Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Monster receivers

Ir para baixo 
+34
Petrus
Luis Sintra
GALVEIAS
masa
Goansipife
PALUSE
Digital Man
frias
Doug
r4f4
tiagottx
jose.ribeiro
BVG
manuelmadeira
Mário Franco
enxuto
td125mkii
MicroGruas
reirato
João da Bernarda
Mr Bojangles
DSales
Ajgarcia
Vinil
TD124
luis lopes
nbunuel
luis carrilho
fredy
António José da Silva
Ulrich
Milton
afonso
CNeves
38 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
afonso
Membro AAP

Monster receivers - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex Jan 03 2014, 14:33

Esqueci-me deste... Monster receivers - Página 5 317942 

Sansui 6060 receiver
Monster receivers - Página 5 Rmwn
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySáb Jan 04 2014, 00:15

Mário Franco escreveu:
CNeves escreveu:

Os Receivers, a par dos gravadores de bobine, são dos aparelhos mais bonitos que o áudio já produziu.  Monster receivers - Página 5 491368 

Bonitos sem dúvida.

Mas não só. Neste momento o meu amplificador de serviço é um receiver.

Receiver no tamanho, super receiver no som.

Pioneer SX 410, comprado no OLX há pouco tempo, o pobre desgraçadinho apesar de ser barato (150€) arrastou-se miseravelmente durante semanas sem lhe ligarem nenhuma. Dentro da sua carcassa desgastada está uma fonte de alimentação com díodos e uma amplificação totalmente valvulada e dimensionada com folga (para 10W por canal utiliza 3 válvulas duplos tríodos 12AX7 e 4 válvulas pentodo/tríodo ECL82).

Mudei as ECL 82 originais por 4 POLAM (NOS fabricadas na Polónia para a PHILIPS) e as 12AX7 por Sovtek's LPS com Plate Spiral Filament-Low Noise.

Os condensadores são todos de origem e não vão ser mudados porque em equipa vencedora não se mexe.

Monster receivers - Página 5 8wo9

Assim, enquanto não está pronto o futuro residente que levará as coisas a um patamar superior e creio que dificilmente batível (qual será? é nacional) posso dizer que tenho em funcionamento, por alguns trocos, um amplificador e não um gerador de sinais (afinal o vintage reserva-nos surpresas agradáveis) .

E pecado dos pecados, como agora os CD's estão mais baratos que o vinil são praticamente a fonte mais ouvida, aprendi agora que as válvulas e umas colunas musicais permitem mascarar eficazmente a digitalite.

Já agora o sistema a que me refiro é constituido por: Pioneer SX410 / Tannoy SRM 10 / Leitor de CD's Sony CDP-X559ES.

Boas audições
My friend.... suponho que o aparelho deve ser o ER 410...!
nesse caso aconselho a colocação dos potenciómetros conforme figura que segue...nestas posições o aparelho fica 100% linear! (medidos no meu ER 420).. depois diz qualquer coisinha...se anteriormente achavas que estava bem! Monster receivers - Página 5 317942 
[img]Monster receivers - Página 5 M3af[/img]
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySáb Jan 04 2014, 09:37

Caro Nbunuel, abordas uma questão raramente falada quando se fala de controlo de tonalidade. É que a ideia corrente (e que em principio tem lógica), é a de que os "ponteiros" deveriam de estar no zero ou centrados para corresponder à tal linearidade. Pelos vistos, nesse aparelho não é assim, mas sim com os dois potenciómetros quase no máximo, o que nos leva a crer que possam haver mais aparelhos onde isso possa acontecer. Monster receivers - Página 5 447836 

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
jose.ribeiro
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyDom Jan 05 2014, 14:28

António José da Silva escreveu:
Caro Nbunuel, abordas uma questão raramente falada quando se fala de controlo de tonalidade. É que a ideia corrente (e que em principio tem lógica), é a de que os "ponteiros" deveriam de estar no zero ou centrados para corresponder à tal linearidade. Pelos vistos, nesse aparelho não é assim, mas sim com os dois potenciómetros quase no máximo, o que nos leva a crer que possam haver mais aparelhos onde isso possa acontecer. Monster receivers - Página 5 447836 
Ora aqui está um tema interessantissimo. Monster receivers - Página 5 22692  Mas com os 2 potenciometros daquela forma, não vou influenciar demais o som (tudo no máx, não fica exagerado?)?

Abraços!
Doug
Membro AAP
Doug

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyDom Jan 05 2014, 16:32

É verdade, eu estava lá quando foi analizado o espectro do amp. E ele fica linear quando os potenciometros estão na posição assinalada nos pontos negros. José Ribeiro, assim é que o som sai neutro, de outra forma o som vai sair adulterado, que neste caso se traduz numa falta de amplificação dos extremos do espectro sonoro..

Diogo
frias
Membro AAP
frias

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyDom Jan 05 2014, 16:43

Aqui junto o meu que ainda tenho, comprado em 1981 ainda a tocar e em grande forma, pena ser pouco utilizado lá em casa.

Para mim que sempre gostei da marca continua a ser um aparelho muito bonito, construído com bons materiais, mantendo o seu aspecto ao longo destes 33 anos.

Monster receivers - Página 5 Kqmn

Monster receivers - Página 5 64lg

http://www.franciscofrias.com
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyDom Jan 05 2014, 17:48

Um aparelho lindo caro frias.  Monster receivers - Página 5 754215 

Joseph Le Conte
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 12:24

nbunuel escreveu:

nesse caso aconselho a colocação dos potenciómetros conforme figura que segue...nestas posições  o aparelho fica 100% linear! (medidos no meu ER 420).. depois diz qualquer coisinha...se anteriormente achavas que estava bem! Monster receivers - Página 5 317942 
Monster receivers - Página 5 <a href=Monster receivers - Página 5 M3af" />

Desculpa mas só agora vi a tua resposta.

Já experimentei em todas as posições e cada qual tem o seu encanto.  lol! 

Agora é mesmo a sério: essa posição dos pots produz bons resultados, obrigado.

Abraço

Mário
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 13:11

Mário Franco escreveu:
nbunuel escreveu:

nesse caso aconselho a colocação dos potenciómetros conforme figura que segue...nestas posições  o aparelho fica 100% linear! (medidos no meu ER 420).. depois diz qualquer coisinha...se anteriormente achavas que estava bem! Monster receivers - Página 5 317942 
Monster receivers - Página 5 <a href=Monster receivers - Página 5 M3af" />

Desculpa mas só agora vi a tua resposta.

Já experimentei em todas as posições e cada qual tem o seu encanto.  lol! 

Agora é mesmo a sério: essa posição dos pots produz bons resultados, obrigado.

Abraço

Mário
Sim... é nessa posição que o aparelho esta completamente equilibrado ao nível da curva de resposta à frequência!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 13:14

nbunuel escreveu:

Sim... é nessa posição que o aparelho esta completamente equilibrado ao nível da curva de resposta à frequência!

Será que se pode dar o caso de que essa posição não seja a mesma para todos os aparelhos dessa gama?
O envelhecimento e desgaste dos componentes pode não ser igual em todos....digo eu, sei lá.  Monster receivers - Página 5 447836 

Joseph Le Conte
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 13:21

nbunuel escreveu:

Será que se pode dar o caso de que essa posição não seja a mesma para todos os aparelhos dessa gama?
O envelhecimento e desgaste dos componentes pode não ser igual em todos....digo eu, sei lá.  Monster receivers - Página 5 447836 
è uma boa pergunta que tem de ser respondida pelos técnicos de serviço...pessoalmente acho que é possível!
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 14:43

nbunuel escreveu:
nbunuel escreveu:

è uma boa pergunta que tem de ser respondida pelos técnicos de serviço...pessoalmente acho que é possível!
Penso que isso é possível se os controlos tiverem sido desenhados como atenuadores apenas...Passivos , e não activos....digo eu...
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 15:22

Milton escreveu:

Penso que isso é possível se os controlos tiverem sido desenhados como atenuadores apenas...Passivos , e não activos....digo eu...

Embora eu seja um nabeta no assunto parece-me que vai por aí, visto que sendo o filtro passivo e  como o potenciómetro não tem uma tomada intermédia, quando rodamos o cursor para um dos extremos o sinal passa inteirinho.  Monster receivers - Página 5 447836 

O mais engraçado é que isto deve acontecer em todos os aparelhos deste tipo e nós pensávamos que no meio do curso do potenciómetro é que a resposta era flat.  Monster receivers - Página 5 524928826

Última edição por Mário Franco em Ter Jan 07 2014, 08:02, editado 1 vez(es)
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Jan 06 2014, 16:20

Mário Franco escreveu:
Milton escreveu:

Embora eu seja um nabeta no assunto parece-me que vai por aí, visto que sendo o filtro passivo e  como o potenciómetro não tem uma tomada intermédia, quando rodamos o cursor para um dos extremos o sinal passa inteirinho.  Monster receivers - Página 5 447836 

O mais engraçado é que isto deve acontecer em todos os aparelhos deste tipo e nós pensávamos que no meio do curso do potenciómetro é que a resposta é que a resposta era flat.  Monster receivers - Página 5 524928826
Nem todos...
Pode-se esperar que isso aconteça quando a indicação é apenas Max e Min, como é este caso.
O meu Sansui au555a tem controles de graves, médios e agudos, e tem o Zero ao centro e -dB para a esq e +db para a direita...
Como se pode ver nesta foto que tirei da net :
Monster receivers - Página 5 Cimg3097p
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex maio 30 2014, 03:06

Audio Reflex ASG-150

Monster receivers - Página 5 10322633_654874784591425_381042106038843934_n_zpsde635537

Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex maio 30 2014, 09:08

Olá
Um Sansui quadrifónico QRX 9001
Monster receivers - Página 5 Frontal-Alta-Qualidade1-728x387

Fredie
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex Ago 15 2014, 22:05

Eu tenho dois amores mas não sei do qual  gosto mais...

Pioneer sx 1050

kenwood 11000gx

Monster receivers - Página 5 26428e41196e6f3b0e5b9598939620be_zpscffde16b

Monster receivers - Página 5 A264f43e65d948d30fb3fd048403fc3b_zpsadbfc3fb
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex Ago 15 2014, 22:17

Não sei qual o que gostas mais, mas a espetacularidade desse Kenwood, é mesmo do outro mundo.  Monster receivers - Página 5 1213685197 

Joseph Le Conte
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex Ago 15 2014, 22:40

E o radio do Kenwood é qualquer coisa de outro mundo. Monster receivers - Página 5 936335 

Ao nível dos melhores do mundo. O Pioneer em radio não tem hipóteses com o Kenwood.

No entanto o Pioneer toca que é um assombro e a construção interior é simplesmente de fazer agua na boca.

o Kenwood é muito mais levezinho que o Pionner e o interior comparativamente até pode desiludir...

Última edição por afonso em Sex Ago 15 2014, 23:37, editado 3 vez(es)
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex Ago 15 2014, 23:34

afonso escreveu:

E o radio do Kenwood é qualquer coisa de outro mundo. Monster receivers - Página 5 936335 

Ao nível dos melhores do mundo. O Pioneer em radio não tem hipóteses com o Kenwood.

Foi sempre uma opinião minha. O nível de qualidade dos Tuners da Kenwood, são qualquer coisa.

Joseph Le Conte
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySex Ago 15 2014, 23:51

afonso escreveu:

Foi sempre uma opinião minha. O nível de qualidade dos Tuners da Kenwood, são qualquer coisa.

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fclassicreceivers.com%2Fkenwood-kr-11000-gx&anno=2

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fclassicreceivers.com%2Fpioneer-sx-1050&anno=2
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyDom Ago 17 2014, 13:34

Também já tive o fascino dos receivers mas acabei por me curar porque havia sempre um amplificador + tuner superiores e também porque deixaram-se de fazer bons tuners ali pelos finais dos 80'. Foi o fim da golden era.

Ali pelo início dos 80's tive um receiver da Technics que era musical mas pouco detalhado mas depois tive um integrado V10 da mesma marca que tinha um som muito mais transparente do que o receiver. Ali por volta de 89/90 comprei o meu último receiver - um Denon DRA-1025R. Mais uma vez não era tão bom como os separados. O tuner Denon TU-800 era muito bom.
O 1025R tinha ainda uma modernidade que hoje é banal mas na altura era rara - um largo comando programável com um montão de teclas para comandar todo o tipo de aparelhos, desde a TV ao deck de cassetes.

O que não faltava ao 1025R era músculo. No manual dizia que só tinha 125W em 8ohm mas parecia ter mais força do que um outro amplificador de 200W que tinha na altura. Cheguei-o a usar ao ar livre e era espectacular. Um disco dos Simple Minds a bom nível e a festa ficava endiabrada.

Ainda ouvi um receiver da Denon que saiu a seguir, mas a qualidade tinha caído a pique - o tuner era uma sombra do tuner do 1025R e o amplificador não tinha drive. Mas é compreensível, isto já foi nos 90's e os japoneses já estavam com a agulha virada para o AV.

Monster receivers - Página 5 Precision_audio_component_am_fm_1245002

Curiosamente, é uma das poucas peças que me arrependo de ter vendido, dada a sua polivalência, potência e qualidade do tuner, face ao que se faz hoje.
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyDom Ago 17 2014, 14:51

Olá
Aqui estão mais alguns...

Monster receivers - Página 5 Sanyo_jcx2900KR_02
Monster receivers - Página 5 Qrx-9001-front-lit
Monster receivers - Página 5 Tandberg_TR-2075-MK-II_Stereo_Receiver_web

Fredie
jose.ribeiro
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 10:34

É cada maquinão neste tópico... Monster receivers - Página 5 1213685197  Ui, ui
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 13:06

Orquestra 
Não esquecendo que na actualidade ainda se fabricam mostrengos com rádio incorporado... Monster receivers - Página 5 3832313845 
Monster receivers - Página 5 Wtvux
A bunda do receptor. Para se confirmar a existência de entradas para a antena.
Monster receivers - Página 5 Os4io6
Ah! Um Yamaha...
Monster receivers - Página 5 X1n38x
Monster receivers - Página 5 Hvyvdf
Não são lindos de morrer?
Monster receivers - Página 5 2319vm
 Monster receivers - Página 5 317942  Monster receivers - Página 5 809774 
 smedley
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 18:23

PALUSE escreveu:

Não esquecendo que na actualidade ainda se fabricam mostrengos com rádio incorporado... Monster receivers - Página 5 3832313845 

Esses 'monstregos' são na realidade amplificadores AV nos quais meteram um micro-placa de radio para satisfazer alguns gostos e tendências especialmente nos EUA, onde houve um grande culto dos receivers. Ou seja, não os vejo como verdadeiros receptores mas como amplificadores de home-cinema com recepção.  tongue 

Este facto leva a algumas diferenças - os tuners são inferiores aos que se encontram nos tuners vintage. Novo é pior.
Por outro lado, não são máquinas especializadas em Estéreo. Estão apilhadas de circuitos lógicos e preparados para amplificar várias colunas. Mais uma vez, o desempenho em amplificação de música Estéreo está uns degraus abaixo dos bons receivers do passado. Novo é pior.

Quanto às entradas de Phono (nos que têm) não sei como se comparam com as dos receivers do passado. Não é muito frequente encontrar gira-discos ligados a estes amplificadores AV com radio.

A última diferença é que os novos amplificadores são um verdadeiro canivete suiço, com capacidade para mastigar sinais analógicos e digitais nos mais variados formatos e amplificação multi-canal ou estéreo. O ouvinte não-audiófilo que não queira despender muitos fundos pode ter uma maquineta multi-funcional.

O preço destas máquinas desvaloriza muito. Em parte porque estão sempre a sair novidades (como os telemoveis) e em alguns casos sei que os utilizdores sentiram o 'cheirinho' de um bom sistema estéro (nem precisava de ser muito bom) e resolveram mandar os receivers da era moderna às urtigas.

Ah! Já me esquecia da estética, mas concordo com o Paluse...  Cool 

Rendam-se à elegância do paralelepípedo preto!  tongue 
Monster receivers - Página 5 X033AVX4000-o_frontangle

Sansui G-33000?! Mas que sentido estético é este?  Twisted Evil 
Monster receivers - Página 5 G33K
Monster receivers - Página 5 Receiver-sansui-g-33000-a-lenda-unico-venda-14699-MLB4627776265_072013-F

Design avant-garde - o rabo à mostra:  Cool 
Monster receivers - Página 5 G33Kampt

Última edição por Digital Man em Seg Ago 18 2014, 19:04, editado 1 vez(es)
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 18:55

A nível de som (estéreo) e de estética, nem a famosa semelhança por coincidência que faz parte do disclaimer dos filmes existe.  Monster receivers - Página 5 524928826 

Joseph Le Conte
Goansipife
Membro AAP
Goansipife

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 19:07

fredy escreveu:
Olá
Aqui estão mais alguns...

Monster receivers - Página 5 Sanyo_jcx2900KR_02
Monster receivers - Página 5 Qrx-9001-front-lit
Monster receivers - Página 5 Tandberg_TR-2075-MK-II_Stereo_Receiver_web

Fredie
Oh Fredie andas a meter inveja à malta, com os teu brinquedos? Monster receivers - Página 5 524928826 
Então vou já desarmar-te. Monster receivers - Página 5 848499 
Aquele Sanyo tem controlos de tonalidade a mais. Nos conceitos audiotas de hoje.... Há desculpa. Nos conceitos audiófilos de hoje não são permitidos  :]]]
[[[: Monster receivers - Página 5 265963 
A razão? As empresas de Aí do Ende não os sabem fazer  Monster receivers - Página 5 57537 
Alguns tinham menos de 30w por canal e mexiam com colunas do caraças. Hoje têm 300w e vêem-se à rasca para porem a tocar algumas coluninhas de me&d@.
 Monster receivers - Página 5 265963
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 19:12

A nível de som (estéreo) e de estética, nem a famosa semelhança por coincidência que faz parte do disclaimer dos filmes existe.   Monster receivers - Página 5 524928826 

É caso para dizer... Admirável mundo vintage!  Cool
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 19:31

Digital Man escreveu:
A nível de som (estéreo) e de estética, nem a famosa semelhança por coincidência que faz parte do disclaimer dos filmes existe.   Monster receivers - Página 5 524928826 

É caso para dizer... Admirável mundo vintage!  Cool

Sim...para nós, para outros (filmes com explosões e naves espaciais) os atuais são uma maravilha.
Mas se formos a ver bem, de todas as coisas que existiram e existem, a maioria são modas passageiras.

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 20:06

Mas se formos a ver bem, de todas as coisas que existiram e existem, a maioria são modas passageiras.

Se tudo se passar à imagem da moda do vestuário, em que designs de épocas remotas são repescados e regressam como se fossem o 'último grito', poderemos manter a esperança de ver a maquinaria da velha guarda regressar...

Já os receptores, como em tempos idealizados, é capaz se der mais difícil, até porque a importância da radio não é a mesma e por outro lado passou a existir radio digital.
Mas isso só faz com que os bons receptores vintage sejam ainda mais especiais e únicos.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 20:10

Digital Man escreveu:

Mas isso só faz com que os bons receptores vintage sejam ainda mais especiais e únicos.

E tenho a remota esperança de que o bom e velho FM se vá mantendo, pelo menos até eu estar bem velhinho. Monster receivers - Página 5 424293 

Joseph Le Conte
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 20:16

Deixem-se lá de tretas...

Tenho lá em casa um Onkyo TX SR 875 Receiver que supostamente em home cinema é considerado um portento.

No entanto comparado com o vintage Kenwood Jr 11000 GX o rádio não tem nada a ver.

Lembram-se como os rádios antigos tocavam deliciosamente ?

Isto não tem nada a ver com modas tem a ver com qualidade dos antigos receivers que eram feitos para ouvir rádio.

As vezes nem preciso de ligar o gira-discos, basta por a rádio na antena 2...

Que prazer, que delicia, comprem mas é um bom rádio antigo e depois comentem...
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 20:20

... a maioria são modas passageiras.

Tens que ler bem Afonso. Eu disse (em relação ao 5.1 e outros), que eram modas passageiras.  Monster receivers - Página 5 936335 

Não coloquei em duvida a qualidade das coisas.  Monster receivers - Página 5 936335 

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 21:19

afonso escreveu:

Deixem-se lá de tretas...

Tenho lá em casa um Onkyo TX SR 875 Receiver que supostamente em home cinema é considerado um portento.

No entanto comparado com o vintage Kenwood Jr 11000 GX o rádio não tem nada a ver.

Lembram-se como os rádios antigos tocavam deliciosamente ?

Isto não tem nada a ver com modas tem a ver com qualidade dos antigos receivers que eram feitos para ouvir rádio.

Penso que o termo 'moda' foi mais usado no sentido de demarcar a oferta contemporânea em relação à anterior.
Os receivers antigos tinham uma forma e feitio e os receivers novos têm outras muito distintas (apesar disso continuam a chamar-se receivers nos catálogos  scratch).

Em síntese, e sem sair de dentro do âmbito do tópico, os bons receivers vintage esmagam (não me ocorre um termo mais forte) os receivers actuais no que respeita à reprodução Estéreo.
No caso particular do radio é uma diferença noite-dia.
Para compensar tremenda humilhação, os novos receivers vingam-se ao permitir ouvir o som dos filmes em surround e ao converter uma infinidade de formatos digitais.  tongue

Quanto à parte estética parece-me ser mesmo uma moda (ou uma série de modas, dado que vai sofrendo modificações relacionadas com ergonomia, aumento de funções, influências externas, etc).

Mas a meu ver, e apesar de se continuar a usar o mesmo nome, os receivers já não existem! São uma espécie extinta!  Sad 
Estas novas máquinas (ainda que apelidadas de receivers) são amplificadores de home-cinema com radio.
Já os antigos eram verdadeiramente receptores - captavam e reproduziam a magia do FM, assim como do gira-discos ou deck.  Cool

A ONU devia proibir a utilização do termo receiver nestas maquinetas em respeito pelos verdadeiros receivers e mudá-lo para AV Surround Amplifier with built-in Tuner.  
smedley
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 21:30

Olá

Citação :
AJS escreveu...
E tenho a remota esperança de que o bom e velho FM se vá mantendo, pelo menos até eu estar bem velhinho.

MAIS AINDA...  smedley smedley smedley

Monster receivers - Página 5 Hifi-4
Monster receivers - Página 5 Sansui_qrx_9001_02

Fredie
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptySeg Ago 18 2014, 21:37

... a maioria são modas passageiras.

Tens que ler bem Afonso. Eu disse (em relação ao 5.1 e outros), que eram modas passageiras.  Monster receivers - Página 5 936335 

Não coloquei em duvida a qualidade das coisas.  Monster receivers - Página 5 936335 

Claro, nem eu esperava uma coisa dessas de um inveterado do analógico como tu. Monster receivers - Página 5 22692 

Mas em caso de dúvida posso sempre enviar-te um vídeo com o Kenwood a tocar... Monster receivers - Página 5 265963 
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyTer Ago 19 2014, 00:34

Digital Man escreveu:
PALUSE escreveu:

Esses 'monstregos' são na realidade amplificadores AV nos quais meteram um micro-placa de radio para satisfazer alguns gostos e tendências especialmente nos EUA, onde houve um grande culto dos receivers. Ou seja, não os vejo como verdadeiros receptores mas como amplificadores de home-cinema com recepção.  tongue 

Este facto leva a algumas diferenças - os tuners são inferiores aos que se encontram nos tuners vintage. Novo é pior.
Por outro lado, não são máquinas especializadas em Estéreo. Estão apilhadas de circuitos lógicos e preparados para amplificar várias colunas. Mais uma vez, o desempenho em amplificação de música Estéreo está uns degraus abaixo dos bons receivers do passado. Novo é pior.

Quanto às entradas de Phono (nos que têm) não sei como se comparam com as dos receivers do passado. Não é muito frequente encontrar gira-discos ligados a estes amplificadores AV com radio.

A última diferença é que os novos amplificadores são um verdadeiro canivete suiço, com capacidade para mastigar sinais analógicos e digitais nos mais variados formatos e amplificação multi-canal ou estéreo. O ouvinte não-audiófilo que não queira despender muitos fundos pode ter uma maquineta multi-funcional.

O preço destas máquinas desvaloriza muito. Em parte porque estão sempre a sair novidades (como os telemoveis) e em alguns casos sei que os utilizdores sentiram o 'cheirinho' de um bom sistema estéro (nem precisava de ser muito bom) e resolveram mandar os receivers da era moderna às urtigas.

Ah! Já me esquecia da estética, mas concordo com o Paluse...  Cool 

Rendam-se à elegância do paralelepípedo preto!  tongue 
Monster receivers - Página 5 X033AVX4000-o_frontangle

Sansui G-33000?! Mas que sentido estético é este?  Twisted Evil 
Monster receivers - Página 5 G33K
Monster receivers - Página 5 Receiver-sansui-g-33000-a-lenda-unico-venda-14699-MLB4627776265_072013-F

Design avant-garde - o rabo à mostra:  Cool 
Monster receivers - Página 5 G33Kampt

Monster receivers - Página 5 754215 
O Sansui com conceito modular é um espanto, para além de dual mono no "power".
Um tipo saca o bloco de potencia em casa do  amigo bem à "sucápa" e depois telefona-lhe a dizer "I got the power!"
 Monster receivers - Página 5 843159
 Monster receivers - Página 5 447836 
Não se esqueçam deste tópico https://www.audioanalogicodeportugal.net/t6273-os-monstros
 Monster receivers - Página 5 22692
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyTer Ago 19 2014, 10:19

PALUSE escreveu:

Um tipo saca o bloco de potencia em casa do  amigo bem à "sucápa" e depois telefona-lhe a dizer "I got the power!"

O G-33000 será um daqueles a que melhor se aplica a expressão monstro. Para além dos seus 300W, vejam-no ao lado de um receiver normal:
Monster receivers - Página 5 PICT0115
Monster receivers - Página 5 PICT0117

Construção modular... A peça de lego traseira é artilharia pesada:
Monster receivers - Página 5 Dsc01780_58897

Vejam nesta página excelentes imagens do irmão mais novo G-22000 "partido ao meio". Atenção que o comando remoto que aparece ao pé dele é do prévio ARC Ref 3!  tongue 
http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=319063
jose.ribeiro
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyTer Ago 19 2014, 10:27

afonso escreveu:

Olá companheiro,

O problema é que a maior parte da malta desconhece a verdadeira qualidade que pode atingir o FM. Monster receivers - Página 5 524928826 Se eles tivessem um bom tuner (com indicação de recepção para saber qual a qualidade do sinal recebido) juntamente com uma boa antena, eles não queriam outra coisa. Monster receivers - Página 5 491368 

No meu caso é a fonte mais ouvida lá em casa. Até a minha cara metade se rendeu ao FM. Monster receivers - Página 5 491368 

É uma delicia servirem-nos música sem fazermos nada. Monster receivers - Página 5 843159 

Abraços!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyTer Ago 19 2014, 13:00

Esse Sansui é monstruosamente lindo.  Monster receivers - Página 5 754215 

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyTer Ago 19 2014, 22:36

A Yamaha só produziu receivers com preço highend no final dos anos 70. Depois disso só modelos budget ou gama média.

Creio que o primeiro Yamaha a custar uma pequena fortuna foi o CR-1000 (74-78), Eur 1000 naquela altura!!! (~ 10KEur)
Mais sensual que isto é difícill:
Monster receivers - Página 5 Yamahacr1000-1

Quatro anos depois apareceu o CR-3020 (78-80) 1500 Eur!!! (~ 8000 Eur)
Monster receivers - Página 5 IMG_2308-1

Nesta imagem semi-nu:
Monster receivers - Página 5 YamahaCR-3020Semi-Nude
Monster receivers - Página 5 Yamaha-cr-3020-794506

De patas-para-o-ar:  tongue 
Monster receivers - Página 5 Yamaha-cr-3020-794504

Por mais que se olhe, não cansa a vista:  Cool 
Monster receivers - Página 5 11594-MLB20045695900_022014-O

Por fim, e para fechar o big-trio, um ou dois degraus abaixo do CR-3020 houve ainda o CR-2040 (79-81), Eur 1100 (não confundir com o CR-2020 de 750 Eur)
Monster receivers - Página 5 0e014d00dad195d0ae5d7c40c2c28db0
Monster receivers - Página 5 Grun2_31942

Nesta imagem parece ser um CR-2040 em cima do CR-3020  Cool 
Monster receivers - Página 5 CR-2040view1

Nesta época a Yamaha tinha muitos modelos e embora a maioria deles custassem menos de metade do que estes, visualmente eram muito parecidos.

Ainda houve mais um, e este terá sido mesmo o último tuner carote da Yamaha (só não o inclui no grupo anterior porque tem display numérico para a frequência e a deselegante barra de segmentos para a intensidade do sinal!  Shocked pirat Trata-se do R-2000 (81-83):
Monster receivers - Página 5 Yamaha-R2000-1
Monster receivers - Página 5 Blog0Yamaha-R2000

Depois disto ainda fizeram monster receivers mas nada no segmento highend.

Em termos comparativos, no que respeita aos tuners highend o último foi o T2 (78-84), 900Eur mas o verdadeiro milestone foi o CT-7000B (76-80). 1250 Eur. Na minha opinião não era tão charmoso como os receivers:
Monster receivers - Página 5 Yamahact7000s2

Ou seja, mesmo nos separados, a Yamaha lançou as últimas peças caras nos finais dos 70/início 80, com excepção do pré-amplificador CX-10000 e o power MX-10000 que se atrasaram um pouco - foram lançados em 87. Já não tinham o mesmo requinte visual dos receivers:
Monster receivers - Página 5 Yamaha-cx-10000
Monster receivers - Página 5 Yamaha-mx-10000

Como podem verificar pelas imagens os receivers foram as peças mais belas que a marca concebeu. Não me importava de ter qualquer um daquele trio inicial.  Cool
O CR-2040 foi lançado em 79 e logo em 81 já nasce o R-2000 "digital". 1981 foi o ano de viragem para a Yamaha no que respeita aos receivers belos e bons.
 Orquestra
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyTer Ago 19 2014, 22:58

Lembro-me que era uma das marcas que eu na altura (com 14 anos) namorava bastante nas montras. Sempre com um design bem distinto. Esses que colocastes, são lindíssimos.  Monster receivers - Página 5 754215 

Joseph Le Conte
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 01:27

Digital Man escreveu:
PALUSE escreveu:

O G-33000 será um daqueles a que melhor se aplica a expressão monstro. Para além dos seus 300W, vejam-no ao lado de um receiver normal:
Monster receivers - Página 5 PICT0115
Monster receivers - Página 5 PICT0117

Construção modular... A peça de lego traseira é artilharia pesada:
Monster receivers - Página 5 Dsc01780_58897

Vejam nesta página excelentes imagens do irmão mais novo G-22000 "partido ao meio". Atenção que o comando remoto que aparece ao pé dele é do prévio ARC Ref 3!  tongue 
http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=319063

Monster receivers - Página 5 2441895546 
Este Sansui era um caso completamente à parte no grupo dos receptores. Aquilo é um titã!
Monster receivers - Página 5 1zohjxc
Reparem nas opções de carga das duas entradas de phono e das opções de "IF Band" em FM e AM, fora o resto que ainda é muito...
 Monster receivers - Página 5 2912087259  Monster receivers - Página 5 447836 
Holy Shit.
 Monster receivers - Página 5 933723 
Uma peça linda para o sistema da casa de férias.
 Monster receivers - Página 5 491368
E ainda tem entrada de microphone para o "karalhoque": Receba as flores que enviou-me...lá, lá, lá...."
Monster receivers - Página 5 438006128 
lol! 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 01:33

PALUSE escreveu:

E ainda tem entrada de microphone para o "karalhoque": Receba as flores que enviou-me...lá, lá, lá...."

Monster receivers - Página 5 1290056511 

Cantas bem. lol! 

Joseph Le Conte
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 01:42

PALUSE escreveu:

Monster receivers - Página 5 1290056511 

Cantas bem. lol! 
 ontopic 
Mas não me alegra...
 Monster receivers - Página 5 2900351820
Inté pessoal...
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 09:18

PALUSE escreveu:

Reparem nas opções de carga das duas entradas de phono e das opções de "IF Band" em FM e AM, fora o resto que ainda é muito...
 Monster receivers - Página 5 2912087259  Monster receivers - Página 5 447836 
Holy Shit.
 Monster receivers - Página 5 933723 

Ora aí está uma funcionalidade muito simples de implementar mas com utilidade prática porque permite ter dois GD com sonoridades diferentes ligados ao sistema sem ter que andar a trocar cabos.
Ou útil para comparar GDs, colocando dois a girar discos de teste iguais, e ir alternando sem ter que desligar o sistema e mudar os cabos.

Usei e abusei desse método de comparação nas vulgares entradas de linha, sendo o ideal ter comando no pré-amplificador ou então um operador de serviço para ficar ao pé do aparelho.  tongue

Este Sansui foi mais uma máquina lançada ali mesmo na recta final - 78/79, cerca de $1900 (~10K Eur). Não se olhava a despesas e no modelo de topo pretendia-se derrotar a competição com qualidade! Outros tempos!
Raramente se vendem hoje G-33000 abaixo dos $3000, tendo já ocorrido vendas acima dos $5.000 (possivelmente colecionadores).

O G-33000 é o equivalente Sansui ao CR-3020 da Yamaha e ao Pioneer SX-1980. Reparem nas semelhanças de layout. Como podem ver na segunda imagem este SX-1980 é muito arrumadinho.  Cool 
Monster receivers - Página 5 Sx1980
Monster receivers - Página 5 SX-1980+inside+before

Em 78-80 a máquina tour de force da Sony era este magnífico STR-V7:
Monster receivers - Página 5 215348-sony_strv7__800_obo

Já a Marantz teve em 78-80 o seu top-of-the-line (ou top-of-a-era) no 2600:
Monster receivers - Página 5 Scan0011
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 14:07

São máquinas de um gajo se babar todo. Monster receivers - Página 5 754215 

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 14:22

Ficou a faltar o Akai AA-1200!!!
Embora tivesse um aspecto mais modesto e "apenas" 120W, era um mimo:
Monster receivers - Página 5 10589374

Um transformador por canal, excelente layout:
Monster receivers - Página 5 AKAI_AA_1200
Monster receivers - Página 5 Akai-6n733

Também com versão Preto e sem madeira!  scratch  pale 
Monster receivers - Página 5 374600-akai_aa1200_receiver_125_wattsch_big__black

Já agora, o manual de serviço: http://akdatabase.org/AKview/albums/userpics/10004/Akai%20AA-1175,%201200%20Schematics.pdf

Só fica a faltar aparecer um em bom estado e barato à venda! tongue

Possivelmente, vendem-se por 300Eur, 10x menos que um G-33000, mas o som pode ser uma agradável surpresa, pelo que conheço da Akai...
jose.ribeiro
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 15:02

Digital Man escreveu:
Ficou a faltar o Akai AA-1200!!!
Embora tivesse um aspecto mais modesto e "apenas" 120W, era um mimo:
Monster receivers - Página 5 10589374

Um transformador por canal, excelente layout:
Monster receivers - Página 5 AKAI_AA_1200
Monster receivers - Página 5 Akai-6n733

Também com versão Preto e sem madeira!  scratch  pale 
Monster receivers - Página 5 374600-akai_aa1200_receiver_125_wattsch_big__black

Já agora, o manual de serviço: http://akdatabase.org/AKview/albums/userpics/10004/Akai%20AA-1175,%201200%20Schematics.pdf

Só fica a faltar aparecer um em bom estado e barato à venda! tongue

Possivelmente, vendem-se por 300Eur, 10x menos que um G-33000, mas o som pode ser uma agradável surpresa, pelo que conheço da Akai...
Eu adorei o aspecto desse Akai em preto. Monster receivers - Página 5 754215 

Lindo, lindo... Monster receivers - Página 5 1213685197 
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 EmptyQua Ago 20 2014, 16:30

jose.ribeiro escreveu:

Eu adorei o aspecto desse Akai em preto. Monster receivers - Página 5 754215 

Lindo, lindo... Monster receivers - Página 5 1213685197 

A versão em preto, apesar de ser uma peça com mais de 30 anos parece um aparelho moderno!

Mas acompanho a admiração pela máquina.
Devo ser maluco mas também o acho lindo por dentro... afinal não é na beleza interior que reside a verdadeira beleza?
 smedley
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Monster receivers   Monster receivers - Página 5 Empty

Monster receivers
Ir para o topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte