| Canal a tocar mais baixo | |
|
+12BAILOTE manuelmadeira enxuto Fulci Ghost4u joel2lisboa luis lopes João Henrique António José da Silva M Figueiredo Milton brasas 16 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
brasas Membro AAP
Mensagens : 809 Data de inscrição : 15/05/2011 Localização : Lisboa
| Assunto: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 00:15 | |
| Boa noite meus caros,
Hoje a noite estive a ouvir uns discos quando reparei que o palco estava desiquilibrado, por momentos pensei que fosse as colunas, mais entretanto mexi no balance do amplificador e descobri que realmente tem um canal que esta a tocar ligeiramente mais baixo que outro cerca de 2 ou 3 db medidos com um daqueles software para ipad.
Liguei emtretanto outro amplificador e tudo perfeito.
Alguem sabe o que esta acontecer? Sera dos condensadores ou nao tem nada a ver?
Agradecia um opniao dada vossa experiencia, antes de leva-lo a revisao.
Desde ja obrigado | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 09:47 | |
| - brasas escreveu:
- Boa noite meus caros,
Hoje a noite estive a ouvir uns discos quando reparei que o palco estava desiquilibrado, por momentos pensei que fosse as colunas, mais entretanto mexi no balance do amplificador e descobri que realmente tem um canal que esta a tocar ligeiramente mais baixo que outro cerca de 2 ou 3 db medidos com um daqueles software para ipad.
Liguei emtretanto outro amplificador e tudo perfeito.
Alguem sabe o que esta acontecer? Sera dos condensadores ou nao tem nada a ver?
Agradecia um opniao dada vossa experiencia, antes de leva-lo a revisao.
Desde ja obrigado E isso acontece com qualquer entrada, vinil ou cd ou tuner ? | |
|
| |
M Figueiredo
Mensagens : 19 Data de inscrição : 22/01/2012 Localização : Viseu
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 10:31 | |
|
Depois de descartar todas as hipóteses de a origem do problema ser diferente da que pensas, eu começaria por tentar "limpar" o petenciómetro e o regulador de balance com um pouco de lubrificante para contactos (W40, p.e.).
Se não te sentes à vontade com esses trabalhos, deverás mesmo pensar em pedir ajuda a alguém ou levar o equipamento a um profissional.
Qual é o amplificador?
| |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 13:23 | |
| estive a ouvir ontem e tanto faz no phono como no cd.
em principio pensei que fosse o condensador, mia realmente a limpeza faz sentido e espero que resolva.
Eu ja comprei o limp-0 vou limpar os contactos para ver se resulta.
| |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 19:24 | |
| Depois de aplicar o limpa contactos, posso logo ligar a corrente?
| |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 19:54 | |
| - brasas escreveu:
- Depois de aplicar o limpa contactos, posso logo ligar a corrente?
Se é um limpa contactos, nao há problema. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 19:56 | |
| | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 20:30 | |
| Nao resultou Alguem sabe p que sera entao? Se nao sabem a quem recorrer? Para ficar mesmo ao centro tenho que por o balance ligeiramente para o lado direito, em todos os canais menos no cd que fica para o lado esquerdo. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 20:41 | |
| - brasas escreveu:
- Nao resultou
Alguem sabe p que sera entao? Se nao sabem a quem recorrer?
Para ficar mesmo ao centro tenho que por o balance ligeiramente para o lado direito, em todos os canais menos no cd que fica para o lado esquerdo.
Na zona do Algarve nao tenho a certeza, mas aqui na capital tens o Joaquim Pinto e o Rui Pinho, e isso fica um brinco. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 20:46 | |
| Lá vai ter que ser.
Quando for a lisboa tenho que levar a um desses homens.
Sera que esses arranjos é caro?
| |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 21:21 | |
| - M Figueiredo escreveu:
Depois de descartar todas as hipóteses de a origem do problema ser diferente da que pensas, eu começaria por tentar "limpar" o petenciómetro e o regulador de balance com um pouco de lubrificante para contactos (W40, p.e.).
Se não te sentes à vontade com esses trabalhos, deverás mesmo pensar em pedir ajuda a alguém ou levar o equipamento a um profissional.
Qual é o amplificador? WD 40, p.e.???? Esse WD40 é algum em especial? Não é aquele que uso para libertar os parafusos, ou é? | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 21:35 | |
| o spray para electronica é diferente,... eu uso um da philips | |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 21:37 | |
| - luis lopes escreveu:
- o spray para electronica é diferente,...
eu uso um da philips Vende-se em qualquer loja de electrónica? | |
|
| |
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 21:39 | |
| - João Henrique escreveu:
- luis lopes escreveu:
- o spray para electronica é diferente,...
eu uso um da philips Vende-se em qualquer loja de electrónica? Qualquer loja tem limpa contactos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 21:45 | |
| servelec queluz 214346900
http://www.servelec.pt/loja/ | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 21:55 | |
| - António José da Silva escreveu:
- brasas escreveu:
- Nao resultou
Alguem sabe p que sera entao? Se nao sabem a quem recorrer?
Para ficar mesmo ao centro tenho que por o balance ligeiramente para o lado direito, em todos os canais menos no cd que fica para o lado esquerdo.
Na zona do Algarve nao tenho a certeza, mas aqui na capital tens o Joaquim Pinto e o Rui Pinho, e isso fica um brinco. Ajs consegue me arrumar o contacto deles? | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 22:44 | |
| Em Faro tens a Imaginaria, o Luis Ambrosio de certo te indica alguem...
http://www.imaginariahifi.com/home/filosofia | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 28 2012, 23:34 | |
| Sim conheco, ja la fui pessoalmente, mais preferia entregar em mao de alguem de confiança. Nem que fosse preciso levar o amp a lisboa.
Se bem que o sr. Luiz para alem de ser uma pessoa 5 estrelas percebe da materia pelo menos de colunas posso garantir que percebe, ja ouvi dizer tambem que em afinacao de gira discos é bastante profissional. Agora nao sei se tem experiencia com eletronica de amplificacao.
Preferia alguem que fosse pro no assunto . | |
|
| |
joel2lisboa Membro AAP
Mensagens : 40 Data de inscrição : 22/02/2012 Idade : 56 Localização : Sines
| Assunto: esclarecimento. Qua Fev 29 2012, 00:32 | |
| Em primeiro deves de trocar as ligações das colunas esq. com a drt. Se a perda de db tambem trocou de coluna viras-te então para o amplificador. Essa avaria pode ser do pré ou do power. Se o amplificador tiver ligações de saida do pré esperimentas com outro power se não tiver saidas do pré mas tiver ligações para um tape tambem podes medir o sinal na saida rec. Ou gravar uma cassete num gravador ligado a ele e depois tens de ouvila em outra aparelhagem. Assim consegues ver se a perda de db é do pré ou da parte de potencia. Talvez tenha ajudado a detectar mais ou menos a zona da avaria. | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qua Fev 29 2012, 00:39 | |
| - joel2lisboa escreveu:
- Em primeiro deves de trocar as ligações das colunas esq. com a drt.
Se a perda de db tambem trocou de coluna viras-te então para o amplificador. Essa avaria pode ser do pré ou do power. Se o amplificador tiver ligações de saida do pré esperimentas com outro power se não tiver saidas do pré mas tiver ligações para um tape tambem podes medir o sinal na saida rec. Ou gravar uma cassete num gravador ligado a ele e depois tens de ouvila em outra aparelhagem. Assim consegues ver se a perda de db é do pré ou da parte de potencia. Talvez tenha ajudado a detectar mais ou menos a zona da avaria. Obrigado Joel, ja fiz esse teste e é mesmo do amplificador, troque as ligacoes e colunas 2 pares diferentes. Quanto ser do pre ou do power suspeito que seja do power pois uma vez tentei usa-lo como power e nao consegui nao dava sinal. Mais na altura isso dos db funcionava na perfeicao. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qua Fev 29 2012, 13:12 | |
| Prezado Brasas
Outra opção em Lisboa, é o Atelier Audio. Eis o contacto: 218 401 105
Com melhores cumprimentos, G4u | |
|
| |
M Figueiredo
Mensagens : 19 Data de inscrição : 22/01/2012 Localização : Viseu
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qua Fev 29 2012, 16:16 | |
| - João Henrique escreveu:
WD 40, p.e.???? Esse WD40 é algum em especial? Não é aquele que uso para libertar os parafusos, ou é? O WD40 é um fluido para limpeza de contactos. É extremamente eficiente na remoção de sujidades por acumulação de humidade. Penso que é o que aqui estamos a tratar. Evidentemente há melhores e também piores. Claro que se for usado um de marca de confiança, (audio) deixa mais tranquilo qualquer mortal. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qua Fev 29 2012, 17:00 | |
| - M Figueiredo escreveu:
- João Henrique escreveu:
WD 40, p.e.???? Esse WD40 é algum em especial? Não é aquele que uso para libertar os parafusos, ou é? O WD40 é um fluido para limpeza de contactos. É extremamente eficiente na remoção de sujidades por acumulação de humidade. Penso que é o que aqui estamos a tratar. Evidentemente há melhores e também piores.
