Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Al Zheimer Membro AAP
| Assunto: Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante Dom Dez 24 2023, 08:10 | |
| Caríssimos Chegaram-me duas colunas Audiovector Ki3.. Ao ligar as colunas tenho fico com uma dúvida (dúvida estúpida, dirão) e não quero estragar nada. O amplificador tem uma saida para cada coluna com dois canais, vermelho e negro. A coluna tem quatro entradas, duas vermelhas e duas negras . Posso ligar o cabo vermelho a qualquer das entradas vermelhas (idem para o negro)??? Ou devo usar só o par de cima (ou só o par de baixo? Anexo foto com as entradas numeradas para facilitar a resposta, E já agora: a ligação de cada cabo é feita lateralmente, desapertando a rosca e depois voltando a apertar, certo ? O orificio central de cada entrada serve para alguma coisa ?? A pergunta é parva mas a resposta deve ser simples. E agradeço-a desde já, pois não sei o que sucederia se fizer as ligações erradas... Muito obrigado e sinceros votos de uma boa Quadra Festiva. João | |
| | | Luis_vxd Membro AAP
Mensagens : 102 Data de inscrição : 13/11/2021 Idade : 69 Localização : Bombarral
| Assunto: Re: Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante Dom Dez 24 2023, 08:21 | |
| Olá bom dia.
É ligar o fio preto ao lado preto e o vermelho ao outro. Em cima ou em baixo tanto faz. Deixar ficar esse 'shunt' (a ligação entre terminais).
Essas colunas vêm com a opção de poder ligar dois amplificadores independentes, um ao agudo e outro ao Baixo daí os contactos separados.
Boas Festas. | |
| | | Al Zheimer Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante Dom Dez 24 2023, 09:41 | |
| - Luis_vxd escreveu:
- Olá bom dia.
É ligar o fio preto ao lado preto e o vermelho ao outro. Em cima ou em baixo tanto faz. Deixar ficar esse 'shunt' (a ligação entre terminais).
Essas colunas vêm com a opção de poder ligar dois amplificadores independentes, um ao agudo e outro ao Baixo daí os contactos separados.
Boas Festas. Caro Luís Fico agradecido pelo esclarecimento. Estava baralhado com as quatro entradas. Obrigado e Boas Festas. João | |
| | | galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante Dom Dez 24 2023, 11:49 | |
| Os shunts estão dobrados, não parecem ser os originais, nesta situação (tendo em conta que metais dobrados perdem condutividade embora não deverá ser audível, mas eu já não ficava descansado), faria os shunts com dois pedaços de fio de coluna ou então retirava os shunts e experimentava a bi-cablagem, só para ver se o som ficaria mais agradável. | |
| | | Al Zheimer Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante Dom Dez 24 2023, 19:41 | |
| - galvaorod escreveu:
- Os shunts estão dobrados, não parecem ser os originais, nesta situação (tendo em conta que metais dobrados perdem condutividade embora não deverá ser audível, mas eu já não ficava descansado), faria os shunts com dois pedaços de fio de coluna ou então retirava os shunts e experimentava a bi-cablagem, só para ver se o som ficaria mais agradável.
~ Interessante... As colunas tiveram uso nos ultimos anos, e estiveram sempre assim. Os quatro shunts são exactamente iguais e não parecem improvisados ... mas não sou a pessoa certa para garantir isso. De qualquer modo vou investigar se são originais ou não. E agradeço também a sugestão de bicablagem. Poderei experimentar. Boas Festas João | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante | |
| |
| | | | Colunas Audiovector: pergunta de um ingnorante | |
|