Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... | |
| | Autor | Mensagem |
---|
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 01:15 | |
| O tópico sobre a "Zeroestat Gun", recordou-me a dica que corre nalguns sites analógicos do Extremo Oriente, para minimizar ou suavizar a ocorrência da "estática" no vinilo. Usam na proximidade possível plantas de interior com grandes folhas verdes e que apreciem ser regadas com abundância e convivam bem com a terra húmida. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 01:21 | |
| O tempo seco facilita a acumulação de carga estática. Qualquer fonte de humidade serve para minimizar esse efeito. Dai que as plantas e a humidade da rega tenham utilidade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 01:26 | |
| Para quem tem aquecimento ou amplificadores a válvulas poderá ser ainda pior, pois seca o ar.
Increase humidity. Static effect is increased in environments of low humidity. Buildings using air-conditioning, high levels of heating, or those with a lot of insulation can have low humidity.
Install a humidifier in your building. Install a radiator-hung water container to increase humidity. Open a window. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 12:54 | |
| Muito interessante! Eu até gostava de ter aqui umas plantas, mas o espaço já é pouco para os aparelhos!... | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 15:39 | |
| Pois eu não noto nada A minha mais que tudo colocou um vaso perto do sistema, bem pertinho diga-se, quase que as folhas limpam o pó aos discos que estão a tocar, e a estática continua na mesma, nada de anormal, mas ela anda lá... E se for pela humidade que sai do vaso eu acho que ela rega a planta, bem acho... | |
| | | jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 16:23 | |
| - António José da Silva escreveu:
- O tempo seco facilita a acumulação de carga estática. Qualquer fonte de humidade serve para minimizar esse efeito. Dai que as plantas e a humidade da rega tenham utilidade.
Estive a pensar neste assunto e acho que é capaz de haver uma solução simples, espero não dizer nenhuma asneira, na minha profisão, como trabalho com circuitos da familia MOS, sou obrigado, ( é mesmo obrigatório) a usar um tapete de borracha anti-estática e ainda uma pulseira condutora, ligada ao tapete que por sua vez liga à terra senão corro o risco de avariar esse tipo de componentes quando lhes toco. Se colocarmos um tapete desses na mesa do gira, e quando retirar-mos um disco da capa tocar-mos (ou apróximar-mos só) com ele e com a outra mão na borracha, teóricamente é feita de imediato a descarga estática. Vou experimentar e depois digo qualquer coisa. Entretanto façam as vossas experiências. | |
| | | jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... Ter Nov 08 2011, 16:25 | |
| - João Henrique escreveu:
- Pois eu não noto nada
A minha mais que tudo colocou um vaso perto do sistema, bem pertinho diga-se, quase que as folhas limpam o pó aos discos que estão a tocar, e a estática continua na mesma, nada de anormal, mas ela anda lá... E se for pela humidade que sai do vaso eu acho que ela rega a planta, bem acho... Discos a tocar com pó ? que sacrilégio... depois diz que é da estática | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... | |
| |
| | | | Como mitigar a "estática" que tanto nos incomoda... | |
|