| Limpeza de Agulhas | |
|
+20nbunuel JCF fredy luis carrilho Vinil zaratustra hugo.dionisio $tylu$ Pierre Jorge Ferreira Riskas Luis Filipe Goios anibalpmm Fran Ferpina Bulldozer Ulrich Milton António José da Silva MicroGruas 24 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
António José da Silva Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Ter maio 08 2012, 18:32 | |
| - Riskas escreveu:
- Ok,então vai a escova ZOMO e a Esponja Mágica Continente
Já praticamente não uso outra coisa. | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 15:38 | |
| - Fran escreveu:
Se sim, fazem-no a seco, melhor dizendo, só com uma tira "pura e dura" dessas de 5mm?
Thanks Tenho usado isto e de facto é fantástico, gostava só de saber a frequência com que passam pela agulha? de vez em quando ou após X LP's rodados? | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 15:43 | |
| - Ulrich escreveu:
- Fran escreveu:
Se sim, fazem-no a seco, melhor dizendo, só com uma tira "pura e dura" dessas de 5mm?
Thanks
Tenho usado isto e de facto é fantástico, gostava só de saber a frequência com que passam pela agulha?
de vez em quando ou após X LP's rodados? E dou uma ou duas varredelas a cada um ou dois álbuns. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 15:46 | |
| - António José da Silva escreveu:
E dou uma ou duas varredelas a cada um ou dois álbuns. Thanks , eu andava com dúvidas acerca da frequência com que passava a esponja, eu até fazia menos, 3 ou 4 Lp's. | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| |
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 15:53 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 15:54 | |
| - Luis Filipe Goios escreveu:
Eu, de cada vez que ponho disco ou viro disco, aí está a agulha a pousar na "esponjinha"... limpinha toca muito melhor !!
Eu não queria ir tão longe, mas tens toda a razão , é uma diferença brutal depois de passar pela esponja, nos álbuns que mais gosto, já noto quando a agulha está menos limpa | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 17:24 | |
| Só não entendo porque usam tiras de 5mm e não um bocado inteiro da esponja? | |
|
| |
| |
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 17:57 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:01 | |
| - Pierre escreveu:
- ...e acho prático de manusear.
Nem mais, nem menos. E tens esponja para muitos anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:06 | |
| - António José da Silva escreveu:
Nem mais, nem menos. E tens esponja para muitos anos. Mas olha, que desconfio do arranhar da esponja na agulha!.. Não sei se não será um pouco abrasivo a esta!!!... | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:11 | |
| A estrutura da esponja é finíssima comparada com a ponta da agulha estamos a falar de micronsaqui toda a história: http://tinyurl.com/dlrb6e | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:14 | |
| - Pierre escreveu:
- António José da Silva escreveu:
Nem mais, nem menos. E tens esponja para muitos anos. Mas olha, que desconfio do arranhar da esponja na agulha!.. Não sei se não será um pouco abrasivo a esta!!!... Nao te preocupes, não e nada abrasivo. Nao sei se te lembras, antigamente ate se usava lixa em certos países para limpar o diamante. A esponja tem a rugosidade certa para arrancar todo o lixo, mas ao mesmo tempo é suficientemente suave para não fazer mal nenhum. Nao te esqueças que estamos a falar de um diamante, if you know what I mean". _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:15 | |
| - Ulrich escreveu:
A estrutura da esponja é finíssima comparada com a ponta da agulha
estamos a falar de microns
aqui toda a história:
http://tinyurl.com/dlrb6e Já estou bem mais descansado!... E dá-se duas ou três esfregadelas no sentido giratório do próprio vinil, certo? | |
|
| |
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:18 | |
| - Pierre escreveu:
- António José da Silva escreveu:
Nem mais, nem menos. E tens esponja para muitos anos. Mas olha, que desconfio do arranhar da esponja na agulha!.. Não sei se não será um pouco abrasivo a esta!!!... Caro Pierre, Arranhar? Não precisas de "arranhar", eu só deixo "cair" a agulha na esponja, uma/duas vezes, suavemente, sem movimento, da dita, e, nada mais. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:20 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:22 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:22 | |
- ..sem movimento, da dita, e, nada mais.
Duvido que isso seja suficiente. Eu faço sempre dois movimentos suaves e lentos de trás para a frente da célula e noto bem a porcaria a ficar lá agarrada. E é esta a maneira de se usar a esponja magica. Só apoiar como se faz na bolha de gel que funciona num sistema de colagem, não chega. Experimenta Luís que não faz mal nenhum. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:25 | |
| Desde que uso o meu método de lavagem de vinil , nunca mais precisei de limpar o diamante....
| |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:27 | |
| - Pierre escreveu:
Só pousar??... Aquilo chupa? Chupa? querias tu... Um pequeno movimento, mal efectuado, cantileever, já era... Quando muito um ligeiro movimento para a frente, "muy suavecito"... | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:29 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:29 | |
| - Milton escreveu:
- Desde que uso o meu método de lavagem de vinil , nunca mais precisei de limpar o diamante....
Seja que método for, a célula tem sempre que ser limpa. Um disco pode ficar 100% bem limpo, mas não fica assim para sempre. A não limpeza regular da célula, pode causar estragos irreparáveis a longo prazo, mesmo que a olho nu nos pareça limpa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:30 | |
Um pequeno movimento, mal efectuado, cantileever, já era... Quando muito um ligeiro movimento para a frente, "muy suavecito"... é assim mesmo amigo Filipe... ...o seguro morreu de velho | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 18:42 | |
| - Pierre escreveu:
- Luis Filipe Goios escreveu:
- Quando muito um ligeiro movimento para a frente, "muy suavecito"...
Correcto. O movimento é sempre de trás para a frente, seja com a esponja magica ou com uma escova convencional. A vantagem da esponja em relação ás escovas, é que limpa mesmo a serio. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Bulldozer Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 19:38 | |
| Sempre tive ideia que a utilização da esponja era na base de pousar a agulha e levantar. Usar aquilo como escova não é arriscado? É que a mim parece-me que a agulha é bem capaz de engatar naquilo tipo anzol e o cantilever vem atrás | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 19:57 | |
| - Bulldozer escreveu:
- Sempre tive ideia que a utilização da esponja era na base de pousar a agulha e levantar.
Usar aquilo como escova não é arriscado? É que a mim parece-me que a agulha é bem capaz de engatar naquilo tipo anzol e o cantilever vem atrás Podes estar à vontade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Bulldozer Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 20:01 | |
| Acabei de testar com uma tira e efectivamente parece-me menos agressivo do que imaginava inicialmente. Assim sendo acho que dificilmente volto a desmontar a shell para limpar a agulha com a caneta de fibra de vidro | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 20:03 | |
| - Bulldozer escreveu:
- Acabei de testar com uma tira e efectivamente parece-me menos agressivo do que imaginava inicialmente.
Assim sendo acho que dificilmente volto a desmontar a shell para limpar a agulha com a caneta de fibra de vidro Também nunca mais o fiz. Penso que este método é de longe o melhor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qui Jun 07 2012, 20:23 | |
| - Bulldozer escreveu:
- Acabei de testar com uma tira e efectivamente parece-me menos agressivo do que imaginava inicialmente.
Assim sendo acho que dificilmente volto a desmontar a shell para limpar a agulha com a caneta de fibra de vidro Já nem me lembrava que tambem tenho um caneta dessas.... | |
|
| |
$tylu$ Membro AAP
Mensagens : 34 Data de inscrição : 19/05/2012 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:01 | |
| Hoje também comprei a tão falada esponja mágica e experimentei aqui na agulha do Technics que nunca tinha visto limpeza, creio eu...e de facto a diferença é abismal, no entanto apenas deixei pousar umas 10x a agulha, tive medo de trazer o diamante atrás | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:09 | |
| - $tylu$ escreveu:
- Hoje também comprei a tão falada esponja mágica e experimentei aqui na agulha do Technics que nunca tinha visto limpeza, creio eu...e de facto a diferença é abismal, no entanto apenas deixei pousar umas 10x a agulha, tive medo de trazer o diamante atrás
Pois é, mas assim não limpa a sério. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
$tylu$ Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:23 | |
| Então um movimento de trás para a frente é seguro mesmo? Não vou ficar desiludido com o resultado final? | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:25 | |
| - $tylu$ escreveu:
- Então um movimento de trás para a frente é seguro mesmo? Não vou ficar desiludido com o resultado final?
As várias células em que usei e as centenas de pessoas que o fazem, nunca se queixaram. Isso feito com suavidade e sempre de trás para a frente não tem problema. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
$tylu$ Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:32 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
$tylu$ Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:39 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 19:44 | |
| Assim está bem. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
Mensagens : 278 Data de inscrição : 05/05/2012 Idade : 47 Localização : AlgMM
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 22:55 | |
| Aqui há dias comprei uma caneta de limpeza para a agulha do DUAL na FNAC, que ainda andou pelos 6€, penso eu de que... Se tivesse lido este tópico antes, a coisa tinha ficado mais barata, mas enfim. Na próxima visita ao continente, já cá mora. Obrigado pelas dicas. Abr Hugo Dionísio | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Jun 09 2012, 22:59 | |
| - hugo.dionisio escreveu:
- Na próxima visita ao continente, já cá mora.
E fazes bem, nada limpa tão bem. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
Mensagens : 278 Data de inscrição : 05/05/2012 Idade : 47 Localização : AlgMM
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qua Jun 13 2012, 10:43 | |
| Depois de uma incursão pelo modelo e aquisição da referenciadissima esponja mágica, só tenho a dizer bem. As diferenças são notórias, especialmente na gama alta. 5 estrelas. Cps HD | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qua Jun 13 2012, 14:14 | |
- Depois de uma incursão pelo modelo e aquisição da referenciadissima esponja mágica, só tenho a dizer bem.
As diferenças são notórias, especialmente na gama alta.
5 estrelas.
Cps
HD Não te esqueças de agarrar numa faca de cozinha e cortares uma fatia da esponja de cada vez. O manuseamento é bem mais fácil, confortável e seguro do que a esponja inteira. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qua Jun 13 2012, 14:21 | |
- Depois de uma incursão pelo modelo e aquisição da referenciadissima esponja mágica, só tenho a dizer bem.
As diferenças são notórias, especialmente na gama alta. é de facto impressionante, só experimentando | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qua Jun 13 2012, 20:37 | |
| Tenho que ver isso... ainda não me consegui lembrar de comprar uma dessas minhoquices... | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qua Jun 13 2012, 20:40 | |
| - zaratustra escreveu:
- Tenho que ver isso... ainda não me consegui lembrar de comprar uma dessas minhoquices...
E olha que fazes bem. Para mim é o fim da busca no que a limpeza de agulhas diz respeito. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Qua Jun 13 2012, 21:22 | |
| - zaratustra escreveu:
- Tenho que ver isso... ainda não me consegui lembrar de comprar uma dessas minhoquices...
Então? , quando eu te mostrei pensei que já tivesses uma tens de ir imediatamente ao Belmiro, entras, compras e sais sem comprar mais nada ao Senhor, as outras compras são feitas na mercearia de Bairro | |
|
| |
Vinil Membro AAP
Mensagens : 638 Data de inscrição : 10/07/2010 Idade : 47 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sex Jun 15 2012, 12:34 | |
| Esta semana adquiri a esponja mágica e fiquei surpreendido com o resultado. Não cortei foi uma "lasca" tão fina como aconselham, talvez o tenha feito com o dobro da largura para poder segurar melhor quando passo na agulha. Boa dica esta esponja. | |
|
| |
| |
| |
luis carrilho Membro AAP
Mensagens : 887 Data de inscrição : 19/01/2013 Idade : 51 Localização : Pinhal do Vidal-Seixal
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas Sáb Mar 30 2013, 12:14 | |
| Olá a todos, Exprimentei hoje a esponja magica e fiquei convencido. Segui as instruções,cortei uma tirazinha com 5mm de espessura que dá perfeitamente pra manusear com segurança,passei algumas vezes na agulha num movimento de trás para a frente,se não fôr feito á bruta não há perigo nenhum de arrancar a agulha e o cantilever,a espoja evidentemente sente-se arranhar na agulha,mas é natural e afinal a mesma é diamante. Não tenho duvidas que fica mesmo limpa a serio,mas se duvidas houver é ouvir uma faixa de um disco antes da limpeza e voltar a ouvir depois,é impressionamte a diferença pra melhor,especialmente na gama media alta e agudos. E tudo isto por um preço estupidamente baixo e fica-se com esponja para o resto da vida. Exelente dica e da minha parte recomendo vivamente. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Limpeza de Agulhas | |
| |
|
| |
| Limpeza de Agulhas | |
|