Respondendo à sua primeira pergunta:
Depende da célula instalada... mas é fácil deduzir que será uma MM. Portanto ligue-o à entrada MM do amplificador com a correspondente selecção MM no selector deste.
À sua segunda pergunta: a série CS 505 tem o selector de velocidades e junto o que se pode definir como ajuste fino destas (pitch). É esse o fim da correia dentada.
Se não o tem encontra aqui o manual de utilizador e técnico de todas as versões do CS 505:
https://www.vinylengine.com/library/dual/cs-505.shtml
O acesso aos pdf's obriga a inscrição mas é gratuita.
Este "site é exclusivo de gira-discos e seus acessórios. Para os outros tipos de aparelhagens áudio: https://www.hifiengine.com/ , com inscrição também gratuita.
E à sua terceira pergunta:
Resposta mais difícil. As tampas são susceptíveis a riscos e a partirem-se. Penso que há mais gira-discos que tampas por esta razão. Uma hipótese será encontrar um gira-discos usado e barato, com a tampa das mesmas dimensões da tampa do Dual (se não souber eu posso indicar essas medidas). Logicamente, nesta solução terá que encontrar uma tampa com as mesmas dimensões e o mesmo sistema de encaixe nas dobradiças. A tampa original é de plástico mas há quem as mande fazer em acrílico.
Sempre a pode comprar na net (no eBay, por exemplo) mas parece-me uma opção dispendiosa para a máquina em questão - salvo se esta tiver alto valor sentimental...
Se tiver uma tampa riscada, um pouco de paciência e é possível polir, isto se os riscos não forem profundos.
Já tem as dobradiças?