| Nada soa melhor do que uma fita analógica | |
|
+8afonso Pierre MJC Fran Milton António José da Silva ricardo onga-ku Laos 12 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Laos Membro AAP
Mensagens : 113 Data de inscrição : 26/10/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 01:22 | |
| Pois é verdade nada melhor que uma boa gravação analógica num RtR com as fitas de nova geração da ATR magnetics " Nada soa como fita Por que a música gravada em som de fita analógica tão bom? Para entender o porquê, um gravador profissional proporciona que a mais realista reprodução gira em torno de um par de fatores importantes. A chave está na tecnologia inerente da própria fita. Fita de áudio em uso durante os anos 1950 e 60 desde aproximadamente 65.000.000 partículas magnéticas por segundo de gravação de um quarto de polegada formato de 15 polegadas por segunda (ips) velocidade de fita. Cada partícula de óxido magnético ou grupos de partículas assume um norte ou Sul orientação depois de sair da cabeça de gravação. Começando a soar como o córrego de bocado digital? Bem, sim e não. No entanto, há uma enorme diferença entre gravações analógicas e mesmo as melhores gravações de digital.
Resolução
A mais alta resolução digital oferece hoje 4.608.000 bits por segundo de comutação. Nada mau. Grande melhoria sobre o padrão vermelho livro CD, mas ele não está nem perto de resolução de partícula sub-mícron da fita Master ATR.
Partícula aleatória de empilhamento
Quarto polegadas, duas faixa mestre ATR fita rodando a 15 centímetros por segundo (ips) envolve aproximadamente 80,000,000 orientada e empilhadas aleatoriamente partículas por segundo faixa. Não é apenas a contagem de partículas, mas o empilhamento aleatório que transforma esta resolução super binária em pura reprodução analógica. Daí até uma largura de faixa estreita ainda gravar sons tão detalhados, apesar da área da superfície inferior.
A música é uma parte intrínseca da alma humana. Joga para nossas emoções, ele fala-nos, ele acalma-nos, ele nos faz subir para nossas maiores realizações e traz de volta nossas memórias mais quentes. Porque não gravá-lo sobre o melhor meio para alcançar a melhor qualidade de som?" Tradução do texto original do site da ATR Magnetics via Binghttp://www.atrtape.com/products.php Experimentem estas novas e maravilhosas fitas e depois digam se é ou não é verdade a estonteante qualidade das mesmas http://www.atrtape.com/technical.php | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 06:10 | |
| - Laos escreveu:
- Nada soa como fita
Por que razão o som da música gravada em fita analógica é tão bom?
Para entender o porquê, um gravador profissional proporciona que a mais realista reprodução gira em torno de um par de fatores importantes. A chave está na tecnologia inerente da própria fita. Fita de áudio em uso durante os anos 1950 e 60 desde aproximadamente 65.000.000 partículas magnéticas por segundo de gravação de um quarto de polegada formato de 15 polegadas por segunda (ips) velocidade de fita. Cada partícula de óxido magnético ou grupos de partículas assume um norte ou Sul orientação depois de sair da cabeça de gravação. Começando a soar como o córrego de bocado digital? Bem, sim e não. No entanto, há uma enorme diferença entre gravações analógicas e mesmo as melhores gravações de digital.
Resolução A mais alta resolução digital oferece hoje 4.608.000 bits por segundo de comutação. Nada mau. Grande melhoria sobre o padrão vermelho livro CD, mas ele não está nem perto de resolução de partícula sub-mícron da fita Master ATR. Sobre este assunto da suposta "resolução infinita" do analógico recomendo o seguinte artigo de 2 páginas: http://www.audiomisc.co.uk/HFN/goodresolutions/page1.html Aproveitemos para ver outras especificações relevantes dessa fita "maravilha" a 15 i/s: Relação sinal/ruído: -68 dB Gama dinâmica linear: 78 dB ±0.3 dB Depois temos as limitações do reprodutor, p.ex. um Revox A700: Resposta de frequências: 40-22.000 Hz @ 0 VU ±3 dB Separação de canais: talvez 50-55? dB Agora a reprodução PCM 16/44,1, p.ex. o meu velho Pioneer de 1987: Relação sinal/ruído: >115 dB Gama dinâmica: >100 dB (limitada no CD-A a 96dB) Resposta de frequências: 2-20.000 Hz ± 0.3 dB Separação de canais: >109 dB A fita pode soar melhor (na opinião de muita? gente), mas não será certamente por razões de superioridade técnica... R | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 10:05 | |
| A razão concreta não sei, mas ouvir uma fita bem gravada transporta-nos para o centro do acontecimento de uma maneira quase surreal. Um experiência sensorial fantástica. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 10:12 | |
| - Laos escreveu:
- Pois é verdade nada melhor que uma boa gravação analógica num RtR com as fitas de nova geração da ATR magnetics
Experimentem estas novas e maravilhosas fitas e depois digam se é ou não é verdade a estonteante qualidade das mesmas
E já experimentaste isso ?? Qual é o teu RtR ? 2 ou 4 pistas ? Será essa fita melhor que as outras ou é mais um "vodoo" ?? | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 11:02 | |
| Cheira-me a | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| |
| |
MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 11:26 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
A fita pode soar melhor (na opinião de muita? gente), mas não será certamente por razões de superioridade técnica...
R Claro que não é por questão de superioridade técnica. É porque soa realmente melhor. Abraço, MJ | |
|
| |
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 11:54 | |
| - MJC escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
A fita pode soar melhor (na opinião de muita? gente), mas não será certamente por razões de superioridade técnica...
R Claro que não é por questão de superioridade técnica. É porque soa realmente melhor.
Abraço, MJ
Exacto, foi o que escrevi...ironizava sobre o facto do fabricante utilizar a superioridade técnica a seu (dele) favor. Tinha graça fazer a seguinte experiência: gravar um CD em fita, comparar com o original e decidir qual dos sons é mais "agradável". Estás livre sexta depois do almoço? Um abraço, Ricardo | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 12:02 | |
- MJC escreveu:
R Claro que não é por questão de superioridade técnica. É porque soa realmente melhor.
Abraço, MJ
Exacto, foi o que escrevi...ironizava sobre o facto do fabricante utilizar a superioridade técnica a seu (dele) favor.
Tinha graça fazer a seguinte experiência: gravar um CD em fita, comparar com o original e decidir qual dos sons é mais "agradável". Estás livre sexta depois do almoço?
Um abraço, Ricardo Ricardo. Até hoje ando à espera de um fabricante que decida lançar um leitor de CD doméstico com uma "janela" grande, de forma a ver o disco rodar. Certamente mudaria muita intuição/percepção!... | |
|
| |
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 12:09 | |
| Eu tive um gira CDs...era bem giro.
Última edição por ricardo onga-ku em Qua Nov 07 2012, 12:10, editado 1 vez(es) | |
|
| |
MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 12:09 | |
Tinha graça fazer a seguinte experiência: gravar um CD em fita, comparar com o original e decidir qual dos sons é mais "agradável". Estás livre sexta depois do almoço?
Um abraço, Ricardo A esta distância, não te posso garantir que esteja livre. Estavas a pensar que as LS3/5a pudessem ir ter contigo? Um abraço, MJ | |
|
| |
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 12:19 | |
| - MJC escreveu:
Um abraço, Ricardo A esta distância, não te posso garantir que esteja livre. Estavas a pensar que as LS3/5a pudessem ir ter contigo?
Um abraço, MJ Ou vice-versa...vou buscar os miúdos à escola aí perto pelas 17h por isso tenho algum tempo livre. Vou mandar MP com o meu contacto. Um abraço, Ricardo | |
|
| |
afonso Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 12:40 | |
| Não sou um entendido nesta materia nem quero ser, mas gostaria de dar o meu singelo contributo. De todos os meus aparelhos vintage, aquele que me continua sempre a surpreender é o Revox a77 ( reel to reel). O som é fantastico, real, espacial, agradavel, etc... Não estou a dizer que o som do vinil ou das cassettes seja mau, antes pelo contrario, mas o do rtr tem algo especial. Quando carrego no botão Play os meus ouvidos entram logo em sentido!! | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 13:42 | |
| - Pierre escreveu:
Certamente mudaria muita intuição/percepção!...
Certamente que não será essa a razão, nem entendo bem essa ideia. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 14:03 | |
| Eu também adoro o som das bobines, e as gravações que fiz foi a partir de ficheiros Flac a 7 1/2 ips e com fitas velhas. Estou a preparar uma estrutura com ficheiros de qualidade ripados a partir de XRCD de óptima qualidade com material afinado, claro que o ideal seria gravar a 15 ips, mas infelizmente as fitas estão caras. Mas foi bom alguém voltar a colocar os Reel na ordem do dia, venham daí essas experiências e opiniões Laos | |
|
| |
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 14:04 | |
| - Ulrich escreveu:
Mas foi bom alguém voltar a colocar os Reel na ordem do dia,
No meio dos amantes do bom som e entendidos, nunca saiu da ordem do dia. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 14:06 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Ulrich escreveu:
Mas foi bom alguém voltar a colocar os Reel na ordem do dia,
No meio dos amantes do bom som e entendidos, nunca saiu da ordem do dia. Claro, chama-lhe puxar o tópico para cima | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 14:55 | |
| Bêm relativamente ao Forista Ricardo querer comparar um velho leitor de CD´s com algo totalmente diferente nem entendo onde quererá chegar ou o que estará a chamar a uma fita de ultima geração tecnologica que no meu caso é superior a tudo o que já tive oportunidade de ouvir e para alêm da total ausência de ruído de fundo a resposta da mesma é um assombro e pelo menos têm mais 6db´s de ganho relativamente ás gerações anteriores. E tão pouco acredito que jámais alguma vez algum reprodutor digital terá uma resposta de frequência assim: E para alêm disso os diversos testemunhos do link seguinte não deixam dúvidas, ou deixam ? http://www.atrtape.com/comments.php | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| |
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 17:51 | |
| - jpamplifiers escreveu:
- ... as saudades que eu tenho quando a minha mãe fazia para o almoço (só aos sábados) batatas cozidas com frango estufado, aquilo é que era uma refeição, hoje peço à minha mulher para fazer igual (ela faz) e já não me sabe ao mesmo
Olha, que engraçado, hoje à noite a patroa cá do "je", vai fazer isso para a janta ... queres vir?! | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 17:55 | |
| - Fran escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
- ... as saudades que eu tenho quando a minha mãe fazia para o almoço (só aos sábados) batatas cozidas com frango estufado, aquilo é que era uma refeição, hoje peço à minha mulher para fazer igual (ela faz) e já não me sabe ao mesmo
Olha, que engraçado, hoje à noite a patroa cá do "je", vai fazer isso para a janta ... queres vir?! Aceito, só consigo chegar depois das 20, pode ser ? Bom apetite | |
|
| |
Fran Membro AAP
| |
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qua Nov 07 2012, 19:45 | |
| - Fran escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
Olha, que engraçado, hoje à noite a patroa cá do "je", vai fazer isso para a janta ... queres vir?! Pois! Pois!!... Co'os Franguinhos coriscosOs estufados ficam muito mais apetitosos... | |
|
| |
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qui Nov 08 2012, 02:36 | |
| - jpamplifiers escreveu:
- ...só consigo chegar depois das 20, pode ser ?
Tu não tens nada que te meter em jantaradas, tens muitos aparelhos para reparar (a maioria do nbunuel), e aparelhos para preparar para o importante evento que se aproxima. Trabalha malandro. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Qui Nov 08 2012, 10:21 | |
| - António José da Silva escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
- ...só consigo chegar depois das 20, pode ser ?
Tu não tens nada que te meter em jantaradas, tens muitos aparelhos para reparar (a maioria do nbunuel) ... O Nbunuel que espere, que é "vizinho" dele | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 21:23 | |
| - Milton escreveu:
- Laos escreveu:
- Pois é verdade nada melhor que uma boa gravação analógica num RtR com as fitas de nova geração da ATR magnetics
Experimentem estas novas e maravilhosas fitas e depois digam se é ou não é verdade a estonteante qualidade das mesmas
E já experimentaste isso ?? Qual é o teu RtR ? 2 ou 4 pistas ? Será essa fita melhor que as outras ou é mais um "vodoo" ??
Boa noite Laos volto a fazer a pergunta acima e pergunto se tens muitas fitas gravadas. obrigado | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 21:31 | |
| Meu Caro vou tenho algumas, embora nem pouco mais ou menos as que gostaria De qualquer forma estas novas fitas da ATR vêm trazer um novo alento a este nada prático e excelente formato | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 21:33 | |
| E isso compra-se aonde ? Qual é o teu RtR e de quantas pistas ? | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 22:16 | |
| O meu é este: Specifications Track system: 4 track 2 channel system Heads: 2 x erase, 2 x playback, 2 x record | |
|
| |
| |
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 22:23 | |
| http://www.stanleysonline.co.uk/category-59.html Ou então procurar no ebanhas US | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 22:32 | |
| Grande maquinão !! | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 23:23 | |
| - Laos escreveu:
- O meu é este:
Specifications
Track system: 4 track 2 channel system Heads: 2 x erase, 2 x playback, 2 x record
Um maquinão, afinado é um luxo , hoje fui , com o amigo Zaratusrtra, que tem a paciência para me aturar , buscar o meu 34B , e o 234 também já está a funceminar, vivam as fitas | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Dom Nov 11 2012, 23:30 | |
| | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 62 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Seg Nov 12 2012, 13:38 | |
| - MJC escreveu:
Abraço, MJ
Sou um feliz possuidor de um Teac X-1000 R e corroboro com a opinião aqui do Mário. Mas também com a do Ricardo... Tenho inclusivé em mente fazer de facto um teste de gravar de CD e comparar. E, modéstia á parte o meu leitor de CD's toca muito bem, dando-me especial gozo ouvir CD's. ( Theta Miles). Para ser honesto comigo próprio, o gozo que me dá ouvir vinil ou Cd ou fita ( open reel ou cassete) ou mesmo ficheiros FLAC através do network player da Cambridge é o mesmo e é muito, seja de que fonte for...( o streamer um pouco menos) Contudo, e falo particularmente no meu caso, o uso do RtR e do Deck de cassetes é mais "fetiche", especialmente no caso das bobines que, convenhamos e sejamos honestos, dá um trabalho do camandro... ( daí eu dizer que é mais fetiche) Mas são opiniões, e esta é a minha... Entretanto, se pensarem nalguma compra conjunta destas fitas da ATR (ou doutras), contem comigo... | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Seg Nov 12 2012, 16:22 | |
| - Milton escreveu:
- E isso compra-se aonde ?
Qual é o teu RtR e de quantas pistas ? Tenho reels em aluminio, 10,5", quase novas vazias, e também c/ fita, c/ gravação prof. ( de estudio ) novas; e também centros de bobine c/ respectivos parafusos para para transformar reels de 1/2" em 1/4" e vice-versa. Material AMPEX, Studio Master - EMTEC/BASF, Grand Master - SCOTCH / 3M, 1/2" = Disponível para venda. | |
|
| |
Laos Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Seg Nov 12 2012, 18:04 | |
| - reirato escreveu:
- Milton escreveu:
Qual é o teu RtR e de quantas pistas ? Tenho reels em aluminio, 10,5", quase novas vazias, e também c/ fita, c/ gravação prof. ( de estudio ) novas; e também centros de bobine c/ respectivos parafusos para para transformar reels de 1/2" em 1/4" e vice-versa.
Material AMPEX, Studio Master - EMTEC/BASF, Grand Master - SCOTCH / 3M, 1/2" = Disponível para venda. Mas creio que este tópico não é de classificados, ou é ? | |
|
| |
reirato Membro AAP
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica Seg Nov 12 2012, 19:01 | |
| - Laos escreveu:
- reirato escreveu:
- Milton escreveu:
Qual é o teu RtR e de quantas pistas ? Tenho reels em aluminio, 10,5", quase novas vazias, e também c/ fita, c/ gravação prof. ( de estudio ) novas; e também centros de bobine c/ respectivos parafusos para para transformar reels de 1/2" em 1/4" e vice-versa.
Material AMPEX, Studio Master - EMTEC/BASF, Grand Master - SCOTCH / 3M, 1/2" = Disponível para venda. Mas creio que este tópico não é de classificados, ou é ?
Não pretende ser um anúncio Mas apenas uma resposta amável (!!!) à solicitação dum companheiro do forum e por acaso seu Admnistrador, com a devida vénia. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Nada soa melhor do que uma fita analógica | |
| |
|
| |
| Nada soa melhor do que uma fita analógica | |
|