Eis um assunto que é de algum modo controverso, pois opiniões sobre o assunto é coisa que não falta.
Para começar eu não acredito muito na eficácia das limpezas que usam a aspiração para remover a sujidade que está nos discos. A razão é porque acho que a aspiração não é suficientemente forte para essa remoção. Acredito muito mais na remoção com água corrente que tenha força suficiente para que essa sujidade seja retirada (como analogia temos o nosso duche diário).
Passo a explicar o método que adoptei e que é uma mistura de vários métodos que fui vendo pela net e que me parece que faz mais sentido.
Materiais que uso:
- Detergente Manual Loiça Ecológico Peles Sensíveis L'Arbre
- Toalhitas Secas Cotton Soft Huggies
- Discos Desmaquilhantes Mini Skin Care (eu uso do Continente que são mais baratas)
- Um frasco de spray dos produtos de limpeza, mas bem limpo sem resíduos
- Água destilada
- Álcool isópropílico
- Máquina de limpeza Knosti
Para começar coloco no LP as capas de proteção da Knosti nos selos dos LP’s e de seguida molho o disco em água corrente fria da torneira.
Depois lavo o disco com a mistura de detergente e água com as toalhitas da Huggies (um recipiente com água e um pouco de detergente), limpando um lado do disco com uma face da toalhita e depois o outro lado com a outra face da toalhita. Costumo limpar com movimento rotativo de dentro para fora do disco e efectuando várias passagens para remover bem a sujidade.
Após a limpeza coloca-se o disco debaixo da torneira e com alguma pressão de água e a ajuda dos discos desmaquilhantes, retiramos o sabão. Eu retiro o sabão com movimentos rotativos e várias passagens. Uso um disco desmaquilhante para cada lado do disco.
Após esta operação usa-se o frasco de spray com água destilada, e envia-se vários jactos para retirar a água da torneira que ficou nos disco num lado e no outro do disco.
Finalmente coloca-se o disco na máquina knosti com uma mistura de água destilada e álcool isópropílico (normalmente coloco a knosti com água por cima das escovas e uma pequena tampa de álcool) e dá-se algumas voltas. Assim toda a água da torneira residual que possa ainda existir é retirada do disco assim como toda a sujidade e impurezas.
Depois é deixar secar e colocar em capas interiores novas ou limpas.
Para mim este é o método que acho mais adequado, mas tem alguns inconvenientes:
É cansativo, pois requer várias operações.
É demorado, toma por volta de 3 min por LP.
Gasta um bocado de água, o SMAS agradece.
Por outro lado é relativamente barato pois os materiais usados são muito baratos, tirando a Knosti.
O resultado final é para mim altamente recompensador, pois os discos ficam impecávelmente limpos e isso reflete-se nas audições.
Abraço