Assunto: Como iniciar no mundo das válvulas? Sáb 29 Abr 2023 - 16:07
Boas,
Necessito da opinião dos entendidos, sobre qual a melhor forma de me iniciar no mundo das válvulas.
Tenho atualmente um bom power a transistores a alimentar umas KEF 104.2 (alta sensibilidade).
No mercado de usados vejo atualmente a possibilidade de um amp hibrido (Jolida JD 1701) em mau estado estético e provavelmente a necessitar de novas válvulas para a etapa de pré.
Encontro também um Megaudio VR200R, mas o vendedor não parece interessado em vender pois não responde às mensagens.
Outra opção, no campo dos usados seria um Mystère IA21, mas o preço e deslocação tornam mais difícil o negócio.
A alternativa seria um dos Cayin (modelos de entrada de gama, pois não posso investir mais de 1.000€).
Alguma sugestão?
Obrigado!
rjbv17 Membro AAP
Mensagens : 160 Data de inscrição : 17/12/2017 Idade : 68 Localização : Porto
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Sáb 29 Abr 2023 - 21:36
Uma vez que está a começar a entrar no mundo das válvulas, tem oportunidades magníficas na loja da Alemanha da Douk Audio (chinesa, como quase tudo o que encontra no mercado).
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Sáb 29 Abr 2023 - 22:13
As 104.2 vão esmifrar completamente um aparelho a válvulas de baixa potência, na minha opinião. São cinco altifalantes com uma impedância de 4Ω, já agora Sr. Jorge, qual é o seu amplificador atual?
netorod
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Sáb 29 Abr 2023 - 23:03
Atualmente tocam com um cambridge audio cxa80,
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Sáb 29 Abr 2023 - 23:15
netorod escreveu:
Atualmente tocam com um cambridge audio cxa80,
Se esse sistema fosse meu, o que eu faria era tentar arranjar mais um amplificador de potência da cambridge e usar o integrado para fazer bi-amplificação, um deles faria os médios/agudos e o outro os baixos. Assim o ganho seria também em ter um som mais tranquilo/macio, sem distorções e com mais definição.
Fernando Salvado gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14342 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Dom 30 Abr 2023 - 1:00
Prezado netorod,
Nutrir as KEF 104/2 com válvulas poderá constituir uma carga de trabalho. Mas...
Entre os "candeeiros" Jolida, no mercado nacional pode optar por SJ-502A (https://www.olx.pt/d/anuncio/amplificador-vlvulas-jolida-502a-IDHdzmu.html) ou PrimaLuna ProLogue Two (https://www.olx.pt/d/anuncio/amplificador-a-vlvulas-primaluna-prologue-two-IDHFkQH.html).
Cumprimentos fantasmagóricos,
TD124, masa, galvaorod, rjbv17, applesnowleo e netorod gostam desta mensagem
netorod
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Qua 3 maio 2023 - 18:32
Obrigado a todos pelo contributo.
Como tenho mais dois pares de colunas, arrisquei e já comprei. A opção foi por um Cayin MT35 Plus novo. Recebido hoje e testado (sem fazer a rodagem às válvulas) e posso-vos dizer que com as KEF 104.2 não preciso de ultrapassar 1/3 do volume e o som é estupendo.
Confesso que estava com alguns receios pois sou um pouco exigente com a qualidade de som, mas fica a nota, parece um bom amplificador, que só pode melhorar com a rodagem feita e/ou melhores válvulas.
Obrigado!
masa, galvaorod e Fernando Salvado gostam desta mensagem
rjbv17 Membro AAP
Mensagens : 160 Data de inscrição : 17/12/2017 Idade : 68 Localização : Porto
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Qui 4 maio 2023 - 17:24
É um amplificador muito bonito e aparentemente bem pensado.
Conseguiu colocar as 104.2 a tocar com o amp em modo tríodo ou ultralinear?
netorod
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Qui 4 maio 2023 - 17:31
O comportamento é quase o mesmo em qualquer um dos modos, apenas noto melhor definição nas vozes e agudos em modo triodo.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14342 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Qui 4 maio 2023 - 19:14
Prezado netorod,
Felicito pelo agrado que o "candeeiro" Cayin gerou em si. Embora desconheça a localidade onde reside, para a efectuação da rodagem, recomendo que o coloque numa viatura automóvel, viajando até ao Minho ou Trás-Os-Montes; no regresso, evite a auto-estrada.
Melhores cumprimentos fantasmagóricos,
masa e applesnowleo gostam desta mensagem
masa Membro AAP
Mensagens : 411 Data de inscrição : 29/01/2013 Idade : 79 Localização : Vale de Milhaços
Assunto: Re: Como iniciar no mundo das válvulas? Qui 4 maio 2023 - 21:45
Benvindo ao mundo das válvulas . Tenho umas 104/2 e estavam ligadas a um valvulado Radford depois passaram para Audioanalyse A9 mais tarde para Megaúdio e agora abraçam um Tandberg . Essas colunas são fabulosas tocam bem com qq coisa mas gosto mais do som das válvulas . Desfrute !!!!!