Claro que se for usado um de marca de confiança, (audio) deixa mais tranquilo qualquer mortal. Dizem que o WD40 é agressivo para os plasticos, e por isso é preciso ter cuidado porque há muitos plasticos nos potenciometros e selectores que ficam estalados... | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qua Fev 29 2012, 20:19 | |
| | |
|
| |
joel2lisboa Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qui Mar 01 2012, 02:27 | |
| O mais certo é ser um dos transistores de saida estar a 50%. Se medires as tensões dele e comparares com o canal bom facilmente detectas qual é. Se não sabes trabalhar com o multimetro leva então a um tecnico. Boa sorte. | |
|
| |
joel2lisboa Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qui Mar 01 2012, 02:38 | |
| Toma atensão que é aconselhavel que quando se substitui um transistor deve-se substituir o outro tambem, devido a estes trabalharem em conjunto. | |
|
| |
brasas Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg Mar 12 2012, 13:58 | |
| Obrigado, tenho que levar alguem que perceba. Eu tenho utilizado a mesma,o que faco para compensar a diferença é rodar ligeiramente o balance para o lado que esta a tocar ligeiramente menos e fica tudo como antes Mais vou tratar disso pois tenho muito carinho por ele | |
|
| |
Fulci Membro AAP
Mensagens : 115 Data de inscrição : 10/08/2011 Idade : 44 Localização : Porto
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Qui Dez 13 2012, 16:18 | |
| - joel2lisboa escreveu:
- O mais certo é ser um dos transistores de saida estar a 50%.
Se medires as tensões dele e comparares com o canal bom facilmente detectas qual é. Se não sabes trabalhar com o multimetro leva então a um tecnico. Boa sorte. E o que é que se mede nos transistores? Voltagem? | |
|
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Dom Dez 16 2012, 09:36 | |
|
Isso uma vez aconteceu-me numas colunas de PC e bastou rocar ENERGICAMENTE o botão de volume para a esquerda e para a direita com as colunas desligadas.
Não sei se nesse aparelho pode ser do potenciómetro (controlo do volume), mas podes experimentar.
| |
|
| |
manuelmadeira Membro AAP
Mensagens : 133 Data de inscrição : 14/10/2012 Idade : 59 Localização : Évora
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Dom Jan 13 2013, 13:54 | |
| Boa tarde, como trabalho em reparação dessas maquinetas e por mim não aconselho o uso do WD40 em electronica, há por ai bons limpadores de contactos em que os potenciómetros ficam como novos, mas o problema não é esse de potenciómetros mas sim um desequilíbrio entre as etapas de potencia do amplificador, pode nem ser nada de complicado, algum dos prés amplificadores que está com um ligeiro desequilíbrio nos ganhos, ou alguma resistência um pouco alterada um mesmo um condensador com perda de capacidade. | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Sex Fev 08 2013, 10:17 | |
| todos os anos tenho um problema parecido com o meu Roksan Kandy que é a perda total de som de uma das saidas rca do phono stage por acumulação de humidade o que faço até á limpeza é rodar energeticamente o volume até ter a saida a funcionar. Já não me recordo da marca do spray que comprei o ano passado mas tenho de comprar outro e limpar as saidas rca do amplificador. O potenciometro se calhar tambem precisa mas não sei onde incidir o spray! como por fora é fechado será certamente por dentro mas se alguem poder ser mais preciso e com foto ainda seria melhor... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 17 2015, 19:33 | |
| Bom parece que esse problema também me atingiu tenho o canal esquerdo a tocar mais baixo que o direito, é impercetível no CD mas nota-se bem o desvio do palco para a direita quando uso o GD (engraçado que axo que já esteve ao contrário) experimentei ver se havia diferença no sinal entre o canal esquerdo e direito no RtR e está lá bem visível nos vuímetros, quer quando a fonte é o GD quer quando é o CD. para cumulo dos azares hoje notei que o transformador de alimentação do power está a fazer muito ruído, audível no local de audição. lá vou dar trabalho ao JP e ficar sem musica durante um bom par de meses | |
|
| |
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 17 2015, 19:53 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 17 2015, 20:05 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 17 2015, 20:08 | |
| - anibalpmm escreveu:
o problema é que ambos têm quase 25 aninhos Isso é a rodagem de uma máquina boa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Fev 17 2015, 20:15 | |
| - anibalpmm escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- anibalpmm escreveu:
o problema é que ambos têm quase 25 aninhos
Isso é a rodagem de uma máquina boa. a xatisse maior é ficar sem musica Vai buscar o meu Kenwood que 38 anos. Se quiseres, é só dizer. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg Mar 16 2015, 17:19 | |
| parece que o meu problema estava num dos fios que liga a cabeça ao braço que já estava um pouco descarnado devido às frequentes mudanças de cabeças ou então a estou a ficar surdo de um dos ouvidos | |
|
| |
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg Mar 16 2015, 18:04 | |
| - anibalpmm escreveu:
...ou então a estou a ficar surdo de um dos ouvidos Deve de ser a opção supracitada. Quando estive em tua casa e afinamos a célula, estava tudo porreiro. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg Mar 16 2015, 18:16 | |
| - António José da Silva escreveu:
- anibalpmm escreveu:
...ou então a estou a ficar surdo de um dos ouvidos
Deve de ser a opção supracitada. Quando estive em tua casa e afinamos a célula, estava tudo porreiro. Sim, mas ficou mal afinada e voltei a afinar para o baerwald e nessa afinação há mesmo diferença grande entre canais. Depois de experimentar várias afinações com o teu protractor (como te disse cheguei à conclusão que ele não dá com o meu braço) realmente com a aproximação à afinação lofgren diminuía a diferença entre os canais e com a stevenson ainda aumentava mais pelo que achei que não fazia sentido nenhum (pois as afinações não deveriam trazer diferenças entre os canais pois se assim fosse ninguém as usava e a alternativa era o meu braço estar avariado - o que não me agradava nada e também não me fazia sentido) pelo que por via das duvidas resolvi acabar com a preguiça e mudar o raio do fio e não é que a coisa resultou, finalmente conseguia ter palco sonoro como deve de ser e não só a esquerda | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Ter Mar 17 2015, 21:38 | |
| - manuelmadeira escreveu:
- Boa tarde, como trabalho em reparação dessas maquinetas e por mim não aconselho o uso do WD40 em electronica, há por ai bons limpadores de contactos em que os potenciómetros ficam como novos, mas o problema não é esse de potenciómetros mas sim um desequilíbrio entre as etapas de potencia do amplificador, pode nem ser nada de complicado, algum dos prés amplificadores que está com um ligeiro desequilíbrio nos ganhos, ou alguma resistência um pouco alterada um mesmo um condensador com perda de capacidade.
Eu não sou técnico, mas parece-me que aqui está uma explicação mais plausível. É de levar a um técnico. Boa sorte. | |
|
| |
rodrigoctmendonca Membro AAP
Mensagens : 160 Data de inscrição : 17/03/2014 Idade : 49 Localização : Lisboa e Toronto
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Dom Mar 29 2015, 21:47 | |
| Boas tardes, Peço desculpa por apenas agora escrever... mas estive ausente do fórum estes últimos meses... Estive a ler todos os posts e parece-me que não falaram de uma questão que me parece pertinente... (até porque se passou comigo recentemente LOL) Nem sei de que equipamento se trata mas... eu tenho um pré e power da pioneer e passou-se precisamente a mesma coisa comigo. Após muito despiste e ajuda/sugestões de alguns membros do fórum, cheguei à conclusão de que se tratava do POWER e não do PRÉ! Depois de muita medição cheguei à conclusão de que se tratavam dos RELÉS do BIAS (um por canal). Estive a ler igualmente noutros fóruns da especialidade e disseram que esse relés são por ventura de muito fraca qualidade (ao contrário dos restantes componentes que compõem este belíssima máquina), e como tal procurei alternativa o que acabei por encontrar. Apenas tive de desmanchar o PC BOARD (um por cada lado) um de cada vez e com um ferro de soldar aquecer os contactos de solda dos respectivos relés, retirá-los e soldar os novos no no lugar. Apenas tive de fazer uma pequena adaptação visto de as novas peças não eram exactamente iguais. Por fim, tive apenas de ligar o POWER à corrente, regular os potenciômetros no mínimo, e munido de um multímetro (ligado a pontos específicos que variam de amplificador para amplificador) e regular a corrente, mais concretamente para .30mv se não estou em erro... Após todo este serviço, tenho a dizer que não só noto melhoria na qualidade do som... como o power deixou de aquecer como dantes. Tenho a referir que não sou técnico nem entendido na matéria, apenas me informei e com o apoio de alguns membros daqui do fórum como igualmente de outros fóruns... consegui fazer o trabalho. Espero ter ajudado. Abraços, Rod. PS:(NUNCA utilizes WD40 quando fizeres trabalhos em equipamento Hi-Fi... existem muitos produtos para esse fim, como por exemplo um que eu utilizo que é um limpa contactos eléctricos da marca 3-en-1). | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg Mar 30 2015, 20:39 | |
| - rodrigoctmendonca escreveu:
- Boas tardes,
Peço desculpa por apenas agora escrever... mas estive ausente do fórum estes últimos meses...
Estive a ler todos os posts e parece-me que não falaram de uma questão que me parece pertinente... (até porque se passou comigo recentemente LOL) Nem sei de que equipamento se trata mas... eu tenho um pré e power da pioneer e passou-se precisamente a mesma coisa comigo. Após muito despiste e ajuda/sugestões de alguns membros do fórum, cheguei à conclusão de que se tratava do POWER e não do PRÉ!
Depois de muita medição cheguei à conclusão de que se tratavam dos RELÉS do BIAS (um por canal). Estive a ler igualmente noutros fóruns da especialidade e disseram que esse relés são por ventura de muito fraca qualidade (ao contrário dos restantes componentes que compõem este belíssima máquina), e como tal procurei alternativa o que acabei por encontrar.
Apenas tive de desmanchar o PC BOARD (um por cada lado) um de cada vez e com um ferro de soldar aquecer os contactos de solda dos respectivos relés, retirá-los e soldar os novos no no lugar. Apenas tive de fazer uma pequena adaptação visto de as novas peças não eram exactamente iguais.
Por fim, tive apenas de ligar o POWER à corrente, regular os potenciômetros no mínimo, e munido de um multímetro (ligado a pontos específicos que variam de amplificador para amplificador) e regular a corrente, mais concretamente para .30mv se não estou em erro...
Após todo este serviço, tenho a dizer que não só noto melhoria na qualidade do som... como o power deixou de aquecer como dantes.
Tenho a referir que não sou técnico nem entendido na matéria, apenas me informei e com o apoio de alguns membros daqui do fórum como igualmente de outros fóruns... consegui fazer o trabalho.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Rod.
PS:(NUNCA utilizes WD40 quando fizeres trabalhos em equipamento Hi-Fi... existem muitos produtos para esse fim, como por exemplo um que eu utilizo que é um limpa contactos eléctricos da marca 3-en-1). Bela experiência e partilha!... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg maio 18 2015, 14:07 | |
| Eu afinal continuo com o mesmo problema É difícil de verificar pois nalguns discos a coisa passa despercebida, mas noutros não, pois é bem evidente Hoje resolvi fazer uma medição no ponto de escuta com um medidor de spl de uma app através do microfone do iPhone utilizando um disco de vinil e um CD com pink noise Encontrei uma diferença de quase 2 dB no vinil e de cerca de 1 dB para o CD (entre o canal esquerdo e o direito - sempre a pender para o direito) no ponto de escuta Será do power? Dos cabus? Ou será outra coisa qq? | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg maio 18 2015, 14:25 | |
| - anibalpmm escreveu:
- Será do power? Dos cabus? Ou será outra coisa qq?
Poderá ser a "geometria" da sala e colocação de colunas vs ouvinte que pende e "amplifica" para esse lado, consoante o registo ou gravação. | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg maio 18 2015, 14:32 | |
| - Pierre escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- Será do power? Dos cabus? Ou será outra coisa qq?
Poderá ser a "geometria" da sala e colocação de colunas vs ouvinte que pende e "amplifica" para esse lado, consoante o registo ou gravação. Tenho as colunas na mesma posição há cerca de 1,5 anos e só em meados deste ano senti a diferença Entretanto quando tive o meu power a arranjar tive cá em casa um integrado (um arcam alpha) onde Tb se notavam a diferença de canais ( mas aí não fiz nenhuma medição) | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg maio 18 2015, 14:51 | |
| - anibalpmm escreveu:
- [Entretanto quando tive o meu power a arranjar tive cá em casa um integrado (um arcam alpha) onde Tb se notavam a diferença de canais ( mas aí não fiz nenhuma medição)
Mais uma razão, o facto de notares com outro amplificador e seja cd ou gira discos. Os nossos ouvidos também nos pregam partidas quando andamos mais entupidos. ´ Mas atenção a qualquer modificação da sala, cabos eléctrico ou de interligação! | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg maio 18 2015, 18:40 | |
| | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Canal a tocar mais baixo Seg maio 18 2015, 22:05 | |
| | |
|