Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Considerações sobre pirataria de música | |
|
+6rednef Ulrich João Henrique António José da Silva Fran ricardo onga-ku 10 participantes | Autor | Mensagem |
---|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 12:58 | |
| http://thetrichordist.wordpress.com/2012/06/18/letter-to-emily-white-at-npr-all-songs-considered/ | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 14:15 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- http://thetrichordist.wordpress.com/2012/06/18/letter-to-emily-white-at-npr-all-songs-considered/
Quem gosta de musica a sério, compra-a. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 14:21 | |
| - Fran escreveu:
Quem gosta de musica a sério, compra-a. A minha opinião também é essa. A única coisa que lamento há muito, é que durante décadas (e ate ainda hoje) a industria musical teve lucros astronómicos e poderiam ter colocado os discos/Cd's/etc. a um preço bem mais agradável e continuavam a ter grandes lucros. Mas também sei que é assim a vida. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 14:22 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Fran escreveu:
Quem gosta de musica a sério, compra-a.
A minha opinião também é essa. A única coisa que lamento há muito, é que durante décadas (e ate ainda hoje) a industria musical teve lucros astronómicos e poderiam ter colocado os discos/Cd's/etc. a um preço bem mais agradável e continuavam a ter grandes lucros. Mas também sei que é assim a vida. Nos USA, eles baixaram, e de que maneira, os preços dos CDs, agora na Europa, tá ké tó preto | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 17:23 | |
- Fran escreveu:
A minha opinião também é essa. A única coisa que lamento há muito, é que durante décadas (e ate ainda hoje) a industria musical teve lucros astronómicos e poderiam ter colocado os discos/Cd's/etc. a um preço bem mais agradável e continuavam a ter grandes lucros. Mas também sei que é assim a vida. Lá diz o ditado "Cá se fazem, cá se pagam" Abusaram, agora quem abusa é o outro lado da moeda. Quem perde? Todos. | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 17:29 | |
| - João Henrique escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Fran escreveu:
A minha opinião também é essa. A única coisa que lamento há muito, é que durante décadas (e ate ainda hoje) a industria musical teve lucros astronómicos e poderiam ter colocado os discos/Cd's/etc. a um preço bem mais agradável e continuavam a ter grandes lucros. Mas também sei que é assim a vida. Lá diz o ditado "Cá se fazem, cá se pagam"
Abusaram, agora quem abusa é o outro lado da moeda. Quem perde? Todos. Eu perco, lá isso perco, mas é o dinheiro do meu bolso, pois quanto mais musica baixei, mais musica compro. | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 17:45 | |
| - Fran escreveu:
Eu perco, lá isso perco, mas é o dinheiro do meu bolso, pois quanto mais musica baixei, mais musica compro. É como eu. Mas devo de dizer que já praticamente que não baixo nada (nem nunca baixei quase nada). Com o fórum e as belas sugestões, muitas coisas compro sem ouvir. Gosto de surpresas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 17:57 | |
- Fran escreveu:
Eu perco, lá isso perco, mas é o dinheiro do meu bolso, pois quanto mais musica baixei, mais musica compro.
É como eu. Mas devo de dizer que já praticamente que não baixo nada (nem nunca baixei quase nada). Com o fórum e as belas sugestões, muitas coisas compro sem ouvir. Gosto de surpresas. Pois, és como eu, " nem nunca baixei quase nada", ou seja, baixei sempre quase tudo ... não tenho problema nenhum em assumir que durante uns 5 anos, baixei uns Teras valentes de musica à borlix, e desses Teras, comprei alguns Gigas em vinil. Hoje em dia, já não saco nada, primeiro, porque já não tenho espaço nos 4 discos que tenho no PC, segundo, porque já não me entendo com tanta musica, terceiro, e mais importante, tenho cá o meu vinil todo Somos Santos ou quê?! PS : do Hendrix, tenho quase 200Gb (em ficheiros, sem contar com as dezenas de CDs que tenho dele), entre piratas, gravações merdosas feitas pelo publico, sound boards, etc etc ... e já agora, correndo o risco de ser apedrejado A caixinha à esquerda (em cima), são "só" 10 CDs | |
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 18:03 | |
| Pois, não posso falar por ti (nem por ninguém) mas eu praticamente nunca baixei musica (nem filmes). Uma ou outra coisa para confirmar ou não a aquisição em vinil. Uma das razoes principais é a falta de paciência para baixar seja o que for.
Portanto, e voltando a frisar a minha experiência pessoal, eu nunca baixei praticamente nada. Mas isto nao é nenhuma critica a quem baixa, longe de mim. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 18:21 | |
| Disclaimer: Já fiz download, como todos nós, muito ou pouco.
Esta questão da pirataria é uma falácia:
- Antes da net , o pessoal gravava em cassetes, ou através do rádio, nunca ouvi ninguém dizer que era crime gravar as emissões de rádio
- Os downloads gratuitos, e não se transacionam, dão-se, e nínguem efectua mais valias(regra geral)
- O formato físico pode transacionar-se, mais do que uma vez
- Não se perdem direitos de autor, porque quem quer comprar compra na mesma
- Eu até acho que os downloads a ajudam os artistas , tornando virais alguns êxitos, que, sem esta forma de propagação, não existiria
-
| |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 18:53 | |
| - Ulrich escreveu:
- ... - Antes da net , o pessoal gravava em cassetes, ou através do rádio, nunca ouvi ninguém
dizer que era crime gravar as emissões de rádio ... Alguns inners do antigamente, traziam isto | |
| | | rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 18:58 | |
| Os downloads vieram acabar com a INDUSTRIA musical, com todos os comissionistas, agentes, e psico agentes que no fundo eram comissionistas, agora os artistas não perdem nada porque à semelhença de antigamente o que lhes dá o dinheiro são os concertos e não a dupla ou tripla platina, isso é só mais uma forma de markting, assim como o é hoje a divulgação pela internet, não é por acaso que cada vez mais artistas lançam menos cds/vinis/outro formato e aparece um aumento de albuns digitais e há até quem disponibilize toda a discografia para download. para um musico o importante é a musica e não quem ganha com esta. quanto mais conhecida/escutada for uma musica mais popular será quem a interpreta e mais trabalho terá.
isto é apenas a minha opinião... | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 19:15 | |
| - rednef escreveu:
- Os downloads vieram acabar com a INDUSTRIA musical, com todos os comissionistas, agentes, e psico agentes que no fundo eram comissionistas, agora os artistas não perdem nada porque à semelhença de antigamente o que lhes dá o dinheiro são os concertos e não a dupla ou tripla platina, isso é só mais uma forma de markting, assim como o é hoje a divulgação pela internet, não é por acaso que cada vez mais artistas lançam menos cds/vinis/outro formato e aparece um aumento de albuns digitais e há até quem disponibilize toda a discografia para download. para um musico o importante é a musica e não quem ganha com esta. quanto mais conhecida/escutada for uma musica mais popular será quem a interpreta e mais trabalho terá.
isto é apenas a minha opinião... Bernardo Sassetti, incentivava aos DLs da sua musica, chegando ao ponto de ser ele próprio a partilhar uma vez por semana, a sua musica, mas com qualidade, uma vez que não queria que o pessoal ouvisse a musica dele a baixa qualidade (MP3s) | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 21:31 | |
| pois da minha parte já gravei alguns albuns, para ai num total de 1,5gigas. e filmes não tenho a minima pachorra, vejo on-line. apesar dos preços prefiro sem duvida do formato fisico! agora k7 foi á fartazana mas era para poupar os disquinhos | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 22:06 | |
| Pela parte que me toca, os artistas só ganharam, pois nunca «saquei» nada. Agora, também só aqueles que estão mais perto da arte me merecem o dinheiro que gastei; os outros, apesar de normalmente venderem bem, não é a mim. Quero dizer que, apesar de não concordar com a pirataria, também não sou contra, na medida em que a maioria dos casos estamos diante de banha da cobra e não de arte. E se muito boa gente não tem o mínimo sentido de estética, também, porque haveria de ter sentido de «justiça», quando aquilo que lhe é servido é mesmo a medida que espera?! Coisas da vida!... Eu também não gosto de ver venderem vinilo como se fosse de gravação analógica, mas enfim, é a vida!... | |
| | | Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 23:02 | |
| - Ulrich escreveu:
Disclaimer: Já fiz download, como todos nós, muito ou pouco.
Esta questão da pirataria é uma falácia:
- Antes da net , o pessoal gravava em cassetes, ou através do rádio, nunca ouvi ninguém dizer que era crime gravar as emissões de rádio
- Os downloads gratuitos, e não se transacionam, dão-se, e nínguem efectua mais valias(regra geral)
- O formato físico pode transacionar-se, mais do que uma vez
- Não se perdem direitos de autor, porque quem quer comprar compra na mesma
- Eu até acho que os downloads a ajudam os artistas , tornando virais alguns êxitos, que, sem esta forma de propagação, não existiria
- Exactamente ! É como aqueles tipos da PT e afins que dizem que fornecem online mais de não sei quantos milhões de músicas em MPTretas e tudo legalmente , como se eles tivessem alguma vez pago aos artistas algum centavo | |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música Ter 19 Jun - 23:36 | |
| - rednef escreveu:
- Os downloads vieram acabar com a INDUSTRIA musical, com todos os comissionistas, agentes, e psico agentes que no fundo eram comissionistas, agora os artistas não perdem nada porque à semelhença de antigamente o que lhes dá o dinheiro são os concertos e não a dupla ou tripla platina, isso é só mais uma forma de markting, assim como o é hoje a divulgação pela internet, não é por acaso que cada vez mais artistas lançam menos cds/vinis/outro formato e aparece um aumento de albuns digitais e há até quem disponibilize toda a discografia para download. para um musico o importante é a musica e não quem ganha com esta. quanto mais conhecida/escutada for uma musica mais popular será quem a interpreta e mais trabalho terá.
isto é apenas a minha opinião... Sem dúvida! O artista é o que menos recebe pela sua obra. A parte de leão é normalmente da editora. E depois dos que gravitam à volta da editora. Porque será que alguns artistas criaram editoras próprias? Já repararam que normalmente um artista celebra um contrato por X anos com uma editora, recebendo Y e tendo a obrigação de fazer Z trabalhos pelos X anos desse contrato. Porque será? Óbviamente um download não pago, serão alguns $$$ que não entram na editora, que já investiu no artista. O artista não recebe, porque já recebeu segundo o contrato. Na generalidade, penso que as coisas funcionam (funcionavam) assim. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Considerações sobre pirataria de música | |
| |
| | | | Considerações sobre pirataria de música | |
|