Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| limpeza com liquido anti estático | |
| | Autor | Mensagem |
---|
rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: limpeza com liquido anti estático Qua Mar 28 2012, 17:21 | |
| boa tarde a todos, comprei recentemente uma grande quantidade de vinil e algum estão com muito lixo, tenho um colega que me disse que utilizava um limpa vidro anti estático e juntava água bi destilada, será uma boa forma de limpar os discos sem causar danos nos mesmos?o liquido contem como a maior parte anti aniónicos em quantidade inferior a 5%. Agradeço a vossa experiência, tenham em conta que é para uma grande quantidade e é facil de encontrar/barato. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: limpeza com liquido anti estático Qua Mar 28 2012, 17:31 | |
| - rednef escreveu:
- boa tarde a todos, comprei recentemente uma grande quantidade de vinil e algum estão com muito lixo, tenho um colega que me disse que utilizava um limpa vidro anti estático e juntava água bi destilada, será uma boa forma de limpar os discos sem causar danos nos mesmos?o liquido contem como a maior parte anti aniónicos em quantidade inferior a 5%. Agradeço a vossa experiência, tenham em conta que é para uma grande quantidade e é facil de encontrar/barato.
Temos aqui no fórum vários tópicos que falam sobre a limpeza dos vinis que te convido a ler. Nunca usei essa mistura propriamente dita, pelo que não posso opinar sobre se faz bem ou mal ao vinil. Todavia, o liquido sozinho não faz tudo, convém a aquisição de uma maquina de lavar vinil, nem que seja uma Knosti. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | rednef Membro AAP
| Assunto: Re: limpeza com liquido anti estático Qua Mar 28 2012, 17:37 | |
| realmente já passei algum tempo a ler os posts antigos sobre limpeza de vinil, mas muito sinceramente não fiquei mais elucidado do que estava... | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: limpeza com liquido anti estático Qua Mar 28 2012, 20:09 | |
| Olá - rednef escreveu:
- realmente já passei algum tempo a ler os posts antigos sobre limpeza de vinil, mas muito sinceramente não fiquei mais elucidado do que estava...
Bem, se não ficaste elucidado , é porque não os leste todos . 1º máquina para lavar (se vais lavar à mão, ao fim de 20LPs, desistes), a qual poderá ser uma Knosti (barata, de fácil manuseio, e EFICAZ) 2º liquido apropriado, e com excelentes resultados o qual chama-se Dr. Wack (decorre uma encomenda conjunta feita pelo pessoal, encomenda essa, que não sei se já está "fechada") Com estes dois "componentes", não precisas de mais nada, além de dedicação. Provados e comprovados, por mim, que não tenho própriamente "meia dúzia" de vinis. Cpts PS : se necessitares de mais alguma coisa, "apita" | |
| | | rednef Membro AAP
| Assunto: Re: limpeza com liquido anti estático Qua Mar 28 2012, 20:52 | |
| o problema não foi a falta de informação nos posts mas sim informação muito divergente, muitas ideias e muitas contradições, eu optava por experimentar o DR mas pelo que percebi já foi feita a encomenda e eu tambem preciso de algo para no maximo este fim de semana limpar os discos, o que falei será minimamente eficaz? não fará mal aos discos? | |
| | | MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: limpeza com liquido anti estático Qui Mar 29 2012, 11:45 | |
| podes adicionar a água bidesmineralizada alcoól isopropil... de 90% ou 70% (o que estou a usar) que podes comprar em qualquer farmacia. as percentages variam entre os 5% a 10%. prefiro os 5% por litro de agua. nao sei o preço mas se nao me engano a ultima que comprei custou 0.80€ (centimos) e foi o de 70% Quanto ao limpa vidros que tens, não sei qual é, mas em caso de duvida usa tambem percentagens na ordem dos 5%-10%/litro. depois da limpeza/lavagem deixar o disco a secar. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: limpeza com liquido anti estático | |
| |
| | | | limpeza com liquido anti estático | |
|