| Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 | |
|
+26mango Manel João Henrique nbunuel chicosta nr20006 Rui Gil birodisco MicroGruas anibalpmm tfonseca Ulrich Serpigo stardrake fredy Milton enxuto ricardo onga-ku Fran Stereo Duarte Rosa afonso reirato lore Luis Filipe Goios António José da Silva 30 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
mango Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 15:41 | |
| parabéns antonio...com esta chuva e umas colunas dessas só apetece ficar em casa a...beber um scotch grande abraço | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 15:43 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 18:44 | |
| - enxuto escreveu:
- Muitos parabéns mais uma vez, car António.
Microseiki, já vi que gosta de dolunas exóticas. Que tal eram essas JBL e, especialmente, que tal as apogee? Essas pediam muita corrente mesmo, julgo eu. As Apogee Duetta tem uma tranparencia fenomenal! os graves eram rapidos e articulados, mas não eram uma Boom Box. Mas gostei mesmo muito delas. Mas como sao bipolares, tens sempre a chatice da colocação das colunas na sala e depois pedem uma amplificação Krelliana. e consomem pra caraças. MAs para musica acustica, quartetos etc sao fantasticas. As Everest nao adianto muito porque ainda me doi o coração de pensar nelas. Se arrependimento matasse ................ mas não tinha condiçoes para as ter aqui em casa. | |
|
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 18:49 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- microseiki escreveu:
Tenho a tocar um 300B SET (7/8 Watts) com umas Sonus Concerto (8Ohms 86dBs) e não esta nada mal. è claro que se quiser abanar a carola tou tramado. Não quero influenciar a tua percepção mas um SET com 7/8 Watts precisa de colunas "fáceis" com sensibilidades a rondar os 100dB para tocarem ao seu melhor. A 7w a distorção deve rondar os 25-30%!
R Lá estas tu com os teus numeros Se elevo o volume as 12 horas deve chegar aos 100% mas o que toca normalmente nas sonus, sao uns Diy - EL34 nos altos e outro Diy com umas KT90 nos graves. 30watts (EL34) e 60watts (KT90) mais satisfeito? | |
|
| |
Laos Membro AAP
Mensagens : 113 Data de inscrição : 26/10/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 22:24 | |
| Caro António parabens pelas colunas Penso que serão mesmo umas sucessoras das suas anteriores Alemãs das quais verdade seja dita não gosto lá muito, estas por acaso tenho um grande amigo que têm umas iguais penso eu e o seu tweeter de cúpula de títanio é extremamente eficaz e confere-lhes uma grande precisão com uns timbres certinhos comparativamente aos tweeters de cúpulas de tecido que tambêm cantam mas não me encantam. É pena que não estejam colocadas em melhores condições e sêm obstruções de forma que possam mostrar do que realmente são capazes, e são capazes de muita pressão sonora garanto-vos Abraço | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 22:41 | |
| - Laos escreveu:
- Penso que serão mesmo umas sucessoras das suas anteriores Alemãs das quais verdade seja dita não gosto lá muito, estas por acaso tenho um grande amigo que têm umas iguais penso eu e o seu tweeter de cúpula de títanio é extremamente eficaz e confere-lhes uma grande precisão com uns timbres certinhos comparativamente aos tweeters de cúpulas de tecido que tambêm cantam mas não me encantam.
Por acaso um tweeter de cúpula metálica pode ser um problema para quem escuta vinil, SACD, DVD-A ou ficheiros cujo conteúdo da gravação suba acima dos 20kHz porque estas cúpulas têm uma frequência de ressonância bastante acentuada (que costuma rondar os 25kHz). No caso das colunas do António essa frequência está cerca de 17,5dB acima da gama alta e julgo que pode afectar o desempenho do tweeter nas frequências audíveis se a gama de frequências do amplificador exceder os 20kHz: Aerial Acoustics 8 R | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 22:51 | |
| Neste filme (em Inglês) Gary Geaves explica a opção da BeW pelo revestimento das cúpulas a pó(?) de diamante:
http://files.velocix.com/c249/WebVideos/Technologies/Video-Technologies-DiamondTweeter-ENG.mp4 | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 22:52 | |
| Pois deve sêr por isso mesmo, estou a ficar velho e como tal nessas colunas escuto bêm as altas frequências ! | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 23:05 | |
| - Laos escreveu:
e são capazes de muita pressão sonora garanto-vos
Abraço Obrigado pelas simpáticas palavras. É interessante conhecer mais alguém que as conheça e que ateste do monumental som que são capazes de produzir. São realmente umas "Bestas" mas sem nunca ferir. E estou absolutamente encantado com a capacidade que tem em encantar a volumes mais baixos. Para mim não foi uma compra (até porque o investimento monetário foi mínimo), mas sim um achado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Dom Nov 04 2012, 23:32 | |
- microseiki escreveu:
Tenho a tocar um 300B SET (7/8 Watts) com umas Sonus Concerto (8Ohms 86dBs) e não esta nada mal. è claro que se quiser abanar a carola tou tramado. Não quero influenciar a tua percepção mas um SET com 7/8 Watts precisa de colunas "fáceis" com sensibilidades a rondar os 100dB para tocarem ao seu melhor. A 7w a distorção deve rondar os 25-30%!
R muito mais com uma 300 B...uma valvula que trabalha em classe A com uma distorção altissíma! "Deus me livre.".. | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 04:08 | |
| - nbunuel escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- microseiki escreveu:
R muito mais com uma 300 B...uma valvula que trabalha em classe A com uma distorção altissíma! "Deus me livre.".. È a escola do Sushi!!... Quanto mais distorce mais coloração dá A maneira de tragar o peixe cru... | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 08:07 | |
| | |
|
| |
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 12:44 | |
| Então é aqui que está o tópico acerca das tuas novas colunas...ainda não tinha visto... Parabéns António, espero que casem bem com a sala e com o resto do sistema. Mas vais deixá-las assim tão encostadas aos cantos e ao móvel ? não dá para mudares a disposição das coisas na sala ? Parabéns pela bela aquisição, espero que fiques satisfeito com o sistema e que fiques por ai durante uns tempos largos, agora é discos bons com fartura e mai nada... Abraço, Jorge | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 12:59 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
não dá para mudares a disposição das coisas na sala ?
Ele nem se atreve a sugerir nada, para evitar que a disposição da esposa não o mude prá garagem... | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 13:54 | |
| - Milton escreveu:
- Jorge Ferreira escreveu:
não dá para mudares a disposição das coisas na sala ?
Ele nem se atreve a sugerir nada, para evitar que a disposição da esposa não o mude prá garagem... O Milton tem razão. Elas já tê tantas mudanças de disposição, não vou querer provocar outro Tsunami. Mas como está, isto está deveras muito bom. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 15:10 | |
| Se está bom faz xixi para o resto. | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 15:18 | |
| - enxuto escreveu:
- Se está bom faz xixi para o resto.
Mas não te esqueças de baixar a tampa da sanita quando acabares...senão estás lixado. | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 15:28 | |
- enxuto escreveu:
Mas não te esqueças de baixar a tampa da sanita quando acabares...senão estás lixado. Basta aumentar o volume do amp, que a tampa cai. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 16:05 | |
- enxuto escreveu:
Mas não te esqueças de baixar a tampa da sanita quando acabares...senão estás lixado. Mas para isso é preciso que a tenha levantado | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 18:54 | |
| - lore escreveu:
- Um bom amplificador passa esses testes , pois quando foi projectado isso e muito mais foi tido em conta .
Se nao contornar essa e outras situaçoes delicadas , nao é um bom amp .
Simples . - ricardo onga-ku escreveu:
- Nesse caso, por descargo de consciência, uma pergunta impõe-se: qual é o valor da impedância de saída do Viriatus?
R - lore escreveu:
- Decerto o seu criador , jpamplifiers , tera todo o prazer em esclarecer a tua duvida .
Conseguiste saber alguma coisa? No site não há quaisquer informações técnicas sobre o produto... R P.S.: espera, afinal tem alguma informação mas não aquela que procuramos: http://jpamplifiers.com/produtos.htm | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 19:01 | |
| Já pedi ao criador himself para vir aqui responder à duvida. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 21:23 | |
| - nbunuel escreveu:
- lore escreveu:
- Um bom amplificador passa esses testes , pois quando foi projectado isso e muito mais foi tido em conta .
Se nao contornar essa e outras situaçoes delicadas , nao é um bom amp .
Simples .
- Nesse caso, por descargo de consciência, uma pergunta impõe-se: qual é o valor da impedância de saída do Viriatus?
R
- lore escreveu:
- Decerto o seu criador , jpamplifiers , tera todo o prazer em esclarecer a tua duvida .
Conseguiste saber alguma coisa? No site não há quaisquer informações técnicas sobre o produto...
R
P.S.: espera, afinal tem alguma informação mas não aquela que procuramos:
http://jpamplifiers.com/produtos.htm Posso afirmar com segurança que são 6 Ohm! Isso é um valor bastante elevado (penso que deveria andar nas décimas de Ohm para ser relativamente "imune" às variações de carga ao longo da gama de frequências). Nesse caso a resposta de frequências do amplificador vai variar com cada coluna que lhe ligares. R | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 22:25 | |
| - nbunuel escreveu:
- nbunuel escreveu:
- Posso afirmar com segurança que são 6 Ohm!
Isso é um valor bastante elevado (penso que deveria andar nas décimas de Ohm para ser relativamente "imune" às variações de carga ao longo da gama de frequências). Nesse caso a resposta de frequências do amplificador vai variar com cada coluna que lhe ligares.
R Mas isso é um problema que qualquer altifalante convencional de bobine móvel tem que lidar! como sabes....? qual é a diferença?? há os que têm de saida de 4 e 8 Ohm... e antigamente era vulgar os 16 Ohm .. o 6 Ohm estão no intervalo entre os 4 Ohm e os 8 Ohm...E isso ao nível teórico! Como sabes a resposta das colunas não é linear nessa aspecto! Não estamos a falar da mesma coisa...acho que te referes às ligações das colunas (pelo que sei isso tem a ver com os transformadores). Vê o que acontece com a resposta de um Prima Luna Prologue 1 (impedância de saída elevada - 5,8 Ohms @ 8 Ohm tap) e com um Marantz PM5003 (impedância de saída reduzida - 0,1 Ohm) quando ligado a um circuito que simula a carga de uma coluna de duas vias: Prima Luna Prologue One, 8 ohm tap, frequency response at 2.83V into (from top to bottom at 2kHz): simulated loudspeaker load, 8 ohms, 4 ohms, 2 ohms Marantz PM5003, Source Direct frequency response at 2.83V into: simulated loudspeaker load (gray), 8 ohms (left channel blue, right red), 4 ohms (left cyan, right magenta), 2 ohms (green) O gráfico seguinte mostra a tal carga simulada (podes saber mais aqui): Modified Kantor speaker simulator, electrical impedance (solid) and phase (dashed) Como se pode ver a resposta dos amplificadores "acompanha" a carga, ou seja, nas frequências onde a carga é maior dá-se uma atenuação e quando a carga é menor dá-se um acentuar. No caso do PL a resposta teórica quase plana transforma-se numa verdadeira montanha-russa com variações de +2,75dB e -2,75dB. Quando a impedância de saída de um amplificador é elevada a resposta de frequências do amplificador vai variar de forma diferente com cada coluna que lhe ligares. R | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 23:03 | |
| Caro Ricardo e onde é que nessa cadeia aparece o damping factor e como é que o mesmo se torna muito importante ?
| |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 23:36 | |
| Há quem diga que se trata de marketing...no tempo em que as especificações vendiam equipamentos (hoje são as reviews).
R | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Seg Nov 05 2012, 23:43 | |
| O Quad II tem uma impedância de saída muito baixa para um amplificador a válvulas (0,2 Ohm): Quad II Classic, frequency response at 2.83V into: simulated loudspeaker load (gray), 8 ohms (left channel blue, right red), 4 ohms (left cyan, right magenta), 2 ohms (green) Faz sentido quando olhamos para a "carga" produzida pelas suas parceiras: Quad ESL-63, electrical impedance magnitude O Peter Walker sabia o que fazia. R | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 10:25 | |
- Há quem diga que se trata de marketing...no tempo em que as especificações vendiam equipamentos (hoje são as reviews).
R Que grandes confusões que vão por aqui, De momento não tenho assim tanto tempo como gostaria para grandes explicações, mas vou tentar resumindo. 0s 6 Ohm são o valor da carga a ser aplicada na saída, (o transformador foi cálculado para ligar uma coluna com a impedancia de 6 Ohm. o Valor da impedancia de saída, como diz o Onga, é aquilo que faz com que o amplif. seja mais ou menos imune às diferentes frequencias com que lida, Essa impedancia no Viriatus é de 0,186 Ohms. Não sei de onde aprarece essa informação sobre o prima luna mas não está correta, a sua impedancia é muito menor, alias com 5,8 Ohm não seria possivel ouvir musica, (onde é que já se viu a impedançia de saída ser práticamente igual ao valor da carga?) é só fazer contas, mais, mesmo um muito mau construtor teria dificuldade em fazer algo tão errado, que não é o caso. 2º não se fiem muito nesses gráficos, eles são feitos mediante uma potencia aplicada de apenas +-1 W, os resultados mudam completamente com o aumento da potencia. | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 10:33 | |
- Há quem diga que se trata de marketing...no tempo em que as especificações vendiam equipamentos (hoje são as reviews).
R julgava que o que se estava aqui a falar estava directamente relacionado com o FA, agora diz que em principio isso é markting? já não percebo nada, o conhecimento da impedancia de saída de um amplificador serve exactamente para se puder calcular o seu factor de amortecimento, (bem observado pelo Laos), esse resultado é que me diz se ele vai ou não conseguir "dominar" as colunas. | |
|
| |
MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 10:53 | |
| - jpamplifiers escreveu:
»Que grandes confusões que vão por aqui...« Ora nem mais. Por isso é que eu estou calado que nem um... mudo. Razão tem um conhecido meu que tem como assinatura num fórum uma frase mais ou menos como esta, »O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons«. Apenas uma observação: o meu silêncio deve-se não ao facto de eu ser bom, mas sim um perfeito ignorante. Cumprimentos, MJC Post Scriptum: Caro Joaquim Pinto, o meu silêncio relativo aos «outros« assuntos não se deve a esquecimento ou ignorância. Apenas o estupor da máquina fotográfica continua avariada e eu gostava de lhe enviar uns bonecos para ilustrar as situações. Quero ver se duranrte esta semana consigo fanar uma máquina numa loja qualquer. Se lhe enviar as fotos com os esquemas e os relatórios, fui bem sucedido. Caso contrário, informarei os dias de visita na choldra. Espero em todo o caso poder sair em condicional para nos encontrarmos em Santarém (desde que haja bifes de coentrada, porque já não ligo à alta-fidelidade e o áudio, desde o mês passado, é outro). | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 11:08 | |
| - MJC escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
»Que grandes confusões que vão por aqui...« Ora nem mais. Por isso é que eu estou calado que nem um... mudo.
Razão tem um conhecido meu que tem como assinatura num fórum uma frase mais ou menos como esta,
»O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons«.
Apenas uma observação: o meu silêncio deve-se não ao facto de eu ser bom, mas sim um perfeito ignorante.
Cumprimentos, MJC
Post Scriptum: Caro Joaquim Pinto, o meu silêncio relativo aos «outros« assuntos não se deve a esquecimento ou ignorância. Apenas o estupor da máquina fotográfica continua avariada e eu gostava de lhe enviar uns bonecos para ilustrar as situações. Quero ver se duranrte esta semana consigo fanar uma máquina numa loja qualquer. Se lhe enviar as fotos com os esquemas e os relatórios, fui bem sucedido. Caso contrário, informarei os dias de visita na choldra. Espero em todo o caso poder sair em condicional para nos encontrarmos em Santarém (desde que haja bifes de coentrada, porque já não ligo à alta-fidelidade e o áudio, desde o mês passado, é outro). é o que dá usar máquinas digitais, hehehe. | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 11:28 | |
| - MJC escreveu:
Apenas uma observação: o meu silêncio deve-se não ao facto de eu ser bom, mas sim um perfeito ignorante.
Cumprimentos, MJC
Exatamente Mário. E como reparei que havia muita malta a metera foice em seara alheia (leia-se, falar do que não sabe), que enviei pm ao Joaquim para ele vir aqui esclarecer e falar com base em conhecimento e não em palpites. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 12:39 | |
R Que grandes confusões que vão por aqui, De momento não tenho assim tanto tempo como gostaria para grandes explicações, mas vou tentar resumindo.
0s 6 Ohm são o valor da carga a ser aplicada na saída, (o transformador foi cálculado para ligar uma coluna com a impedancia de 6 Ohm. o Valor da impedancia de saída, como diz o Onga, é aquilo que faz com que o amplif. seja mais ou menos imune às diferentes frequencias com que lida, Essa impedancia no Viriatus é de 0,186 Ohms. Não sei de onde aprarece essa informação sobre o prima luna mas não está correta, a sua impedancia é muito menor, alias com 5,8 Ohm não seria possivel ouvir musica, (onde é que já se viu a impedançia de saída ser práticamente igual ao valor da carga?) é só fazer contas, mais, mesmo um muito mau construtor teria dificuldade em fazer algo tão errado, que não é o caso. Obrigado pela informação relativa à impedância de saída do Viriatus. A impedância de saída do Prima Luna está descrita na avaliação técnica efectuada pela Stereophile: The output impedance was very high, at 5.8 ohms from the 8 ohm tap and 3.1 ohms from the 4 ohm tap. (These figures were measured at 1kHz; the source impedance was a little higher at 20Hz, a little lower at 20kHz, but inconsequentially so.)Quanto à piada do marketing, apenas quis dizer que o "damping factor" foi uma forma de "comercializar" a questão. - jpamplifiers escreveu:
- 2º não se fiem muito nesses gráficos, eles são feitos mediante uma potencia aplicada de apenas +-1 W, os resultados mudam completamente com o aumento da potencia.
Neste caso gostava de levantar as seguintes questões: De que forma mudam os resultados se a potência aplicada for maior? E se for menor? Tendo em conta que a música é composta de sons com uma gama dinâmica muito alargada parece-me importante que a resposta do amplificador se mantenha estável quer a potência seja da ordem das décimas de Watt ou próxima do máximo. Até porque, tanto quanto sei, a "quantidade" de distorção harmónica produzida pelos amplificadores a válvulas aumenta com o aumento da potência. R António, não queres passar esta discussão para o/um tópico sobre o Viriatus? | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 12:41 | |
| Já tinha colocado este link mais atrás mas aqui fica para os interessados que não o tenham visto:
"Questions of Impedance Interaction" by Thomas J. Norton
R | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 13:12 | |
| - António José da Silva escreveu:
- ... Exatamente Mário. E como reparei que havia muita malta a meter a foice em seara alheia (leia-se, falar do que não sabe), que enviei pm ao Joaquim para ele vir aqui esclarecer e falar com base em conhecimento e não em palpites.
Ou seja, meter ordem neste pessoal, que "é danadinho para a brincadeira" | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Ter Nov 06 2012, 13:43 | |
- jpamplifiers escreveu:
R Que grandes confusões que vão por aqui, De momento não tenho assim tanto tempo como gostaria para grandes explicações, mas vou tentar resumindo.
0s 6 Ohm são o valor da carga a ser aplicada na saída, (o transformador foi cálculado para ligar uma coluna com a impedancia de 6 Ohm. o Valor da impedancia de saída, como diz o Onga, é aquilo que faz com que o amplif. seja mais ou menos imune às diferentes frequencias com que lida, Essa impedancia no Viriatus é de 0,186 Ohms. Não sei de onde aprarece essa informação sobre o prima luna mas não está correta, a sua impedancia é muito menor, alias com 5,8 Ohm não seria possivel ouvir musica, (onde é que já se viu a impedançia de saída ser práticamente igual ao valor da carga?) é só fazer contas, mais, mesmo um muito mau construtor teria dificuldade em fazer algo tão errado, que não é o caso. Obrigado pela informação relativa à impedância de saída do Viriatus. A impedância de saída do Prima Luna está descrita na avaliação técnica efectuada pela Stereophile:
The output impedance was very high, at 5.8 ohms from the 8 ohm tap and 3.1 ohms from the 4 ohm tap. (These figures were measured at 1kHz; the source impedance was a little higher at 20Hz, a little lower at 20kHz, but inconsequentially so.)
Quanto à piada do marketing, apenas quis dizer que o "damping factor" foi uma forma de "comercializar" a questão.
- jpamplifiers escreveu:
- 2º não se fiem muito nesses gráficos, eles são feitos mediante uma potencia aplicada de apenas +-1 W, os resultados mudam completamente com o aumento da potencia.
Neste caso gostava de levantar as seguintes questões:
De que forma mudam os resultados se a potência aplicada for maior? E se for menor?
Tendo em conta que a música é composta de sons com uma gama dinâmica muito alargada parece-me importante que a resposta do amplificador se mantenha estável quer a potência seja da ordem das décimas de Watt ou próxima do máximo.
Até porque, tanto quanto sei, a "quantidade" de distorção harmónica produzida pelos amplificadores a válvulas aumenta com o aumento da potência.
R
António, não queres passar esta discussão para o/um tópico sobre o Viriatus? Concordo que a resposta do amplif. se deve manter estável em toda a banda, por isso os que têm menor imp. de saída (maior factor de amortecimento) cumprem melhor essa função. continuo a achar que sobre o prima luna Há qualquer coisa errada, não conheço nenhum amplif. com tamanha imp. de saída, mas assim que me encontrar com um (tive-o cá na semana passada) confirmarei quanto à distorção aumentar com a potênçia, não conheço nenhum amplif. seja a válvulas ou a transistores onde isso não aconteça. A questão é que nos amplif. a válvulas o aumento da dist. é digamos mais ou menos um aumento "linear", enquanto que nos amplif. a transistores não é tão "linear" sendo que aumenta abruptamente no ultimo terço da sua potencia máxima. Ou bem que concordamos que a distorção aumenta com a potençia, ou não, sendo assim não concorda que os resultados serão diferentes? uma coisa é a saida do amplif. lidar e controlar uma tensão de 2,83V (+- 1 W em 8 Ohm) outra coisa é lidar e controlar por exemplo 15V (+- 28W), acha que a resposta é a mesma? É voce que faz prova de que a impedancia das colunas aumenta e diminue com a frequencia, mas não se esqueça que quanto maior for a tensão aplicada à coluna, maior é o desviu da bobine movel relativamente ao iman, certo? logo, a reactancia indutiva do conjunto (bobine e iman) tambem altera relativamente à frequencia aplicada, agora tire a sua conclusão. É possivel que não me tenha conseguido explicar bem, apenas pela minha falta de habilidade para tal. | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qua Nov 07 2012, 11:47 | |
- Concordo que a resposta do amplif. se deve manter estável em toda a banda, por isso os que têm menor imp. de saída (maior factor de amortecimento) cumprem melhor essa função.
continuo a achar que sobre o prima luna Há qualquer coisa errada, não conheço nenhum amplif. com tamanha imp. de saída, mas assim que me encontrar com um (tive-o cá na semana passada) confirmarei quanto à distorção aumentar com a potênçia, não conheço nenhum amplif. seja a válvulas ou a transistores onde isso não aconteça. A questão é que nos amplif. a válvulas o aumento da dist. é digamos mais ou menos um aumento "linear", enquanto que nos amplif. a transistores não é tão "linear" sendo que aumenta abruptamente no ultimo terço da sua potencia máxima.
Ou bem que concordamos que a distorção aumenta com a potençia, ou não, sendo assim não concorda que os resultados serão diferentes? uma coisa é a saida do amplif. lidar e controlar uma tensão de 2,83V (+- 1 W em 8 Ohm) outra coisa é lidar e controlar por exemplo 15V (+- 28W), acha que a resposta é a mesma? É voce que faz prova de que a impedancia das colunas aumenta e diminue com a frequencia, mas não se esqueça que quanto maior for a tensão aplicada à coluna, maior é o desviu da bobine movel relativamente ao iman, certo? logo, a reactancia indutiva do conjunto (bobine e iman) tambem altera relativamente à frequencia aplicada, agora tire a sua conclusão. É possivel que não me tenha conseguido explicar bem, apenas pela minha falta de habilidade para tal. Bom dia Joaquim, Não sei porquê mas esta sua mensagem não apareceu em Ver as novas mensagens desde minha última visita...só agora reparei nela. Percebo e concordo com a sua explicação; faz todo o sentido que o "controlo" do amplificador sobre a força contra-electromotriz seja maior quanto maior seja a intensidade da mesma. Mas aquilo que eu tentava sugerir é que a meu ver esse "controlo" é tão ou mais importante a baixa tensão porque, tratando-se de amplificadores a válvulas, a distorção hamónica é menor do que próximo da potência máxima; por outras palavras, o desempenho do amplificador deveria ser optimizado para a gama de funcionamento onde a distorção harmónica é menor e emparceirado com colunas mais sensíveis (mas admito que o meu ponto de vista possa estar errado por razões técnicas que desconheço...estou aqui para aprender). No que se refere aos Prima Luna a revista efectuou testes a outros dois equipamentos da marca: http://www.stereophile.com/content/primaluna-prologue-premium-integrated-amplifier-measurements http://www.stereophile.com/content/primaluna-dialogue-seven-power-amplifier-measurements Deduzo que no Viriatus tenha recorrido à realimentação negativa para reduzir a impedância de saída; será que a Prima Luna também o faz? Boas soldaduras, Ricardo | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qua Nov 07 2012, 17:39 | |
- jpamplifiers escreveu:
- Concordo que a resposta do amplif. se deve manter estável em toda a banda, por isso os que têm menor imp. de saída (maior factor de amortecimento) cumprem melhor essa função.
continuo a achar que sobre o prima luna Há qualquer coisa errada, não conheço nenhum amplif. com tamanha imp. de saída, mas assim que me encontrar com um (tive-o cá na semana passada) confirmarei quanto à distorção aumentar com a potênçia, não conheço nenhum amplif. seja a válvulas ou a transistores onde isso não aconteça. A questão é que nos amplif. a válvulas o aumento da dist. é digamos mais ou menos um aumento "linear", enquanto que nos amplif. a transistores não é tão "linear" sendo que aumenta abruptamente no ultimo terço da sua potencia máxima.
Ou bem que concordamos que a distorção aumenta com a potençia, ou não, sendo assim não concorda que os resultados serão diferentes? uma coisa é a saida do amplif. lidar e controlar uma tensão de 2,83V (+- 1 W em 8 Ohm) outra coisa é lidar e controlar por exemplo 15V (+- 28W), acha que a resposta é a mesma? É voce que faz prova de que a impedancia das colunas aumenta e diminue com a frequencia, mas não se esqueça que quanto maior for a tensão aplicada à coluna, maior é o desviu da bobine movel relativamente ao iman, certo? logo, a reactancia indutiva do conjunto (bobine e iman) tambem altera relativamente à frequencia aplicada, agora tire a sua conclusão. É possivel que não me tenha conseguido explicar bem, apenas pela minha falta de habilidade para tal. Bom dia Joaquim,
Não sei porquê mas esta sua mensagem não apareceu em Ver as novas mensagens desde minha última visita...só agora reparei nela.
Percebo e concordo com a sua explicação; faz todo o sentido que o "controlo" do amplificador sobre a força contra-electromotriz seja maior quanto maior seja a intensidade da mesma. Mas aquilo que eu tentava sugerir é que a meu ver esse "controlo" é tão ou mais importante a baixa tensão porque, tratando-se de amplificadores a válvulas, a distorção hamónica é menor do que próximo da potência máxima; por outras palavras, o desempenho do amplificador deveria ser optimizado para a gama de funcionamento onde a distorção harmónica é menor e emparceirado com colunas mais sensíveis (mas admito que o meu ponto de vista possa estar errado por razões técnicas que desconheço...estou aqui para aprender).
No que se refere aos Prima Luna a revista efectuou testes a outros dois equipamentos da marca:
http://www.stereophile.com/content/primaluna-prologue-premium-integrated-amplifier-measurements
http://www.stereophile.com/content/primaluna-dialogue-seven-power-amplifier-measurements
Deduzo que no Viriatus tenha recorrido à realimentação negativa para reduzir a impedância de saída; será que a Prima Luna também o faz?
Boas soldaduras, Ricardo Boas, parece-me que tenho de rever a minha opinião sobre o Primaluna, concordo quando diz: Mas aquilo que eu tentava sugerir é que a meu ver esse "controlo" é tão ou mais importante a baixa tensão porque, tratando-se de amplificadores a válvulas, a distorção harmónica é menor do que próximo da potência máxima; por outras palavras, o desempenho do amplificador deveria ser optimizado para a gama de funcionamento onde a distorção harmónica é menor. O Primaluna tambem usa real. neg. não só da saída para a entrada mas tambem no próprio circuito de saída quando está comutado para ultra linear, não sei qual o valor porque nunca medi, mas depois de ver os gráficos imagino se não tivesse. O Viriatus recorre a apenas 14db de realimentação neg. quando o normal e aconselhado pelos entendidos nestes assuntos dizem que deve ser de 20db, o que é certo é que é neste ponto que eu encontro a sua melhor resposta em todos os testes, e sinceramente na própria audição, (mesmo sendo meio surdo). mas esta realim. não usa circuitos capacitivos, porque a sua função é controlar o nivel de distorção harmonica e impedancia, (e não a distorção de frequencia) a sua amplif. é perfeitamente linear mesmo com a realim. desligada, daí dispensar a parte capacitiva que serve para compensar a falta de linearidade dos circuitos, (uma espeçie de RIAA) mas introduz o problema de desfasamento como é sabido. De qualquer forma o grande responsável pela baixa imp. de um amplif. (a válvulas) é sem duvida o transformador de saída, e não a realimentação, (embora ajude) se assim não fosse coitados dos classe A que a malta gosta sem realimentação. cump | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 02:49 | |
Boas, parece-me que tenho de rever a minha opinião sobre o Primaluna...
A opinião piorou ainda mais? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 10:29 | |
| O que dizem os economistas: será uma revisão em baixa.
Como classificam as agências de rating: junk.
R | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 10:33 | |
- O que dizem os economistas: será uma revisão em baixa.
R Mas essa não é a classificação das revistas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 10:45 | |
R
Mas essa não é a classificação das revistas. Ah, mas existem muitas justificações para isso; as distorções soam bem, as revistas não dizem mal dos equipamentos que testam, os reviewers não percebem da poda (mas diga-se a bem da verdade que a escuta é sempre subjectiva e uma opinião pessoal)... Repara na conclusão da avaliação técnica pela Stereophile: Considering its $1k price, the nicely made Prima Luna Prologue One offers relatively respectable measured performance. No, it will not rival a competent solid-state design on the test bench, but neither does it do anything to be ashamed of. — John AtkinsonQuem conseguir ler nas entrelinhas talvez lá vá. R
Última edição por ricardo onga-ku em Qui Nov 08 2012, 10:49, editado 2 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 10:47 | |
Considering its $1k price, the nicely made Prima Luna Prologue One offers relatively respectable measured performance. No, it will not rival a competent solid-state design on the test bench, but neither does it do anything to be ashamed of. — John Atkinson
Quem conseguir ler nas entrelinhas talvez lá vá.
R Mas à luz dos factos, é uma mentira e nem entrelinhas tem. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 10:54 | |
| Boa relação preço/qualidade de construção e não tem um desempenho vergonhoso. Já o Senhor Ouvinte diz o seguinte: "But for now, boy oh boy, can I ever recommend this amp! It's not the liveliest-sounding thing, and if that's more important to you than such things as texture and color, you'll be better off considering something else. But if you're new to the world of tubes and you want to see what it's all about—and you're on a limited budget, and rolling your own is out of the question—then it's hard to see how you can go wrong with the Prima Luna Prologue One. Lustily, heartily, and enthusiastically (if conditionally) recommended." — Art DudleyO som é mortiço mas não posso evitar a recomendação para quem quiser entrar no mundo maravilhoso dos mitos e lendas das válvulas... Textura e cor? Give me a break!!! A boa amplificação a válvulas é transparente, tal como um bom fonógrafo. R | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 10:57 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 11:01 | |
| Foi graças a artolas como esse que eu papei as monovias e os forty-seven...santa ignorância.
R | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 11:02 | |
- Foi graças a artolas como esse que eu papei as monovias e os forty-seven...santa ignorância.
R Mesmo a leres bem nas entrelinhas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 11:03 | |
- António José da Silva escreveu:
R
Mas essa não é a classificação das revistas. Ah, mas existem muitas justificações para isso; as distorções soam bem, as revistas não dizem mal dos equipamentos que testam, os reviewers não percebem da poda (mas diga-se a bem da verdade que a escuta é sempre subjectiva e uma opinião pessoal)... Repara na conclusão da avaliação técnica pela Stereophile:
Considering its $1k price, the nicely made Prima Luna Prologue One offers relatively respectable measured performance. No, it will not rival a competent solid-state design on the test bench, but neither does it do anything to be ashamed of. — John Atkinson
Quem conseguir ler nas entrelinhas talvez lá vá.
R Soam bem para quem não conhece o timbre dos instrumentos... Os primas lunas tecnicamente são uma miséria e tocam mal... muito mal!Se quero um som semelhante prefiro utilizar o botão do loudness em qualquer aparelho ranhoso! sinceramente
Última edição por nbunuel em Qui Nov 08 2012, 11:05, editado 1 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 11:04 | |
- Foi graças a artolas como esse que eu papei as monovias e os forty-seven...santa ignorância.
R
Mesmo a leres bem nas entrelinhas. Infelizmente só aprendi a fazê-lo depois das cabeçadas na parede. R | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 Qui Nov 08 2012, 11:28 | |
R "By the book" | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 | |
| |
|
| |
| Hoje é o dia....Aerial Acoustics Model 8 | |
|