Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Thorens td 160

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptyDom Fev 24 2013, 22:10

Boas
Gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma capa para um Thorens TD 160 ou seja em vez de desmontar tudo o que está acoplado ao plinth original,para fazer outro, criar uma espécie de caixa, que ficasse na medida exterior do plinth original, em MDF ou madeira maciça e pudesse embelezar o exterior do mesmo, poderia ter um fundo subido em MDF onde os pés originais do plinth pudessem assentar criando-lhe uma frente mais elevada
Qualquer coisa dentro deste estilo, depois tudo folheado a folho de madeira.
Thorens td 160 Td1601


A minha dúvida é se iria criar algum tipo de ressonância mesmo estando justo ao plinth original.
Gostaria que me dessem o vosso contributo.
Abraço
Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 63
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptyDom Fev 24 2013, 23:45

Boa noite Paulo.
Talvez seja mais fácil retirar o prato e mete-lo num plint novo, e depois guardar o original.
Mas se quiseres utilizar essa ideia, convinha envolver o plint original em borracha e depois encaixar no outro plint...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Fev 25 2013, 00:34

taly escreveu:
Boas
Gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma capa para um Thorens TD 160 ou seja em vez de desmontar tudo o que está acoplado ao plinth original,para fazer outro, criar uma espécie de caixa, que ficasse na medida exterior do plinth original, em MDF ou madeira maciça e pudesse embelezar o exterior do mesmo, poderia ter um fundo subido em MDF onde os pés originais do plinth pudessem assentar criando-lhe uma frente mais elevada
Qualquer coisa dentro deste estilo, depois tudo folheado a folho de madeira.
Thorens td 160 Td1601


A minha dúvida é se iria criar algum tipo de ressonância mesmo estando justo ao plinth original.
Gostaria que me dessem o vosso contributo.

Abraço
Paulo
Olà,
resonância suplementar não, não hà problema pois o Thorens é um gira suspendido! Mas fora o lado estético não vai fazer nada de melhor!!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Fev 25 2013, 19:26

TD124 escreveu:
taly escreveu:
Boas
Gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma capa para um Thorens TD 160 ou seja em vez de desmontar tudo o que está acoplado ao plinth original,para fazer outro, criar uma espécie de caixa, que ficasse na medida exterior do plinth original, em MDF ou madeira maciça e pudesse embelezar o exterior do mesmo, poderia ter um fundo subido em MDF onde os pés originais do plinth pudessem assentar criando-lhe uma frente mais elevada
Qualquer coisa dentro deste estilo, depois tudo folheado a folho de madeira.
Thorens td 160 Td1601


A minha dúvida é se iria criar algum tipo de ressonância mesmo estando justo ao plinth original.
Gostaria que me dessem o vosso contributo.

Abraço
Paulo
Olà,
resonância suplementar não, não hà problema pois o Thorens é um gira suspendido! Mas fora o lado estético não vai fazer nada de melhor!!!

Até+

Eu sei que seria sempre melhor ou restaurar o original, ou fazer um de raiz, mas aí ao desmontar o corpo principal não teria o problema de ter de afinar novamente o braço, a célula, etc?
Já agora sempre ouvi que nestes modelos devia-se trocar a tampa inferior ( que é daquela espécie de cartão), por uma placa mais rigida, verdade ou mito?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 63
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Fev 25 2013, 20:11

taly escreveu:


Eu sei que seria sempre melhor ou restaurar o original, ou fazer um de raiz, mas aí ao desmontar o corpo principal não teria o problema de ter de afinar novamente o braço, a célula, etc?
Já agora sempre ouvi que nestes modelos devia-se trocar a tampa inferior ( que é daquela espécie de cartão), por uma placa mais rigida, verdade ou mito?

Ou mesmo retirá-la...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Fev 25 2013, 21:09

Não concordo com o retirar por completo. A tampa de baixo ajuda a dar rigidez ao conjunto. O que eu na altura fiz ao meu TD-125, foi retirar aquele contraplacar manhoso e mandei cortar à medida, mdf marítimo de boa qualidade e com 10mm de espessura. Levou uns furos (rasgos) para a passagem dos cabos, e uns pés cónicos em aço aparafusados em rosca metálica própria para madeira.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Thorens td 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptyQui Fev 28 2013, 09:26

Milton escreveu:
Boa noite Paulo.
Talvez seja mais fácil retirar o prato e mete-lo num plint novo, e depois guardar o original.
Mas se quiseres utilizar essa ideia, convinha envolver o plint original em borracha e depois encaixar no outro plint...

Alguém sabe se existe algum problema em fazer um plinto em pinho maciço? É que normalmente são feitos em madeiras nobres,mas posso pôr-lhe folho de madeira e fica pipi, o problema é saber se o pinho é denso suficiente para isso. já procurei na net e não vi informação sobre isso. Em relação a fazer em MDF disseram-me que por ser uma pasta tão densa, poder criar uma ressonância única ( ao contrário da madeira, que respira), que poderia ser prejudicial.
Se alguém tiver alguma contribuição, agradecia.
Abraço
Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Mar 11 2013, 13:10

olá taly

Eu construi 2 plintos em mogno maciço e e pode vêr as fotos aqui no forum...o pinho não tem problema pois se ele toca com aquela folha fininha de origem melhor vai tocar com o pinho, agora quanto mais solido melhor e o pinho não é das mais solidas...para o tampo eu utilizei pedra com 12 mm e ficou soberbo e pesadão como eu gosto e pode-se bater á vontade com o disco a tocar e nepia de ressonância... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Mar 11 2013, 13:16

Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica.
Em relação aos cantos de travamento/aparafusamento do chassis, posso fazer em pinho.
Já agora se me enviasse o link dos seus projectos agradecia.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySeg Mar 11 2013, 14:32

taly escreveu:
Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica.



Não fica mais bonito o carvalho envernizado e à vista?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Thorens td 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
taly
Membro AAP
taly


Mensagens : 165
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 56
Localização : Cascais

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySáb Mar 16 2013, 13:14

António José da Silva escreveu:
taly escreveu:
Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica.



Não fica mais bonito o carvalho envernizado e à vista?

Ficaria , mas na construção houve alguns defeitos(depois posto as fotos do antes e depois), e resolvi folhea-lo, porque nota-se menos, além disso a folha de madeira é em sucupira, que é uma madeira que sempre gostei.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 EmptySáb Mar 16 2013, 14:40

taly escreveu:
António José da Silva escreveu:
taly escreveu:
Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica.



Não fica mais bonito o carvalho envernizado e à vista?

Ficaria , mas na construção houve alguns defeitos(depois posto as fotos do antes e depois), e resolvi folhea-lo, porque nota-se menos, além disso a folha de madeira é em sucupira, que é uma madeira que sempre gostei.


Nesse caso é capaz de ser uma boa solução.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Thorens td 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Thorens td 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens td 160   Thorens td 160 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Thorens td 160
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Thorens TD 115 + Thorens TD 160
» Thorens 166 DIY
» thorens td 318
» Thorens TD 318
» Restauro Thorens 166 Mk II

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: