Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
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| Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... | |
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+5jose.ribeiro António José da Silva Goansipife MicroGruas td125mkii 9 participantes | Autor | Mensagem |
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td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb maio 11 2013, 19:52 | |
| Finalmente recebi esta semana o meu terceiro pré-amplificador, um Sansui CA-F1, comprado a um audiófilo belga de Bruxelas. Veio sem riscos, sem manual de instruções e sem número de série, com o cabo de ligação à corrente (+/- 40 cm) encurtado e a lâmpada avisadora do botão On/Off fundida. Vou enviá-lo para limpeza e substituição da lâmpada e do cabo eléctrico.
Já comecei a testá-lo. Liguei-o primeiro a um leitor de cds Shanling CD-T80 (cujos circuitos integrados/amplificadores operacionais são uns TL qualquer coisa, aconselhados por um membro do 'site' Dyaudio); as válvulas chinesas de origem foram substituídas por equivalentes da Western Digital. O Shanling veio da Croácia, e foi comprado após leitura de um artigo muito elogioso numa HiFi World de há uns anos atrás. O amplificador de potência inicial foi um Accuphase P-300, e as primeiras colunas de teste foram as minhas velhíssimas (1976) Spendor BC1. Os cabos de ligação são Accuphase, e os cabos das colunas são Ultra, comprados na FNAC anos atrás.
Eu sabia que esta série de pré-amplificadores constituiu uma das últimas linhagens de componentes de muito alta qualidade fabricados pela marca antes da sua decadência, que este modelo é um dos melhores prés da marca, e ele que aparece raramente no mercado. Tanto, que falhei comprá-lo em dois leilões anteriores no eBay.
Em relação ao meu pré Accuphase C-222, numa configuração semelhante, o Sansui é talvez menos transparente, mas mais quente, enfatiza os graves e os graves-médios, e a reprodução do piano e dos instrumentos de cordas é muito boa, bem como a de algumas micro-informações produzidas nas salas de concertos.
Utilizei dois cds de música contemporânea da DECCA ‘Legends 1965’: O castelo de Barba Azul, de Bartok (Christa Ludwig e Walter Berry, com a Orquestra Sinfónica de Londres, dirigida por Istvan Kertesz) e o Concerto para orquestra, também de Bartok, pela mesma orquestra, dirigida por Georg Solti, e dois cds de música ‘não-erudita’: um de canção francesa, a gravação ao vivo de um espectáculo de Julien Clerc, ‘Amours secrètes… passion publique’, da Virgin (VI 868462) e outro de canções de Barbra Streisand, ‘Simply Streisand’, Columbia (473698 2).
Continuarei o presente teste utilizando a entrada para gira-discos (bobina móvel), outro amplificador de potência (Luxman M-2000; o meu M-4000, duplo mono, está em reparação), outro leitor de cds (um famoso Rotel), um sintonizador de excepção da série ‘normal’ da Kenwood, e cds e discos de vinilo de outros tipos de música…
A conclusão a que estou a chegar é a de que não só cada pré-amplificador, de muito alta qualidade, tem a sua assinatura sonora própria, como esta, e os seus resultados, depende/dependem do sistema sinergético, isto é do conjunto dos componentes e das inter-reacções entre eles. Um mesmo pré-amplificador ‘acoplado’ a outros amplificadores de potência produz resultados (sons) espantosamente diferentes (falo de experiência). Daí, também, a minha desconfiança em relação aos testes (e resultantes opiniões) de alguns ‘ouvidos de oiro’ de tantos ‘hi fi writers’ do mercado, conotados com, influenciados por, ou habituados a determinados fabricantes, países ou tipos de equipamento e de música. Refiro-me nomeadamente às revistas britânicas e francesas, e à opinião de ‘um erudito’ português do ramo, interessado em revender-me um dos seus amplificadcres…
Espero continuar este teste e relatar-vos as minhas conclusões.
Uma sugestão, todavia: há equipamentos antigos (‘vintage’) de muita qualidade e a preços relativamente abordáveis, que vos permitem constituir um sistema de muito boa qualidade por um preço interessante. O ‘negócio’ da alta fidelidade, prostituído pela mania do luxo e pela ganância, anda por preços escandalosamente altos. A alta-fidelidade, isto é o som musical de alta qualidade foi em princípio concebido para satisfazer as necessidades estéticas da Humanidade, e só secundariamente para a realização de lucro comercial. Mais importante que ‘ouvir o som dos aparelhos’ é ‘ouvir a música’, o prazer e a felicidade proporcionados pelos artistas e pelos instrumentos musicais. É uma das lições que aprendi desde o ano de 1970, em que comprei o meu primeiro ‘tape-deck’, um Uher SC-22…
Saudações audiófilas
td125mkii
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| | | MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| | | | Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb maio 11 2013, 20:20 | |
| - td125mkii escreveu:
Uma sugestão, todavia: há equipamentos antigos (‘vintage’) de muita qualidade e a preços relativamente abordáveis, que vos permitem constituir um sistema de muito boa qualidade por um preço interessante. O ‘negócio’ da alta fidelidade, prostituído pela mania do luxo e pela ganância, anda por preços escandalosamente altos. A alta-fidelidade, isto é o som musical de alta qualidade foi em princípio concebido para satisfazer as necessidades estéticas da Humanidade, e só secundariamente para a realização de lucro comercial. Mais importante que ‘ouvir o som dos aparelhos’ é ‘ouvir a música’, o prazer e a felicidade proporcionados pelos artistas e pelos instrumentos musicais. É uma das lições que aprendi desde o ano de 1970, em que comprei o meu primeiro ‘tape-deck’, um Uher SC-22…
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td125mkii
1000% de acordo! | |
| | | MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb maio 11 2013, 22:37 | |
| - Goansipife escreveu:
- td125mkii escreveu:
Uma sugestão, todavia: há equipamentos antigos (‘vintage’) de muita qualidade e a preços relativamente abordáveis, que vos permitem constituir um sistema de muito boa qualidade por um preço interessante. O ‘negócio’ da alta fidelidade, prostituído pela mania do luxo e pela ganância, anda por preços escandalosamente altos. A alta-fidelidade, isto é o som musical de alta qualidade foi em princípio concebido para satisfazer as necessidades estéticas da Humanidade, e só secundariamente para a realização de lucro comercial. Mais importante que ‘ouvir o som dos aparelhos’ é ‘ouvir a música’, o prazer e a felicidade proporcionados pelos artistas e pelos instrumentos musicais. É uma das lições que aprendi desde o ano de 1970, em que comprei o meu primeiro ‘tape-deck’, um Uher SC-22…
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td125mkii
1000% de acordo! e mais digo 10 000% de Acordo!!!!!!!!!! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Seg maio 13 2013, 14:44 | |
| belo teste e ficamos a aguardar a continuação. Entretanto, e para já, qual dos dois prés está a agradar mais? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Ter maio 14 2013, 09:28 | |
| - microseiki escreveu:
- E as fotos!!!!!
E as fotos?? Abraços! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Ter maio 14 2013, 11:53 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: Continuação do teste do Sansui CA-F1 Qui maio 16 2013, 23:12 | |
| Continuo a testá-lo. Esta tarde apanhei um grande susto… Ao seleccionar a entrada ‘phono MC’ para saber como responde (Thorens TD 125 MkII, braço Micro Seiki MA-77 Mkii, cabeça Áudio Technica AT-F3) mal aumentei ligeiramente o volume produziu-se uma série de ruídos estranhos. Tentei corrigir a ligação das fichas RCA no pré. Liguei novamente. Um pequeno ruído, mais ligeiro, de potenciómetro um pouco sujo, depois um som límpido, instrumentos e vozes bem definidos.
O CA-F1 é um pré-amplificador espantoso. É quente e carnal, não enfatiza os defeitos das gravações, do trabalho dos engenheiros de som (‘la prise de son’ no dizer dos gauleses). Não é tão clínico como o Accuphase C-222, que pertence à liga aristocrática dos ‘high end’. É um aparelho que reproduz os afectos dos grandes cantores e intérpretes. Embora transparente, este Sansui previlegia os graves e os médios graves e reproduz uns agudos líquidos e cristalinos.
Vejamos dois casos: i) a reprodução do ‘cd’ “Tito Paris Live in Lisbon at the club B.Leza” (BMG, Lusafrica, 1998) e ii) a do ‘lp’ “Léo Ferre 1916 – 19…” (Barclay 80303 S) comprado usado ou no eBay (provavelmente alemão) ou na Boulinier, boulevard Saint-Michel, em Paris.
O leitor de cds é o mencionado híbrido Shanling (desisti de utilizar o Rotel RCD-965BX: demasiado escuro o pouco transparente nesta configuração), as colunas são as Spendor SP7/1 (mais transparentes e com uma frequência de resposta mais ampla do que as BC1), a potência é fornecida pelo Luxman M-2000 (o M-4000 está em reparação. Um especialista e comerciante de HiFi procurou influenciar-me contra estes Luxman: que não reproduziam os baixos, que não alimentavam as Spendor em corrente, que os ampificadores que me emprestou – propôs? – eram preferíveis, etc).
Quer com o disco de vinilo quer com o cd acima mencionados o som produzido tem autoridade, pujança, delicadeza, afecto… Tive a sensação de ter o Tito Paris na minha sala (de leitura, de audição de música e biblioteca, bastante grande). A entrada de ‘moving coil’ não peroduz qualquer ruído estranho (nem a de cd), qualquer sopro…
O CA-F1 é integralmente construído com componentes discretos (nenhum circuito integrado), tudo implantado numa enorme placa e circuito impresso, utilizando componentes de qualidade. O Sansui CA-F1 e o seu acólito BA-F1 amplificador de potência são ‘animais raros’ nos círculos eBay. Falhei a compra de um CA-F1 em melhor estado, com caixa de madeira e por quase metade do preço, pofr não estar em casa no fecho do leilão. Estão ainda subvalorizados.
Se tiverem ocasião e 400 a 430/4Euros (transporte incluído) não percam a oportunidade de discfrutar do som de um tão bom pré.
Os Luxman M-2000, M-4000 e M-6000 são amplificadores de classe B, concebidos no primeiro lustro de 1970 por Tim de Paravincini. São muito bons amplificadores de potência, o M-4000 é talvez o melhor, e o M-6000, raro, parece ser pouco robusto. Creio que estes últimos foram destinados ao mercado dos Estados Unidos. Tanto o M-2000 como o M-4000 não têm falta de baixos nem pouca capacidade de alimentar em corrente as Spendor. O problema reside exclusivamente no pré-amplificador. Respondem mal, insuficientemente, com aparelhos como o Accuphase C-222 (que responde muito bem acoplado a um Accuphase P-300), e respondem muito bem com pré-amplificadores como o CA-F1 e o Kenwood L07C (também em reparação, actualmente).
Vou continuar o teste, desta vez utilizando o Accuphase P-300 e as Spendor BC1.
Boa leitura e bom fim-de-semana.
td125mkii
P.S. - vou ver se aprendo a introduzir fotos num 'post'. Logo que eu aprenda, tê-las-ão.
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Qui maio 16 2013, 23:26 | |
| Um teste completo e como manda a lei. Dá para ver que estás plenamente satisfeito com o "bicho" e ainda bem. Existem certos aparelhos que podem fazer as delicias de qualquer um de nós sem nos esvaziar demasiado os bolsos, porque para isso já temos o nosso querido governo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| | | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sex maio 17 2013, 13:38 | |
| Olá Aqui está um folheto do dito cujo... Fredie | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sex maio 17 2013, 15:08 | |
| O Tuner tem um aspeto fantástico. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sex maio 17 2013, 16:47 | |
| - António José da Silva escreveu:
- O Tuner tem um aspeto fantástico.
O tuner é "só" o TU-X1, uma das máquinas mais cobiçadas do planeta e arredores.... Já vi um ao vivo e é impressionante, pelas dimensões e pela construção. | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: O prometido é devido... Sáb Jul 27 2013, 20:53 | |
| Boa tarde caros companheiros audiófilos.
Não esqueci a promessa de vos manter a par dos meus testes. Todavia afazeres vários não mo permitiram.
Durante mais de um mês testei o pré-amplificador na configuração já aludida: Accuphase P-300, Shanling CD-T80, por vezes o Thorens TD125MkII/Micro Seiki MA-77 MkII/Audio Technica AT3F, Spendor BC1 ou SP7/1, cabos ‘interconnect’ Accuphase da série castanha, cabos de altifalante Supra.
Os resultados foram, para mim, excelentes. Um som cheio de definição, de transparência e de dinâmica, uns agudos líquidos, doces; um som e uma elegância aristocrática, em que tudo está no seu devido lugar, em que nada falta, talvez um pouco etéreo e irreal – o som produzido pela dupla Sansui CA-F1 + Accuphase P-300!...
Enfim, tenho estado apaixonado por esta ‘garota’ celestial chamada Sansui.
Fiz durante algumas semanas o mesmo teste, mas substituindo o Accuphase pelo Luxman M-2000. Os resultados, não sendo maus, não foram tão entusiasmantes, de tal forma que já não os recordo em detalhe…
Recebi há dias, finalmente reparado, o meu Luman M-4000: um velho problema de má conexão de placas PCB nos seus apoios (em plástico e metal), que provocavam o disfuncionamento de um canal, e que um reputado técnico dos lados do Areeiro, creio que muito badalado neste ‘site’, dizia não ter cura, aconselhando-me a dar umas pancadinhas no alto das placas para assim resolver transitoriamente o problema…
O M-4000 é o melhor dos três 'super' amplificadores de potência concebidos por Tim de Paravincini por volta de 1975 para a Luxman (M-2000 (120 watts RMS/canal), M-4000 (180 watts RMS/canal) e M-6000 (300 watts RMS/canal, raros – poucos foram produzidos – fora do mercado EUA, e frágeis segundo Lina ‘net’)). Ambos M-4000 e M-6000 têm alimentações separadas por canal. Embora mantendo semelhanças com o ‘irmão’ mais pequeno, o M-4000 é muito diferente sonicamente do M-2000.
Conto fazer-vos parte da minha experiência e conclusões daqui a várias semanas.
Se pudesse dar-vos um conselho, ou no mínimo fazer uma sugestão…? Se puderem, e toparem um à venda por cerca de 400 Euros, comprem sem hesitar um Sansui CA-F1. ‘Casem-no’ com um ‘power’ muito dinâmico, transparente e pleno de definição. Será provavelmente uma ligação para o resto da vida. Mais de 400 Euros será um preço especulativo, muito em moda actualmente nos vários 'sites' eBay.
Saudações audiófilas do
td125mkii | |
| | | MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb Jul 27 2013, 21:32 | |
| Muito curioso nas audições desse teu M-4000 Um outro luxman que sempre desejei é o M-05 !!! Um brutamontes de 100 watts pura classA duplo mono Ate ao cabo de alimentação (2). Pena os valores que atinge no mercado dos usados! Bota aí fotos desses teus luxman | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb Jul 27 2013, 21:35 | |
| Caro 125, obrigado pela tua partilha. E diga lá: é ou não é bom estar-se apaixonado? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: Continuando Seg Jul 29 2013, 17:26 | |
| Boa tarde estimados companheiros de audiofilia.
Eis mais umas linhas sobre o meu novo pré-amplificador (e algumas reflexões...).
O Sansui CA-F1 é bastante transparente e dinâmico. Tem a peculiaridade quer de não enfatizar os defeitos de captação de som e de gravação, quer de não os suprimir. Tenho diversas gravações (em vinil e em cd) de cantores franceses, nomeadamente de Léo Ferré e de Julien Clerc, entre outros. A língua francesa falada tem a particularidade de ser ‘rica’ em sons sibilantes e em sons anasalados. É o caso de gravações de canções de Léo Ferre, cujos sons sibilantes e anasalados são acentuados em muitas configurações de pré-amplificador + amplificador de potência ou de amplificador integrado.
Este Sansui, acasalado quer com o Accuphase P-300, quer com o Luxman M-4000, reproduz essas sibilantes (devidas talvez à falta de filtros adequados nos estúdios aquando da captação de som, a características dos microfones, ou a opções ou critérios do engenheiro encarregado da captação do som). É uma constante nas várias gravações e suportes de canções de Léo. O CA-F1 reprodu-las, constata-as, mas não as reforça. Do mesmo modo não exagera a nasalidade presente em certas canções de Julien Clerc.
Se o CA-F1 acoplado ao Accuphase P-300 produz um som que classificarei como, de certo modo, de aristocrático, mais medido, equilibrado e suave, embora dinâmico, acoplado ao Luxman M-4000 o CA-F1 produz um som mais ‘médio ou pequeno-burguês’, mais classe média e mais terra-a-terra, agreste por vezes, pujante, quase brutal, e sempre bem presente. Um som afirmativo. Atenção: o M-4000 necessita pelo menos de uma ou duas horas de aquecimento para perder a estridência e uma certa agressividade exagerada.
Como eu já desconfiava, o som reproduzido é dependente do conjunto de elementos que constituem o sistema de alta-fidelidade considerado. Tanto os pré-amplificadores como os amplificadores de potência têm as suas características próprias e específicas e o seu som muito particular – não são neutros ou ‘politicamente independentes’, ‘inodoros’ – e acrescentam alguma coisa ao resultado final… Se se substitui por outro um elemento determinado do conjunto de alta-fidelidade considerado, o resultado final obtido será obviamente diferente. O mesmo sucede com a topologia específica de cada aparelho: tendo especificações idênticas produzem contudo sons diferentes…
Estes testes levam-me a concluir que cada elemento de uma cadeia de alta-fielidade (designadamente ‘prés’ e amplificadores de potência e ‘integrados’) são concebidos, desenvolvidos e finalmente produzidos tendo em conta i) os gostos musicais, a ‘concepção de som’ do respectivo conceptor e a sua sensibilidade, ii) a escolha por este dos restantes elementos da cadeia (power, pré, colunas, cabeça de leitura/braço/tipo de gira-discos), iii) a particular escolha de componentes electrónicos passivos e activos (com características sonoras diferentes), etc.
Por outro lado não me parece correcta a pretensão quer de fabricantes, quer de (pretensos) críticos independentes do meio audiófilo, de que o som reproduzido por determinado componente corresponde a uma maior ou menor ‘aproximação’ do som original que foi gravado…
O som gravado em concertos ao vivo não corresponde realmente nem ao som ‘saído’ directamente dos instrumentos musicais nem à voz não processada dos cantores. Tais sons são amplificados e ‘alterados’, procesados, por aparelhagens profissionais muitas vezes menos fiéis, segundo critérios e escolhas no mínimo discutíveis de engenheiros de som que distorcem e alteram o equilíbrio sonoro do concerto. Alguém se recorda do som do último espectáculo de Tito Paris no Coliseu de Lisboa? Ou do de certas canções de Gal Costa, que actuou recentemente nessa sala?! Mesmo o som de certos concertos ou recitais no CCB não são para mim exemplos recomendáveis.
O mesmo sucede com algumas gravações em estúdio, que dificilmente poderão ser consideradas exemplos, perfeitos ou quase, de cópias da realidade sonora…
Voltando à aparelhagem (o ‘hardware’) e deixando de lado as gravações de música (o ‘software’): a melhor opção afigura-se-me ser a da escolha do equipamento que sonoramente mais nos agrade e pareça se ‘aproximar’ mais da realidade, comprado por um preço justo, ou pelo menor preço possível, sem que se ande constantemente a correr atrás da última palavra dos auto-considerados ‘críticos de alta-fidelidade’, ou como tal considerados por um estreito grupo que a si próprio se ‘elegeu’. Que instituição credível, independente e controlável atribuiu a autoridade enquanto críticos a tantos nomes que povoam inúmeras revistas de HiFi portuguesa, britânicas, francesas, etc? É talvez uma questão de mercado… editorial, publicitário, de ‘marketing’…
Já repararam que eles, quase invariavelmente, consideraram os componentes que testaram ‘a grande resposta’ da indústria? Leiam as luminárias da HiFi World, da HiFi News, da HiFi Choice, etc. Já repararam nos preços exorbitantes, estratosféricos dos equipamentos, cabos, etc, e a sucessão constante de novos modelos, qual deles, afirmam, melhor que o anterior? Por que é que os fabricantes não produziram / produzem algo de qualidade quase definitiva tendo em conta uma duração de três ou quatro anos?... Tais ‘críticos’ são coniventes com a voracidade dos fabricantes e comerciantes e não desmascaram a situação.
…
Após a conclusão desta bateria de testes com o Sansui CA-F1, procurarei testar igualmente os meus outros pré-amplificadores (Accuphase C-222 e Kenwood L07C).
Não. Tenho pena, mas não comprarei um Sansui BA-F1 para acoplá-lo ao CA-F1. Acredito que deve ser um óptimo amplificador de potência. Mas já tenho quatro ‘powers’. Não quero que a minha mulher seja processada pelo meu homicídio…
Cordiais saudações.
td125mkii | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Seg Jul 29 2013, 17:39 | |
| Com tanta variedade e possíveis casamentos, tens ai pano para mangas a nível de testes. Já agora, um dia que te cruzes com um, tenta agarrar um PS Aúdio 4.6. Aparecem a preços bastante razoáveis e é de uma qualidade e versatilidade fantásticas.
Mas já tens muito que fazer com as boas coisas que tens.
Algo que gostava de ver, era o confronto com o pré da Kenwood que suspeito ter muita qualidade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: Do Sansui CA-F1 ao Kenwood L07C Seg Jul 29 2013, 18:56 | |
| "Algo que gostava de ver, era o confronto com o pré da Kenwood que suspeito ter muita qualidade."
Obrigado, António José. O teste do L07C seguirá brevemente. Espero que, desta vez, tenha sido competentemente reparado - é uma história longa e complicada de uma compra infeliz, ou de uma venda aldrabada...
Seria interessante podermos organizar demonstrações e comparações de equipamentos...
Saudações do
td125mkii | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Seg Jul 29 2013, 19:20 | |
| - td125mkii escreveu:
Obrigado, António José. O teste do L07C seguirá brevemente. Espero que, desta vez, tenha sido competentemente reparado - é uma história longa e complicada de uma compra infeliz, ou de uma venda aldrabada...
Infelizmente não estamos livres destas tristes historias. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | afonso Membro AAP
Mensagens : 2309 Data de inscrição : 17/06/2012
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Seg Jul 29 2013, 19:39 | |
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Como eu já desconfiava, o som reproduzido é dependente do conjunto de elementos que constituem o sistema de alta-fidelidade considerado. Tanto os pré-amplificadores como os amplificadores de potência têm as suas características próprias e específicas e o seu som muito particular – não são neutros ou ‘politicamente independentes’, ‘inodoros’ – e acrescentam alguma coisa ao resultado final… Se se substitui por outro um elemento determinado do conjunto de alta-fidelidade considerado, o resultado final obtido será obviamente diferente. O mesmo sucede com a topologia específica de cada aparelho: tendo especificações idênticas produzem contudo sons diferentes…
Estes testes levam-me a concluir que cada elemento de uma cadeia de alta-fielidade (designadamente ‘prés’ e amplificadores de potência e ‘integrados’) são concebidos, desenvolvidos e finalmente produzidos tendo em conta i) os gostos musicais, a ‘concepção de som’ do respectivo conceptor e a sua sensibilidade, ii) a escolha por este dos restantes elementos da cadeia (power, pré, colunas, cabeça de leitura/braço/tipo de gira-discos), iii) a particular escolha de componentes electrónicos passivos e activos (com características sonoras diferentes), etc.
Por outro lado não me parece correcta a pretensão quer de fabricantes, quer de (pretensos) críticos independentes do meio audiófilo, de que o som reproduzido por determinado componente corresponde a uma maior ou menor ‘aproximação’ do som original que foi gravado…
O som gravado em concertos ao vivo não corresponde realmente nem ao som ‘saído’ directamente dos instrumentos musicais nem à voz não processada dos cantores. Tais sons são amplificados e ‘alterados’, procesados, por aparelhagens profissionais muitas vezes menos fiéis, segundo critérios e escolhas no mínimo discutíveis de engenheiros de som que distorcem e alteram o equilíbrio sonoro do concerto. Alguém se recorda do som do último espectáculo de Tito Paris no Coliseu de Lisboa? Ou do de certas canções de Gal Costa, que actuou recentemente nessa sala?! Mesmo o som de certos concertos ou recitais no CCB não são para mim exemplos recomendáveis.
O mesmo sucede com algumas gravações em estúdio, que dificilmente poderão ser consideradas exemplos, perfeitos ou quase, de cópias da realidade sonora…
Voltando à aparelhagem (o ‘hardware’) e deixando de lado as gravações de música (o ‘software’): a melhor opção afigura-se-me ser a da escolha do equipamento que sonoramente mais nos agrade e pareça se ‘aproximar’ mais da realidade, comprado por um preço justo, ou pelo menor preço possível, sem que se ande constantemente a correr atrás da última palavra dos auto-considerados ‘críticos de alta-fidelidade’, ou como tal considerados por um estreito grupo que a si próprio se ‘elegeu’. Que instituição credível, independente e controlável atribuiu a autoridade enquanto críticos a tantos nomes que povoam inúmeras revistas de HiFi portuguesa, britânicas, francesas, etc? É talvez uma questão de mercado… editorial, publicitário, de ‘marketing’…
Já repararam que eles, quase invariavelmente, consideraram os componentes que testaram ‘a grande resposta’ da indústria? Leiam as luminárias da HiFi World, da HiFi News, da HiFi Choice, etc.
…
Após a conclusão desta bateria de testes com o Sansui CA-F1, procurarei testar igualmente os meus outros pré-amplificadores (Accuphase C-222 e Kenwood L07C).
Não. Tenho pena, mas não comprarei um Sansui BA-F1 para acoplá-lo ao CA-F1. Acredito que deve ser um óptimo amplificador de potência. Mas já tenho quatro ‘powers’. Não quero que a minha mulher seja processada pelo meu homicídio…
Cordiais saudações.
td125mkii[/quote]
É por isso que eu gosto dos vintage receiver.
Não há pres nem meios pres...
É aquele timbre sonoro original unico...
E para mim o da Pioneer é o que mais me agrada. Pelo menos destes 3 receiver Pioneer sx 1050 Kenwood kr 11000 gx Sansui 6060
Já sei que me vão dizer que o som dos sistemas separados é mais puro.
Duvido seriamente. ..
| |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Seg Jul 29 2013, 19:54 | |
| - afonso escreveu:
Já sei que me vão dizer que o som dos sistemas separados é mais puro.
Cada caso é um caso, e se um aparelho integrado foi bem desenhado, e a sua secção de pré está rigorosamente "afinado" para a sua secção de power, então a harmonia pode ser perfeita. Os prés dão para mais "brincadeiras" onde se pode combinar com mono-blocos ou powers estéreo. Eu por mim não troco o meu integrado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: Integrados, receivers, e o meu Luxman M-4000 bem quentinho... Seg Jul 29 2013, 22:45 | |
| Há certamente 'integrados' muito bons. Ainda guardo acondicionado nas caixas de origem o meu Cyrus Two e o PSX, comprados nos inícios dos anos 90, e que uma revista alemã da especialidade considerava aparelhos de qualidade excelente vendidos a quase baixo preço. Um aparelho muito bom com as Spendor BC1.
De 'receivers' não tenho experiência. Sei que há vários, e excelentes, de diversas marcas. Não esqueçam a Yamaha, a Marantz...
...
O teste, caros amigos, continua com o Luxman M-4000. Ao fim de umas seis horas, bem aquecido e acoplado ao CA-F1, alimentados pelo Shanling CD-T80 reproduziu maravilhosamente (realisticamente?) a 8ª sinfonia de Mahler, tocada pela sinfónica de Chicago, sob a direcção de Georg Solti. Timbres extraordinários de vozes femininas, belíssimos instrumentos de cordas e de sopro. Adoro música e livros desde os meus dezoito anos.
...
Vou guardar este Luxman M-4000, e provavelmente vender o Luxman M-2000. Onde é que (em que 'site' português?) poderei anunciar a venda? Quem pode informar-me?
Saudações
td125mkii | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Seg Jul 29 2013, 23:17 | |
| Obrigado pela exaustiva descrição dos testes que tens feito a esses belos e cobiçados aparelhos ! Ainda gostava de comparar esse M-200 com o meu Technics se a1010...
Este talvez seja um bom sitio para o colocar à venda, mas as regras dizem que só depois de 30 mensagens, o que é facilimo de atingir. Tambem tens o OLX e o Ocasião | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: Technics se a1010 Ter Jul 30 2013, 15:13 | |
| Olá Milton,
É sempre possível programarmos uma comparação entre o teu Technics SE A1010 e o meu Luxman M-2000, para Setembro ou mais tarde. Deslocar-te-ias a minha casa, por causa do conjunto de equipamento: colunas, pré-amplificadores, gira-discos, leitor de cds, etc.
Poderás enviar-me uma mensagem pessoal, para combinarmos tudo.
Uma coisa re-constatei: os Luxman M-2000 e M-4000 necessitam de muito tempo de aquecimento para darem o seu melhor. Para o M-4000 talvez sejam necessárias umas 4 a 6 horas... É em todo o caso a conclusão a que cheguei ontem à noite.
Ambos os meus Luxman funcionam mal com o Accuphase C-222, um excelente pré-amplificador - falta de baixos e de médios-baixos... numa tal configuração...
Saudações do
td125mkii | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Ter Jul 30 2013, 16:02 | |
| - td125mkii escreveu:
- Olá Milton,
Poderás enviar-me uma mensagem pessoal, para combinarmos tudo.
Ok, obrigado ! | |
| | | td125mkii Membro AAP
Mensagens : 65 Data de inscrição : 20/06/2012 Idade : 80 Localização : Verdizela, Portugal
| Assunto: E o teste do Sansui CA-F1 continua... Sáb Ago 17 2013, 17:25 | |
| Continuação do teste do Sansui CA-F1
Substituí, numa primeira fase, o amplificador de potência Luxman M-2000 (potência segundo as especificações: 2 x 120 watts RMS/8 Ohms; potência efectiva segundo informação de um ’site’ francês: superior a 2 x 140 watts RMS/8 Ohms; alimentação: 1 único transformador) por um seu irmão maior, o Luxman M-4000 (um ‘dual-mono’ de 28 kg e de 2 x 180 watts RMS a 8 Ohms; a potência efectiva por canal deve ser de cerca de 210 watts RMS por canal).
O som pareceu-me mais cheio, mais real e presente, sem adornos, talvez um pouco seco. Percussões bem presentes. Os Luxman, e este Luxman M-4000 em particular, parecem-me menos doces ou ‘musicais’ do que o Accuphase P-300 (MkI). Não quero significar com esta observação que uns são superiores ou inferiores ao outro. Não consigo estabelecer se um é melhor ou pior do que o outro. Constato simplesmente que o pré-amplificador não suprime, abafa ou ‘apaga’ as diferenças entre os amplificadores de potência.
Continuo a gostar muito deste pré-amplificador.
Nesta segunda e última fase substituí as colunas Spendor SP7/1 (duas vias, edição do 25º aniversário da marca) por umas Spendor BC1de 1976 (duas vias, compreendendo um tweeter e um super-tweeter, o modelo que, entre outros, precedeu as SP7. As BC1 são o primeiro modelo de colunas concebidas por Spencer Hughes, e portanto da Spendor. São umas colunas de tipo ‘monitoring’, de que centenas de pares foram adquiridos pela BBC. Os cabos das colunas são QED, de +/- 7 Euros/m, comprados recentemente na FNAC.
A sua frequência e resposta é muito mais limitada (estreita) do que a das suas sucessoras SP7/1. Os baixos parecem mais presentes e os agudos menos presentes, donde uma aparência de menor transparência, de falta de abertura. Paradoxalmente as BC1 parecem-me mais carnais, mais reais, mais representativas da vida real…
Sou um pouco confuso? É todavia o que sinto, como me sinto.
Ah! Substituí também o leitor de cds híbrido (estado sólido [transístores e circuitos integrados] + válvulas) por um dos meus Thorens (um dos três td 125 mkii) equipado com um braço Micro Seiki MA-77 MkII e de uma velha célula de bobine móvel Áudio Technica e gama média-baixa, ATF3 MkI, creio.
O som é muito melhor do que o obtido com a reprodução dos cds. Mais ‘real’, carnal, táctil, com maior relevo e impacto, palpável, com mais percussões e, por vezes, reproduzindo alguns ‘micro-detalhes’.
Não vou maçar-vos mais com esta análise demorada. Gosto muito deste pré-amplificador. É um aparelho a não perder. Há poucos no mercado. Estão sub-valorizados e aparecem por preços razoáveis. Espiolhem bem os ‘sites’ eBay.
Não percam a oportunidade de adquirir um óptimo pré-amplificador. Agarrem-na.
Cumprimentos.
td125mkii | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb Ago 17 2013, 18:40 | |
| - td125mkii escreveu:
Sou um pouco confuso? É todavia o que sinto, como me sinto.
Não vou maçar-vos mais com esta análise demorada.
td125mkii Não só não és confuso como também não maças nada !! | |
| | | afonso Membro AAP
Mensagens : 2309 Data de inscrição : 17/06/2012
| Assunto: Re: Acabo de comprar um novo pré, um Sansui CA-F1... Sáb Ago 17 2013, 19:04 | |
| Para acabar com as duvidas o melhor é comprar logo estes dois...
http://obidos-leiria.olx.pt/sansui-pre-power-ba-f1-ca-f1-vintage-iid-440755461
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