro, nos fios de ligação, sem ser nos fios... falhava... voltava a dar...
Até que cheguei a uma conclusão: É um componente dessoldado na Board. Onde?
A verdade é que este aparelho tem uma construção excelente.
Todos os componentes são de muito boa qualidade e muito bem soldados... mas... só pode!?
Lupa retro-iluminada em cima... e procurar pontos de soldadura... um por um...!!!
Passadas umas boas horas de vira e revira, BINGO. Aqui está o filho da ..... mãe do condensador mal soldado, só pode ser este...!!!
Toca a soldar.... ligar, UFAAA....!! Já está. Finalmente.
Pronto. Montar o aparelho e fazer o teste final.
Liguei a fonte de musica e as colunas...
Continua a ser máquina... como há 40 anos... !!!