| Como organizar cabos de áudio? | |
|
+5rednef Fernando Mota miguelbarroso Cylon galvaorod 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
galvaorod Membro AAP
| |
| |
galvaorod Membro AAP
| |
| |
Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 00:33 | |
| Bem... eu, por cá, nos interconnect costumo enrolá-los no arame plastificado de origem, ficando apenas com o tamanho necessário para ligar os elementos. Não sei se isto criará algo desfavorável quanto ao som mas, quanto a mim, não noto nada. Quanto às colunas, como sou adepto da máxima quanto mais curto melhor, fica esticado mas não chega a desorganizar muito. Aqueles organizadores de cabos para informática que se vendem na Staples, AKI, etc., também serão capazes de ajudar. Já agora, falando em AKI: essa do cabo eléctrico para ligar as colunas matou-me!!! | |
|
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 01:26 | |
| - Cylon escreveu:
- Bem... eu, por cá, nos interconnect costumo enrolá-los no arame plastificado de origem, ficando apenas com o tamanho necessário para ligar os elementos. Não sei se isto criará algo desfavorável quanto ao som mas, quanto a mim, não noto nada. Quanto às colunas, como sou adepto da máxima quanto mais curto melhor, fica esticado mas não chega a desorganizar muito.
Aqueles organizadores de cabos para informática que se vendem na Staples, AKI, etc., também serão capazes de ajudar. Já agora, falando em AKI: essa do cabo eléctrico para ligar as colunas matou-me!!! Enrolar cabos não é boa ideia, mas se for só uma volta, não deve haver problema. Usar cabo de coluna curto é um bom princípio que eu também sigo. | |
|
| |
miguelbarroso Membro AAP
Mensagens : 236 Data de inscrição : 11/02/2019 Localização : Lx
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 12:09 | |
| Não vou colocar aqui uma foto da traseira do meu sistema AV... | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 17:25 | |
| Também já vi uma vez quem tinha um cabo de corrente dos ferros de engomar ligados às colunas | |
|
| |
rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 17:57 | |
| lol ainda ontem no jantar falamos nesses cabos audiófilos de manga especial anti nódoa!! | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 18:33 | |
| Não enrolar.
Paralelos afastados.
Cruzamentos a 90º.
Corrente de um lado, sinal do outro. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 19:13 | |
| - rednef escreveu:
- lol ainda ontem no jantar falamos nesses cabos audiófilos de manga especial anti nódoa!!
Essa manga é boa mas tem de ser usada com conhecimento, senão o resultado pode ser desastroso. Li em tempos que o cabo emangado deve ser montado com orientação Sul/Sueste. Se não for observada essa regra fundamental, os duendes da multifilaridade desviam a componente bipolar do eleitrão, arrastando as harmónicas pares que não se tenham previamente perfilado junto à camada subperiférica do isolamento !!! | |
|
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 19:30 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Não enrolar.
Paralelos afastados.
Cruzamentos a 90º.
Corrente de um lado, sinal do outro. Obrigado, parece lógico também. Eu posso juntar os cabos de corrente em paralelo? Há algum problema se os atar com qualquer coisa, todos juntos? | |
|
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 19:39 | |
| - Fernando Mota escreveu:
- Também já vi uma vez quem tinha um cabo de corrente dos ferros de engomar ligados às colunas
Esses cabos são dos melhores para usar sem gastar muito dinheiro. Para passarem corrente com muitos amperes, tem de ser forçosamente de muita qualidade. A construção e os isolamentos são, na maior parte das vezes superiores aos dos cabos de "áudio" Alguém conhece esta história? "Interestingly, the New Scientists recently commented on the London Heathrow Hi Fi Show, saying that among the cables selling for up to £30,000 for 6 metres, they found Quad demonstrating their latest speakers to great enthusiasm. The orange cable to the speakers looked oddly familiar. When asked about it, Tony Faulkner, the recording engineer demonstrating them (who'd used the speakers as monitors while recording Saint-Saen's complete works for piano & orchestra, Gramophone's Record of the Year), said of the cables:" "Yes, they would look familiar if you have a garden. Before the show opened we went over the road to the DIY superstore and bought one of those £20 extension leads that Black & Decker sells for electric hedge-cutters. They are made from good, thick copper wire, look nice and sound good to me. The show's been running for three days and no one in the audience has noticed..." Se são bons para as Quad electrostáticas... | |
|
| |
Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sáb Fev 23 2019, 22:50 | |
| Epá! Colocada assim a questão assim dessa maneira... | |
|
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Seg Fev 25 2019, 09:49 | |
| Experimentei agora um Cyrus Solid Core, cabo vintage mas com aspeto de novo pois estava numa bobine, estes cabos tem um condutor com Ø1mm. O som ficou diferente logo, mas depois vi que com a minha faixa de teste (Anima-O Yuki Conjugate- Álbum: Primitive) que faltavam algumas coisas nos médios altos da música, as flautas ficavam muito pouco salientes ao contrário dos cabos elétricos. Mas o som é muito agradável e vê-se porque é que este tipo de cabos tem tantos seguidores. Nunca tinha experimentado um cabo de um condutor sólido antes. | |
|
| |
astra Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Ter Fev 26 2019, 17:22 | |
| - astra escreveu:
- A organização dos cabos é muitas vezes descurada na montagem do sistema de som. A sua disposição deve, sempre que possível, ter em atenção o tipo de sinal presente nos mesmos (corrente, sinais analógicos, sinais digitais, de clock, etc.) de forma a minimizar interferências entre eles. De uma maneira geral: os cabos devem ser curtos, as curvas devem ser abertas de forma a evitar a deformação do dieléctrico que pode levar à formação de potenciais eléctricos parasitas e, dentro do possível, as proximidades paralelas, especialmente em cabos não balanceados, devem ser evitadas.
| |
|
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Ter Fev 26 2019, 21:49 | |
| - astra escreveu:
- astra escreveu:
- A organização dos cabos é muitas vezes descurada na montagem do sistema de som. A sua disposição deve, sempre que possível, ter em atenção o tipo de sinal presente nos mesmos (corrente, sinais analógicos, sinais digitais, de clock, etc.) de forma a minimizar interferências entre eles. De uma maneira geral: os cabos devem ser curtos, as curvas devem ser abertas de forma a evitar a deformação do dieléctrico que pode levar à formação de potenciais eléctricos parasitas e, dentro do possível, as proximidades paralelas, especialmente em cabos não balanceados, devem ser evitadas.
Fonix, impressionante!!! | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? Sex Mar 15 2019, 15:14 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Não enrolar.
Paralelos afastados.
Cruzamentos a 90º.
Corrente de um lado, sinal do outro. Cabos digitais afastados dos de sinal analogico sobretudo phono Ausência de alimentações electronicas (switch) na régua de tomadas do sistema (Limpar as fichas e conectores com alcool uma vez por ano) ... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como organizar cabos de áudio? | |
| |
|
| |
| Como organizar cabos de áudio? | |
|