Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Gira Bolachas - A Dúvida

Ir para baixo 
+9
JCF
tfonseca
Goansipife
Milton
Fran
nbunuel
António José da Silva
ricardo onga-ku
$tylu$
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP

Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 14:46

Mon chér M. Mário,

Acho que o Nuno se refere ao (wow &) flutter ou (choro e) flutuação.

Cordialement,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 14:50

ricardo onga-ku escreveu:
Mon chér M. Mário,

Cordialement,
Ricardo
correcto!nem mais"obrigado Ricardo...
Concordo com o Mário!abraço
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 15:15

MJC escreveu:

Quanto às compras de material usado, mesmo nos convencionais GDs com tracção por correia se conseguem pechinchas muito razoáveis daquelas em que o ratio desempenho/custo é fenomenal. Nos DD, mais ainda.

Por isso eu gosto de recomendar um DD a quem se inicia neste hobby, de um modo geral não têm os problemas que os vintage de correia podem ter, problemas esses que podem inibir ou irritar quem se está a iniciar...
MJC
Membro AAP
MJC

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 15:48

Mon chér M. Mário,

Cordialement,
Ricardo

Alors M. Ricardo, ça va?

Se o cher nbunuel se refere a essa flutuação, e aguardarei a sua resposta, então o »eventualmente« foi prudente porque a flutuação num DD, contrariamente ao que eu pensava antes de estudar a matéria mais a fundo ― tenho passado bastante tempo na cave de minha casa ―, é mais facilmente transmissível ao sistema que compõe um GD do que no caso da tracção por correia.

Abraços,
MJ
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 16:24

MJC escreveu:
Mon chér M. Mário,

Cordialement,
Ricardo

Alors M. Ricardo, ça va?

Se o cher nbunuel se refere a essa flutuação, e aguardarei a sua resposta, então o »eventualmente« foi prudente porque a flutuação num DD, contrariamente ao que eu pensava antes de estudar a matéria mais a fundo ― tenho passado bastante tempo na cave de minha casa ―, é mais facilmente transmissível ao sistema que compõe um GD do que no caso da tracção por correia.

Abraços,
MJ
caro Mário se for um motor assistido por quartz e com efeito Hall parece-me muito discutível essa afirmação!
MJC
Membro AAP
MJC

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 17:23

nbunuel escreveu:

caro Mário se for um motor assistido por quartz e com efeito Hall parece-me muito discutível essa afirmação!

Senhor de Bunuel,

Bons olhos o leiam.

Discutível será sempre qualquer afirmação minha e/ou de qualquer »afirmador«.

Sendo eu um agnóstico convicto ― excepção feita ao amor dos cães ― tenho por norma duvidar de tudo, mas como sói dizer-se »numa boa«. Ontem, por exemplo, duvidava que ia ganhar a taça e as minhas dúvidas confirmaram-se.

Sem me alongar muito, diria que um motor servo controlado seja por quartzo, feldspato, mica, efeito Hall, utiliza os sensores precisamente para detectar eventuais erros e, posteriormente, os corrigir.

Este tema dos GDs ― GDs como um sistema composto por prato/braço/célula ― é fascinante e daria ― dará? ― pano para mangas. Temo no entanto que seja maçudo e teórico em demasia para este fórum e eu não tenho capacidade para resumir, com o mínimo de qualidade exigível, as toneladas de informação que tenho coligido.

Abraço,
MJ

PS: Gostaria que não interpretasses as minhas palavras como uma bandeira a favor dos GDs com tracção por correia. Apenas tenho tentado compreender porque razão os grandes avanços na indústria dos GDs se tem feito a partir da velha correia quase em total detrimento das outras formas de tracção.
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 17:51

MJC escreveu:
nbunuel escreveu:

Sem me alongar muito, diria que um motor servo controlado seja por quartzo, feldspato, mica, efeito Hall, utiliza os sensores precisamente para detectar eventuais erros e, posteriormente, os corrigir.

PS: Gostaria que não interpretasses as minhas palavras como uma bandeira a favor dos GDs com tracção por correia. Apenas tenho tentado compreender porque razão os grandes avanços na indústria dos GDs se tem feito a partir da velha correia quase em total detrimento das outras formas de tracção.
se me alongar muito caro Mário...não concordo com a sua afirmação. a vez que, quanto a mim, está a pôr o carro á frente dos bois, é que um motor hall não tem erros mensuráveis, como tal não têm de ser corrigidos (é essa mesmo a sua grande vantagem)...isso é propriedade da tracção tipo correia que está sempre dependente de vários factores fisicos como temperatura, elasticidade da correia, eventuais erros microscópio na mesma, para além dos próprios contactos entre a polie e a correia!
Ps.. quanto á última questão...acho muito interessante inferir o quanto custa; e que tecnologia é necessária para fazer um DD de qualidade em deterimento de um de tracção por correia! Coadjugado com esta última questão está, quanto a mim, a demisão dos grande fabricantes japs da alta fidelidade....eram eles que tinham os meios necessários para criarem obras primas a preços mais módicos... mas isso é outra questão!
Abraço
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 17:54

MJC escreveu:
nbunuel escreveu:

Senhor de Bunuel,

Bons olhos o leiam.

Discutível será sempre qualquer afirmação minha e/ou de qualquer »afirmador«.

Sendo eu um agnóstico convicto ― excepção feita ao amor dos cães ― tenho por norma duvidar de tudo, mas como sói dizer-se »numa boa«. Ontem, por exemplo, duvidava que ia ganhar a taça e as minhas dúvidas confirmaram-se.

Este tema dos GDs ― GDs como um sistema composto por prato/braço/célula ― é fascinante e daria ― dará? ― pano para mangas. Temo no entanto que seja maçudo e teórico em demasia para este fórum e eu não tenho capacidade para resumir, com o mínimo de qualidade exigível, as toneladas de informação que tenho coligido.

Abraço,
MJ

Acho que razão a principal tem a ver com o facto de a única ligação física entre o prato e o motor ser um elemento flexível que absorve as vibrações produzidas pelo primeiro.
Além disso julgo que apenas conseguimos utilizar pratos com grande massa recorrendo a motores externos, e tenho ideia de o Rui Borges ter dito qualquer coisa acerca dos motores utilizados nos DD não conseguirem uma tracção tão estável ou algo do género...

RF
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 18:02

nbunuel escreveu:
se me alongar muito caro Mário...não concordo com a sua afirmação. a vez que, quanto a mim, está a pôr o carro á frente dos bois, é que um motor hall não tem erros mensuráveis, como tal não têm de ser corrigidos (é essa mesmo a sua grande vantagem)...isso é propriedade da tracção tipo correia que está sempre dependente de vários factores fisicos como temperatura, elasticidade da correia, eventuais erros microscópio na mesma, para além dos próprios contactos entre a polie e a correia!

Julgo que esses problemas se resolvem com massa (a partir do momento em que o prato está a girar, o momento mantém a velocidade estável), mas isso vai aumentar a "massa" necessária para os fabricar.

nbunuel escreveu:
quanto á última questão...acho muito interessante inferir o quanto custa; e que tecnologia é necessária para fazer um DD de qualidade em deterimento de um de tracção por correia! Coadjugado com esta última questão está, quanto a mim, a demisão dos grande fabricantes japs da alta fidelidade....eram eles que tinham os meios necessários para criarem obras primas a preços mais módicos... mas isso é outra questão!
Abraço

Eu arrisco que o DD está para a correia como o bitstream/delta-sigma está para o multibit (R-2R), ou seja, foi adoptado pelo menor custo e por ser uma solução mais fácil de implantar.

Graças ao DD apareceram os gira-discos automáticos pré-afinados, em formatos mais compactos ou midi que foram um sucesso de vendas...foi a democratização do disco de vinil.
$tylu$
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 18:24

Agradeço todas as opiniões ate aqui dadas Very Happy mas continuo com a minha convicção de comprar um gira discos novo que não seja de Dj tongue talvez opte mesmo pelo Rega P3, mas ainda preciso de ouvir Cool

Entretanto por aqui já aprendi muito sobre Direct Drive e tracção por correias Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 22692

Cumprimentos
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 18:32

$tylu$ escreveu:

Agradeço todas as opiniões ate aqui dadas Very Happy mas continuo com a minha convicção de comprar um gira discos novo que não seja de Dj tongue talvez opte mesmo pelo Rega P3, mas ainda preciso de ouvir Cool

Entretanto por aqui já aprendi muito sobre Direct Drive e tracção por correias Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 22692

Cumprimentos

O P2 também é uma excelente opção. Podes entrar em contacto com a Audioteam ou ver no site deles pois têm frequentemente Regas de exposição e/ou retomas (como novos e com todas as garantias) a preços bem mais apelativos.
Se escolheres um desses Regas, e tendo em conta a premissa de quereres novo e não DJ, então fazes uma boa compra (minha opinião).

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 18:39

Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 RP3-WHITE-NO-MAT
Rega P3

Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Rpm51
Project RPM5 Razz
$tylu$
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 19:55

De facto o RPM 5.1 é mais bonitinho Laughing mas não desgosto nada do RP3 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368

Tenho que tentar ouvir os dois primeiro, mas a nível de braço o rega bate o Pro-ject não é verdade?

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 19:59

$tylu$ escreveu:

Tenho que tentar ouvir os dois primeiro, mas a nível de braço o rega bate o Pro-ject não é verdade?

Penso que o bate em tudo.

Joseph Le Conte
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 20:01

Prezado $tylu$,

O braço que equipa o RPM5, sendo revestido a carbono, não é nenhum vitupério.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
Goansipife
Membro AAP
Goansipife

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 20:13

$tylu$ escreveu:
De facto o RPM 5.1 é mais bonitinho Laughing mas não desgosto nada do RP3 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368

Bate em tudo! Esta afirmação não é para bajular o Sr. Administrador AJS. É uma realidade!
Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368
Eu sei que gostos não se discutem, mas para mim até penso que o Rega é bem mais bonito e normal, mesmo na cor natural da rega que é o cinza chumbo (no topo do plinth) e negro (na base do mesmo). O Project, tenta usar o actual estilo de de GDs à alemã, tipo Clearaudio, mas depois falta-lhe os materiais que esta marca de topo usa Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 57537
E isso sente-se no som final. Ai se se sente Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368
MJC
Membro AAP
MJC

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 21:37

nbunuel escreveu:

Ps.. quanto á última questão...acho muito interessante inferir o quanto custa; e que tecnologia é necessária para fazer um DD de qualidade em deterimento de um de tracção por correia! Coadjugado com esta última questão está, quanto a mim, a demisão dos grande fabricantes japs da alta fidelidade....eram eles que tinham os meios necessários para criarem obras primas a preços mais módicos... mas isso é outra questão!
Abraço

E quanto a estes parágrafos de Michel Fremer acerca de um GD DD de um reputado construtor de GDs,

»...Virtually all electric motors "cog," ie, their rotational speed regularly fluctuates above and below the average speed as each magnet pole goes past each coil. A high-torque motor needs a greater number of poles—in some designs, dozens—and the more poles, the more cogging. With nothing to counteract the motor cogging that inevitably occurs directly within the platter of a high-torque, low-mass, direct-drive turntable, large amounts of wow and flutter are also inevitable.
Regulating a direct-drive motor's speed with a phase-locked loop produces tight speed control and measurably low levels of wow and flutter, but the motor's constant, ultra-high-speed hunting and pecking as it over- and undercompensates in the attempt to produce a consistent speed can create a jitter effect in the mid-treble to which the human ear is particularly sensitive, adding a hard, brittle texture to music. That describes the sound of Technics' now-discontinued SL1200 series of direct-drive turntables, and explains why, despite their high build quality and relatively low price, few are used in serious audio systems, though some listeners claim that these 'tables can be modified to improve their sonic performance...«

Quanto à comparação dos GDs Rega e Pro-ject, ambos os fabricantes têm uma história e reputação invejáveis no contexto do vinil pós-enterro (prematuro). O conselho de sempre: nada como uma comparação lado a lado com as mesmas armas. Desgraçadamente, em Portugal este tipo de audições quase nunca é possível.

Seria extremamente interessante que o AAP pudesse, de alguma forma, formentar estas audições sendo que para isso teria de contar com a boa vontade dos proprietários das peças a testar lado-a-lado. Fica a ideia. Que a Admn., se assim entender, promova um banco de órgãos, perdão de equipamento, cujos proprietários estejam dispostos a disponibilizar para testes comparativos.

Cumprimentos,
MJC
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 21:46

MJC escreveu:

»...Virtually all electric motors "cog," ie, their rotational speed regularly fluctuates above and below the average speed as each magnet pole goes past each coil. A high-torque motor needs a greater number of poles—in some designs, dozens—and the more poles, the more cogging. With nothing to counteract the motor cogging that inevitably occurs directly within the platter of a high-torque, low-mass, direct-drive turntable, large amounts of wow and flutter are also inevitable.
Regulating a direct-drive motor's speed with a phase-locked loop produces tight speed control and measurably low levels of wow and flutter, but the motor's constant, ultra-high-speed hunting and pecking as it over- and undercompensates in the attempt to produce a consistent speed can create a jitter effect in the mid-treble to which the human ear is particularly sensitive, adding a hard, brittle texture to music. That describes the sound of Technics' now-discontinued SL1200 series of direct-drive turntables, and explains why, despite their high build quality and relatively low price, few are used in serious audio systems, though some listeners claim that these 'tables can be modified to improve their sonic performance...«

É daquelas explicações bastante elucidativas. Outra explicação exemplar e de grande sabedoria técnica/cientifica já foi dada algures pelo nosso td124 mas que apesar de totalmente lógica mesmo para leigos na matéria, parecem não entrar em certas cabeças mais obstinadas.
Ainda há uns dias estivemos a ouvir musica num TD125 com a já conhecida fonte do Dr. Fuss, e ninguém consegue ouvir qualquer tipo de flutuação. A estabilidade mesmo medida com o muito exigente "strob" a 300 Hz é total, e assim sendo, o argumento dos DD não só cai por terra como seguidamente são só desvantagens. E não é por acaso que são menos musicais como posso atestar com o meu Micro Seiki.

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 21:54

MJC escreveu:
nbunuel escreveu:

Abraço

E quanto a estes parágrafos de Michel Fremer acerca de um GD DD de um reputado construtor de GDs,

Quanto à comparação dos GDs Rega e Pro-ject, ambos os fabricantes têm uma história e reputação invejáveis no contexto do vinil pós-enterro (prematuro). O conselho de sempre: nada como uma comparação lado a lado com as mesmas armas. Desgraçadamente, em Portugal este tipo de audições quase nunca é possível.

Seria extremamente interessante que o AAP pudesse, de alguma forma, formentar estas audições sendo que para isso teria de contar com a boa vontade dos proprietários das peças a testar lado-a-lado. Fica a ideia. Que a Admn., se assim entender, promova um banco de órgãos, perdão de equipamento, cujos proprietários estejam dispostos a disponibilizar para testes comparativos.

Cumprimentos,
MJC

Eu nunca citaria o Michael Fremer (por razões várias que não vêm a propósito) mas neste caso o que ele escreve vai de encontro ao que me disse o Rui Borges.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 21:57

.... mas neste caso o que ele escreve vai de encontro ao que me disse o Rui Borges.

E qualquer pessoa conhecedoras do assunto em causa.

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 21:57

Goansipife escreveu:
$tylu$ escreveu:

Bate em tudo! Esta afirmação não é para bajular o Sr. Administrador AJS. É uma realidade!

É uma realidade baseada em que factos?
Não nos podemos esquecer que um gira-discos, um braço ou uma célula são instrumentos de grande precisão e que o seu desempenho é mensurável.
E infelizmente a Rega não nos dá quaisquer especificações para os seus equipamentos (uma falha incompreensível Evil or Very Mad) e não
tenho acesso aos testes da Hi-Fi World.

O único Project que conheço bem é o RPM 9 que tem o mesmo braço do RPM 5.1 e o seu desempenho é muito bom (com fonte externa de concepção e fabrico "artesanal").
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:11

Curiosamente o chamado "som mais musical" é uma caracteristica exactamente dos aparelhos com problemas de wow and flutter.. dá aquele arrastar no grave.. mas pelo vistos há quem goste!
Ps. antes de mais é bom esclarecer que não preconizo qualquer superioridade de um ou outro sistema de tracção...só afirmo que um bom gira disco com tracção de correia tem necessáriamente de ter muita massa.. o que não é o caso dos Regas mais baratos que são inequivocamente piores que qualquer DD de média qualidade!
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:18

nbunuel escreveu:
Curiosamente o chamado "som mais musical" é uma caracteristica exactamente dos aparelhos com problemas de wow and flutter.. dá aquele arrastar no grave.. mas pelo vistos há quem goste!
Ps. antes de mais é bom esclarecer que não preconizo qualquer superioridade de um ou outro sistema de tracção...só afirmo que um bom gira disco com tracção de correia tem necessáriamente de ter muita massa.. o que não é o caso dos Regas mais baratos que são inequivocamente piores que qualquer DD de média qualidade!

Parece-me indiscutível que o prato deve ter uma grande massa porque a inércia provoca uma estabilidade na rotação que ajuda a eliminar o choro e a flutuação.
Quanto à estrutura, a Rega opta por um chassis leve e rígido que segundo a tua opinião não tem um bom desempenho.
Acho que te estás a contradizer... Razz
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:23

nbunuel escreveu:

Quando quiseres ver esse wow and flutter debaixo da precisão de um strob a 300 Hz (não os convencionais 50), diz-me que eu mostro-te o que é precisão. lol!

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:26

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:

Quando quiseres ver esse wow and flutter debaixo da precisão de um strob a 300 Hz (não os convencionais 50), diz-me que eu mostro-te o que é precisão. lol!

Vamos a isso...mas ainda assim prefiro medir: o olho é menos sensível e não consegue quantificar. lol!
Não sei é como.
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:29

nbunuel escreveu:

Parece-me indiscutível que o prato deve ter uma grande massa porque a inércia provoca uma estabilidade na rotação que ajuda a eliminar o choro e a flutuação.
Quanto à estrutura, a Rega opta por um chassis leve e rígido que segundo a tua opinião não tem um bom desempenho.
A rega opta por um chassis leve simplesmente porque é mais barato...Não é por acaso que os seus modelos de topo são bem mais pesados!o resto é treta para consumidor audiota.
Alias a minha afirmação está bem explicíta"
"só afirmo que um bom gira disco com tracção de correia tem necessáriamente de ter muita massa"
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:32

nbunuel escreveu:

Vamos a isso...mas ainda assim prefiro medir: o olho é menos sensível e não consegue quantificar. lol!
Não sei é como.

