Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Saída falhando em volume baixo

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
x_ale_

Saída falhando em volume baixo Empty
MensagemAssunto: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo EmptyDom Dez 14 2014, 16:05

Boa tarde, estou com um receiver da Transcoil Eletronica, não sei bem o modelo se é que tem, pois quem me trouxe ele já trouxe ele bem acabadinho, não consegui encontra-lo na internet, mas aparentemente ele fazia parte de uma radiola, aquelas com móvel. Queria restaurar a parte do amplificador pra poder fazer uma espécie de rack e montar com outros aparelhos. Ele está com o seguinte problema, Quando o volume está baixo o som falha bastante porém, conforme vou aumentando o volume a falha simplesmente some e o som fica completamente limpo. Desconfiei do potenciômetro porém é estranho pois enquanto estou aumentando não há ruído algum, apenas o som falhado mesmo, como se fosse um cabo auxiliar com mal contato e dando aquelas falhas no som. A placa está um tanto suja, vou remover pra fazer a limpeza da mesma, mas antes queria alguma dica, pois já que vou remover, se tiver de verificar algo ficaria mais fácil, pois já estaria desmontado. Alguém saberia o que pode estar acontecendo? Desde já agradeço o/
Ir para o topo Ir para baixo
manuel.martinho.12
Membro AAP
manuel.martinho.12

MensagemAssunto: Re: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo EmptyDom Dez 14 2014, 18:08

Boa tarde, o amigo não especificou que tipo de aparelho se trata, como por exemplo: se é mono ou stereo, palpita-me que seja mono, porque se fosse stereo era muito difícil acontecer o mesmo problema nos dois canais, por aquilo que pretende transmitir, o problema estará certamente no potenciómetro do volume, também não nos disse que tipo de potenciómetro, é que estava em causa vou também admitir que será um potenciómetro rotativo, pode solucionar o problema de duas formas, 1º existe nas lojas de componentes electrónicos um spray limpa contactos, próprio para limpeza de potenciómetros, 2º se não quiser gastar alguns euros, pode resolver o problema com álcool (qualquer tipo) a operação de limpeza do potenciómetro faz-se da seguinte maneira: depois de abrir o aparelho identifica-se o potenciómetro em causa, se for mono tem 3 terminais se for stereo tem 6, coloca o aparelho de forma que os terminais fiquem virados para cima, e introduzir o líquido de limpeza, junto destes terminais (muito importante) se for o spray, tem o respectivo tubo, que torna a operação mais fácil, se for o álcool, tem de utilizar um pouco de algodão embebido, nota: é muito importante, que durante a introdução do líquido vá rodando ou deslizando (conforme o tipo de potenciómetro) para a limpeza se efectuar melhor, claro que se for stereo terá de fazer o mesmo em cada um dos grupos de 3 terminais, convém no entanto esclarecer, que o primeiro método é o melhor porque para além da limpeza também lubrifica,
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

MensagemAssunto: Re: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo EmptyDom Dez 14 2014, 19:50

não somenos importante seria agradavel,
sabermos com quem estamos a falar?...
scratch
x_ale_

MensagemAssunto: Re: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo EmptySeg Dez 15 2014, 05:20

manuel.martinho.12 escreveu:
Boa tarde, o amigo não especificou que tipo de aparelho se trata, como por exemplo: se é mono ou stereo, palpita-me que seja mono, porque se fosse stereo era muito difícil acontecer o mesmo problema nos dois canais, por aquilo que pretende transmitir, o problema estará certamente no potenciómetro do volume, também não nos disse  que tipo de potenciómetro, é que estava em causa vou também admitir que será um potenciómetro rotativo, pode solucionar o problema de duas formas, 1º existe nas lojas de componentes electrónicos um spray limpa contactos, próprio para limpeza de potenciómetros, 2º se não quiser gastar alguns euros, pode resolver o problema com álcool (qualquer tipo) a operação de limpeza do potenciómetro faz-se da seguinte maneira: depois de abrir o aparelho identifica-se o potenciómetro em causa, se for mono tem 3 terminais se for stereo tem 6, coloca o aparelho de forma que os terminais fiquem virados para cima, e introduzir o líquido de limpeza, junto destes terminais (muito importante) se for o spray, tem o respectivo tubo, que torna a operação mais fácil, se for o álcool, tem de utilizar um pouco de algodão embebido, nota: é muito importante, que durante a introdução do líquido vá rodando ou deslizando (conforme o tipo de potenciómetro) para a limpeza se efectuar melhor, claro que se for stereo terá de fazer o mesmo em cada um dos grupos de 3 terminais, convém no entanto esclarecer, que o primeiro método é o melhor porque para além da limpeza também lubrifica,

Desculpa, é a falta de muito conhecimento na área rs O aparelho é stereo, se trata de um potenciômetro rotativo e stereo sim, foi o que me deixou meio na dúvida se o problema realmente seria nele. Mas eu pensei em fazer a limpeza do mesmo, eu faço mas de uma forma diferente, eu solto o mesmo da placa, e desmonto a parte metálica removendo assim e tendo acesso aos terminais internos, depois de desmontado eu mergulho ambos no álcool isopropílico e vou limpando com um pequeno pincel até remover todos resíduos. Porém achei o método com o limpa contato bem mais prática, como vc disse, além da limpeza ainda lubrifica, gostei da ideia. Pretendo fazer uma limpeza interna completa, pois o mesmo não havia tampa original, está com uma adaptada, por isso o acúmulo de poeira, mais tarde irei postar fotos do estado do mesmo. Agradeço pela resposta, irei tentar a limpeza do potenciômetro.
x_ale_

MensagemAssunto: Re: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo EmptySeg Dez 15 2014, 05:21

luis lopes escreveu:
scratch

Desculpa mas não entendi rs
Ferpina
Membro AAP
Ferpina

MensagemAssunto: Re: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo EmptySeg Dez 15 2014, 05:30

x_ale_ escreveu:
luis lopes escreveu:
scratch

Desculpa mas não entendi rs

Uma apresentaçãozinha na área respectiva do fórum Saída falhando em volume baixo 491368

E também uma leitura às regras de funcionamento do mesmo Saída falhando em volume baixo 491368

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Saída falhando em volume baixo   Saída falhando em volume baixo Empty

Saída falhando em volume baixo
Ir para o topo 
Página 1 de 1