Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Reguladores de tensão e corrente | |
|
+18Cordovox Fran JP PALUSE M Figueiredo mango Ulrich Serpigo Nafty jpamplifiers MCA. HiFi reirato Milton enxuto Vodoo lore António José da Silva Stereo 22 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
gorogoro Membro AAP
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Seg Ago 27 2012, 17:39 | |
| Boas, não sei se tem alguma coisa a ver, mas descobri a fonte de ruido no meu sistema. Quando ligo um telefone (siemens) o sistema começa logo com um ruido do caraças, tzzzz tzzzz bastante notável no Norbert, assim que desligo o telefone o ruido desaparece. Uma coisa destas, ou seja um regulador de sei la o que resolveria a coisa? Desculpem a linguagem, mas nao percebo mesmo nada do que falam e infelizmente não tenho tempo para estudar a coisa convenientemente. | |
| | | carlosjgribeiro Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 26/07/2012 Idade : 71 Localização : rio tinto gondomar
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Seg Ago 27 2012, 20:02 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- Amigo Ulrich,
Para lhe responder francamente, não conheço perfeitamente o funcionamento de uma UPS e como deve calcular cada fabricante deve utilizar meios diferentes para atingir o mesmo fim. A UPS tem como finalidade alimentar um determinado equipamento quando existe falha de inergia na rede. Aqui ela vai tranformar a energia DC acomulada nas baterias em energia AC edentica à da rede, nesta fase acredito que o principio de recuperação até seja mais limpo e regulado que o da propria rede. Mas quando existe energia na rede a UPS deixa de "fabricar" energia e faz um baypass para que a energia da rede passe apenas por ela, retirando apenas um pouquinho para carregar as baterias internas. Parece-me não ser o equipamento ideal para alimentar permanentemente um equipamento.
Os aparelhos que refiro, são equipamentos que não acomulam energia, apenas a rectificam a da rede para DC e apartir de uma tensão continua os seus circuitos "criam" uma energia electrica AC com uma frequancia de 50c/s identica à da rede mas purinha e quentinha acabada de fabricar e derectinha ao seu equipamento de audio sem interferencias, ruidos, oscilações (em principio).
António, eu sei que estamos perante pessoas elevadas e com o gosto pela partilha, estava apenas a descrever uma brincadeira. Mas ... jé tem acontecido, e isso acontece com frequencia em tudo o que é português, há sempre uma malta disposta a puxar pelos galões e ... palavra pucha palavra, experiencias e mais outras demonstrações de conhecimento e lá vai disto .... (acho uma piada a este boneco, há há há), mas pronto, vou arranjar um tempinho e literatura para apresentar as minhas e outras experiencias.
MCA
vou meter a minha colherada ? pelo conhecimento que tenho uma UPS não faz a mesma coisa que um regulador ou establizador de tensão,a UPS está mais dotada para proteção de picos de corrente e falha da mesma | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Seg Ago 27 2012, 21:34 | |
| - carlosjgribeiro escreveu:
pelo conhecimento que tenho uma UPS não faz a mesma coisa que um regulador ou establizador de tensão,a UPS está mais dotada para proteção de picos de corrente e falha da mesma Certo. Foi mais por causa de proteger os computadores que este tipo de coisa se multiplicou e deu bom dinheiro a ganhar a alguns! gorogoro, o problema é outro. Nesse caso é um problema de interferência, no caso das fontes de alimentação é o ruído que estas podem gerar. | |
| | | carlosjgribeiro Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 26/07/2012 Idade : 71 Localização : rio tinto gondomar
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Ter Ago 28 2012, 09:06 | |
| - Stereo escreveu:
- carlosjgribeiro escreveu:
pelo conhecimento que tenho uma UPS não faz a mesma coisa que um regulador ou establizador de tensão,a UPS está mais dotada para proteção de picos de corrente e falha da mesma Certo. Foi mais por causa de proteger os computadores que este tipo de coisa se multiplicou e deu bom dinheiro a ganhar a alguns!
gorogoro, o problema é outro. Nesse caso é um problema de interferência, no caso das fontes de alimentação é o ruído que estas podem gerar. pois com todo esse gogorooo...... falta mais importante filtragem ? sabe o que é ? | |
| | | gorogoro Membro AAP
Mensagens : 536 Data de inscrição : 30/08/2011 Idade : 45 Localização : Lisboa
| | | | carlosjgribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Ter Ago 28 2012, 09:24 | |
| - gorogoro escreveu:
- Stereo escreveu:
pelo conhecimento que tenho uma UPS não faz a mesma coisa que um regulador ou establizador de tensão,a UPS está mais dotada para proteção de picos de corrente e falha da mesma Certo. Foi mais por causa de proteger os computadores que este tipo de coisa se multiplicou e deu bom dinheiro a ganhar a alguns!
gorogoro, o problema é outro. Nesse caso é um problema de interferência, no caso das fontes de alimentação é o ruído que estas podem gerar.
pois com todo esse gogorooo...... falta mais importante filtragem ?
sabe o que é ? nope filtragem é feita com condensadores eletroliticos de grande capacidade são estes meninos os responsaveis pela filtragem da fonte e seu alto desempenho cuidado ao manipular estes meninos podem queimar os dedos,no minimo | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Seg Out 15 2012, 01:34 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- Vê na Mouser, nunca comprei lá nada, portanto não sei como trabalham
ao preço parece não ser nada disparatado e´uma Hammond
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Hammond-Manufacturing/193T/?qs=sGAEpiMZZMsg%252by3WlYCkUz0dxeSDrDZIzQMlNcreww0%3d
Só esta bobine coloca-te os filamentos no silencio dos mortos....
Já cá tenho uma Hammond 193T conforme sugerido. É para o Stereo, mas ele ainda não sabe que já chegou. não resiti aexperimenta-la e instalei-a nos filamentos de acordo com este esquema: - MCA. HiFi escreveu:
acabei de fazer audições comparativas com e sem Choke. Primeira reação quando meti a choke :Isto está tudo na mesma. Isto foi durante o dia. Issisto, tira choke, mete choke, tira choke... Cameço a notar que há diferença no som, e não é para pior. Deixo ficar a bobine e ouço musica durante umas horas. Estou a gostar penso para comigo. Entretanto já são quase uma e meia da matina. Dá para fazer audições muito mais atentas e com menos ruido exterior, durante a noite. Retiro a choke e ...agora sim. Sem margem para duvidas que os niveis de silencio aumentam muito com a choke, os sons tornam-se mais naturais e analogicos. Perde-se um pouco de grão no agudo e ganha-se em limpeza. As caixas dos instrumentos ganham corpo. Os sons ficam mais soltos no ar. Quem diria que a corrente dos filamentos é tão importante? Disse o amigo MCA e muito bem. obrigado pela dica. Muito bem, Fernando, podes vir buscar a Bobine e agradeço a possibilidade de experiementar. Mas se desitires podes deixa-la ficar. PS:A Mouser continua a trabalhar muito bem. | |
| | | Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Ter Out 16 2012, 17:28 | |
| Fico contente por saber da experiência e da confirmação positiva! Pois... se quiseres dar mais uma voltinha, está à vontade, mas essa tem que vir, a ver se ponho o meu a tocar! | |
| | | Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente Seg Jan 28 2013, 21:26 | |
| Eu não sei se valerá de alguma coisa voltar aqui a tratar esta matéria, uma vez que é demasiado complexa e particular. Mas ainda que não trate a matéria de forma especifica, devo no entanto lembrar aqueles que realmente querem ir mais longe no FVM que, sem qualquer dúvida, esta matéria é da maior importância. Existem várias formas de abordagem, isto apesar dos parcos conhecimentos que tenho adquirido nesta matéria. Há várias situações a considerar, desde comportamentos de determinados componentes, a qualidade destes... Enfim, é um mundo. Ora a utilização e os valores, e a qualidade dos electrolíticos, neste ou naquele local, ou então alguma alternativa a estes; ora o tipo de regulação ou a sua conjugação e aplicação: são algumas das questões a ter em conta. Regulação de corrente ou de voltagem; ou, regulação de ambas: o que escolher? Pois, aqui já é ir longe demais, para vos poder responder, pois falta-me a experiência. Mas tenho já umas ideias para experimentar. Só que, entre o fazer experiências e o aplicar já algo para obter um resultado deslumbrante, não penso duas vezes. E aqui entra o Manuel, que com a ajuda dele irei fazer umas placas para elevar o meu pre a um nível de topo, se bem que já tenho o meu como se encontrando nesse nível. Mas... Não será por acaso que estou também a preparar umas novas placas para refazer o circuito. Desta vez, uma placa de madeira de contraplacado marítimo, tratada, vai ser o suporte dos componentes. É aí que entra a nova versão: com a nova topologia que o nosso caro TD124 facultou, e com a ultra-regulação, isto vai fiar fino, ah vai vai! Portanto, se for o caso, quando fizer as minhas experiências, seja com CCR ou mesmo Super-regulação, poderei partilhar as experiências. Mas há que compreender sempre que se trata de algum muito particular. E no caso desta regulação, naturalmente que irei partilhar, no tópico do pre. Para já, deixem-me cá ver se arranjo maneira de meter mãos à obra! Principalmente porque não espero que isto seja assim tão breve quanto eu desejaria! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Reguladores de tensão e corrente | |
| |
| | | | Reguladores de tensão e corrente | |
|