Sou um confesso apaixonado por esta obra de Miles. Quem poder jogar as mãos a um original Columbia 6-eye, não fica "só" com uma grande obra musical, mas fica em simultâneo com uma experiência sonora impressionante.
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sáb Set 04 2010, 20:07
Tem que ser uma edição original para se disfrutar da obra no seu todo?
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14282 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sáb Set 04 2010, 23:25
António José da Silva escreveu:
(...) Sou um confesso apaixonado por esta obra de Miles. Quem poder jogar as mãos a um original Columbia 6-eye, (...)
Melomaniaco escreveu:
Tem que ser uma edição original para se disfrutar da obra no seu todo?
Prezados!
Também tenho apreco por esse titulo de Miles Davis, o qual, em relação ao «Kind of Blue», ouço mais vezes.
Entretanto, a questão do companheiro Melomaniaco é oportuna. Assim, António José da Silva, "toma lá que é democrático".
Com melhores cumprimentos, Ghost4u
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 00:38
Não está certo, uns a enfardar cataplainas e eu aqui feito totó a digitalizar as capas que não se arranjam na net !!!
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 00:58
Melomaniaco escreveu:
Tem que ser uma edição original para se desfrutar da obra no seu todo?
Para desfrutar da obra (no todo ou parcial) pode ser em qualquer edição e/ou formato. Para se ouvir em toda a sua glória, o 6-eyes original (que eu não tenho) é o expoente máximo desta obra. A edição seguinte da Columbia (que tenho) é muito boa, e as várias edições em disco, também estão bem conseguidas. (a ultima a 45rpm nunca ouvi, mas dizem que é muito bom)
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 11:05
Caro forista António José Silva,
Eu gostava de saber era porque razão a edição original é superior às outras, e necessária para se ouvir a obra »em toda a sua glória«.
Cumprimentos,
JS
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 11:14
Melomaniaco escreveu:
Caro forista António José Silva,
Eu gostava de saber era porque razão a edição original é superior às outras, e necessária para se ouvir a obra »em toda a sua glória«.
Cumprimentos,
JS
Isso tem a ver com uma regra simples da prensagem do vinil. Normalmente a primeira escolha será uma prensagem do pais de origem da obra, a segunda aquela que mais se aproxima das primeiras prensagens que são aqueles discos que estão mais perto das primeiras matrizes. Os 6-eyes da Columbia são os discos que correspondem a esta ordem. Tenho o Sketches of Spain em 6-eyes e são prensagens de grande qualidade sonora. Mas é óbvio que as edições seguintes são igualmente merecedoras de serem ouvidas. Eu só o mencionei pois serve de alerta e informação para os foristas do AAP.
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 12:01
Continuo sem entender a razão pela qual a versão original, neste caso do Seven Steps to Heaven, soa obrigatoriamente melhor que as edições subsequentes, sejam elas em que formato forem.
No que toca aos discos de vinil, qualquer prensagem dependerá de inúmeros factores de produção ao longo da cadeia industrial. O facto de ser uma primeira prensagem, independentemente do valor de colecção, não é garante suficiente de melhor qualidade. Se é certo que os stampers se vão deteriorando por cada cópia obtida, também é verdade que por factores inevitáveis da mencionada produção, uma cópia de geração inferior pode conter defeitos e soar bem pior que uma mais recente.
Quanto a outras edições, e tratando-se de casos em que os masters (fitas analógicas, digitais ou outro suporte em que o original master tenha sido produzido) uma editora séria recorre aos mesmos para obter a replicação necessária, nem que seja através de cópias de segurança. Neste caso particular, e na minha modesta opinião, o CD original da Columbia 466970-2 (obtido a partir das fitas originais) soa bastante melhor que qualquer edição em vinil, incluindo a original de 1963 CL 2051 2 eye mono ou stereo. Já para não falar na reedição em CD que contém as gravações alternativas com outros músicos cujo valor histórico e de colecção é também assinalável, mas onde, e mais uma vez na minha modesta opinião, a utilização de ferramentas na re-masterização digital foi um pouco exagerada.
Quanto à edição 6 eye, nunca vi ou ouvi alguma. Nem tenho a certeza que este álbum tenha tido uma edição com a etiqueta 6 eye já que esta etiqueta deixou de ser utilizada por volta de 1962 e esta obra foi lançada em 1963.
JS
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 12:12
Melomaniaco escreveu:
Quanto à edição 6 eye, nunca vi ou ouvi alguma. Nem tenho a certeza que este álbum tenha tido uma edição com a etiqueta 6 eye já que esta etiqueta deixou de ser utilizada por volta de 1962 e esta obra foi lançada em 1963.
JS
Parece-me que realmente a edição do seven steps já é em 2-eye, visto que o 6-eye tinha deixado de existir. Quanto ás diferenças entre vinil/cd e outros formatos, será algo que mereceria a abertura de um novo tópico. E obrigado pelo repara de que o 6-eye deixou de existir em 1962.
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Dom Set 05 2010, 14:17
Oscar Peterson - Exclusively for my friends / The lost taps
Numa magnifica edição da Speaker Corner Records, vale a pena ouvir este belo álbum de um dos maiores pianistas de da história do Jazz. Gravações feitas na Alemanha entre os anos de 1965-1968 e com uma maravilhosa qualidade sonora. Com a participação de nomes como Ray Brown, Ed Thigpen, Sam Jones, Bob Durham. Trata-se de ouvir Oscar Peterson no seu melhor.
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Seg Set 06 2010, 12:32
Um álbum que posso recomendar fortemente. Nunca ouvi a edição original, mas a reedição da Speaker Corner é magnifica.
Paul Desmond - Take Ten (RCA Victor Dynagroove, 1963 com o fantástico guitarrista Jim Hall)
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Seg Set 06 2010, 14:03
É claro que não se pode mencionar só um álbum deste grande quarteto, mas vou começar pelo fim.
Com o inigualável Milt Jackson,
The Morden Jazz Quartet - The last Concert (Atlantic Records, 1975, magnifico álbum duplo)
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 00:25
Sim Senhor, Grande Grande Album mesmo tambêm cá mora mas em CD !!!
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 01:39
Embora ainda não tendo a certeza que este tópico se destina a desfilar os álbuns de jazz que temos nas nossas colecções ou a sugerirmos aqueles que consideramos de nível superior, atrevo-me a postar este,
MILES DAVIS BITCHES BREW Data de lançamento: Abril de 1970 Gravado em Nova Iorque de 19 a 21 de Agosto de 1969. Produção Teo Macero
Este álbum duplo de Miles Davis rapidamente se tornou um ícone do jazz dado um conjunto de inovações que Davis introduziu na sua concepção. Maioritariamente executado utilizando instrumentos electrificados/amplificados é uma obra onde os músicos se exprimem quase livremente com uma vertente de improviso muito forte. Miles actua como um verdadeiro maestro e por vezes é possível ouvir as suas instruções quanto a mudanças de andamento e entradas de solos. A utilização de mais que um músico numa mesma secção (baixistas, bateristas) é também revolucionária.
Inovadora também foi a produção do álbum onde, talvez pela primeira vez neste género de música, se utilizou a edição das gravações. Edição em fita magnética, com lâmina e fita gomada, o que para aqueles que estão apenas habituados a editar através da representação gráfica das sinusoidais nos computadores, é algo perfeitamente inatingível. A produção de Teo Macero é de facto qualquer coisa de extraordinário.
Lado 1 1. "Pharaoh's Dance"
Lado 2 1. "Bitches Brew"
Lado 3 1. "Spanish Key" 2. "John McLaughlin"
Lado 4 1. "Miles Runs the Voodoo Down" 2. "Sanctuary"
Miles Davis ― trompete Wayne Shorter ― saxofone soprano Bennie Maupin ― clarinete baixo Joe Zawinul ― piano eléctrico Chick Corea ― piano eléctrico Larry Young ― piano eléctrico Johan McLaughlin ― guitarra eléctrica Dave Holland ― baixo ― baixo eléctrico Harvey Brooks ― baixo eléctrico Lenny White ― bateria Jack DeJohnette ― bateria Billy Cobham ―bateria Don Alias ― percussão Juma Santos ― percussão Airto Moreira ― percussão
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 02:59
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 03:07
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 15:55
Melomaniaco escreveu:
Embora ainda não tendo a certeza que este tópico se destina a desfilar os álbuns de jazz que temos nas nossas colecções ou a sugerirmos aqueles que consideramos de nível superior....
A ideia é sugerir álbuns que achemos de superior qualidade no mundo do Jazz. Eu tenho optado por dar exemplos daqueles que tenho, mas não é obrigatório. O BITCHES BREW é uma grave lacuna na minha modesta discografia que vou tentar corrigir o mais rapidamente possível.
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 22:18
Um disco magnifico que oiço muitas vezes. O som também é soberbo, pelo menos na edição que tenho.
Keith Jarrett - My Song (1977)
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Ter Set 07 2010, 23:11
Como estou inspirado, aqui vai mais um álbum que gosto imenso. Foi-me dado a conhecer pelo amigo Ricardo (prof) e não descansei enquanto não comprei a minha cópia.
Abdullah Ibrahim (Dollar Brand) - At Montreux
Maravilhoso álbum.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 00:09
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 00:18
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 00:22
Esse Song For My Father (que eu já tinha posto) é uma obra de arte. Esse senhor é responsável por muita coisa boa que foi feita.
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 00:25
E agora vou ouvir no meu mptretas, o MILES DAVIS BITCHES BREW aconselhado pelo Melomaníaco.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 00:32
António mais uns quantos e bons
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 01:07
Grande guitarrista este Sr. que se chama Kenny Burrell.
Kenny Burrell - Midnight Blue - 1963
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 13:50
Este tambêm tenho e sei que o António gosta pouco !!!
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 13:56
Tenho dois álbuns dele, mas com o tempo quero ver se arranjo mais. Um grande pianista.
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 22:49
E agora vou ouvir no meu mptretas, o MILES DAVIS BITCHES BREW aconselhado pelo Melomaníaco.
...vá lá, deixa-te de tretas, aqui está o que tu queres:
Ja o tinha visto na jpc, e ainda por cima de soberba qualidade de prensagem e som da Music on Vinyl. mas entendi a indirecta. lol
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 23:12
jejeje, os senhores administradores já assumem indirectas... o meu barquinho continua a navegar sem pontas aguçadas à vista... Parece que começo a sentir-me em casa...
(já sei, já sei, "não abuses"...)
zaratustra Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 23:27
Bem, redimindo-me dos meus pecados...
Modern Jazz Quartet - Django (Prestije, 1955?)
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 08 2010, 23:44
zaratustra escreveu:
...vá lá, deixa-te de tretas, aqui está o que tu queres:
Ja o tinha visto na jpc, e ainda por cima de soberba qualidade de prensagem e som da Music on Vinyl. mas entendi a indirecta. lol
Boa noite senhor forista Zaratustra,
Já ouviu a edição da Music on Vinyl? Essa é uma das que não tenho (perdão, o meu Pai não tem, para ser mais exacto) e estou bastante curioso.
Cumprimentos,
João
Não, infelizmente, só tenho a versão em CD (embora há muitos anos; foi um dos meus primeiros CDs). Não sei se algum forista terá uma versão do Bitches Brew em LP...
Já agora, deixe que lhe diga, o Melomaniaco tem um pai de categoria!!! Parabéns!
Última edição por zaratustra em Qui Set 09 2010, 00:10, editado 1 vez(es)
zaratustra Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qui Set 09 2010, 00:08
Charlie Parker - Jam Session (rec. LA 1952, Norman Granz #1&2)
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qui Set 09 2010, 00:32
Olá de novo forista Zaratustra,
Qual é o CD que tem? Será o CBS 460602 2? Qual é a sua opinião sobre o som?
Já teve oportunidade de escutar o The Complete Bitches Brew Sessions Columbia C4K 65570?
Cumprimentos,
JS
BTW: Obrigado pelas simpáticas palavras relativas ao meu Pai. Se calhar vou antecipar o dia de aniversário dele e oferecer-lhe a reedição do Bitches Brew da Music on Vinyl.
zaratustra Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qui Set 09 2010, 00:39
Melomaniaco escreveu:
Olá de novo forista Zaratustra,
Qual é o CD que tem? Será o CBS 460602 2? Qual é a sua opinião sobre o som?
Já teve oportunidade de escutar o The Complete Bitches Brew Sessions Columbia C4K 65570?
Cumprimentos,
JS
BTW: Obrigado pelas simpáticas palavras relativas ao meu Pai. Se calhar vou antecipar o dia de aniversário dele e oferecer-lhe a reedição do Bitches Brew da Music on Vinyl.
...tenho exactamente essa edição CBS 460602 2 (ainda em caixa XL). Quanto ao som, não é 5 estrelas mas, há bem pior.
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qui Set 09 2010, 08:03
Eu também não ouvi a edição do Music on Vinyl, mas estou a pensar adquiri-la. Todavia, e por tudo aquilo que tenho ouvido/lido, são edições que valem a pena. Penso que o pai vai gostar.
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qui Set 09 2010, 18:01
Depois de ter passado uma noite a ouvir o magnifico MILES DAVIS BITCHES BREW , posso dizer que se trata de um álbum merecedor da reputação que tem. Com grande complexidade mas em simultâneo e paradoxalmente, grande harmonia entre os músicos. Não será um álbum para os "newbies" do Jazz, aqueles com vontade de se introduzirem nesta maravilhosa arte musical, mas é sem duvida alguma uma obra de referencia.
Obrigado caro Melomaníaco.
PS: Hoje à noite vai rodar novamente....
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sex Set 10 2010, 02:04
Ora á estou eu novamente com um excelente album de Jazz/Bossa nova de 1969 !!!
