Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Fitas Magnéticas Magnetizantes

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptySáb Jun 19 2021, 13:36

Para alguns acabaram faz muito tempo, outros ressuscitaram-nas e outros nunca as largaram, no entanto elas continuam por aí e com cada vez mais adeptos.

Pelo que merecerem ter um espaço próprio aqui no nosso Fórum para colocarem aqui o que ouv

Dou o pontapé de saída penso que certeiro (melhor seria o do Ronaldo logo) de uma obra que em fita tem um enorme encanto:


Fitas Magnéticas Magnetizantes R-10863049-1511908415-7358.jpeg


Um belo conjunto de temas que nos tocam pela interpretação intensa e com arranjos musicais incríveis, deixo aqui um artigo que encontrei e que traduzi para nos enquadrar no ano de 1942, ano em que foi gravado este registo.

Frank Sinatra: os anos Stordahl

A palavra-chave que vem à mente ao discutir os arranjos que Axel Stordahl escreveu para Frank Sinatra é "íntimo". As baladas que Sinatra cantava na década de 1940 eram geralmente bem lentas em andamento e, por meio desse ambiente, ele costumava demonstrar sua habilidade fantástica de soar forte e emocional, mesmo quando cantava em uma dinâmica quase sussurrante. Stordahl criou para ele um estilo de acompanhamento de música de câmara baseado fortemente em cordas e frequentemente apresentava solos de flauta e clarinete. Quando Sinatra alcançou a fama, ele foi um grande contraste com o superastro Bing Crosby, que raramente soava romântico e também era mais velho. Os acompanhamentos musicais enquadraram a voz de Sinatra em um ambiente íntimo, soando sexy para seus jovens ouvintes. Embora Sinatra fosse casado, as jovens eram obcecadas por ele;a combinação dos sons românticos de sua voz e música de fundo ajudou a criar um frenesi quando ele se tornou um ícone da música pop.

Axel Stordahl era trompetista e cantor de grupo na Orquestra de Bert Bloch quando, em 1936, Dorsey o ouviu e contratou. Posteriormente, tornou-se arranjador pessoal da Orquestra Dorsey. Sua apresentação a Frank Sinatra ocorreu na década de 1940, quando o jovem cantor, recém-saído da Orquestra Harry James, foi contratado por Dorsey. Em 1942, Sinatra e Stordahl gravaram quatro lados para a gravadora Bluebird, da RCA, que se tornou um clássico instantâneo. Quando Sinatra deixou a organização Dorsey em 1942, Stordahl foi com ele para se tornar seu diretor musical.

Em meados da década de 1940, Sinatra havia se tornado uma indústria musical de um homem só, com gravações, filmes, programas de rádio e apresentações ao vivo em auditórios, salas de concerto e clubes de jantar. Representantes de editoras musicais o inundaram com novas canções, e ele precisava de tantas boas quanto pudesse. Sinatra até abriu sua própria editora dirigida por seus amigos Ben Barton e Hank Sanicola (Barton Music). Seu gosto era infalível; ele sabia o que funcionava para ele e o que não funcionava. Como resultado, a maior parte da produção de Sinatra em seus anos na Columbia é amplamente considerada clássica.

É amplamente conhecido que de 1943 a 1953 Axel Stordahl foi o maestro e arranjador de Sinatra. No entanto, o que não foi amplamente compreendido é até que ponto ele teve auxílio na criação dos arranjos. O conceito de 'escrita fantasma' era comum na época. As redes de rádio, a televisão e os estúdios de cinema tinham compositores e arranjadores na equipe cujo trabalho era produzir de tudo, desde trilhas sonoras de filmes a música de fundo incidental para comerciais lidos por locutores. Esses arranjadores da equipe também estavam disponíveis para ajudar a preencher um programa de música necessário para uma próxima apresentação. Não é nenhum segredo que quando Sinatra se tornou uma grande estrela na década de 1940, ele se apresentava quase diariamente. Devido ao número de datas em que Sinatra esteve envolvido (concertos, rádio,ou televisão) teria sido muito difícil para Stordahl arranjar novo material para atender à demanda. Conseqüentemente, vários 'escritores fantasmas' foram empregados pela organização Sinatra para ajudar a produzir rapidamente arranjos de canções populares da época. Algumas das pessoas que contribuíram com os arranjos foram Billy May, Bill Bunt, Neal Hefti, Earle Hagen, John Hicks, Lowell Martin e George Siravo. Na verdade, existem pelo menos duas instâncias de arranjos que foram iniciados por um arranjador e finalizados por outro. Os dois arranjos são Don't Fence Me In (Lowell Martin e Billy May) e The Brooklyn Bridge (Bill Bunt e Axel Stordahl). Até agora, acreditava-se amplamente que Stordahl havia escrito a maioria, senão todos esses arranjos. Agora, devido à disponibilidade de materiais da biblioteca de Sinatra,somos capazes de determinar os verdadeiros arranjadores dessa música histórica.

Embora Stordahl na maioria das vezes arranjasse as baladas, ele não se sentia tão confortável com canções de swing e jazz. Essas atribuições de arranjo eram frequentemente atribuídas a escritores fantasmas. O mais conhecido dos escritores fantasmas de Sinatra foi George Siravo, que tocou na primeira e malsucedida orquestra de Glenn Miller. Durante 1945, Siravo escreveu para Charlie Barnet e contribuiu com muitos arranjos de canções padrão para o livro de dança de Artie Shaw. Ele iria arranjar um LP de swing do Columbia de Sinatra e um livro inteiro de arranjos para apresentações em clubes no início dos anos 1950, quando a popularidade de Sinatra diminuiu. Até hoje, todo o trabalho de Siravo para Sinatra na década de 1940 é creditado erroneamente a Stordahl. Siravo continuou a escrever para Sinatra no início dos anos 1960. Outro arranjador que escreveu muito para Sinatra em meados da década de 1940 foi Lowell Martin.Martin já havia tocado trombone e arranjado para Tommy Dorsey e Woody Herman (“Las Chiapanecas”). Ele também arranjou para artistas da Capitol como The Pied Pipers e os Starlighters. Ele é frequentemente confundido com Lloyd “Skip” Martin, que também escreveu e orquestrou para The Pied Pipers e trabalhou para Sinatra no início dos anos 60.

Ken Lane escreveu arranjos vocais e dirigiu corais para Sinatra durante este período. Ele é mais conhecido por ser o acompanhante de Dean Martin e foi visto no programa de TV de Martin todas as semanas. Lane trabalhou pela primeira vez com Martin na Paramount Pictures e talvez seja mais conhecido por ter escrito a música Everybody Loves Somebody. Esta música foi inicialmente gravada por Sinatra, mas depois se tornou um grande sucesso para Dean Martin em 1964.

Billy May mudou-se para a Costa Oeste após deixar a banda de Glenn Miller em 1942, e juntou-se a Ozzie Nelson como trompetista / arranjador. Ele logo estava trabalhando para a rádio NBC e free-lancing. Anos depois, May falou em escrever para Sinatra durante esse período, mas a amplitude de sua produção permaneceu desconhecida. Através de nossa pesquisa da música escrita para Sinatra durante os anos de Columbia, podemos finalmente atribuir a ele muitos dos arranjos com que contribuiu. Claro, Frank e Billy criaram um forte vínculo musical na Capitol que durou muitos anos.

Talvez a maior surpresa (ainda que lógica) seja descobrir o nome Earle Hagen entre os arranjadores de Sinatra durante os anos 1940. Hagen arranjou e gravou com os Starlighters e Tony Martin para a Mercury Records em 1946, e trabalhou regularmente para Alfred Newman na 20th Century-Fox, arranjando e orquestrando musicais por vários anos. Com seu parceiro Herbert Spencer, ele teve uma empresa durante os anos 1950 chamada MSI que fornecia música para a televisão, com Hagen compondo e Spencer orquestrando. Eles também fizeram vários álbuns agora raros com um conjunto de músicos free-lance que foi chamado de Orquestra Spencer-Hagen. Depois de dissolver a parceria, Hagen escreveu temas e pontuações de fundo para The Danny Thomas Show, The Andy Griffith Show, The Dick Van Dyke Show, I Spy e muitos outros programas de TV. Ele era um professor respeitado de música para cinema,e seu livro Scoring for Films ainda é amplamente utilizado. Uma excelente história oral de Hagen pode ser encontrada no site da Television Academy Foundation em https://interviews.televisionacademy.com/interviews/earle-hagen#interview-clips

A história de Sinatra pós-1950 é bem conhecida. Os ouvintes de música pop tornavam as canções novas os sucessos do dia, e Sinatra teve mais dificuldade em encontrar o tipo de material que se sentia à vontade para tocar. Problemas conjugais e de voz o atormentavam, e seu próprio programa de TV nunca realmente pegou, mesmo tendo sido exibido por dois anos. Um novo produtor da Columbia chamado Mitch Miller tornou as coisas ainda piores, dando a ele músicas terríveis para gravar, e esses discos são os piores que ele já fez.

A Capitol assinou um contrato com ele quando o contrato do Columbia expirou, e Sinatra trouxe Stordahl com ele mais uma vez. Os executivos da Capitol adoravam a música de Axel e assinaram seu próprio contrato, mas achavam que Sinatra deveria ter uma nova direção musical. Uma sessão de gravação com Stordahl não trouxe nada de novo, então Sinatra foi informado que Billy May arranjaria a música para a próxima sessão. No entanto, Billy May não estava disponível na época, então Nelson Riddle foi contratado para escrever fantasmas. Riddle era bem conhecido da Capitol Records por ter escrito vários arranjos famosos para as sessões de gravação de Nat King Cole para a gravadora, incluindo: Mona Lisa, Too Young e Unforgettable. Ele contribuiu com quatro arranjos: dois no estilo de Billy May e dois em seu próprio estilo. Ele também conduziu a música na sessão de gravação.O resto é história do show business, já que Riddle e Sinatra se tornaram uma combinação imbatível e gravaram vários álbuns clássicos que nunca ficaram fora de catálogo.

Stordahl se tornaria o diretor musical de Eddie Fisher, o que não agradou a Sinatra e prejudicou sua amizade outrora próxima. Stordahl se casou com June Hutton, vocalista dos Stardusters e dos Pied Pipers, e fez várias gravações com ela nos anos subsequentes. Axel fez um último álbum com Sinatra, ironicamente o último álbum de Sinatra para a Capitol, Point of No Return. Stordahl iria compor o tema do programa de TV McHale's Navy antes de morrer de câncer em 1963.

Preparar para publicação os arranjos escritos para Sinatra na década de 1940 apresenta vários desafios: muitas vezes a música foi cortada ou alterada, erros de cópia nas partes nem sempre foram detectados e corrigidos e frequentemente introduções ou finais foram reescritos ou criados durante a gravação. sessão. Muitos desses arranjos foram escritos para as aparições de Sinatra no rádio e nunca foram oficialmente gravados em estúdio. Aqueles que mais tarde foram revisitados no estúdio de gravação freqüentemente tiveram a música cortada por razões de tempo ou tiveram outras modificações feitas. Optamos por apresentar os arranjos conforme escritos com uma narrativa detalhando todas as alterações feitas na música original. Além disso, indicamos onde uma gravação de referência pode ser encontrada; Contudo,em alguns casos, o único desempenho conhecido vem de uma transmissão de rádio que não está em circulação comercial.

Enquanto a maioria dos fãs de Sinatra conhece e prefere os álbuns Capitol e Reprise, outros abraçaram todo o seu catálogo e sabem que a era Columbia estabeleceu Frank Sinatra como uma grande estrela e um dos melhores intérpretes de canções populares que já existiram. Estamos orgulhosos de poder publicar a música escrita para Frank Sinatra durante este período, todas as partituras e partes históricas originais.

Goansipife, masa, Fernando Salvado e paulov gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 466
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptySáb Jun 19 2021, 19:10

Um tema que me é particularmente interessante dado que nunca abandonei este suporte que ainda hoje
me proporciona muitas horas de prazer auditivo e...nostalgico...
Fitas gravadas "de origem" por super profissionais ou gravadas, ... mais que amadoristicamente, continuam a cumprir a sua missão ( algumas com mais de 60 anos ) !!!Fitas Magnéticas Magnetizantes Img_4314
Fitas Magnéticas Magnetizantes Img_4313

Alexandre Vieira, masa e paulov gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptyDom Jun 20 2021, 14:23

Hoje como também estou num dia de fazer fitas escuto com atenção esta belíssima gravação, uma das melhores cassetes que tenho em termos de fidelidade.

Fitas Magnéticas Magnetizantes R-6461820-1420036472-8196.jpeg

Esta foto é a da mesma obra em cd (não consigo passar fotos com o IPAD).

Uma dinamica incrivel para uma K7, segundo o que dizem esta cassete é de crómio.

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptyDom Ago 22 2021, 13:36

Fitas Magnéticas Magnetizantes Watch?v=W3q8Od5qJio

Versão Portuguesa toca aqui e tem o nome de: Metes-me um medo de morte! Fitas Magnéticas Magnetizantes 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptyQui Set 02 2021, 21:13

Fitas Magnéticas Magnetizantes R-14504343-1575890949-7035.jpeg


Uma tarde de trabalho acompanhada por esta obra, que muito me agrada. A gravação em K7 é muito decente. Exibe que a fita é do tipo II - Crómio. O que mais me agrada nesta gravação e obra é dinâmica e ao mesmo tempo acústica está muito bem conseguida. A quem a encontrar por aí garanto que fará uma boa aquisição.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptyQua Set 08 2021, 21:02

Fitas Magnéticas Magnetizantes R-14501651-1575830053-1462.jpeg

Liszt ganhou fama na Europa durante o início do século XIX por sua habilidade como pianista virtuoso. Foi citado por seus contemporâneos como o pianista mais avançado de sua época, e em 1840 ele foi considerado por alguns como o maior pianista de todos os tempos. Liszt foi também um compositor bem conhecido e influente, professor e maestro. Ele foi um benfeitor para outros compositores, incluindo Richard Wagner, Hector Berlioz, Camille Saint-Saëns, Edvard Grieg, Vianna da Motta e Aleksandr Borodin.[4]

Como compositor, ele foi um dos representantes proeminentes da "Neudeutsche Schule" ("Nova Escola Alemã"). Deixou para trás um corpo extenso e diversificado de trabalho em que ele influenciou seus contemporâneos sobre o futuro e antecipou algumas ideias e tendências do século XX. Algumas de suas contribuições mais notáveis foram a invenção do poema sinfônico, desenvolvendo o conceito de transformação temática, como parte de suas experiências em forma musical e fazer rupturas radicais em harmonia.[5] Ele também desempenhou um papel importante na popularização de uma grande variedade de música de transcrição para piano.

In Wiki

Poderosas as obras de Liszt numa estética e métrica que me faz sempre pensar em Wagner. Embora um pouco mais subtil.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptySáb Set 25 2021, 15:42

Frei Hermano Da Câmara Com O Quarteto 1111

Numa das minhas visitas às Feiras encontrei esta raríssima K7 que vale bom dinheiro.

Este mix de Frei Hermano da Câmara com o Quarteto 1111 é qualquer coisa muito improvável. É a mesma coisa que misturar os Lobitos dos Escuteiros de Camarate com os CAN.

Arranjos psicadélicos a músicas de conteúdo religioso. É um exercício que não é bom nem mau, tudo depende de quanto gostamos da temática, eu pessoalmente não sou adepto,  mas reconheço que é sem dúvida um exercício muito original.

Fitas Magnéticas Magnetizantes R-4358073-1460047942-7179.jpeg

Bass – Mike Sergeant
Chorus – Coro Da Escola Claustral De Singeverga
Drums – Miguel Artur Da Silveira
Guitar – António Moniz Pereira, Mike Sergeant
Keyboards – José Cid
Mellotron – José Cid
Vocals – Frei Hermano Da Câmara

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes EmptySeg Set 27 2021, 20:29

Beach House – B-Sides And Rarities
Label:
Bella Union – BELLA 647CAS
Format:
Cassette, Compilation
Country:
UK & Europe
Released:
Jun 30, 2017

Fitas Magnéticas Magnetizantes R-10558261-1499869117-4068.jpeg


Uma excelente edição da Bella Union de coleção de temas excelentes de uma das bandas com mais profunda e aprimorada estética que conheço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty
MensagemAssunto: Re: Fitas Magnéticas Magnetizantes   Fitas Magnéticas Magnetizantes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fitas Magnéticas Magnetizantes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Culinária e as Fitas Magnéticas
» Fitas da MPS
» Museu digital/registo de som em fitas magnéticas
» Fitas
» Bobines NOVAS - tipos diferentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: