| Amplificador para fones, faz sentido? | |
|
+3ricardo onga-ku luis lopes MOS-FET 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
MOS-FET Membro AAP
Mensagens : 43 Data de inscrição : 18/10/2013 Localização : South Side
| Assunto: Amplificador para fones, faz sentido? Qui Out 24 2013, 17:49 | |
| Boas AAP's, Tenho andado com curiosidade em experimentar esta "coisa" das válvulas e tendo alguma restrição orçamental tenho andado a investigar os amplificadores para fones, é que ás vezes sabe bem estar na cama a ouvir qualquer coisa, por exemplo, pelo telemóvel. O que me tem andado a matar a cabeça é a questão de estar a interpor a amplificação valvulada após o sinal já ter sido processado por um outro aparelho (o telemóvel é um mau exemplo, mas um qualquer leitor de ficheiros digitais dedicado ou um portátil será mais realista) o que na minha lógica significaria que quanto muito a amplificação a válvulas estará a tentar processar (não usei 'melhorar' de propósito ) um sinal que não satisfaz logo à partida. A melhor analogia que consigo arranjar é a de pegar num ficheiro digital com determinado bitrate (lossy) e tentar aumentar (processar/melhorar) esse bitrate, o que não faz sentido dado que a fonte original já apanhou com a compressão (degradação). Post isto há ainda a questão dos fones. Afinal, é assim tão notória a hipotética melhoria de som num mecanismo tão pouco expansivo? Afinal não estamos a falar de umas colunas de sala com capacidade para encher uma divisão de prazer auditivo. As minhas lacunas neste tópico são o facto de nunca ter experimentado fones ditos audiófilos nem amplificação valvulada. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Qui Out 24 2013, 18:11 | |
| se queres iniciar nas valvulas, pensa num amp. usado. no meu caso comprei um sem ser a valvulas por uma questão de €€. em relação aos phones existem grandes maquinas que te vão surpreender.
| |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Qui Out 24 2013, 18:17 | |
| tens aqui um exemplo: http://www.coisas.com/andlificador-de-Auscultadores-a-valvulas-Musical-Fidelity,name,217801767,auction_id,auction_details
que poderá ser vendido com os phones... | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Qui Out 24 2013, 20:23 | |
| - MOS-FET escreveu:
- Boas AAP's,
Tenho andado com curiosidade em experimentar esta "coisa" das válvulas e tendo alguma restrição orçamental tenho andado a investigar os amplificadores para fones, é que ás vezes sabe bem estar na cama a ouvir qualquer coisa, por exemplo, pelo telemóvel.
O que me tem andado a matar a cabeça é a questão de estar a interpor a amplificação valvulada após o sinal já ter sido processado por um outro aparelho (o telemóvel é um mau exemplo, mas um qualquer leitor de ficheiros digitais dedicado ou um portátil será mais realista) o que na minha lógica significaria que quanto muito a amplificação a válvulas estará a tentar processar (não usei 'melhorar' de propósito ) um sinal que não satisfaz logo à partida.
A melhor analogia que consigo arranjar é a de pegar num ficheiro digital com determinado bitrate (lossy) e tentar aumentar (processar/melhorar) esse bitrate, o que não faz sentido dado que a fonte original já apanhou com a compressão (degradação).
Post isto há ainda a questão dos fones. Afinal, é assim tão notória a hipotética melhoria de som num mecanismo tão pouco expansivo? Afinal não estamos a falar de umas colunas de sala com capacidade para encher uma divisão de prazer auditivo.
As minhas lacunas neste tópico são o facto de nunca ter experimentado fones ditos audiófilos nem amplificação valvulada. Eu não metia válvulas na cama... Acho que a combinação pode ser letal. R | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Qui Out 24 2013, 20:46 | |
| e respondendo á tua pergunta principal: - sim faz todo o sentido!, valvulado ou não. a respeito de leitura digital, ter um amp.phones trás melhorias sonoras. no meu caso eu oiço spotify, e tenho um interface uca202 ligado ao cute beyond, e finalmente uns fraquinhos akg-k512. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Qui Out 24 2013, 21:21 | |
| - MOS-FET escreveu:
- Boas AAP's,
Tenho andado com curiosidade em experimentar esta "coisa" das válvulas e tendo alguma restrição orçamental tenho andado a investigar os amplificadores para fones, é que ás vezes sabe bem estar na cama a ouvir qualquer coisa, por exemplo, pelo telemóvel.
O que me tem andado a matar a cabeça é a questão de estar a interpor a amplificação valvulada após o sinal já ter sido processado por um outro aparelho (o telemóvel é um mau exemplo, mas um qualquer leitor de ficheiros digitais dedicado ou um portátil será mais realista) o que na minha lógica significaria que quanto muito a amplificação a válvulas estará a tentar processar (não usei 'melhorar' de propósito ) um sinal que não satisfaz logo à partida.
A melhor analogia que consigo arranjar é a de pegar num ficheiro digital com determinado bitrate (lossy) e tentar aumentar (processar/melhorar) esse bitrate, o que não faz sentido dado que a fonte original já apanhou com a compressão (degradação).
Post isto há ainda a questão dos fones. Afinal, é assim tão notória a hipotética melhoria de som num mecanismo tão pouco expansivo? Afinal não estamos a falar de umas colunas de sala com capacidade para encher uma divisão de prazer auditivo.
As minhas lacunas neste tópico são o facto de nunca ter experimentado fones ditos audiófilos nem amplificação valvulada. Os amplificadores de fones devem ser ligados numa saida rca de um amplificador que não tenha saida de fones ou que a que tem não tem qualidade. Não faz sentido ligar uma coisa dessas numa saida de fones dum mp3 ou dum iphone. No entanto julgo haver uma ficha especial para os iphones que não vai buscar o sinal ao jack de fones. Essa ficha é para ligar na base do iphone. Os amps de fones são para ser usados com auscultadores de boa qualidade e alguns são muito exigentes com a qualidade do sinal e potencia. Há quem prescinda de usar sistemas com colunas para usarem apenas auscultadores porque se consegue chegar a uma qualidade de som notável com menos dispendio de dinheiro. Tens foruns dedicados a essa arte alternativa de escutar musica: http://www.head-fi.org/ http://www.hifiheadphones.co.uk/forum/ http://headphones.com.au/forums/ | |
|
| |
MOS-FET Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 10:11 | |
| Ok, agora começa a fazer sentido! Obrigado pelas participações até agora | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 11:02 | |
| Agora entendo o porque de se usar aquelas docks todas XPTO para ipod/iphone onde retiram o sinal sem ser da entrada de phones para saida RCA. Se alguem souber de docks assim, que deixe por aqui, para completar o tópico. Abraços! | |
|
| |
MOS-FET Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 13:40 | |
| Assim sem muito tempo o Sr. Google retorna os seguintes bypasses para produtos Apple:
iStreamer Cambridge Audio iD100 Wadia 170i
Seria interessante ter noção das melhores opções fora da máfia Apple. | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 16:15 | |
| - MOS-FET escreveu:
- Assim sem muito tempo o Sr. Google retorna os seguintes bypasses para produtos Apple:
iStreamer Cambridge Audio iD100 Wadia 170i
Seria interessante ter noção das melhores opções fora da máfia Apple. Mais algumas sugestões para os ipod/iphone: Pure i20 - http://www.pure.com/product/i-20-vl-61429/ Arcan rDock - http://www.arcam.co.uk/products,,,rDock.htm Abraços! | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 20:19 | |
| ou tens aqui com balbulinas... http://www.fat-man.co.uk/ | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 20:51 | |
| Um destes cabos deve dar para, ou ligar um DAC e um posterior amp de headphones, ou diretamente a um amp de fones ou outro.
http://www.ebay.de/itm/6-in1-iPhone-5-Dockingstation-Ladekabel-USB-Connector-Ladegerat-Kfz-TB-/360764735065?pt=DE_Handy_PDA_Ladeger%C3%A4te_Dockingstationen&hash=item53ff40fe59 | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sex Out 25 2013, 23:25 | |
| Eu sou um felizardo que tem uns brinquedos do carago! Mas os amplificadores são Feitos Em Casa. Agora os auscultadores são simplesmente o HD 555 alterados! | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sáb Out 26 2013, 14:09 | |
| - luis lopes escreveu:
- ou tens aqui com balbulinas...
http://www.fat-man.co.uk/ Parecem ser excelentes. O preço é que deve assustar um pouco. Deve ser mais caro do que o pure i20 que eu falei em cima. Companheiro Milton, mas será que essa tal dock retira a tal info do ipod sem passar pelo dac interno dele? Se existisse uma simples dock que fizesse isso, sem dac, nem que depois se ligasse a um dac de um minidisc. Companheiro Stereo, mas que brinquedos são esses? Partilhe aqui com a malta. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Sáb Out 26 2013, 23:29 | |
| - jose.ribeiro escreveu:
- [
Companheiro Milton, mas será que essa tal dock retira a tal info do ipod sem passar pelo dac interno dele? Se existisse uma simples dock que fizesse isso, sem dac, nem que depois se ligasse a um dac de um minidisc. Deve dar concerteza... http://www.fostexinternational.com/docs/products/HP-P1.shtml http://gadgetwise.blogs.nytimes.com/2011/01/05/a-dac-brings-hi-fi-to-the-iphone/?_r=0 | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Dom Out 27 2013, 00:01 | |
| | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Dom Out 27 2013, 15:25 | |
| no site têm lá os preços a dock custa 120£ | |
|
| |
mango Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Seg Out 28 2013, 09:46 | |
| em tempos alterei uma das entradas do meu primaluna (a AUX2) para que fosse uma saída (é um bypass muito simples). Deste modo qualquer sinal nas entradas de CD, tuner ou AUX1 apareceriam "espelhadas" na saída AUX2. O objectivo era arranjar um amplificador de phones...coisa que nunca veio a acontecer desculpa, li isto enviuzado e não sei bem o que andas à procura | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? Seg Out 28 2013, 10:31 | |
| Companheiros, pelo o que eu tenho lido, a dock com DAC mais barata que faz bypass ao dac interno do ipod/iphone é mesmo a pure i20. Estive a fazer umas pesquisas e já se encontram no ebay em outlet por 58€.
http://www.ebay.com/itm/Pure-Outlet-i-20-HiFi-Quality-Dock-Inc-Remote-For-Apple-iPod-iPhone-VL-61429-i20-/121195583593?pt=UK_AudioVisualElectronics_PortableAudio_Radios&hash=item1c37d1d869
Pelo o que eu li, parece-me que desta forma já se fica com um som bastante agradável do ipod/iphone. Em relação a reprodução nos auscultadores é que ainda não consegui obter grande informação.
Em relação aos amplificadores de auscultadores postados pelo companheiro Stereo, mais concretamente em relação ao segundo a diferença é mesmo muito grande em relação a que se obtem de uma saída normal de phones de um amp?
E em relação à dica de colocar o opamp em classe A? Chegou a experimentar?
Abraços! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Amplificador para fones, faz sentido? | |
| |
|
| |
| Amplificador para fones, faz sentido? | |
|