Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 PC Audio, como começar?

Ir para baixo 
+2
MF
fjbl
6 participantes
AutorMensagem
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptySex Ago 10 2012, 22:08

[size=18][size=12] Boas, sou daqueles melómanos que salta sem qualquer tipo de constrangimento entre o analógico e o digital, embora em formato físico utilize maioritariamente vinil. Com a aquisição em 2011 de um leitor universal (Dennon 3930) entrei no mundo da alta resolução digital; DVD-A e SACD.

No que diz respeito a ficheiros em WAV ou FLAC o que tenho feito é gravar dvd no formato DVD-A em 24/96 e em termos sónicos tem sido satisfatório. No entanto depois tenho que fazer capas para as caixas e interiores e inclusive ilustrar os próprios DVD`s etc. Enfim o ideal era evitar este trabalho e injectar os ficheiros no sistema áudio existente (apenas em estéreo). No fundo acrescentar o “PC áudio” ao sistema existente.
Confesso que em termos informáticos sou um bocado “inadaptado” mas fiz algum trabalho de casa pelo que “penso eu” não vai ser necessário partir completamente do zero, mas a verdade é que tenho bastantes dúvidas no caminho a trilhar.

O PC e o sistema áudio estão fisicamente distantes; o PC num “ escritório/quarto” e o sistema de áudio na sala de estar. A opção de movimentar o PC para junto do sistema áudio não é opção desejada, não só porque me parece um pouco ruidoso e demasiado volumoso como também por questão de utilização era melhor ficarem em salas diferenciadas. Quando me instalaram o Meo, a fibra foi directamente para o local do PC, onde ficou também o router e há uma ligação ethernet entre o router e a boxe da TV que está junto ao sistema de áudio. A TV é relativamente recente de Led`s e com capacidade HD.

Consigo aproveitar algum dos elementos existentes ou tenho que adquirir um outro PC totalmente dedicado ao áudio e verdadeiramente otimizado para o efeito? Neste caso existe muita tralha que pode ser simplificada e utilizar a TV como monitor (penso eu). Se for esta a opção creio que é possível pedir a qualquer casa de informática a construção de um PC dedicado, mas o problema é…. o que pedir!!?? Ou existem já estas soluções no mercado.?
Ou a melhor solução é um Music Server? Pelo que percebo (pouco) é exactamente o que descrevi atrás mas a preços bem elevados.

Sei que também é preciso um DAC e que aqui as opções são muito diversas em termos de qualidade e preços.
Sei que existem igualmente algumas questões a resolver relacionadas com o software e sua optimização, o tipo de ligações a utilizar..etc… mas (digo eu) isso seriam questões com vos importunar mais tarde.

O que eu preciso é que me ajudem a traçar um caminho… com a solução teoricamente mais adequada .
Nada disto é urgente (com calma e bem pensado é o objectivo) e essencial para mim é a qualidade sónica (resolução minima 24/96, 2 canais).

Agradecia alguma ajuda quer directa ou mesmo com a indicação de algum link onde eu possa satisfazer algumas dúvidas.
[/size][/size]
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 12:28

Olá fjbl,

Não sou grande entendido em informática, pelo que a solução que arranjei foi relativamente simples. No desktop tenho os CDs ripados (uso o iTunes) e uma Time Capsule que faz os backups e serve de router. Na sala tenho um AirPort Express ligado à rede e ligado ao DAC (um Goldenote DAC7) por cabo óptico. Funciona lindamente com o Remote instalado no iPhone a servir de comando. A grande vantagem é que não preciso de ter o computador junto ao DAC e posso controlar o iTunes a partir do app remote no iPhone. A desvantagem relativamente ao computador ligado ao DAC por USB é que o AirPort não suporta ficheiros superiores a 16/44.1. Se não utilizas estes ficheiros, então para ti não será desvantagem...
Espero ter ajudado!
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 45
Localização : Aveiro

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 12:48

Na minha modesta opinião, e se se desejar fazer uso de Software Livre, a escolha de Linux como sistema operativo vem facilitar em muito as coisas. Bastará um computador desktop a fazer de "servidor", onde se alojarão os ficheiros, e, por exemplo, um pequeno computador portátil (atom, por exemplo, ou até mesmo um RaspberryPi), que importa os ficheiros do servidor, por exemplo por sshfs.

Sublinho que uma solução deste tipo pode ser morosa de configurar na perfeição, mas assenta, na sua totalidade, em Software Livre, não existindo pois, lugar a "licenças" estranhas, ou estratégias duvidosas e ilegais para as obter.

Cumprimentos,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 13:05

greytear escreveu:
Na minha modesta opinião, e se se desejar fazer uso de Software Livre, a escolha de Linux como sistema operativo vem facilitar em muito as coisas. Bastará um computador desktop a fazer de "servidor", onde se alojarão os ficheiros, e, por exemplo, um pequeno computador portátil (atom, por exemplo, ou até mesmo um RaspberryPi), que importa os ficheiros do servidor, por exemplo por sshfs.

Sublinho que uma solução deste tipo pode ser morosa de configurar na perfeição, mas assenta, na sua totalidade, em Software Livre, não existindo pois, lugar a "licenças" estranhas, ou estratégias duvidosas e ilegais para as obter.

Cumprimentos,
Luis

Olá Luis,
Já tinha lido sobre soluções desse tipo, mas para info-excluídos como eu, é muito complicado No
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 45
Localização : Aveiro

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 13:19

MF escreveu:
greytear escreveu:
Na minha modesta opinião, e se se desejar fazer uso de Software Livre, a escolha de Linux como sistema operativo vem facilitar em muito as coisas. Bastará um computador desktop a fazer de "servidor", onde se alojarão os ficheiros, e, por exemplo, um pequeno computador portátil (atom, por exemplo, ou até mesmo um RaspberryPi), que importa os ficheiros do servidor, por exemplo por sshfs.

Sublinho que uma solução deste tipo pode ser morosa de configurar na perfeição, mas assenta, na sua totalidade, em Software Livre, não existindo pois, lugar a "licenças" estranhas, ou estratégias duvidosas e ilegais para as obter.

Cumprimentos,
Luis

Olá Luis,
Já tinha lido sobre soluções desse tipo, mas para info-excluídos como eu, é muito complicado No


Caro MF:

Se for necessário, disponibilizo-me para "dar uma mão", ou duas....
Acima de tudo, há que não temer o desconhecido...
Cumprimentos,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 14:58

Desde já, obrigado pelas participações e sugestões.

Meu caro MF;
Pondo o DAC de parte, quer o Time capsule quer o Airport express são "tecnologia" Aplle e creio que não são compatíveis com o PC existente (SO - Windows), ou estou enganado? De qualquer maneira estes elementos deverão custar perto dos 400 euros (não fiz uma pesquisa intensiva de preços). Com estes valores (ou menos) não será possível construir um pc dedicado? Ou seja uma solução tipo ; caixa+motherboard+fonte de alimentação+processador+memórias+SSD (para SO e pouco mais) e provisóriamente uma sound card até investir sériamente num DAC. Tenho um disco exterior toshiba que me parece silencioso, e o monitor seria a TV.

Meu caro greytear;
Não sei se percebo bem o alcance da sua sugestão (sei que o SO Linux é open-source) isto é; tenho o CD de instalacão do Windows, existe o Foobar e penso eu que mais uma série de aplicações que fariam a coisa funcionar. Inclusive poderia fazer a ligação ao PC existente via wireless ou com mais um router, via porta ethernet. Ou será que me está a escapar alguma coisa em termos de software ou qualquer outro tipo de problemática de implementação?

Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 16:11

Ora bem... o motor de busca levou- me à poucos minutos a esta sugestão no "The Well-Tempered Computer". Ainda não digeri bem toda a informação exposta mas parece algo parecido com o que eu preciso. O maior problema é que a maioria dos componentes citados já estarão obsoletos (isto na informática é absolutamente vertiginoso). Acho até que poderia emagrecer a coisa; não necessito de drive de leitura e já tenho disco externo. Precisava sim (provisóriamente) de sound card com saída analogica (2 canais). Creio que o ipad poderia ser substituído por teclado +rato+TV. Estou certo?
Sugestões? Agora que o pretendido parece mais bem definido.

link:


http://www.genesisloudspeakers.com/newsletter/Newsletter_RMAF2010.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 16:59

Nada como passear um pouco pela meca do PC audio para se ter uma noção das alternativas existentes.

http://www.computeraudiophile.com/
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 17:03

fjbl escreveu:
Ora bem... o motor de busca levou- me à poucos minutos a esta sugestão no "The Well-Tempered Computer". Ainda não digeri bem toda a informação exposta mas parece algo parecido com o que eu preciso. O maior problema é que a maioria dos componentes citados já estarão obsoletos (isto na informática é absolutamente vertiginoso). Acho até que poderia emagrecer a coisa; não necessito de drive de leitura e já tenho disco externo. Precisava sim (provisóriamente) de sound card com saída analogica (2 canais). Creio que o ipad poderia ser substituído por teclado +rato+TV. Estou certo?
Sugestões? Agora que o pretendido parece mais bem definido.

link:


http://www.genesisloudspeakers.com/newsletter/Newsletter_RMAF2010.pdf

Boa tarde,

Eu tenho uma solução de: NetPC com Linux Umbunto(servidor)+Dac+Disco de rede. Poderei dar-te com maior detalhe explicações sobre esta solução.
No entanto, como estás a começar e necessitas de alguma versatilidade geográfica, sugiro que vejas as possibilidades do OyPlay da Asus, que te permite
ligares uma penUSB, ou até um cartão SD,e o aparelhómetro lê quase todos os formatos de Audio e Vídeo transferindo o audio por analógico para o amp
e ou o vídeo,por HDMI, para a televisão ou ps3:( o modelo de entrada custa € 60 na Fnac.

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 17:49

A melhor solução existente, e gratuíta:

http://xbmc.org/about/

http://xbmc.org/download/

Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 19:34

computeraudiophile.com
Toneladas de informação, vai levar o seu tempo.

OyPlay da Asus
OK, parece interessante. Para dificultar existe uma série de modelos, tenho de perceber qual o adequado, tem de converter 24/96. E ver preços.

Xbmc
Bem...parece que software "polivalente" existe.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 19:47

Uma opção também bastante badalada é a Squeezebox da Logitech. Tem vários modelos mas eu gosto particularmente da squeezebox touch.

http://reviews.cnet.com/digital-audio-receivers-dars/logitech-squeezebox-touch/4505-6470_7-33770453.html
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 45
Localização : Aveiro

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQua Ago 22 2012, 19:52

fjbl escreveu:
Desde já, obrigado pelas participações e sugestões.

(...)
Meu caro greytear;
Não sei se percebo bem o alcance da sua sugestão (sei que o SO Linux é open-source) isto é; tenho o CD de instalacão do Windows, existe o Foobar e penso eu que mais uma série de aplicações que fariam a coisa funcionar. Inclusive poderia fazer a ligação ao PC existente via wireless ou com mais um router, via porta ethernet. Ou será que me está a escapar alguma coisa em termos de software ou qualquer outro tipo de problemática de implementação?


Caríssimo:
Se, de facto, tem licenças oficiais para o SO que referiu, não me parece que lhe esteja a escapar nada. Não obstante, há sempre o enorme consumo de recursos que é apanágio dos sistemas operativos Windows. Há ainda a questão subjacente ao uso do ASIO para a obtenção de um bom desempenho. Não me reportei a esse tipo de soluções porque, honestamente, não as uso.

Por outro lado, há que considerar a sugestão do uso do XBMC, já aqui referido por um outro forista.

Cumprimentos,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQui Ago 23 2012, 08:51

greytear escreveu:

Caro MF:

Se for necessário, disponibilizo-me para "dar uma mão", ou duas....
Acima de tudo, há que não temer o desconhecido...
Cumprimentos,
Luis

Olá Luis,
Muito obrigado pela disponibilidade PC Audio, como começar? 22692 Tenho pensado ultimamente em arranjar um streamer sem DAC, mas já devidamente configurado, para me evitar as preocupações do softwear... Assim ligava-o por USB assíncrona ao DAC e escusava de ter o desktop ligado sempre que quisesse ouvir música. Acaba por ser mais simples que um computador dedicado.
Um abraço,
Marco.
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQui Ago 23 2012, 12:53

greytear escreveu:
fjbl escreveu:
Desde já, obrigado pelas participações e sugestões.

(...)
Meu caro greytear;
Não sei se percebo bem o alcance da sua sugestão (sei que o SO Linux é open-source) isto é; tenho o CD de instalacão do Windows, existe o Foobar e penso eu que mais uma série de aplicações que fariam a coisa funcionar. Inclusive poderia fazer a ligação ao PC existente via wireless ou com mais um router, via porta ethernet. Ou será que me está a escapar alguma coisa em termos de software ou qualquer outro tipo de problemática de implementação?


Caríssimo:
Se, de facto, tem licenças oficiais para o SO que referiu, não me parece que lhe esteja a escapar nada. Não obstante, há sempre o enorme consumo de recursos que é apanágio dos sistemas operativos Windows. Há ainda a questão subjacente ao uso do ASIO para a obtenção de um bom desempenho. Não me reportei a esse tipo de soluções porque, honestamente, não as uso.

Por outro lado, há que considerar a sugestão do uso do XBMC, já aqui referido por um outro forista.

Cumprimentos,
Luis

Após alguma leitura percebi que o Windows é um SO talvez demasiado "pesado" e que existem soluções menos "gulosas" de recursos (tal como referiu e assim faz todo o sentido). O citado XBMC é um média player ou um sistema operativo?
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 45
Localização : Aveiro

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptyQui Ago 23 2012, 14:47

Caríssimo,

O XBMC, por si só, afirma-se como uma solução completa de media-center, que é como quem diz, é uma aplicação disponível para inúmeros sistemas operativos e plataformas de hardware. Há uma fork, com sistema operativo baseado em ubuntu, que se chama sugestivamente XBMCbuntu, que tem logrado alguma fama, na medida em que permite experimentar a aplicação dentro de um ambiente linux em modo live, isto é, sem efectuar alterações no disco rígido do computador. Esta seria, no meu entender, uma experiência que o meu caro poderia fazer.

Cumprimentos,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptySex Ago 24 2012, 13:01


Logitech Squeezebox Touch

Interessante, dedicado ao audio, converte 24/96. Penso que não é possível ligar um disco amovível ou uma pen, estou certo? Se aasim for é uma pena era ouro sobre azul.
Claro que acedendo ao PC tudo isto esrá acessível, mas evidentemente tem que estar ligado.

Vão ter que ter paciência comigo especialmente na questâo seguinte que é de analfabeto informático.
A ligação entre o squeezebox e o PC (por cabo, ou wireless) e a respectiva transmissão de dados como é que é realizada? Isto é, é como se fizessemos copy paste de um ficheiro para outro dentro do computador, ou para um disco externo? Ou seja se o ficheiro é FLAC 24/96 é isso que chega ao Squeezebox, em bit perfect? Ou existe intervenção da placa de som do PC (a minha não tem capacidade 24/96)?

Se puderem ajudar...
Ir para o topo Ir para baixo
greytear
Membro AAP
greytear


Mensagens : 314
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 45
Localização : Aveiro

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptySex Ago 24 2012, 20:34

Gostava muito de poder ajudar, todavia, não conheço o equipamento, pelo que temo não ser de grande ajuda.
Lamento.

Cumprimentos,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? EmptySex Ago 24 2012, 22:05

Não tenho nem conheço muito bem a squeezebox mas sei que actualmente já suporta 192Kh.

Tem que se ter um PC ou um NAS ligado e a leitura é bit perfect. A transmissão de dados é fácil. Instala-se o software e liga-se a box ao router e voilá.

Permite aceder a vários serviços como: internet radio, Last.fm, MP3 tunes e Napster.

E não sei muito mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





PC Audio, como começar? Empty
MensagemAssunto: Re: PC Audio, como começar?   PC Audio, como começar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
PC Audio, como começar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como se destroi um sistema de Audio!
» Como organizar cabos de áudio?
» Os males do Audio Digital…e como derrotá-los (em inglês)
» Como comprar um sistema de audio? - Benchmark Media Systems
» Para (Re)começar...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: