| Pioneer PL-512 | |
|
+6sergiofilipe MicroGruas enxuto Milton luis lopes pfranco 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
pfranco
| Assunto: Pioneer PL-512 Qua maio 01 2013, 21:43 | |
| Boa Noite,
Herdei recentemente um gira-discos Pioneer 512. O meu giradiscos actual é um Pro-Ject RPM 3. Ando com vontade de investir num giradiscos novo. A minha questão é a seguinte. Justifica-se comprar um novo ou se fizer um upgrade a um destes 2 e fico bem servido?
http://www.vinylengine.com/library/pioneer/pl-512.shtml
O meu sistema de áudio actual é:
Amplificador Vincent SP-331 http://www.vincent-tac.de/en/product-lines/powerline/sp-331.html
Pré Amplificador Vincent SL-1 http://www.avx.hu/forum/uploads/post-32-1246048257.jpg
Pro-Ject Tube Box Phono Preamp http://www.audio-ideas.com/reviews/analog-sources/graphics/pro-ject-tube-box.jpg
Colunas KEF iQSeries 50 http://s7d1.scene7.com/is/image/vanns/KEFQ-desc-iq50?wid=403&qlt=100
Cumprimentos a todos,
Pedro | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua maio 01 2013, 22:17 | |
| o pionner é uma boa maquina. mas qual o motivo da troca? do meu ponto de vista o elo mais fraco será o pré-phono... | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua maio 01 2013, 22:46 | |
| Uma ideia : Vendes o Pro-ject e compras uma celula boazinha para o Pioneer. | |
|
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua maio 01 2013, 23:10 | |
| Eu tenho um pl-512x e serve... Não sou um conhecedor, mas se calhar o que já foi dito merece atenção... Esse amplificador é que sim | |
|
| |
pfranco
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui maio 02 2013, 12:04 | |
| Eu não tenho propriamente um motivo de troca. Sinto que estes braços de Pro-ject não são muito precisos na calibração e nunca sei se estou a tirar o maior rendimentos do giradiscos. Por outro lado não tenho uma Speedbox e para além de ter de mudar a corrente para as diferentes velocidades li tb que uma caixa de velocidades melhora o som do giradiscos.
Por outro lado o Pioneer Pl-512 já tem esse selector de velocidades incluido. Que melhoramentos posso fazer neste giradiscos? E que agulha me aconselham para ele?
Li num Fórum alguêm que aconselhou esta agulha?
http://www.amazon.com/Shure-M97xE-High-Performance-Magnetic-Cartridge/dp/B00006I5SB
Abraço e obrigado pela ajuda
Pedro | |
|
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui maio 02 2013, 13:35 | |
| Vou ficar atento, uma vez que tenho um ainda não lhe melhorei nada, mas julgo que uma célula nova vinha a calhar. | |
|
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui maio 02 2013, 17:52 | |
| - pfranco escreveu:
- Eu não tenho propriamente um motivo de troca. Sinto que estes braços de Pro-ject não são muito precisos na calibração e nunca sei se estou a tirar o maior rendimentos do giradiscos. Por outro lado não tenho uma Speedbox e para além de ter de mudar a corrente para as diferentes velocidades li tb que uma caixa de velocidades melhora o som do giradiscos.
Por outro lado o Pioneer Pl-512 já tem esse selector de velocidades incluido. Que melhoramentos posso fazer neste giradiscos? E que agulha me aconselham para ele?
Li num Fórum alguêm que aconselhou esta agulha?
http://www.amazon.com/Shure-M97xE-High-Performance-Magnetic-Cartridge/dp/B00006I5SB
Abraço e obrigado pela ajuda
Pedro Será que a troca de velocidade 33 para 45 rpm é assim tão essencial? tens uma boa colecção de 45 rpm? e o upgrade com uma speedbox? a speed box o que vai dar é estabilidade de rotação. que nos Gd é de primacial importancia. e investimento numa balança digital? ja ajudava pelo menos no tracking force aplicavél. e depois confirmavas se a regulação do braço esta certa. Penso que só devemos pensar em upgrades e trocas depois de maximizar o setup existente. depois é que vemos(ouvimos) o que esta de errado. Quanto ao project não posso opinar porque nunca ouvi nenhum e assim nao sei os pontos fortes e fracos. pergunta! a project não tem possibilidade de upgrades da marca? por exemplo um prato novo, uma nova chumaceira etc? Pergunto isto tudo porque por vezes comprar um novo aparelho nao significa que o primeiro seja mau, mas sim que não se tenha maximizado as suas valências. e enveredar por este caminho pode ate sair mais barato. partir para uma nova celula sem maximizar o resto , até pode não ser necessário. | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 18/03/2014 Idade : 40 Localização : Barcarena
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:20 | |
| Para não estar a abrir um tópico novo vou aproveitar e desenterrar este. Estou tentado a ir buscar este Pionner PL-512X mas gostava de saber a vossa opinião. Como não posso postar links refiro que é o anúncio 452338885 no olx (espero que isto não vá contra as regras do fórum) Já troquei alguns mails com o vendedor, nomeadamente a questionar sobre a agulha e célula mas o vendedor não deve ter muito conhecimento da matéria e disse-me apenas que são normais e tem escrito "stereo" Como não sou entendido no assunto pedia a vossa ajuda. Vale a pena? O GD é bom tendo em conta que estou longe de ser audiófilo e seria o meu primeiro? Gostava de algo que não sendo muito bom me permitisse algum tipo de upgrade futuro. Acham que será necessário fazer algum tipo de "intervenção" no giradiscos após a compra tendo em conta a idade? Muito obrigado desde já | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:32 | |
| - sergiofilipe escreveu:
- Para não estar a abrir um tópico novo vou aproveitar e desenterrar este.
Estou tentado a ir buscar este Pionner PL-512X mas gostava de saber a vossa opinião. Como não posso postar links refiro que é o anúncio 452338885 no olx (espero que isto não vá contra as regras do fórum)
Já troquei alguns mails com o vendedor, nomeadamente a questionar sobre a agulha e célula mas o vendedor não deve ter muito conhecimento da matéria e disse-me apenas que são normais e tem escrito "stereo" Como não sou entendido no assunto pedia a vossa ajuda. Vale a pena? O GD é bom tendo em conta que estou longe de ser audiófilo e seria o meu primeiro? Gostava de algo que não sendo muito bom me permitisse algum tipo de upgrade futuro. Acham que será necessário fazer algum tipo de "intervenção" no giradiscos após a compra tendo em conta a idade?
Muito obrigado desde já Na minha opinião fazes uma boa compra, eu tenho um da mesma série mas é o pl-516x, mas vê se ele faz um acerto ao preço. Quanto a célula deve ser uma de linha branca, se pretenderes fazer um up-grade terá que ser precisamente na célula, e ai eu optaria por uma Shure m75. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:35 | |
| o gira têm bom aspecto. tenta ver se a agulha, e a correia estão em condições,... e negociar o preço?... | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 18/03/2014 Idade : 40 Localização : Barcarena
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:39 | |
| Obrigado desde já aos dois. O valor já negociei e o valor baixou 30 euros com a condição de o ir buscar. Diga-se que para mim isso não é uma condição porque nunca pus sequer outra hipótese. De facto de aspecto pareceu-me bom. Já agora, caso seja necessário substituir, por ex, a correia, essa operação é fácil de fazer? Onde posso comprar uma correia para este modelo? | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:43 | |
| mudar a correia é simples. é só retirar o prato. comprar,... depende da localidade? | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:44 | |
| - luis lopes escreveu:
- mudar a correia é simples.
é só retirar o prato. comprar,... depende da localidade? Lisboa | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:46 | |
| servelec em queluz só musica frente ao coliseu (tem agulhas baratas, correias não sei,...) | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:48 | |
| A do Coliseu conheço. Cheguei a ir lá quando era mais puto com o meu pai. A de Queluz parece-me bem até porque fica bem perto de casa. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 20:50 | |
| pode no entanto não ser necessario, mudar de correia,...
| |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Ter Mar 18 2014, 21:01 | |
| vê se a correia está laça se estiver boa melhor ainda, mas se for para substituir não fica caro. | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua Mar 19 2014, 08:52 | |
| Obrigado pelas respostas. Vou pirmeiro ver o estado dele e se for caso disso fico com ele. | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua Mar 19 2014, 23:09 | |
| Update
Fui vê-lo hoje. Não fui a casa do vendedor mas vi-o a funcionar. Infelizmente não o ouvi mas devido ao óptimo estado acabei por arriscar. Agora não sei se fui intrujado ou se tive azar mas depois de o ligar funciona, oiço o "som " que saí da agulha mas não tenho som nas colunas. O meu amplificador (technics su-v300m2) tem entrada Photo mas nunca a tinha usado. Poderá o problema estar no amplificador? Removi a tampa inferior do gira e a nível de calagem parece-me bem e as soldaduras na base do braço também. Alguma sugestão? Obrigado | |
|
| |
PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua Mar 19 2014, 23:32 | |
- Update
Fui vê-lo hoje. Não fui a casa do vendedor mas vi-o a funcionar. Infelizmente não o ouvi mas devido ao óptimo estado acabei por arriscar. Agora não sei se fui intrujado ou se tive azar mas depois de o ligar funciona, oiço o "som " que saí da agulha mas não tenho som nas colunas. O meu amplificador (technics su-v300m2) tem entrada Photo mas nunca a tinha usado. Poderá o problema estar no amplificador? Removi a tampa inferior do gira e a nível de calagem parece-me bem e as soldaduras na base do braço também. Alguma sugestão? Obrigado Tentei compreender o seu amp TECHNICS, mas não consigo perceber a ligação do PHONO, só tem um comutador? Não tem outro para selecionar o tipo de agulha MM/MC? Eu tentaria ligar o PIONEER a outro amp para certificar que está funcional. O seu TECHNICS pode estar com problemas de ligação. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qua Mar 19 2014, 23:41 | |
- Update
Fui vê-lo hoje. Não fui a casa do vendedor mas vi-o a funcionar. Infelizmente não o ouvi mas devido ao óptimo estado acabei por arriscar. Agora não sei se fui intrujado ou se tive azar mas depois de o ligar funciona, oiço o "som " que saí da agulha mas não tenho som nas colunas. O meu amplificador (technics su-v300m2) tem entrada Photo mas nunca a tinha usado. Poderá o problema estar no amplificador? Removi a tampa inferior do gira e a nível de calagem parece-me bem e as soldaduras na base do braço também. Alguma sugestão? Obrigado Das duas uma ou é da agulha que partiu os contactos ou defeito nas ligações da própria shell ao braço. Faz o seguinte tenta arranjar outra shell e agulha completa de alguém que conheças para fazer um teste, ou experimenta noutro amplificador com andar phono. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 05:19 | |
| Qual a célula que vem com esse gira-discos? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 10:44 | |
| - ducar escreveu:
- Das duas uma ou é da agulha que partiu os contactos ou defeito nas ligações da própria shell ao braço.
Faz o seguinte tenta arranjar outra shell e agulha completa de alguém que conheças para fazer um teste, ou experimenta noutro amplificador com andar phono. - PAINTER escreveu:
Tentei compreender o seu amp TECHNICS, mas não consigo perceber a ligação do PHONO, só tem um comutador? Não tem outro para selecionar o tipo de agulha MM/MC? Eu tentaria ligar o PIONEER a outro amp para certificar que está funcional. O seu TECHNICS pode estar com problemas de ligação. Sim também pus essa hipótese, do problema estar no amplificador. Irei testar noutro amplificador e tirar essa dúvida. Arranjar nova shell com célula é mais complicado para mim. Não tenho muito conhecidos com gira-discos e muito menos pioneer. - António José da Silva escreveu:
- Qual a célula que vem com esse gira-discos?