É fácil, aquilo é o strob mais preciso que há, mesmo a olho. Não são aquelas riscas espaçadas a 1 metro que vêm nos giras com strob. lol! É mesmo ao cagagessimo. Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723
Bom, o Joaquim Pinto viu a afinação e ouviu o gira. Não acredito que tenha ouvido algo diferente da medição.

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:33

nbunuel escreveu:
nbunuel escreveu:

A rega opta por um chassis leve simplesmente porque é mais barato...Não é por acaso que os seus modelos de topo são bem mais pesados!o resto é treta para consumidor audiota.
Alias a minha afirmação está bem explicíta"
"só afirmo que um bom gira disco com tracção de correia tem necessáriamente de ter muita massa"

Desculpa, li mal. Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 2613325421 Censored Sleep
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:35

nbunuel escreveu:

Não sei é como.

É fácil, aquilo é o strob mais preciso que há, mesmo a olho. Não são aquelas riscas espaçadas a 1 metro que vêm nos giras com strob. lol! É mesmo ao cagagessimo. Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723
Bom, o Joaquim Pinto viu a afinação e ouviu o gira. Não acredito que tenha ouvido algo diferente da medição.
Não posso afirmar que o 125 seja um mau gira disco.. pelo contrário...Não tem nada a ver com os Regas!
Já agora qual é a tua opinião sobre o Sansui Sr 313 (DD) do Joquim pinto?? Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 936335
MJC
Membro AAP
MJC

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 22:52

Proponho que se abra um tópico para que possamos debater estas questões mais técnicas sem conspurcar o tópico aberto pelo $tylu$.

Cumprimentos,
MJC
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 23:09

MJC escreveu:
Proponho que se abra um tópico para que possamos debater estas questões mais técnicas sem conspurcar o tópico aberto pelo $tylu$.

Cumprimentos,
MJC

Óptima ideia. Alguém que abra e tome as rédeas do tópico. Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 754215

Joseph Le Conte
$tylu$
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 23:21

MJC escreveu:

Cumprimentos,
MJC

Não há problema nenhum, até estou a gostar bastante do debate e só aprendo coisas novas e cada vez mais por aqui Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368
Obrigado Wink

Cumprimentos
André
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 23:28

$tylu$ escreveu:
MJC escreveu:

Cumprimentos,
MJC

Não há problema nenhum, até estou a gostar bastante do debate e só aprendo coisas novas e cada vez mais por aqui Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368
Obrigado Wink

Cumprimentos
André

O melhor mesmo é esquecer essa ideia romântica do gira e comprar um leitor de CDs.
É mais barato, não precisa de afinações, não chora, não flutua, é imune aos descentramentos e os discos, também mais baratos, existem em maior variedade, não empenam, não sofrem com a estática e não são afectados pelo pó. Cool
Nem vou falar no desempenho...

Boas compras,
Ricardo
$tylu$
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 23:44

Nah eu vou para o Gira Discos Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368 é uma coisa que quero já há muito tempo e depois também tenho aqui bolachas a precisar de rotação Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723
Mas obrigado na mesma Wink

André
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptySeg maio 21 2012, 23:48

$tylu$ escreveu:
Nah eu vou para o Gira Discos Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368 é uma coisa que quero já há muito tempo e depois também tenho aqui bolachas a precisar de rotação Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723
Mas obrigado na mesma Wink

André

É assim mesmo, ele não sabe o que diz. Basta ver os giras que aconselha. Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723 (esta foi mesmo à porco Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723 )

Joseph Le Conte
MJC
Membro AAP
MJC

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 03:48

O melhor mesmo é esquecer essa ideia romântica do gira e comprar um leitor de CDs.
É mais barato, não precisa de afinações, não chora, não flutua, é imune aos descentramentos e os discos, também mais baratos, existem em maior variedade, não empenam, não sofrem com a estática e não são afectados pelo pó. Cool
Nem vou falar no desempenho...

Boas compras,
Ricardo

Ai não vais falar no desempenho? Que pena...

MJC
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 05:12

.... mas neste caso o que ele escreve vai de encontro ao que me disse o Rui Borges.

O que não é verdade! Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 936335 e até mesmo o Rui Borges já não tem a mesma opinião!
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 09:24

nbunuel escreveu:

O que não é verdade! Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 936335 e até mesmo o Rui Borges já não tem a mesma opinião!

