Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Dom Out 27 2024, 10:55
Desde a ilha dos Celtas, uma voz muito influenciada pelo "Rhythm & Blues" de New Orleans...
Sir Van Morrison (Isabel II atribui-lhe o título de Oficial da Ordem do Império Britânico) tem uma carreira com cerca de setenta anos. Nascido em Belfast em 1945, também conhecido como "Belfast Cowboy" aquando da sua associação com o grupo norte-americano "The Band" na década de setenta, Van Morrison busca inspiração numa vasta rede de culturas musicais: a "folk" celta e o "country" americano, o "soul" e o "jazz", o "gospel" e o "R&B"... Aquando do "Grande Confinamento" de 2020 foi uma das vozes, dentro do circuito musical, mais críticas daquele, o que lhe valeu muita polémica e mesmo ameaças de retirada de prémios atribuídos...
No que à música diz respeito a crítica tem sido bondosa que o homem merece. "Astral Weeks" (1968), o seu segundo LP, é considerado por alguns um dos melhores discos dos últimos 100 anos. Como nem sempre concordo com os críticos, que a rebeldia a isso obriga, considero "High Nose the Highway" o meu LP favorito de Van Morrison.
"Snow in San Anselmo" (1973)
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1443 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Seg Out 28 2024, 20:32
Make it simple, America!
Conheço os Estados Unidos da América apenas pelos filmes, que uma viagem até lá, para ser a sério, ocuparia mais ou menos 365 dias da minha vida e recursos financeiros que não posso atribuir a tal fim. Mas há filmes que me trazem uma (ou várias, conforme se entenda) imagem de uma América profunda, variada e enigmática: "Zabriskie Point" de Antonioni, "Easy Rider" de Dennis Hopper, "Thelma & Louise" de Ridley Scott, "Paris, Texas" e "Land of Plenty" de Wim Wenders, "Bagdade Cafe" de Percy Adlon... para citar apenas meia dúzia.
Há um LP que também me faz sentir essa América profunda, variada e, sobretudo, enigmática: Bruce Springsteen e o seu álbum de 1982, "Nebraska". De uma simplicidade perturbante, uma audição de olhos fechados e o nosso cérebro depressa visualiza a paisagem vista do pára-brisas de um Grand Cherokee 4.0 a deslizar por uma pradaria do Nebraska (ou do Kansas ou do Wyoming ou do Iowa ou uma outra pradaria qualquer), com uma daquelas formações rochosas tão típicas dos filmes de "Western" por horizonte.
"Reason to Believe":
masa e paulov gostam desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14346 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Ter Out 29 2024, 10:35
Bom texto de agorgal, que eleva a proposta «Reason to believe».
masa gosta desta mensagem
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1443 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Sáb Nov 02 2024, 12:02
Vivendo num país que adora futebol, "Xutos e Pontapés" não faltam!
"Delirium Tremens" e "Beijinhos e Parabéns" acabaram por ser "Xutos e Pontapés". Variadas formações iniciadas em 1979 com José Leonel, Tim, Zé Pedro e Kalú e acabadas com Tim, Kalú, João Cabeleira e Gui...
Os "Xutos", assim carinhosamente apelidados, eram um pouco os "Rolling Stones" tardios portugueses. Rock, rock e mais rock com uma balada pelo meio de vez em quando, no final dos setenta e durante os oitenta. Continuaram nos noventa e pelo século XXI afora mas já não era a mesma coisa.
"A minha casinha" foi uma das canções de maior sucesso. Com música de António Melo e letra de Silva Tavares foi interpretada pela Milú e fazia parte da banda sonora do filme "O Costa do Castelo" realizado por Arthur Duarte em, imagine-se, 1943.
Um pouco mais actual, "Contentores" do LP "Circo de Feras":
paulov gosta desta mensagem
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1443 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Sáb Nov 09 2024, 14:51
Se bem que poderia ser melhor...
Escrita por Bob Thiele e George David Weiss, interpretada pela primeira vez num espectáculo ao vivo em 1959, foi apenas editada em "single" em 1967. Teve inicialmente mais sucesso no Reino Unido do que no seu país de origem. Para a população negra norte-americana o mundo maravilhoso não passava de um sonho. Estavamos no tempo da luta pelos direitos civis e o fim da segregação, desencadeada por Rosa Parks em Montgomery, Alabama em 1955 e que culminou na Marcha de Washington em 1963. "I have a dream" disse Martin Luther King, aos pés de um Lincoln sentado e de olhar atento.
"What a Wonderful World", a voz inconfundível de Louis Armstrong
Muitos anos depois, no projecto "Playing for Change":
I have a dream:
masa gosta desta mensagem
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1443 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Seg Nov 18 2024, 11:27
A cantiga também pode ser uma arma...
José Mário Branco não era pessoa fácil de lidar. Mas a mensagem que a sua voz nos transmitiu, nos anos mais loucos da nossa história recente, não se esquece. "FMI", publicado em 1982, continua a ter uma actualidade impressionante. Aqui fica o poema de Natália Correia musicado pelo próprio para o álbum de 1971 "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades", editado em Paris no tempo em que para se ser livre, para se poder dizer "quero ser livre", não se podia dizer em Portugal, tinha-se que o dizer muito longe da pátria, tinha-se que o dizer desde o exílio.
"Queixa das Almas Jovens Censuradas":
(...) Penteiam-nos os crâneos ermos Com as cabeleiras dos avós para jamais nos parecermos connosco quando estamos sós (...)
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14346 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Seg Nov 18 2024, 19:14
Prezado agorgal,
Este ano foi reeditado o LP «mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (Phonograma, PHONOG 005). Além de não ser tão dispendiosa como a edição de 1971 (no mercado de usados), a prensagem é agradável.
A par do citado tema «FMI», também gosto do pomposo trocadilho «Tiro-no-Liro» e «A noite» (28´19"), editado em 1985.
Cumprimentos fantasmagóricos,
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1443 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Ter Nov 19 2024, 15:29
Ghost4u escreveu:
(...) e «A noite» (28´19"), editado em 1985. (...)
Caro "Ghost4u"
"A Noite", talvez a mais sofisticada criação de José Mário Branco, musicalmente falando, e que demonstra o seu virtuosismo enquanto compositor. Penso não cometer nenhum sacrilégio em afirmar que não se trata de uma canção mas de uma cantata com as palavras escritas a duas mãos, se bem que separadas por um pouco mais de um século... um dueto Antero de Quental / José Mário Branco nas palavras que na voz o tempo (a morte) não perdoa. Também não cometerei nenhum sacrilégio em colocar "A Noite" no mesmo nível do "Poema Sinfónico Antero de Quental", a belíssima obra do compositor Luís de Freitas Branco (de 1908) dedicada ao grande escritor e poeta.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14346 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Canções que atravessam uma vida Ontem à(s) 20:29