Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? | |
|
+5António José da Silva Milton João Henrique ricardo onga-ku Alexandre Vieira 9 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 01 2014, 12:10 | |
| Caríssimos e uma ou duas caríssimas que vagueiam nos nossos espaços dedicados ao áudio. Hoje tenho o dever responsabilidade de vos fazer chegar a minha última experiência de áudio. Normalmente e por apanágio das circunstâncias as histórias devem começar, pelo brocardo “era uma vez”, como esta história não é ficcionada vou começar por relatar sinteticamente os factos, para que a abordagem que possam fazer, os que tiverem paciência de ler isto até ao fim, seja a de um leitor participante e não passivo (isto sem qualquer tipo de conotação carnal, que advenha dos tempos modernos).
Tenho trabalhado um bocado, trabalho que até tem sido (poderia ser melhor, mas enfim…) recompensado economicamente, o que à uns anos traduzir-se-ia certamente, na compra de um novo aparelho para o sistema, na troca do anterior sistema, ou pelo menos na busca de uns acessórios mais onerados que me fizessem ressuscitar o prazer da escuta.
Mas o que é facto é que não só não tenho essa vontade, como pondero sinceramente em desocupar muito espaço aqui por casa…
Pelo facto de nos últimos tempos estar sem tempo disponível, e como a música faz parte integrante do equilíbrio da minha vida, tenho sido acompanhado ultimamente pelos meus sistemas subalternos, que passo, por habituação ao preciosismo audiófilo a descrever:
Escritório de casa: Telefunkem ( do final dos anos 70) Amplificador, sintonizador e leitor de cassetes ou amplificador Arcam Alpha One tendo como fontes um leitor de cd´s pionner do principio dos anos 90 o célebre PD-S302, um sintonizador Denon o TU- 215 Rd; ou um leitor Technics de cassetes o RS Bx 606, quando a fonte é o computador ligo-o ao Nu force one. As colunas principais são as JBL control one
Sala do escritório: Tivoli Audio 2 que usa como fonte o Iphone.
E o sistema de som dos popós, todos de origem e sem qualquer preocupação audiófila ou outra.
Mas o porquê de toda esta conversa? É que estupidamente, ou não, faz muito tempo que não sentia tanto prazer em ouvir música. Porque presumo, o faço despreocupadamente, sem estar analisar se o som é o melhor ou não, porque me centro no ritmo e na letra ao invés de estar apreciar se os agudos estão demasiados estridentes e o baixo se arrasta por tempo demasiado, o que me leva logo ponderar adquirir novos elementos e a espumar por umas colunas novas ou na maneira de revestir a sala, mesmo correndo o risco de um divórcio. Por isso hoje começo a questionar se os milhares de euros que eu gastei, se traduziram sempre numa maior satisfação, ou pelo contrário, numa maior fonte de desassossego, pois quanto mais se gasta maior é a nossa preocupação em que aquilo dê o seu melhor, esquecendo-me no prazer da música ( e passe-se a comparação, eu até gosto mais de conduzir BMW do que Mercedes….).
Esta história teve uma enorme prologo não vai ter qualquer posfácio, nem um qualquer final feliz… Mas era esta a história que vos quero fazer chegar porque questiono algumas opções que tomei, sendo certo que neste momento estou mais preocupado em encontrar o meu equilíbrio (quando escuto música) do que o equilíbrio do de qualquer sistema... | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 01 2014, 13:01 | |
| Concordo que os fóruns e a internet podem ser catalizadores de muitas compras desnecessárias mas estou plenamente confiante de que com alguma auto-disciplina podemos controlar os nossos impulsos consumistas. Mas isso implica acabar com toda e qualquer prática de coleccionismo e nem todos estamos dispostos a abdicar desse prazer (viciante, que diga-se de passagem pode mesmo levar uma dependência crónica de proporções patológicas).
R | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 01 2014, 13:56 | |
| Todos temos um pouco de audiófilos e de melómanos. O problema é quando o lado audiófilo suplanta e chega a querer enterrar o lado melómano. O que felizmente parece não ser o caso.
A virtude está em conjugar os dois lados e nivelar a balança | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 01 2014, 14:27 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
Mas isso implica acabar com toda e qualquer prática de coleccionismo e nem todos estamos dispostos a abdicar desse prazer viciante que diga-se de passagem pode mesmo levar uma dependência crónica de proporções patológicas.
R Yeep !! Dont't mess with my HiFi !! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 01 2014, 18:45 | |
| Como sabem, tenho 3 sistemas. Um principal em casa, um na garagem e o "sistema emigrante". Apesar de o sistema principal ser o que de longe toca melhor e me dá enorme prazer, também sinto grande prazer com o "sistema emigrante", e impressiona-me bastante, porque do quase nada se consegue no fundo o quase tudo, que é o prazer de ouvir musica.
Como em tudo na vida, também no áudio a palavra principal é o equilíbrio (o nosso).
Belo texto amigo Alexandre. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 01 2014, 21:44 | |
| é sempre uma febre, a quando se depara com este ou aquele aparelho, pois a visão é tremendamente gulosa e viciante. para poder apaziguar tal efeito, só mesmo apagando as luzes e ouvir as melodias deleitosas. | |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Seg Mar 03 2014, 18:27 | |
| Ou então dito de outra forma.
Será que a busca pelo pormenor nos afasta do essencial?
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Seg Mar 03 2014, 19:01 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
- Ou então dito de outra forma.
Será que a busca pelo pormenor nos afasta do essencial?
Depende de cada um, existe aqueles que se afastam, e aqueles a quem o pormenor aproxima. Especialmente se for no sentido certo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Ter Mar 04 2014, 09:38 | |
| | |
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Ter Mar 04 2014, 13:17 | |
| Grande descrição Mário. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 08 2014, 20:07 | |
| Excelente texto amigo Alexandre.
A questão que levantas é de facto pertinente mas creio que apenas atinge uma percentagem limitada dos melómanos/audiófilos ou lo que sea.
Esse tipo de questões normalmente só é colocada por aqueles que sempre ouviram muita música e quase sempre com parcos recursos técnicos (pelo menos no inicio).
No entanto, existe uma outra facção que sempre se interessou pelos aspectos "audiófilos" e sem os quais a música poderá nem fazer muito sentido.
Apesar de compreender e partilhar a tua preocupação, não censuro (apenas não lhes dou demasiada importância) aqueles que vêem no high-end um hobby e em alguns casos, uma tentativa de afirmação pessoal, descurando quase por completo os aspectos que à música dizem respeito.
É evidente que este é um discurso idealista, e eu próprio (como muitos outros) que me incluo na facção dos que começaram a ouvir música sem quaisquer recursos "audiófilos", também acabo por ir na onda de, de quando em vez, tentar melhorar o meu sistema... É nestes casos que o ditado popular "o ótimo é inimigo do bom" parece fazer todo o sentido.
Um Abraço | |
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 08 2014, 20:35 | |
| - Mister W escreveu:
É evidente que este é um discurso idealista, e eu próprio (como muitos outros) que me incluo na facção dos que começaram a ouvir música sem quaisquer recursos "audiófilos", também acabo por ir na onda de, de quando em vez, tentar melhorar o meu sistema... É nestes casos que o ditado popular "o ótimo é inimigo do bom" parece fazer todo o sentido.
Um Abraço Nem mais amigo W. Se todos formos honestos o suficiente, teremos que admitir que no fundo somos quase todos iguais, cada um no seu "degrau" de recursos pessoais (não só monetários). Como em quase tudo (casas, carros, relógios, joias, obras de arte, restaurantes que se visita etc., etc., etc.), cada um vive consoante as suas possibilidades não olhando "para baixo" nem se apercebendo dos que o criticam, e olhando para cima criticando os que se encontram no degrau/s acima. É algo que está enraizado na condição humana, e em minha opinião, é a tentativa de entender os outros em vez de os criticar que nos eleva na nossa efémera condição. É que o simples facto de estarmos a "criticar" os Hig-Ener, já é demonstrativo da tendência negativista e critica em relação a algo que provavelmente um outsider independente poderia julgar de inveja (sem generalizar, obviamente). É que a pergunta inicial, também poderia ser dirigida aos DIYers, ou aos colecionadores de material vintage. Uns passam a vida a copiar ou desenvolver ou ambos ao invés de ouvirem simplesmente musica. Os colecionadores passam a vida a tentar combinar aparelhos em constantes trocas e baldrocas. Provavelmente existem mais DIYers e colecionadores do que Hi-Enders, no entanto, os mais visados são aqueles que compram material High-End (o tal que passado 30 anos passa a ser muito bom e todos tentam adquirir em segunda mão). Como disse mais acima, temos que tenar entender e aceitar as motivações e ideias dos outros, até pela simples razão de que muitas vezes se critica levemente, sem conhecer a pessoa em questão e sem saber se o individo que acaba de comprar um sistema de 300.000 euros, não é mais Melómano que nós. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 08 2014, 20:40 | |
| - António José da Silva escreveu:
sem saber se o individo que acaba de comprar um sistema de 300.000 euros, não é mais Melómano que nós. Mais melómano não sei, mas mais rico é certamente! | |
| | | | Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? Sáb Mar 08 2014, 20:46 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? | |
| |
| | | | Poderá a audio-mania fazer-nos esquecer que estamos a ouvir música? | |
|