| Receitas para lavar vinil | |
|
+7Luis Filipe Goios Pierre anibalpmm Jorge Ferreira Fran António José da Silva Milton 11 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 22:28 | |
| Abro este tópico para podermos ter aqui um ponto de referencia com as nossas "mezinhas" caseiras. Para além dos liquidos de compra, tipo Knosti, L'art du son, Clear Groove, e muitos outros, existem fórmulas na net, e algumas que já utilizámos, que dão bons resultados.
O liquido agora "badalado" por aqui é o Dr Wack 1/100, e já há testemunhos e proporções de uso, de utilizadores satisfeitos. O que eu pretendo com este post, é que os autores desses testemunhos façam copy e past para este tópico, de forma a que possa estar mais visivel.
Eu pretendo fazer uma experiência que vai incluir Dr Wack/isopropilico/água desmineralizada/Ilfotol Depois dou noticias dessa experiência.
Um produto que me desperta a curiosidade é um surfactante, algo que torna a água mais liquida e assim penetra melhor nas espiras, falo do Triton X-100, mas penso que o Ilford Ilfotol tambem é usado com esse fim, para alem de ser muito bom a remover a estatica..
Venham de lá essas mistelas e experiencias ! | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 22:46 | |
| Com a minha máquina com aspiração uso o Dr./Agua destilada numa proporção de 1:150 e um pouco de um liquido tipo Ilford e que segundo dizem é do melhor que há mas quase impossível de arranjar. Tenho 100mm que me vai dar para uns anos. Mas com ou sem, a água e o El Doctore fazem o trabalho à maneira. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 22:52 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Com a minha máquina com aspiração uso o Dr./Agua destilada numa proporção de 1:150 e um pouco de um liquido tipo Ilford e que segundo dizem é do melhor que há mas quase impossível de arranjar. Tenho 100mm que me vai dar para uns anos.
Mas com ou sem, a água e o El Doctore fazem o trabalho à maneira. Eu ainda comprei um frasco de Ilfotol na Fnac, mas já não têm, mas talvez se encontre em lojas de fotografia mais antigas... Mas há no eBay http://www.ebay.co.uk/sch/Photography-/625/i.html?_nkw=ilfotol http://shop.ebay.fr/i.html?_from=R40&_trksid=p3984.m570.l1313&_nkw=ilfotol&_sacat=See-All-Categories&LH_TitleDesc=0 | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 22:55 | |
| Eu para mim tenho, não consigo é arranjar mais. Aquilo foi testado e parece que é do melhor que há e com uma capacidade de retirar dureza à agua como nenhum outro produto. Estou a ver se me lembro do nome. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 23:00 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Eu para mim tenho, não consigo é arranjar mais. Aquilo foi testado e parece que é do melhor que há e com uma capacidade de retirar dureza à agua como nenhum outro produto. Estou a ver se me lembro do nome.
Deve ser o kodak photo-flo | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 23:02 | |
| Aqui está um site com muitas receitas
http://www.tnt-audio.com/clinica/fluids.html | |
|
| |
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Abr 06 2012, 23:11 | |
| Chama-se Fiba-Zorb. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Seg maio 07 2012, 16:34 | |
| http://pt.scribd.com/doc/44818054/Vinyl-Turntable-Articles-Notes-Record-Cleaning-Tips-Collected | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Seg maio 07 2012, 17:04 | |
| - Milton escreveu:
- http://pt.scribd.com/doc/44818054/Vinyl-Turntable-Articles-Notes-Record-Cleaning-Tips-Collected
Para baralhar mais o pessoal | |
|
| |
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Seg maio 07 2012, 20:43 | |
| Comprar água purificada na farmácia de preferência ou água destilada como alternativa se quiseres poupar no custo da água.
Para fazer o papel de detergente aconselho que arranjes o Dr. Wack (fala com o AJS), e/ou alcool isopropílico (e não outro alcool qualquer) numa farmácia.
Para fazer o papel de detergente podes usar apenas alcool isopropílico, apenas Dr. Wack ou os dois ao mesmo tempo.
Se usares apenas alcool isopropílico aconselho que faças uma mistela de cerca de 1/3 de alcool para 2/3 de água purificada/destilada, é um bom ponto de partida para todos os discos.