Não faço ideia. Não tem nada escrito a não ser "Stereo". A minha ideia seria trocá-la rapidamente mas de qualquer forma para já teria de estar a funcionar. Quando cegara casa posso por fotos da mesma. Está em muito bom estado exterior. Mas por dentro não faço ideia. EDIT: Caso se verifique que é um problema do amp, podem aconselhar um pré acessível? | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 12:43 | |
| podes tentar em outra entrada do amp. só para ver se sai som,... ver as fichas rca do gira, se não têm o fio partido? | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 14:16 | |
| - luis lopes escreveu:
- podes tentar em outra entrada do amp. só para
ver se sai som,... ver as fichas rca do gira, se não têm o fio partido? Vou testar hoje com o amp do meu pai e depois logo digo alguma coisa. Não tenho nenhuma célula que possa trocar. O gira dele é um Kenwood. Ele tem duas shells mas a ligação é diferente e não tem nenhuma célula "solta". Os cabos pareceram-me bem quando o abri mas lá está, podem estar partidos e isso não se ver. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 20:31 | |
| ... os cabos dá para ver com um amperimetro. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 21:09 | |
| - luis lopes escreveu:
- ... os cabos dá para ver com um amperimetro.
Deves querer dizer, Multímetro para testar a continuidade. Mas mesmo assim pode não ser totalmente suficiente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| |
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 21:18 | |
EDIT: Caso se verifique que é um problema do amp, podem aconselhar um pré acessível? Bem, depende... acessível é quanto? Usados, deve encontrarna cambridge ou da nad, por 60-70€... mais coisa menos coisa. Novos, um rega phono mini, um nad ou um cambridge devem andar pelos 100€ ou um pouco mais. E um Behringer pp400 por pouco mais de vinte. | |
|
| |
Doug Membro AAP
| |
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 22:28 | |
| Confesso que não conheço... talvez aqui alguém tenha cambridge ou rega ou outros e saiba como se portam. | |
|
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 22:30 | |
| Devo dizer então que não estou a aconselhar nenhum deles, apenas conheço o behringer. Estava só a referir modelos a preços mais ou menos acessíveis.
Julgo que havia por aqui nos classificados também um creek... ou então não. | |
|
| |
Doug Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Mar 20 2014, 22:48 | |
| Eu ja ouvi um rega mini e pareceu-me um som jeitoso... | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Sex Mar 21 2014, 00:31 | |
| Só um pequeno update antes de me fazer à cama. Parece que está tudo resolvido. Neste momento tenho só um problema de canais mas isso deve-se à extensão rca que estou a usar temporariamente. Amanhã conto os testes que fiz e o que me pareceu ser o problema. Obrigado desde já a ajuda de todos | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Seg Mar 24 2014, 14:41 | |
| Tal como "prometido" cá vai o update. Não tive oportunidade mais cedo de expor a experiência. Como tinha dito, resolvi levar o gira a casa do meu pai e testar no amp dele, onde ele tem o kenwood dele ligado e a funcionar sem problemas. Fiquei logo nervoso quando o resultado foi o mesmo. Experimentámos com um multimetro testar o circuito completo e por partes: desde os conectores no braço até aos rcas e dos conectores da shell até aos conectores da célula. Sempre com resultados positivos. O problema aparecia quando testáva o circuito completo, ou seja, desde os rcas até à célula. Não havia sinal. Demos voltas e mais voltas. Testei outra célula e nada. Por fim no meio de tanto retirar a shell do braço verifiquei que existia uma pequena anilha de borracha no conector da mesma com o braço. Retirei a anilha e voltei a apertar novamente sem resultados. Quando voltei a colocar experimentei ver se a rosca do braço desenroscava mais do que eu o estava a fazer. Depois de estar no limite voltei a colocar a shell e a apertar. Novo teste com multimetro e sorriso nos lábios Liguei o gira à aprehagem e foi literalmente musica para os meus ouvidos. Por um lado uma sensação de alívio, por outro a sensação de que não tinha 100% certeza do que tinha sido feito para resolver o problema. Por outro aindasenti-me um bocado parvo em perceber que o potencial problema era algo relativamente...parvo Posto isto voltei a por a minha célula e voltou a funcionar correctamente. trouxe-o para casa, liguei ao meu amp e o único problema devia-se à extensão que usei que me estava a dar som apenas num canal (ligado directamenteao amp dá som nas duas vias). Vou hoje à musifex ver se arranjo um cabo porreiro para deixar tudo ligado e a funcionar mas neste momento já me sinto mais descansado. Agora já ando de olho nalgumas células que vi aqui pelo estaminé, algumas delas que retirei deste fantástico topico: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t2113-jantar-de-gala-celulas?highlight=celulasAndo a ver também se consigo um bom preço pela cobiçada Shure m75 Já agora, o que acham da Ortofon 510 MKII? Se tiverem também outra sugestão de uma célula para um recém chegado ao mundo do vinil agradeco desde já | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Seg Mar 24 2014, 22:21 | |
| | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Abr 03 2014, 14:31 | |
| Ontem ao ouvir um vinil deu-me a sensação que o disco estava com uma reprodução ligeiramente acelerada. Pelo que andei a ler percebi que pode ser desgaste ou folga na correia. Como encontrei no ebay uma baratinha mandei vir. A minha questão é, pode ser outra coisa? Obrigado | |
|
| |
PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Abr 03 2014, 14:33 | |
- Ontem ao ouvir um vinil deu-me a sensação que o disco estava com uma reprodução ligeiramente acelerada. Pelo que andei a ler percebi que pode ser desgaste ou folga na correia. Como encontrei no ebay uma baratinha mandei vir. A minha questão é, pode ser outra coisa?
Obrigado Com a correia folgada... não acelera a rotação, atrasa. Duvido que seja da correia. | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Abr 03 2014, 14:35 | |
| - PAINTER escreveu:
- sergiofilipe escreveu:
- Ontem ao ouvir um vinil deu-me a sensação que o disco estava com uma reprodução ligeiramente acelerada. Pelo que andei a ler percebi que pode ser desgaste ou folga na correia. Como encontrei no ebay uma baratinha mandei vir. A minha questão é, pode ser outra coisa?
Obrigado
Com a correia folgada... não acelera a rotação, atrasa. Duvido que seja da correia. Humm isso não são boas notícias. A verdade é que só notei ontem com um disco que ainda não tinha ouvido. Posso também estar enganado e o meu ouvido estar-me a enganar. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Qui Abr 03 2014, 17:25 | |
- PAINTER escreveu:
- sergiofilipe escreveu:
Obrigado
Com a correia folgada... não acelera a rotação, atrasa. Duvido que seja da correia. Humm isso não são boas notícias. A verdade é que só notei ontem com um disco que ainda não tinha ouvido. Posso também estar enganado e o meu ouvido estar-me a enganar. Pode muito bem ser defeito do disco, não era o primeiro principalmente de for antigo. | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 Sex Abr 04 2014, 09:45 | |
| - ducar escreveu:
- sergiofilipe escreveu:
- PAINTER escreveu:
- sergiofilipe escreveu:
Obrigado
Com a correia folgada... não acelera a rotação, atrasa. Duvido que seja da correia. Humm isso não são boas notícias. A verdade é que só notei ontem com um disco que ainda não tinha ouvido. Posso também estar enganado e o meu ouvido estar-me a enganar. Pode muito bem ser defeito do disco, não era o primeiro principalmente de for antigo.
Era preferível sim mas estou emcrer que não será do disco. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Pioneer PL-512 | |
| |
|
| |
| Pioneer PL-512 | |
|