Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Thorens td 160 | |
| | Autor | Mensagem |
---|
taly Membro AAP
Mensagens : 165 Data de inscrição : 30/01/2012 Idade : 56 Localização : Cascais
| Assunto: Thorens td 160 Dom Fev 24 2013, 22:10 | |
| Boas Gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma capa para um Thorens TD 160 ou seja em vez de desmontar tudo o que está acoplado ao plinth original,para fazer outro, criar uma espécie de caixa, que ficasse na medida exterior do plinth original, em MDF ou madeira maciça e pudesse embelezar o exterior do mesmo, poderia ter um fundo subido em MDF onde os pés originais do plinth pudessem assentar criando-lhe uma frente mais elevada Qualquer coisa dentro deste estilo, depois tudo folheado a folho de madeira. A minha dúvida é se iria criar algum tipo de ressonância mesmo estando justo ao plinth original. Gostaria que me dessem o vosso contributo. Abraço Paulo | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Thorens td 160 Dom Fev 24 2013, 23:45 | |
| Boa noite Paulo. Talvez seja mais fácil retirar o prato e mete-lo num plint novo, e depois guardar o original. Mas se quiseres utilizar essa ideia, convinha envolver o plint original em borracha e depois encaixar no outro plint... | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Fev 25 2013, 00:34 | |
| - taly escreveu:
- Boas
Gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma capa para um Thorens TD 160 ou seja em vez de desmontar tudo o que está acoplado ao plinth original,para fazer outro, criar uma espécie de caixa, que ficasse na medida exterior do plinth original, em MDF ou madeira maciça e pudesse embelezar o exterior do mesmo, poderia ter um fundo subido em MDF onde os pés originais do plinth pudessem assentar criando-lhe uma frente mais elevada Qualquer coisa dentro deste estilo, depois tudo folheado a folho de madeira.
A minha dúvida é se iria criar algum tipo de ressonância mesmo estando justo ao plinth original. Gostaria que me dessem o vosso contributo. Abraço Paulo Olà, resonância suplementar não, não hà problema pois o Thorens é um gira suspendido! Mas fora o lado estético não vai fazer nada de melhor!!! Até+ | |
| | | taly Membro AAP
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Fev 25 2013, 19:26 | |
| - TD124 escreveu:
- taly escreveu:
- Boas
Gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma capa para um Thorens TD 160 ou seja em vez de desmontar tudo o que está acoplado ao plinth original,para fazer outro, criar uma espécie de caixa, que ficasse na medida exterior do plinth original, em MDF ou madeira maciça e pudesse embelezar o exterior do mesmo, poderia ter um fundo subido em MDF onde os pés originais do plinth pudessem assentar criando-lhe uma frente mais elevada Qualquer coisa dentro deste estilo, depois tudo folheado a folho de madeira.
A minha dúvida é se iria criar algum tipo de ressonância mesmo estando justo ao plinth original. Gostaria que me dessem o vosso contributo. Abraço Paulo Olà, resonância suplementar não, não hà problema pois o Thorens é um gira suspendido! Mas fora o lado estético não vai fazer nada de melhor!!!
Até+ Eu sei que seria sempre melhor ou restaurar o original, ou fazer um de raiz, mas aí ao desmontar o corpo principal não teria o problema de ter de afinar novamente o braço, a célula, etc? Já agora sempre ouvi que nestes modelos devia-se trocar a tampa inferior ( que é daquela espécie de cartão), por uma placa mais rigida, verdade ou mito? | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Fev 25 2013, 20:11 | |
| - taly escreveu:
Eu sei que seria sempre melhor ou restaurar o original, ou fazer um de raiz, mas aí ao desmontar o corpo principal não teria o problema de ter de afinar novamente o braço, a célula, etc? Já agora sempre ouvi que nestes modelos devia-se trocar a tampa inferior ( que é daquela espécie de cartão), por uma placa mais rigida, verdade ou mito? Ou mesmo retirá-la... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Fev 25 2013, 21:09 | |
| Não concordo com o retirar por completo. A tampa de baixo ajuda a dar rigidez ao conjunto. O que eu na altura fiz ao meu TD-125, foi retirar aquele contraplacar manhoso e mandei cortar à medida, mdf marítimo de boa qualidade e com 10mm de espessura. Levou uns furos (rasgos) para a passagem dos cabos, e uns pés cónicos em aço aparafusados em rosca metálica própria para madeira. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | taly Membro AAP
| Assunto: Re: Thorens td 160 Qui Fev 28 2013, 09:26 | |
| - Milton escreveu:
- Boa noite Paulo.
Talvez seja mais fácil retirar o prato e mete-lo num plint novo, e depois guardar o original. Mas se quiseres utilizar essa ideia, convinha envolver o plint original em borracha e depois encaixar no outro plint... Alguém sabe se existe algum problema em fazer um plinto em pinho maciço? É que normalmente são feitos em madeiras nobres,mas posso pôr-lhe folho de madeira e fica pipi, o problema é saber se o pinho é denso suficiente para isso. já procurei na net e não vi informação sobre isso. Em relação a fazer em MDF disseram-me que por ser uma pasta tão densa, poder criar uma ressonância única ( ao contrário da madeira, que respira), que poderia ser prejudicial. Se alguém tiver alguma contribuição, agradecia. Abraço Paulo | |
| | | BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Mar 11 2013, 13:10 | |
| olá taly Eu construi 2 plintos em mogno maciço e e pode vêr as fotos aqui no forum...o pinho não tem problema pois se ele toca com aquela folha fininha de origem melhor vai tocar com o pinho, agora quanto mais solido melhor e o pinho não é das mais solidas...para o tampo eu utilizei pedra com 12 mm e ficou soberbo e pesadão como eu gosto e pode-se bater á vontade com o disco a tocar e nepia de ressonância... | |
| | | taly Membro AAP
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Mar 11 2013, 13:16 | |
| Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica. Em relação aos cantos de travamento/aparafusamento do chassis, posso fazer em pinho. Já agora se me enviasse o link dos seus projectos agradecia.
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Thorens td 160 Seg Mar 11 2013, 14:32 | |
| - taly escreveu:
- Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica.
Não fica mais bonito o carvalho envernizado e à vista? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | taly Membro AAP
| Assunto: Re: Thorens td 160 Sáb Mar 16 2013, 13:14 | |
| - António José da Silva escreveu:
- taly escreveu:
- Acabei por fazer em Carvalho maciço, e agora estou a pensar folhea-lo à madeira exótica.
Não fica mais bonito o carvalho envernizado e à vista? Ficaria , mas na construção houve alguns defeitos(depois posto as fotos do antes e depois), e resolvi folhea-lo, porque nota-se menos, além disso a folha de madeira é em sucupira, que é uma madeira que sempre gostei. | |
| Assunto: Re: Thorens td 160 Sáb Mar 16 2013, 14:40 | |
| - taly escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- taly escreveu:
Não fica mais bonito o carvalho envernizado e à vista? Ficaria , mas na construção houve alguns defeitos(depois posto as fotos do antes e depois), e resolvi folhea-lo, porque nota-se menos, além disso a folha de madeira é em sucupira, que é uma madeira que sempre gostei. Nesse caso é capaz de ser uma boa solução. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Thorens td 160 | |
| |
| | | | Thorens td 160 | |
|