Isso quer dizer que desde 2010 ele mudou de opinião...será que ele escutou o tal Sansui? scratch Rolling Eyes
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 10:09

nbunuel escreveu:
(...) qual é a tua opinião sobre o Sansui Sr 313 (DD) do Joquim pinto?
Porventura, nesta praça, será este o assunto submetido ao silent que o companheiro refere na página anterior?
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 10:09

nbunuel escreveu:

Isso quer dizer que desde 2010 ele mudou de opinião...será que ele escutou o tal Sansui? scratch Rolling Eyes
Muitas vezes...ahaha...até decidiu recuperar um Thorens TD160 do dono do sansui, pôr-lhe um plint novo, um SME 30009 s2 ( que por acaso até era meu), mas o dono do sansui continua a dizer que o thorens lhe irá dar jeito para lavar os discos.. haha Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 265963
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 10:18

Efectivamente é uma Sansui SR 737, já tive um, é uma excelente máquina que se pode comprar pela módica quantia de 50 euros..ahah.. toca melhor que um Rega P3Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Sansui_sr-737
Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Sansui-SR737
Fran
Membro AAP
Fran

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 10:42

Vcs, desanimam um gajo RIP
unidade
Membro AAP
unidade

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 11:51

Caro $tylu$

Como o meu contributo anterior parece ter desaparecido do post, reitero a minha experiência pessoal e o prazer auditivo/sensitivo que obtenho presentemente com o Gira Rega P 5 que adquiri recentemente. (tenho também um leitor de CD"s Rega Saturno que não é ligado à semanas)

Tratando-se de uma boa oportunidade e tendo em devida conta o desconto efectuado relembro-lhe a possibilidade de aquisição do Rega P3-24 por 399€ (preço normal eram 690€) e o gira Rega P 5 c/aro em Cerejeira por 525€ (preço normal eram 950€) na Supersonido.

Ambas as unidades apesar de ainda se encontrarem à venda foram substituídas por outras versões mais recentes nomeadamente o RP3 e o RP6 que poderá encontrar na Audioteam ou eventuais revendedores.

No que se refere às achegas bem intencionadas e que obviamente o procuram auxiliar na escolha, sugiro-lhe que coloque como prioridade máxima o retorno emocional que volta a si na audição; a musica transmite-lhe algo de gratificante...? emociona-o...? transmite-lhe ritmo...alegria...sintoniza-se com ela...!? compre... e nem hesite se estiver no seu plafond...senão esqueça.
Por muito apelativos que visualmente sejam e claro que isso conta são meios de chegar à musica e não para serem admirados como meros objectos.

Quanto às especificações claro que contam... e serão eventualmente conducentes a um melhor desempenho...mas toda a vida ouvi e vi óptimas características técnicas a não tocarem musica... mas a tornarem-na uma boa experiência cientifica...

Claro que existem muitas outras hipóteses válidas...e ainda mais válidas.... apesar da subjectividade face ao todo e como cada um de nós interpreta define, e sente a Música

Desejo-lhe óptima opção/audição

Refira-se que o Braço RP 700 que equipa o P5 ainda tem como valor de aquisição isolado cerca de 600€

Pierre
Membro AAP
Pierre

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 13:13

nbunuel escreveu:
Efectivamente é uma Sansui SR 737, já tive um, é uma excelente máquina que se pode comprar pela módica quantia de 50 euros..ahah.. toca melhor que um Rega P3Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Sansui_sr-737
Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Sansui-SR737

Onde anda a venda desse Sansui?
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 14:03

unidade escreveu:
Tratando-se de uma boa oportunidade e tendo em devida conta o desconto efectuado relembro-lhe a possibilidade de aquisição do Rega P3-24 por 399€ (preço normal eram 690€) e o gira Rega P 5 c/aro em Cerejeira por 525€ (preço normal eram 950€) na Supersonido.

Refira-se que o Braço RP 700 que equipa o P5 ainda tem como valor de aquisição isolado cerca de 600€

Esqueçamos os valores por um momento.
Quais são ao certo as diferenças entre um P3 e um P5?
E as diferenças entre o RB300 e o RB700?

unidade escreveu:
Quanto às especificações claro que contam... e serão eventualmente conducentes a um melhor desempenho...mas toda a vida ouvi e vi óptimas características técnicas a não tocarem musica... mas a tornarem-na uma boa experiência cientifica...

Música é arte e Audio é ciência ao serviço desta (através do registo e reprodução da mesma). Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Rauch10

Tem graça como muitos audiófilos desvalorizam o bom desempenho técnico, afirmando que não é importante para uma reprodução.
Isso equivale a dizer que as boas gravações não nos comovém, não tocam música...experimentem gravar um recital de piano com o telemóvel e depois descrevam a vossa experiência.

Termino citando parte de uma entrevista com o Peter Walker e Mike Albinson (Quad):

Mike Albinson (PeterWalker's engineering assistant)
If you want a subject fraught with idiocies, at the moment there's this craze that valve (tube) amplifiers are better, and that Quad II valve amplifiers are now the best, in terms of reproduction.
Read through the technical press of about twelve years ago and you will learn that transistors are much better than valves and the valve amplifier is dead on its feet.
Now today it is having a grand revival!
It's fashion - there's no reality to it.
A modern transistor amplifier is better on any count you care to mention than the Quad II was, with the possible exception, that if you must go and overdrive the thing, then the valve amplifier does show marginal differences.
There have been a few bad transistor amplifiers.
It's easier to make a bad transistor amplifier than a bad valve amplifier.
However you made the valve amplifier, it might hum or something, but usually it was reasonably linear.

fonte -> http://www.onethingaudio.net/FOR/QUA/GEN/9512-QUA-GEN-HIS-PW.htm
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 14:14

O homem da Quad sabia bem o que criou...O Quad II nem sequer pode ser considerado um aparelho de alta fidelidade uma vez que é um poço de distorções...(foi medido um á minha frente).Mas nem todos são assim! E um amplificador a valvulas com baixa distorção (linear e THD) é o melhor dos dois mundos!E a pouca distorção que tem é localizada nos harmonicos pares e estes são bem mais agradável ao ouvido humano! Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 936335 penso eu de que!
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 14:48

nbunuel escreveu:
O homem da Quad sabia bem o que criou...O Quad II nem sequer pode ser considerado um aparelho de alta fidelidade uma vez que é um poço de distorções...(foi medido um á minha frente).Mas nem todos são assim! E um amplificador a valvulas com baixa distorção (linear e THD) é o melhor dos dois mundos!E a pouca distorção que tem é localizada nos harmonicos pares e estes são bem mais agradável ao ouvido humano! Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 936335 penso eu de que!

Mais importante ainda é que a impedância de saída seja baixa ou então a reposta de frequências que em teoria era plana vai passar a "acompanhar" a curva de impedância das colunas a que estiver ligado...
unidade
Membro AAP
unidade

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 18:27

Caro Ricardo não se sinta atingido ou na necessidade de sair em defesa da sua "dama" (argumentação técnica) porque penso que quem seja sensato a leva em devida conta...nemeadamente eu que leio atentamente os seus comentários independentemente da proridade que lhes conceda nas minhas escolhas pessoais...

o que mencionei e reafirmo foi de que alêm da importancia que outros parametros tenham na contribuição para uma escolha técniicamente sustentada, e tão proximo quanto o possivel da gravação existente...são e sublimo a capacidade da musica nos envolver...emocionar...elevar...a um estado diferenciado de exaltação..., alegria...tristeza...harmonia...inspiração ou aquilo que fôr...

e já vi sistemas técnicamente irrepreensiveis a soarem analiticamente frios e sem qualquer tipo de comunicação com as circunstancias sensoriais que subjectivamente nos envolvem...(e inversamente tambêm)

Nunca lhe aconteceu num demonstarção de Audio não se sentir tocado pelo sistema supostamente mais aplaudido, envolto no esplendor das suas referencias técnicas (reais e sem markting)e sair de lá arrepiado pelo parente menor e menos referenciado...?

saudações musicais e viva à pluralidade de opções nas escolhas pessoais,,,sem as quais nem sequer existiria este nosso hobby "estado de Alma" porque estariamos todos inevitavelmente a ouvir as mesmas musicas... em apenas dois ou três veiculos da mesma(leia-se sistemas e interpretes)
$tylu$
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 18:45

unidade escreveu:
Caro $tylu$

Como o meu contributo anterior parece ter desaparecido do post, reitero a minha experiência pessoal e o prazer auditivo/sensitivo que obtenho presentemente com o Gira Rega P 5 que adquiri recentemente. (tenho também um leitor de CD"s Rega Saturno que não é ligado à semanas)

Ambas as unidades apesar de ainda se encontrarem à venda foram substituídas por outras versões mais recentes nomeadamente o RP3 e o RP6 que poderá encontrar na Audioteam ou eventuais revendedores.

No que se refere às achegas bem intencionadas e que obviamente o procuram auxiliar na escolha, sugiro-lhe que coloque como prioridade máxima o retorno emocional que volta a si na audição; a musica transmite-lhe algo de gratificante...? emociona-o...? transmite-lhe ritmo...alegria...sintoniza-se com ela...!? compre... e nem hesite se estiver no seu plafond...senão esqueça.
Por muito apelativos que visualmente sejam e claro que isso conta são meios de chegar à musica e não para serem admirados como meros objectos.

Claro que existem muitas outras hipóteses válidas...e ainda mais válidas.... apesar da subjectividade face ao todo e como cada um de nós interpreta define, e sente a Música

Desejo-lhe óptima opção/audição

Claro que o sistema é para ouvir música, pretendo que com ele me leve a envolver nela, senti-la a minha volta, até porque a maior parte da música que irá reproduzir é música que me diz muito... Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 22692
Mas claro o aspecto físico também é relevante no que toca á escolha.. Ambos os gira que referiu e aconselhou são bastante agradáveis á vista, falando por mim Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 491368

Estive a ver na Supersonido, o preço não incluem as células, teria que depois adquirir á parte.. Mas sim penso que seria uma boa opção tendo em o desconto aplicado e o preço final...

Assim como o forista ricardo onga-ku gostaria de saber as diferenças entre os gira P3 e P5 e dos braços RB300 e RB700...

Com todo o gosto tenho lido todos os vossos comentários e desde já agradeço, tenho aprendido muito...no entanto ainda terei de passar pela experiência de ouvir um DD e um gira com traccao por correia para poder opinar na vossa liga Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 933723

Outra coisa que não tenho apanhado é os termos flutter e wow Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 447836 Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 447836

Cumprimentos,
André

ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 19:19

unidade escreveu:
Caro Ricardo não se sinta atingido ou na necessidade de sair em defesa da sua "dama" (argumentação técnica) porque penso que quem seja sensato a leva em devida conta...nemeadamente eu que leio atentamente os seus comentários independentemente da proridade que lhes conceda nas minhas escolhas pessoais...

o que mencionei e reafirmo foi de que alêm da importancia que outros parametros tenham na contribuição para uma escolha técniicamente sustentada, e tão proximo quanto o possivel da gravação existente...são e sublimo a capacidade da musica nos envolver...emocionar...elevar...a um estado diferenciado de exaltação..., alegria...tristeza...harmonia...inspiração ou aquilo que fôr...

e já vi sistemas técnicamente irrepreensiveis a soarem analiticamente frios e sem qualquer tipo de comunicação com as circunstancias sensoriais que subjectivamente nos envolvem...(e inversamente tambêm)

Nunca lhe aconteceu num demonstarção de Audio não se sentir tocado pelo sistema supostamente mais aplaudido, envolto no esplendor das suas referencias técnicas (reais e sem markting)e sair de lá arrepiado pelo parente menor e menos referenciado...?

saudações musicais e viva à pluralidade de opções nas escolhas pessoais,,,sem as quais nem sequer existiria este nosso hobby "estado de Alma" porque estariamos todos inevitavelmente a ouvir as mesmas musicas... em apenas dois ou três veiculos da mesma(leia-se sistemas e interpretes)

Caro unidade,

São raras as vezes que não saio dos xôs desapontado com a maioria dos sistemas aí demonstrados.
As causas são várias mas julgo que a mais importante é esta moda de exagerar a "presença" e acentuar o extremo agudo e são essas causas que me levam a pensar que os sistemas analiticamente frios e agressivos não se compõem afinal de equipamentos tecnicamente irrepreensíveis; infelizmente high-end (já?) não é sinónimo de excelência técnica e de bom desempenho mas significa antes que se tratam de produtos caros, peças de joalharia destinadas a uma clientela endinheirada que muitas vezes compra pelo preço e pelo hype (estou a generalizar mas acho que se trata da maioria).

Mas não posso negar que a gravação e reprodução doméstica de música é uma tecnologia demasiado imperfeita e que pode beneficiar de algum "tempero" mas penso que este seria mais eficaz quando adaptado ao prato em questão

Boas audições,
Ricardo
MJC
Membro AAP
MJC

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 EmptyTer maio 22 2012, 20:03

nbunuel escreveu:

O homem da Quad sabia bem o que criou...O Quad II nem sequer pode ser considerado um aparelho de alta fidelidade uma vez que é um poço de distorções...

Ora aí está uma afirmação com a qual todos, mas todos, os audiófilos do mundo inteiro concordam.

Deve ser a questão que reúne a maior unanimidade no mundo do áudio.

E acrescentaria que se um Quad II estiver a passar o sinal para uma Quad ESL 57, então nem de fidelidade poderemos falar.

Saudações Analógicas,
MJC
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gira Bolachas - A Dúvida    Gira Bolachas - A Dúvida  - Página 2 Empty

Gira Bolachas - A Dúvida
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte