Mensagens : 52 Data de inscrição : 29/06/2014 Localização : Brasil
Assunto: Open Baffle LXV Project Dom 29 Jun - 22:12
O projeto desta Open Baffle nasceu de forma inesperada. Em resumo, um dia o Ze'ev da pureaudioproject.com entrou em contato comigo e perguntou se eu gostaria de desenhar uma caixa usando o PAP1075, woofer morel que é produzido especificamente para eles, e fazer com ele uma Open Baffle e que também usasse um mid, full (e tweeter) que eu escolhesse, pois queriam a interpretação de um DIYer para o uso do PAP1075 em caixas Open Baffles... Ainda há muito o que testar e trabalhar, mas o projeto foi inciado ! Quem sabe, em um futuro próximo vou usa-las com um valvulado !
phcassa
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Dom 29 Jun - 22:17
Água na boca
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Dom 29 Jun - 22:34
é sempre bom ver mão de obra com "amor"
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Dom 29 Jun - 23:41
Muito bem !!! Queremos mais ...muito mais !! Bravo !
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Ter 1 Jul - 17:05
Estou trabalhando nelas
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Ter 1 Jul - 21:25
Estou curioso!
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qua 2 Jul - 19:15
Têm uma estética soberba. Já as ouvistes?
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Seg 14 Jul - 1:13
Estou começando a ouvir e testar Antonio ! Primeiro deixando amaciar o Fostex FE83En
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Seg 14 Jul - 1:32
Luiz XV escreveu:
Estou começando a ouvir e testar Antonio ! Primeiro deixando amaciar o Fostex FE83En
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sex 18 Jul - 4:16
Somente os fostex trabalhando !
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Dom 3 Ago - 22:14
Xover
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qua 6 Ago - 2:42
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qua 6 Ago - 10:18
Adorava saber fazer coisas dessas.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Digital Man Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qua 6 Ago - 19:35
Luiz XV escreveu:
Somente os fostex trabalhando !
Parabéns pelo excelente trabalho!
Apenas uma observação - possivelmente é da gravação mas o som parece ligeiramente nasalizado. Ou seja, o efeito típico de uma limitação em altas frequências... O microfone estava verticalmente alinhado com as unidades?
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Dom 10 Ago - 23:53
Olá Digital Man fiz o vídeo com uma câmera fotográfica, então tem uma certa limitação do microfone mesmo, além do que os drivers ainda precisam amaciar. Apenas como observação no vídeo citado somente os fostex estavam ligados (sem crossover).
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Seg 11 Ago - 0:17
Open Baffles em ação
Digital Man Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Ter 12 Ago - 15:19
Nunca experimentei uma unidade Fostex full-range nos meus projectos. Há quem defenda que essas unidades quando são usadas como full-range (sem crossover) gostam de ser amaciadas progressivamente, ou seja começar com músicas pouco exigentes no baixo e depois ir aumentando gradualmente o ritmo/intensidade; e há quem defenda o contrário. Talvez essa segunda abordagem os torne mais dinâmicos mas menos precisos nas altas frequências. Dado que esse projecto é de 2 vias, talvez a primeira rodagem seja a mais adequada. Atenção que estou apenas a conjecturar - nunca trabalhei com uma unidade dessas, e o que mais comprovei ao longo dos anos foi que no audio a teoria e a prática são muitas vezes entidades adversas. Uma coisa é certa - este projecto do Luiz XV abriu-me o apetite.
r4f4 Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qui 14 Ago - 17:55
São lindas... Só por curiosidade, quanto fica uma brincadeira destas?
Digital Man Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qui 14 Ago - 19:45
Também tinha curiosidade em perguntar o preço do altifalante Morel. Esse modelo ainda se vende?
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sex 15 Ago - 2:21
Digital Man escreveu:
Nunca experimentei uma unidade Fostex full-range nos meus projectos. Há quem defenda que essas unidades quando são usadas como full-range (sem crossover) gostam de ser amaciadas progressivamente, ou seja começar com músicas pouco exigentes no baixo e depois ir aumentando gradualmente o ritmo/intensidade; e há quem defenda o contrário. Talvez essa segunda abordagem os torne mais dinâmicos mas menos precisos nas altas frequências. Dado que esse projecto é de 2 vias, talvez a primeira rodagem seja a mais adequada. Atenção que estou apenas a conjecturar - nunca trabalhei com uma unidade dessas, e o que mais comprovei ao longo dos anos foi que no audio a teoria e a prática são muitas vezes entidades adversas. Uma coisa é certa - este projecto do Luiz XV abriu-me o apetite.
Digital Man, eu adoro os fostex !!!
Eu acredito que o tempo seja o melhor caminho para amaciar com propriedade esses ou qualquer driver.
Se abriu o apetite, é hora de partir para um par de OBs !
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sex 15 Ago - 2:31
Digital Man escreveu:
Também tinha curiosidade em perguntar o preço do altifalante Morel. Esse modelo ainda se vende?
Digital Man, Esse woofer é o PAP1075 e é especifico para Open Baffles, é produzido somente para Pure Audio Project http://www.pureaudioproject.com/product/open_baffle_bass_woofer_10_inch/
Abração Leandro
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sex 15 Ago - 2:40
r4f4 escreveu:
São lindas... Só por curiosidade, quanto fica uma brincadeira destas?
Acredito que esse projeto, será disponibilizado em breve como KIT por http://www.pureaudioproject.com/ não somente os drivers, mais também o Baffle (e possivelmente crossover)
Um abraço Leandro
Digital Man Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sex 15 Ago - 15:17
Luiz XV, agradeço a informação. Não conhecia a página e é muito interessante. Além dessa unidade Morel de 10" o Eminence Alpha 15A de 15" também enche o olho! http://www.eminence.com/pdf/Alpha_15A.pdf Achei também muito curiosa a afirmação:
Citação :
The match between speakers and amplifiers - Single End (SE) tube amps and high-end Class-D amps are our favorites when working with Open Baffle speakers.
Quanto a avançar com uma OB a minha grande duvida seria mesmo sobre o tipo de projecto e unidades. Esse Fostex FE83en parece ser perfeito para um projecto sem super-tweeter, em comparação com os irmãos FR maiores. Não ter outra unidade acima nem crossover é meio caminho andado para o bom som. A cereja em cima do bolo é que na Europa custa apenas cerca de 40 Eur.
Uma alternativa (com vantagens e desvantagens) seria usar uma unidade de topo na reprodução das altas frequências mas que desça perfeitamente até aos 1.5 - 2KHz, como o Beyma TPL-150 (ou o novo TPL-200), mas esse projecto é mais complexo e só os dois tweeters Beyma na versão mais barata custam 1000 Euros. Encontram-se muitas boas referências a projectos com os TPL-150, embora muitos sejam de 3 vias, de afinação complexa e demorada. A aposta no Fostex FE83 parece-me ser sem dúvida mais segura - do tipo "tiro e queda". Preocupa-me no entanto a relativa baixa sensibilidade (88dB), mas será o preço a pagar para ter uma resposta adequada nos extremos.
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sáb 16 Ago - 2:53
Digital Man, os Morel são realmente incríveis ! e se quiser saber mais sobre o PAP1075 procure o Ze"ev no http://www.pureaudioproject.com/ ou https://www.facebook.com/pages/PureAudioProject/421771601219967
Quanto a projetos 3 vias com tweeter eu tenho o meu próprio http://xv-audio.blogspot.com.br/2013/11/open-baffle-3-speakers-open-baffle-em.html Mas um projeto desses, sempre vai ser mais caro que um duas vias.
Eu também aposto no Fostex FE83 sem dúvida, e não me importaria com esses 88db de sensibilidade, pois tanto ele quanto os Morel tocam fácil ! Estou usando um amplificador DIY de apenas 20w http://xv-audio.blogspot.com.br/2014/06/amplificador-diy-revisao-geral-e.html e não uso mais do que metade da força dele, pra amplificar com propriedade as OBs. Comprei um T-AMP pra mostrar como as caixas tocam fácil, e assim que chegar faço um vídeo usando ele.
Digital Man Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Dom 17 Ago - 0:10
Excelente material!
Face à versão de 3 vias com o FE126 e o RT002A, como classificaria as principais diferenças para o FE83? Há efectivamente um ganho importante nas altas frequências que justifique a perda de coerência de usar apenas uma unidade?
Por vezes menos é mais...
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Qua 20 Ago - 23:42
Digital Man escreveu:
Excelente material!
Face à versão de 3 vias com o FE126 e o RT002A, como classificaria as principais diferenças para o FE83? Há efectivamente um ganho importante nas altas frequências que justifique a perda de coerência de usar apenas uma unidade?
Digital Man, Acredito que ambos projetos são interessantes, porém por melhor que seja um full range ele não é páreo para um ribbon tweeter.
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Ter 26 Ago - 3:06
Digital Man Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Ter 26 Ago - 12:35
Luiz XV escreveu:
Digital Man escreveu:
Excelente material!
Digital Man, Acredito que ambos projetos são interessantes, porém por melhor que seja um full range ele não é páreo para um ribbon tweeter.
eheh - tal corresponde à minha experiência. Ainda que tenha usado outras unidades e não esse Fostex que tem uma boa resposta lá em cima, senti sempre falta do tweeter.
Excelente trabalho! Na coluna e no amplificador!
Luiz XV Membro AAP
Assunto: Re: Open Baffle LXV Project Sex 26 Set - 16:27