Depois podes alterar a percentagem de alcool dependendo da sujidade dos discos, colocar um pouco mais (40%) ou um pouco menos (20%), dependendo da sujidade dos discos.
Se usares só Dr. Wack com agua purificada/destilada fala com o AJS sobre as proporções.
Se quiseres usar tudo junto (Dr. Wack, Alcool e agua), nesse caso deves usar ainda menos alcool e ainda menos Dr. Wack senão faz demasiada espuma.
Não convém lavá-los muitas vezes pois isso desgasta o disco. Depois de lavados aguentam vários anos sem ser preciso nova lavagem.
Desde que mantidos nas capas interiores anti-estáticas e se use uma boa escova de fibras de carbono antes e depois de cada audição, e claro depois de ouvir meter logo dentro da capa interior e guardar...
| |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Ter maio 08 2012, 20:21 | |
| - Milton escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Com a minha máquina com aspiração uso o Dr./Agua destilada numa proporção de 1:150 e um pouco de um liquido tipo Ilford e que segundo dizem é do melhor que há mas quase impossível de arranjar. Tenho 100mm que me vai dar para uns anos.
Mas com ou sem, a água e o El Doctore fazem o trabalho à maneira. Eu ainda comprei um frasco de Ilfotol na Fnac, mas já não têm, mas talvez se encontre em lojas de fotografia mais antigas... Mas há no eBay http://www.ebay.co.uk/sch/Photography-/625/i.html?_nkw=ilfotol
http://shop.ebay.fr/i.html?_from=R40&_trksid=p3984.m570.l1313&_nkw=ilfotol&_sacat=See-All-Categories&LH_TitleDesc=0 com que concentração usam os surfactantes (Fiba-Zorb ou Ilfotol)? | |
|
| |
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Ter maio 08 2012, 20:38 | |
| - anibalpmm escreveu:
com que concentração usam os surfactantes (Fiba-Zorb ou Ilfotol)? Eu uso umas gotas por litro. Para ser sincero, não sei se faz ou não algum efeito, é mais para descargo. Para mim o Dr. Wack sem mais nada é o ideal e o melhor que já tive. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 13:34 | |
| Á maneira!... | |
|
| |
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 13:39 | |
| Granda maluco... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 14:53 | |
| Vai labels vai tudo | |
|
| |
| |
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 15:08 | |
| Cuidado com essas "ideias" ...., depois aparecem gajos que "metem" os filhos dentro, animais de estimação, e, outros valores inestimáveis........muito juízinho | |
|
| |
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 15:16 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 15:20 | |
| | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 20:33 | |
| põe no programa DELICADO.... | |
|
| |
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 20:34 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Sex Jul 13 2012, 20:37 | |
| pensava que era uma knosti industrial,.... | |
|
| |
synth Membro AAP
Mensagens : 129 Data de inscrição : 25/07/2012 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Qui Jul 26 2012, 14:23 | |
| e estava eu aqui todo concentrado a ler as receitas e de repente aparece uma maquina de lavar loiça cheia de discos de vinil. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
synth Membro AAP
Mensagens : 129 Data de inscrição : 25/07/2012 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Qui Jul 26 2012, 15:05 | |
| | |
|
| |
Fran Membro AAP
| |
| |
| |
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| |
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Qui Jul 26 2012, 21:51 | |
| - PALUSE escreveu:
- ... Nitty Gritty (Dirt Band) ...
Gosto sim senhor | |
|
| |
Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Qua Ago 01 2012, 23:37 | |
| Sugeriram-me lavar os discos com água morna e sabão usando um pano de flanela. Depois usar papel absorvente. Estou a um pano de limpeza dos óculos e gostei do resultado.
Acham que é uma boa solução? | |
|
| |
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil Qui Ago 02 2012, 04:19 | |
| - Carlos Dias escreveu:
- Sugeriram-me lavar os discos com água morna e sabão usando um pano de flanela. Depois usar papel absorvente.
Estou a um pano de limpeza dos óculos e gostei do resultado.
Acham que é uma boa solução? Existem muitos métodos mas aqui no AAP somos bastante consensuais a aconselhar em primeiro lugar a máquina com aspiração como o melhor meio de o fazer e em segundo lugar (e mais económico) a máquina da Knosti. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Receitas para lavar vinil | |
| |
|
| |
| Receitas para lavar vinil | |
|