Oscar Peterson "Exclusively For My Friends"
MPS, 6 LP's LIMITED EDITION DELUXE BOX SET AAA Series,
180g, 33rpm, Booklet, Original Gatefolds and Labels,
Pure All Analog Mastering From The Original MPS Analog Master Tapes,
Analog Lacquer Cutting From The Analog Remastered Tapes,
Made by Edel Germany6 LP's individuais em capas Gatefold:
-Action
-Girl Talk
-The Way I Really Play
-My Favorite Instrument
-Mellow Mood
-Travelin' On
Musicos: Oscar Peterson, Ray Brown, Ed Thigpen, Sam Jones, Louis Hayes, Bobby Durham
A MPS sempre teve excelentes gravações.
Uma etiqueta dedicada exclusivamente aos mais variados tipos de Jazz (do swing ao free jazz, do jazz rock ao jazz étnico...).
Um vasto e variado espólio de jazz tais como Oscar Peterson, Hans Koller, Horst Jankowski, George Duke, Erwin Lehn,
Volker Kriegel, Albert Mangelsdorff, Singers Unlimited, Wolfgang Dauner, the Kenny Clarke/Francy Boland Big Band,
Jean-Luc Ponty, Lee Konitz, Charlie Mariano, Alphonse Mouzon, Monty Alexander, Dave Pike entre outros.
Situada em Villingen, na região da Floresta Negra da Alemanha,
por cerca de duas décadas a MPS foi uma das pioneiras que documentou a história do jazz,
através da sua técnica de gravação de alto nível e estética inconfundível.
O som mais perfeito da Floresta Negra continua a iluminar os ouvidos dos Melómanos e Audiófilos de todo o mundo analógico.
O Nascimento real da MPS foi em 1968, mas teve um prelúdio colorido que envolve as famosas iniciais Hgbs.
Como co-proprietário da SABA fabricante de eletrónica,
o industrial Hans Georg Brunner-Schwer (Hgbs) não era apenas um ardente engenheiro de áudio,
ele também foi um pianista amador que era louco por música.
Em 1958 ele construiu um estúdio de gravação no piso de cima da sala de estar da sua casa de campo.
tinha o equipamento de áudio mais sofisticado daquela altura.
Quando o Canadiano Oscar Peterson veio a Zurique para realizar um concerto em 1961,
Brunner-Schwer convidou Peterson a fazer um desvio até à sua casa de campo,
esse foi o primeiro dos concertos exclusivamente para amigos na casa de campo da Floresta Negra.
Peterson ficou tão impressionado com a qualidade da gravação do concerto de Hgbs ("Eu nunca me tinha ouvido assim antes..."),
que decidiu voltar sempre todos os anos para fazer uma sessão de gravação ao vivo na sua sala de estar exclusivamente para os seus amigos.
Enquanto isso, em 1963 Hgbs começou a produzir discos sob o nome da etiqueta SABA.
As gravações incluíram os pianistas Wolfgang Dauner e Horst Jankowski.
George Duke também apareceu como convidado, pela primeira vez em 1966.
Quando Brunner-Schwer saiu da SABA, em 1968 fundou a MPS (Musik Produktion Schwarzwald (Floresta Negra)).
As gravações de Peterson foram os primeiros lançamentos da MPS,
isso foi possível porque Peterson tinha terminado o seu contrato com a Verve.
Era o início de um ilustre catálogo que em 1982 já continha mais de 500 lançamentos.
A partir de certa altura as gravações da MPS já não ocorriam apenas em Villingen,
existiam sessões de estúdio em Nova York e gravações ao vivo no Berlin Jazz Festival entre outros.
Era um grande trabalho de equipa com grandes engenheiros de som tais como Willi Fruth e Rolph Donner,
garantindo a continuidade na procura de um som de alta qualidade estética.
E muitos novos talentos foram levados para a MPS através das mediações de Joachim-Ernst Berendt,
que trabalhava na estação de radio Südwestfunk (rádio sudoeste).
Exclusivamente para os meus amigos é o coração de uma coleção de Oscar Peterson que se preze.
Peterson afirmou mais tarde que as gravações da MPS, devido principalmente à atmosfera íntima da sala de estar de Hans Georg Brunner-Schwer,
mas também pela sua perfeição e sensibilidade como engenheiro de som e produtor, trouxeram o melhor de Peterson para disco.
As gravações resultantes entre 1963-1968 desses concertos privados são o resultado impressionante da longa amizade entre um pianista excepcional e os proprietários da etiqueta da Floresta Negra.
As gravações servem para documentar o requintado estilo de tocar de Peterson em trios de alto nível,
bem como o entusiasmo de Brunner-Schwer para criar as melhores características de som possíveis.
As prensagens audiófilas AAA desta edição completa são realizadas em vinyl virgem de 180 gramas.
O som das Master Tapes Analógicas Originais foi Remasterizado cuidadosamente de forma totalmente Analógica.
De seguida as Tapes Analógicas Remasterizadas foram usadas para cortar o Lacquer também de forma totalmente Analógica.
Como resultado a MPS consegue atingir um dos mais altos patamares audiófilos de hoje em dia.
Abraços,
Jorge Ferreira