Meirelles e os Copa 7 - Tropical Guitar and The Wind Gravado em 1969 em Londres nos estúdios da EMI
01 Sombrero Sam (Charles Lloyd) 2:00 02 Taboo (Margarita Lecuona/Sidney Leith 'Bob' Russell) 3:03 03 The Jody Grind (Horace Silver) 2:12 04 Fuego (Donald Byrd) 3:46 05 Barefoot Sunday Blues (Julian Adderley) 1:39 06 The Gringo (Horace Silver) 2:04 07 Tropical (JT Meirelles) 3:04 08 Poinciana (Buddy Bernier/Nat Simon) 3:19 09 On Green Dolphin Street (Bronislaw Kaper/Ned Washington) 2:54 10 Summertime (George Gershwin) 2:02
J.T. Meirelles (fl) Juarez Araùjo (ts) Maurillio Santos (tp) Dom Salvador (p) Pedro Barroso (b) Robertinho Silva (d) Chico Batera, Helcio Milito, Jorge Arena, Luna & Pedro dos Santos (perc)
"João Theodoro Meirelles was one of the key figures in Brazilian jazz. He was a stable at the bars at Beco das Garrafas, the now legendary street in Copacabana (the 52nd Street of Brazilian jazz, if you will), were Brazilian musicians would jam all night with their visiting heroes from the US and a unique Brazilian version of bop and hard bop was born. Meirelles recorded what is generally considered some of the first and best examples of Brazilian hard bop with his group 'Os Copa 5' ('the 5 cups'). The albums 'O Som' and 'O Novo Som', recorded in 1964 and '65 respectively, showed his adoration for North American jazz and at the same time featured great original compositions and soloing that could easily stand it's own against it's northern counterparts. He also played and arranged for Jorge Ben, Edu Lobo, Flora Purim, Pery Ribeiro, Joao Donato and, and, and...
'Tropical', recorded for the London label in 1969, was intended to be a 'groovy' 'easy listening' album with a solely commercial aim ( the cover picture says it all! ), but Meirelles recorded anything but an 'easy listening' session. He selected material by jazz greats like Horace Silver, Cannonball Adderley or Charles Lloyd plus some more obvious choices you would expect on such an effort ( Taboo, Poinciana ) and turned them into catchy, danceable but also musically valuable pieces of jazz, that all show his own handwriting. Unfortunately the album became a complete commercial failure and vanished into obscurity."
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sáb Set 11 2010, 09:47
Cal Tjader Quintet - Concert On the Campus (1960) - LP
Gravado em Sacramento e San Jose, CA, Primavera de 1960
Cal Tjader (vib) Lonnie Hewitt (p) Eddie Coleman (b) Willie Bobo (d) Mongo Santamaria (cga, bgo)
01 S.S. Groove 02 Goodbye 03 Moment In Madrid 04 Rezo 05 Love For Sale 06 Then I'll Be Tired Of You 07 Theme For Duke 08 Cuban Fantasy
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 15 2010, 00:43
AL DI MEOLA - Diabolic Inventions and Seduction for Solo Guitar, Volume I, Music of Astor Piazzolla 2006
Campero 4:49 Poema Valseado 4:27 Tangata del Alba 5:17 Adios Nonino 4:52 Tema de Maria 5:59 Milonga del Angel 4:58 Romantico 4:35 Milonga Carrieguera 3:06
Melomaniaco Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 15 2010, 09:26
Quarteto de DAVE HOLLAND • CONFERENCE OF THE BIRDS • 1973
Alinhamento LP
Lado 1. 1. "Four Winds" 2. "Q & A" 3. "Conference of the Birds"
Lado 2 1."Interception" 2. "Now Here (Nowhere)" 3. "See-saw"
Dave Holland • contrabaixo Sam Rivers • madeiras • flauta Anthony Braxton • madeiras • flauta Barry Altschul • percussão • marimba
JS
zaratustra Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qua Set 15 2010, 15:14
Conference Of The Birds = muito bom disco de free jazz!
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Qui Set 16 2010, 16:49
Magnifico álbum, e posso recomendar a igualmente magnifica reedição da Pure Pleasure.
Os ovos desta omelete são:
Jim Hall, Paul Desmond, Chet Baker, Ron Carter, Steve Gado, Rolannd Hanna
Soberbo.....
zaratustra Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sex Set 17 2010, 00:42
Didier Lockwood - New World (MPS, 1979, edição Dargil), em LP.
Com Gordon Beck, Tony Williams, Niels-Henning Orsted Pedersen, John Etheridge, Jean-Michel Kajdan e Francis Lockwood.
Faaaaaantástico
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sex Set 17 2010, 01:22
Muito bons , e então lá vaí disto:
Modern Jazz Quartet - Space (1969)
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sex Set 17 2010, 01:47
Lester Young Roy Eldridge and Harry Edison - Laughin' To Keep From Cryin' (1958)
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sex Set 17 2010, 17:54
Grande obra.
Thelonious Monk - Criss Cross
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Grandes álbuns de Jazz Sáb Set 18 2010, 00:25