| Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT | |
|
+8PALUSE Goansipife Milton Mozarteano António José da Silva Ulrich seven MicroGruas 12 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Sáb Out 06 2012, 09:32 | |
| Goansipife
O que achaste do som?
Um abraço,
Seven | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Sáb Out 06 2012, 15:58 | |
| - seven escreveu:
- Goansipife
O que achaste do som?
Um abraço,
Seven É assim: 1. É um som excelente extremamente correcto em termos de tempo e ritmo 2. Na altura até fizemos uma pequena comparação com o RB Último, que o Rui Borges lá tinha e havendo diferença (ambos foram gira discos que me deram muito prazer auditivo), penso que o RB estava melhor equilibrado que o Naka. 3. Deu no entanto para perceber que havia, no momento, que acertar a velocidade no RB 4. O RB tem uma tonalidade mais próxima das afinações tonais que actualmente estão em voga. O Naka é um indiscutível som do anos 80, com uma coloração própria, mas que a mim me dá muito gozo ouvir 5. Penso que o conjunto braço - célula com que no Naka estava instalado, não era exactamente o que lhe fazia maior justiça sónica (fiquei mesmo com essa impressão). Penso tal como o site abaixo indica que o Nakamichi funciona bem com outro braços, também vintage, que não o que estava instala, cujo nome e modelo já não me lembro, mas não era nenhum dos que o site parece indicar http://www.thevintageknob.org/nakamichi-TX-1000.html 6. No computo geral para mim e para outro amigo nosso que estava lá - O Fredy - ficámos mais convencidos com o RB. Mas eu não me importava nada ter o Nakamichi Abraço | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 07:33 | |
| Goansipife
Muito obrigado pela tua resposta, só duas perguntas:
Entendes um som mais anos 80 como mais eufónico/quente e o actual como mais preciso/analítico? é assim que eu entendo, e tu?
O braço que stava no TX1000 era pivotante ou tangencial?
Obrigado mais uma vez. Um abraço,
Seven
PS: Fantástico era o Rui fazer num dos seus gira.discos um mecanismo mais simples de centragem do disco, ainda que esta fossa feita manualmente... | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 09:16 | |
| How To Listen to Records - The Nakamichi TX-1000 Turntable
http://www.regonaudio.com/NakamichiTX1000.html | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 13:01 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- How To Listen to Records - The Nakamichi TX-1000 Turntable
http://www.regonaudio.com/NakamichiTX1000.html É um bom artigo , já agora gostaria de saber a tua opinião acerca do mesmo, já que para muitos o facto do disco não estar centrado interfere de Sobremaneira na reprodução dos mesmos | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 14:51 | |
| - Ulrich escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- How To Listen to Records - The Nakamichi TX-1000 Turntable
http://www.regonaudio.com/NakamichiTX1000.html É um bom artigo ,
já agora gostaria de saber a tua opinião acerca do mesmo, já que para muitos o facto do disco não estar centrado interfere de Sobremaneira na reprodução dos mesmos Nunca escutei este Nakamichi mas não tenho quaisquer dúvidas da eficácia de um "re-centramento" dos LPs para reduzir uma distorção relativamente comum produzida por este suporte (e que me incomoda). Boas escutas, Ricardo | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:02 | |
| - seven escreveu:
- Goansipife
Muito obrigado pela tua resposta, só duas perguntas:
Entendes um som mais anos 80 como mais eufónico/quente e o actual como mais preciso/analítico? é assim que eu entendo, e tu?
O braço que stava no TX1000 era pivotante ou tangencial?
Obrigado mais uma vez. Um abraço,
Seven
PS: Fantástico era o Rui fazer num dos seus gira.discos um mecanismo mais simples de centragem do disco, ainda que esta fossa feita manualmente... Sim! Pode-se dizer que é isso mais ou menos. Na realidade julgo, que por vezes, o som dos GDs actuais tentam de certa maniera imitar o CD. É certamente uma impressão minha, mas não deixo de a ter. Não quero dizer com isto que o GD do Rui Borges seja exactamente assim, mas não deixa de ser curioso que no último Audioshow alguém entrou na sala onde o RB estava a fazer a sua demonstração (já não me recordo exactamente qual dos modelos RB) e dissesse "...até parece CD" | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:06 | |
| - Goansipife escreveu:
- e dissesse "...até parece CD"
Sempre que ouvi dizer isso (e eu também o digo) é em relação à estabilidade de rotação. Quanto ao resto, de CD não tem nada. Aliás, é algo que muita gente tem constatado com regularidade e em vários shows, quase sempre se sente um grande desconforto e falta de emotividade quando se entra numa sala onde roda um CD. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:27 | |
| Goansipife
Também sinto uma mudança de paradigma geral nos sons dos hifis mais recentes...concordo contigo
E quanto aos braços, o que tinha era tangencial ou pivotante?
Obrigado pelas tuas respostas!
Um abraço,
Seven | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:30 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Goansipife escreveu:
Sempre que ouvi dizer isso (e eu também o digo) é em relação à estabilidade de rotação. Quanto ao resto, de CD não tem nada. Aliás, é algo que muita gente tem constatado com regularidade e em vários shows, quase sempre se sente um grande desconforto e falta de emotividade quando se entra numa sala onde roda um CD. Claro que sim António! Mas isso que estás a falar é realmente em relação à estabilidade, à gestão de silêncios, a características de maior abertura de som, melhor captação, melhor gestão de ritmo e tempo, etc., etc. Estas características podem ser boas e desejáveis, mas também levadas a exageros caem no cansativo. Muita malta chama a isso um som analítico, e outros chavões. É também claro que um GD com uma boa gestão / bom equilibrio destas características é de muito melhor audição que um CD. Ambos nas mesmas condições de registo. Boa gravação em vinil e boa gravação em CD Os GDs dos 70's e dos 80's (de um modo geral) tinham uma preponderância de som mais para o quentinho (maior ênfase dos médios e médio-graves) e uma certa coloração que lhes dava uma certa graça, pelo menos para mim. Para além disso fazem-me lembrar bons momentos . Mas isso já são outros quinhentos | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:32 | |
| - seven escreveu:
- Goansipife
Também sinto uma mudança de paradigma geral nos sons dos hifis mais recentes...concordo contigo
E quanto aos braços, o que tinha era tangencial ou pivotante?
Obrigado pelas tuas respostas!
Um abraço,
Seven Pivot | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:35 | |
| | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 15:44 | |
| - Goansipife escreveu:
Para além disso fazem-me lembrar bons momentos . Mas isso já são outros quinhentos
Ainda és um jovem, cria momentos novos. Voltando à questão do som, num gira bem estudado e executado, consegue retirar coisas que nem sabíamos que existiam nas espiras e eleva a escuta do vinil para patamares que de outra forma ficariam encobertos. É uma peça electromecânica de aparente simplicidade, mas com muito que se lhe diga. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 16:06 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Goansipife escreveu:
Sempre que ouvi dizer isso (e eu também o digo) é em relação à estabilidade de rotação. Quanto ao resto, de CD não tem nada. Aliás, é algo que muita gente tem constatado com regularidade e em vários shows, quase sempre se sente um grande desconforto e falta de emotividade quando se entra numa sala onde roda um CD. Isso deve-se ao facto do CD girar a uma rotação muito mais elevada, o que obviamente provoca um grande desconforto e por vezes até náuseas em quem escuta, especialmente se as cadeiras não tiverem apoios laterais. Já a falta de emotividade pode ser atribuída ao facto do CD não ser visível a quem escuta... Francamente. | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 16:08 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
Francamente. Mas para muitos, não deixa de ser francamente verdade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 16:50 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT Seg Out 08 2012, 16:54 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT | |
| |
|
| |
| Nakamichi TX-1000 and Nakamichi Dragon CT | |
|