| Antenas- Proteção contra raios | |
|
+4Fran jose.ribeiro luis lopes Milton 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Antenas- Proteção contra raios Ter Jan 15 2013, 22:03 | |
| Eis aqui um esquema fácil e barato de se implementar e que pode proteger os nossos amados equipamentos de recepção. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Ter Jan 15 2013, 22:14 | |
| ... lampadas? não será melhor um fusivel? | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Ter Jan 15 2013, 22:21 | |
| - luis lopes escreveu:
- ... lampadas?
não será melhor um fusivel? Nesta configuração nunca . As lampadas de neon estão em "circuito aberto" e só deixam passar corrente quando estão na presença dela. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Ter Jan 15 2013, 22:27 | |
| ok. pensei que um fusivel de "casa" fosse proteger,... as lampadas tem que ser especificas? | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 12:27 | |
| Olá companheiro, Muito bom mesmo. Isto é um circuito que se consegue fazer com meia duzia de tostões. Destes DiY é que eu gosto. Já agora companheiro, recomenda alguma seccção minima para os cabos? Já agora, as lâmpadas na foto aguentarão com a tensão de uma descarga? Parecem-me pouco potentes e caso elas não aguentem o circuito abre e a corrente irá para o aparelho. Só a tentar ajudar. Abraços e força com estes diy. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 13:12 | |
| - jose.ribeiro escreveu:
- Olá companheiro,
Muito bom mesmo. Isto é um circuito que se consegue fazer com meia duzia de tostões. Destes DiY é que eu gosto. Já agora companheiro, recomenda alguma seccção minima para os cabos?
Já agora, as lâmpadas na foto aguentarão com a tensão de uma descarga? Parecem-me pouco potentes e caso elas não aguentem o circuito abre e a corrente irá para o aparelho.
Só a tentar ajudar.
Abraços e força com estes diy. Retirei este esquema da net, e o site tambem tem pouca informação. Tambem não sei se a lampada da foto será suficiente em caso de descarga "à séria", talvez haja outra lampada ou componente que seja mais adequado, não sei. Mas este circuito sempre protege alguma coisita, digo eu... Pelo sim pelo não, eu desligo a antena , se estiver em casa, nos dias de trovoada... | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 13:17 | |
| E uma UPS, não é bem melhor e mais eficaz do que isso?!
PS : eu sei que será bem mais cara, claro | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 13:21 | |
| - Fran escreveu:
- E uma UPS, não é bem melhor e mais eficaz do que isso?!
PS : eu sei que será bem mais cara, claro A ups protege as descargas que vêm através do circuito eletrico, não das que se metem na antena... | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| |
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 13:22 | |
| - Milton escreveu:
- Fran escreveu:
- E uma UPS, não é bem melhor e mais eficaz do que isso?!
PS : eu sei que será bem mais cara, claro A ups protege as descargas que vêm através do circuito eletrico, não das que se metem na antena... Mas antena para quê então?! Ah 'tá bem, para os "receivers" e/ou rádios, ok | |
|
| |
manuel.martinho.12 Membro AAP
Mensagens : 56 Data de inscrição : 14/12/2012 Idade : 76 Localização : Rio Tinto
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 14:57 | |
| Em primeiro lugar dou os parabéns ao autor do tópico, pois trata-se de um para-raios muito bom e sobretudo barato, existem muitas formas de executar um para-raios, mas como este é o mais económico possível, então vamos analisar o seu funcionamento: o sinal vindo da antena como se trata de um sinal fraco (alguns microvolts) passa como não houvesse qualquer lâmpada no circuíto, esta lâmpada nada tem haver com as lâmpadas de incandecência, estas não servem para o projecto, pois o sinal vindo da antena escoaria para a terra atravéz do filamento, como se trata de uma lâmpada de néon os electrodos não se tocam a sua luz é produzida quanto há uma diferênça de potencial (neste caso 220v) tornando o gaz (néon) condutor, logo agora é possivel perceber que quando há uma descarga electrica (normalmente de milhares de volts) provocada pela trovoada e como existe ali um caminho fácil ( passagem atravéz do gaz da lâmpada) a descarga é logo metida na terra, claro que quando isto ocorre a lâmpada corre perigo de vida, mas como é um modelo barato é ter algumas em stock para quando forem necessárias, espero ter contribuído para um melhor esclarecimento sobre o projecto. | |
|
| |
manuel.martinho.12 Membro AAP
Mensagens : 56 Data de inscrição : 14/12/2012 Idade : 76 Localização : Rio Tinto
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 14:59 | |
| - manuel.martinho.12 escreveu:
- Em primeiro lugar dou os parabéns ao autor do tópico, pois trata-se de um para-raios muito bom e sobretudo barato, existem muitas formas de executar um para-raios, mas como este é o mais económico possível, então vamos analisar o seu funcionamento: o sinal vindo da antena como se trata de um sinal fraco (alguns microvolts) passa como não houvesse qualquer lâmpada no circuíto, esta lâmpada nada tem haver com as lâmpadas de incandecência, estas não servem para o projecto, pois o sinal vindo da antena escoaria para a terra atravéz do filamento, como se trata de uma lâmpada de néon os electrodos não se tocam a sua luz é produzida quanto há uma diferênça de potencial (neste caso 220v) tornando o gaz (néon) condutor, logo agora é possivel perceber que quando há uma descarga electrica (normalmente de milhares de volts) provocada pela trovoada e como existe ali um caminho fácil ( passagem atravéz do gaz da lâmpada) a descarga é logo metida na terra, claro que quando isto ocorre a lâmpada corre perigo de vida, mas como é um modelo barato é ter algumas em stock para quando forem necessárias, espero ter contribuído para um melhor esclarecimento sobre o projecto.
Esqueci-me de dizer que este para-raios serve para qualquer tipo de antenas | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 15:23 | |
| Mas quando a descarga está a passar para a terra, pode acontecer que a lâmpada estoure a meio (por isso é que é preciso saber qual a potencia minima que a mesma deve ter, para garantir o escoamento total para a terra, antes de rebentar) e o aparelho leve com o restante da descarga. Na minha opinião, tambem se deve ter cuidado com a secção do fio a colocar na ligação à terra. Se calhar o mesmo nunca deverá ser inferior à secção do cabo que está ligado à antena. Digo eu... Mas é melhor alguem comentar as minhas opiniões e ver outros pontos de vista na analise a este circuito. Abraços a todos! | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 20:03 | |
| Receio que se esteja aqui a menosprezar a importância da coisa e tomar a mesma de ânimo leve. Um raio não é brincadeira e não será umas lampadazinhas que vão impedir a que haja estragos. O pára-raios é precisamente o que procura facultar o caminho ao raio para que este chegue mais facilmente à terra sem que ele passe nem de perto por algo que não desejaria-mos. Por isso, aconselho a ter os maiores cuidados, pois há muita coisa a ter em conta. Quando não temos por perto nenhum destes dispositivos, devemos instalá-lo. Mas precisamente porque queremos protecção, devemos considerar todos os possíveis perigos, deste a instalação eléctrica a gás... para que não venha a acontecer alguma surpresa. Eu cá não facilito nestas coisas... | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qua Jan 16 2013, 20:27 | |
| torna-se necessario tal protecção, quando no meu caso a antena está no r/c, predio de 5 pisos. e existe para raio no telhado? | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 19:54 | |
| - luis lopes escreveu:
- torna-se necessario tal protecção, quando no meu caso
a antena está no r/c, predio de 5 pisos. e existe para raio no telhado? Não haverá nenhum próximo? Se não, o caso é sério, pois ainda por cima fazer esse trabalho num prédio de 5 andares... Na minha terra, quando construímos a vivenda, não havendo nada disso por perto, metemos um no telhado. Agora nesse caso... Quando se trata de uma urbanização, essa questão deve, ou antes, deveria ser considerada pelas entidades como junta de freguesia ou câmara municipal. Normalmente aproveita-se a torre das igrejas, para lá instalar um. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 19:58 | |
| ou eu percebi mal ou explicai-me mal... eu tenho para-raios. (predio) dai a minha questão,... se preciso de mais esse diy ? | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 20:16 | |
| - luis lopes escreveu:
-
ou eu percebi mal ou explicai-me mal... eu tenho para-raios. (predio) dai a minha questão,... se preciso de mais esse diy ? Se tens para-raios no prédio, estás protegido (dentro daquilo que é possível, pois isto dos para-raios não é uma ciência exata) _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 20:18 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 20:33 | |
| Como diz o Antonio, isto dos raios e curiscos não é uma ciência exata. E eu tenho estado a pensar no que será melhor: Se manter a antena como está, e desligar a mesma ao primeiro ribombar. Ou fazer este circuito e fazer a ligação à terra. Neste ultimo caso tenho receio de estar a transformar uma antena num potencial pára raios. É que mesmo com estas proteções, não sei até que ponto será totalmente eficaz.... Dito isto, e até novas conclusões, não posso continuar a aconselhar este circuito. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 20:35 | |
| - Milton escreveu:
- Como diz o Antonio, isto dos raios e curiscos não é uma ciência exata.
E eu tenho estado a pensar no que será melhor: Se manter a antena como está, e desligar a mesma ao primeiro ribombar. Ou fazer este circuito e fazer a ligação à terra. Neste ultimo caso tenho receio de estar a transformar uma antena num potencial pára raios. É que mesmo com estas proteções, não sei até que ponto será totalmente eficaz.... Dito isto, e até novas conclusões, não posso continuar a aconselhar este circuito. Também se pode espetar um frango na antena nesses dias e esperar que o gajo fique bem passado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 20:38 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Milton escreveu:
- Como diz o Antonio, isto dos raios e curiscos não é uma ciência exata.
E eu tenho estado a pensar no que será melhor: Se manter a antena como está, e desligar a mesma ao primeiro ribombar. Ou fazer este circuito e fazer a ligação à terra. Neste ultimo caso tenho receio de estar a transformar uma antena num potencial pára raios. É que mesmo com estas proteções, não sei até que ponto será totalmente eficaz.... Dito isto, e até novas conclusões, não posso continuar a aconselhar este circuito.
Também se pode espetar um frango na antena nesses dias e esperar que o gajo fique bem passado. Ou umas rodelas de chouriça, umas gambas, etc...dava uma bela espetada... Só pensas em morfar...xiça... | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios Qui Jan 17 2013, 20:39 | |
| opá! essa do frango é que era,..... acho que vou optar por desligar. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Antenas- Proteção contra raios | |
| |
|
| |
| Antenas- Proteção contra raios | |
|