Mensagens : 4 Data de inscrição : 01/10/2021 Idade : 38 Localização : Barcelos
Assunto: Recomendação colunas/amplificador Sex Out 01 2021, 10:01
Bom dia a todos!
bendita hora, que numa busca no google por colunas deparei me com este magnifico fórum onde nestes últimos dias “devorei” posts e posts, mas percebi que por muito que lê se a escolha de colunas e amplificador vai de acordo com o nosso espaço e gosto musical, por tanto vou ter que vos chatear com as minhas perguntas
Comprei um gira discos SONY PSLX310BT pois cá em casa temos colunas por Bluetooth como da Marshall, etc mas á medida que a compra de vinis aumentou percebi que aquilo era mesmo muito fraquinho, dito isto estou a pensar investir numas boas colunas e amplificador.
Procuro em 2º mão, no olx já vi algumas coisas que me parecem interessantes mas não tenho conhecimentos para poder ter a certeza. ( por exemplo: Kef Q55, Kef Q35, Acoustic Energy Aegis 2, B&W vision DS3), amplificadores nem me atrevo pois não percebo nadinha do assunto.
O meu estilo musical varia muito; rock, metal, jazz, blues, live concerts, etc
Espaço da sala: 4.8 x 5.7metros
Atualmente será para ouvir os vinis no gira discos mas mais tarde estou também a pensar investir num leitor de cds.
Estive a ver vários anúncios no olx, mas parece que quanto mais procuro mais baralhado fico.
O que me aconselham?
Grande abraço da terra do Galo
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Sáb Out 02 2021, 10:38
Caro JMacedo, para que a ajuda venha de forma mais eficiente, partilhe algumas informações desde a terra dos Galos!
Que orçamento geral tem? - Em princípio a maior fatia do orçamento deverá ir para as colunas.
Como pensa a disposição das colunas? - A sua sala tem umas dimensões interessantes, se pensar escutar Música a 2/2,5 metros delas, talvez possa ficar bem servido com colunas do tipo monitoras (necessita de comprar os standes para elas).
Pensa escutar em volume generoso? - Isto vai pesar na escolha das colunas e amplificador, por mais que digam que 1 watt é isto e aquilo, na hora de tocar Música sem distorção, os números vão contar.
Posto isto, para deixar uma alternativa ao olx desta vida... que tal espreitar aqui: https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/oportunidades/
Aí tem umas Rogers LS 4a/2 por 190 Euros, tocam bem todo o tipo de Música. Tem ainda umas DALI Zensor 1 por 250 Euros... pode sempre tentar negociar qualquer coisa.
Para amplificador, deixo a sugestão: https://www.olx.pt/d/anuncio/amplificador-integrado-nad-3020i-IDGyrXq.html#9afd34d98c
Pode ir para um clássico e não ficará mal servido. Eventualmente até pode tentar ouvir com as colunas que o anunciante diz ter (não conheço as colunas).
Ou algo novo, como este: https://www.joselopesmarques.com/product-page/nad-c-316bee-v2
Para o fim deixo uma outra sugestão: pense em trocar de gira-discos.
Não sei que orçamento tem, se as sugestões que deixo vão ao encontro do que quer ou espera ter, mas se existir a oportunidade de encaixar, pense num gira-discos. (acabo de ver que o Rega Planar 1 está em promoção aqui: https://www.joselopesmarques.com/product-page/rega-planar-1-1)
O segredo para o sistema está no equilíbrio, não precisa de se precipitar e comprar o Rega já, nada disso! Pode tentar vender o Sony que tem e apostar numa compra com calma.
Alexandre Vieira e Jmacedo gostam desta mensagem
Jmacedo
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Dom Out 03 2021, 16:13
antes de mais muito obrigado José pela resposta/ajuda
José Miguel escreveu:
Que orçamento geral tem?
estava a ver se com uns 400/500 euros fazia a festa para amplificador e colunas, claro que a ideia não é comprar agora para vender daqui a uns meses.
José Miguel escreveu:
Como pensa a disposição das colunas? - A sua sala tem umas dimensões interessantes, se pensar escutar Música a 2/2,5 metros delas, talvez possa ficar bem servido com colunas do tipo monitoras (necessita de comprar os standes para elas).
estava a pensar coloca las lateralmente ao móvel da TV na qual fico a cerca de 4 metros de distancia. tenho espaço para colocar colunas de chão se achar que se adequam mais ao meu espaço, não percebo bem a diferencia de características entre as monitoras e as de chão, se é so uma questão de tamanho ou também funcionalidade.
José Miguel escreveu:
Pensa escutar em volume generoso?
moro num apartamento, por isso acho que volume elevado não irá acontecer por muito que me custe.
José Miguel escreveu:
Para amplificador, deixo a sugestão: amplificador-integrado-nad-3020i
Este sem perceber nada de amplificadores gosto do preço e do facto de ser aqui ao lado
José Miguel escreveu:
Para o fim deixo uma outra sugestão: pense em trocar de gira-discos.
este foi comprado pelo facto de ter BT mas ja percebi que depois ao nivel da qualidade perde, mas mais tarde irei para a sua sugestão do Rega P1.
apos ver as suas sugestões de colunas vi também estas, acha que valem a pena? admito que também fui pela estética acho as lindíssimas
colunas-passivas-kef-q55-150w-udio-premium
colunas-par-acoustic-energy-modelo-aegis-two
espetaculares-colunas-hi-fi-kef-q35
ps: tive que cortar o link completo pois estava a dar erro
estou disposto a fazer uns km para ir buscar estas beldades caso se adequem ao que procuro.
Se alguém aqui do forum tivesse umas para venda é que era
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Dom Out 03 2021, 18:35
Boa tarde!
Permita-me começar por aquilo que não custa dinheiro, o posicionamento das colunas.
A imagem é meramente ilustrativa, mas como falou em móvel de TV, creio que funcionará.
A distância entre as colunas deverá ser semelhante à distância que as colunas têm do sofá. Ou seja, fala em 4 metros, se estou a perceber bem, quer dizer que o sofá está a 4 metros do tal móvel, certo? Isso parece-me muito...
Eu também vivo num apartamento e por ter cuidado com os vizinhos, raramente escuto Música acima dos 65 DBs (pode colocar uma aplicação no seu telefone e medir, Decibelímetro). A 4 metros, eu teria que estar a escutar bem mais alto, ou as passagens mais silenciosas desapareceriam todas - a Música é dinâmica, tem momentos que ficam perto do silêncio e momentos em que sobe bastante.
Espero que isto ajude a pensar o posicionamento, pois não custa dinheiro nenhum. As colunas também não devem estar encostadas à parede traseira.
Agora vamos falar das colunas e amplificador.
As colunas de chão ou de stand (vulgarmente chamadas de monitoras) têm a mesma função, tal e qual. O que muda é a caixa e a caixa conta. Colunas maiores costumam ter maiores drivers (autofalantes) ou com drivers do mesmo tamanho permitem ganhar mais nas baixas frequências (nos graves). Esta é a regra geral, mas há colunas pequenas que "descem" mais e melhor (reproduzem melhor os graves) do que colunas grandes.
Acredite que eu compreendo a questão da estética e durante muito tempo aqui em casa compramos pela estética... depois compreendemos que o mais importante é a função (consegue-se comprar algo que faça bem as coisas e agrade aos olhos). O seu actual sistema pode ser agradável aos olhos e ficar bem na decoração da casa, mas quer mais e quer mudar - compreende!?!
Eu não conheço essas colunas que refere, por isso não posso ajudar muito. Aviso desde já: nunca compre sem experimentar. Esta regra é de ouro, mais ainda para quem está a começar.
O amplificador é bom e se está perto de si, vá ouvir. Pergunte ao vendedor se pode experimentar e se gostar reserve por uns dias. Tente ouvir algumas colunas... em Vila do Conde tem a VilaSound, visite a loja e peça para escutar algumas colunas que fiquem dentro do seu orçamento. Assim fica a perceber o que pode esperar das colunas, do sistema. Leve Música que conheça muito, muito bem e escute de forma atenta, procure um pormenor que saiba estar algo escondido - o sistema deve reproduzir o máximo possível.
Bem sei que seria mais fácil dizer-lhe "compre o que gosta", mas para não se gastar dinheiro sem razão, é preciso fazer este caminho mais longo.
Entretanto, espero que mais alguém apareça e pode ser que conheça as colunas.
Alexandre Vieira e Jmacedo gostam desta mensagem
Jmacedo
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Ter Out 26 2021, 19:18
muito obrigado pela ajuda José.
a semana passada nasceu o meu filho e tem sido a loucura mal as coisas acalmem aqui por casa vou garantidamente investir mais algum tempo a pesquisar, ouvir alguns sistemas e avançar com a compra.
grande abraço,
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Ter Out 26 2021, 19:37
Muitos parabéns pela paternidade!!
Faz muito bem dedicar algum tempo à pesquisa e experiências, ando a escrever alguns textos num tópico dedicado à iniciação precisamente por já ter passado pelo ponto em que está.
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Qua Out 27 2021, 10:27
Jmacedo escreveu:
muito obrigado pela ajuda José.
a semana passada nasceu o meu filho e tem sido a loucura mal as coisas acalmem aqui por casa vou garantidamente investir mais algum tempo a pesquisar, ouvir alguns sistemas e avançar com a compra.
grande abraço,
Muitos parabéns, saude e felicidade!
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14349 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Recomendação colunas/amplificador Qua Out 27 2021, 19:03
Prezado Jmacedo,
Felicito pela oferenda do nascimento do filhote, desejando que desfrutem o melhor que puderem dessa benção.