Mensagens : 4 Data de inscrição : 21/06/2014 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 11:57
Olá a todos!
Antes de mais aceitem os meus parabéns pelo excelente fórum. Tenho 38 anos, sou de Lisboa, onde vivo, apesar de ter muitas costelas transmontanas e ainda umas quantas palmelenses (ou palmeloas, como por lá se diz). Depois de sair do conforto do lar materno/paterno, como tantos jovens a começar a sua vida de forma independente, com pouco dinheiro e numa casa minúscula, passei a ouvir música de uma forma... como dizer? Precária! Grande parte desta situação não se alterou, mas bastou um nadita de estabilidade e um par de metros quadrados a mais na sala que resolvi assentar. O meu sistema é, no entanto, muito modesto... Espero não ser de imediato votada ao ostracismo quando vos disser que aproveitei uma campanha de uma conhecida grande superfície (que em tempos fabricou aparelhos de ar condicionado) e comprei em pacote (sim, em pacote... Mas calma, não é muito mau...) um amplificador, um leitor de cd e duas colunas da Cambridge Audio. A isto juntei-lhe um gira discos da Thorens que comprei na Alemanha. Como não comecei a ler os fóruns destes temas antes, parece que comprei o pior modelo que a Thorens fabricou - o 190. Mas enfim, está todo arranjado e afinadinho e, deixem-me que vos diga: o som é bem bom. Sobretudo, o mais importante, já me proporcionou alguma alegria com os primeiros discos que fui buscar ao "sotão" da casa dos meus pais ) Para começar está muito bem. Depois, se as coisas mudarem para melhor, logo se verá. Encontrei-vos há cerca de um mês, quando navegava em busca de informações sobre capas para os tais discos que têm estado guardados e queria voltar a tocar. Dei umas voltas nos vossos tópicos e gostei muito dos temas e dos posts. Tenho bom ouvido, mas é mesmo só isso... De resto, não percebo nada da maquinaria e das coisas técnicas. Mas quero aprender. Talvez consiga, aos poucos, com a vossa ajuda! Por isso, para já, e como boa neófita, tentarei ouvir/ler mais do que intervir.
Obrigada por me receberem e até breve!
Marta Maria
Samuel Resendes Membro AAP
Mensagens : 1031 Data de inscrição : 15/04/2013 Idade : 54 Localização : Ponta Delgada
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 12:59
Seja Bem Vinda Marta Maria, espero que se sinta bem por aqui, são quase todos meios doidos a começar pelos Coordenadores aqui do Forum, mas tem uns em quem se pode confiar
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 14:03
Muito bem vinda ao fórum.
O principal está alcançado, um som que já satisfaz e dá prazer. O resto virá lentamente e por acréscimo. As capas interiores e as exteriores são importantes e já demonstram um apurado sentido de preocupação pelo nosso ouro negro. Mas convém não esquecer a parte mais importante, a lavagem do vinil, que altera todo o prazer para muito melhor.
Mais uma vez....
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Mensagens : 1031 Data de inscrição : 15/04/2013 Idade : 54 Localização : Ponta Delgada
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 14:26
Eu não lhe disse que eram quase todos doidos??? Imagine-se a lavar discos no lava louças
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 15:24
bem vinda a esta "casa"!
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 15:46
Bem vinda Marta !!
Já cá fazia falta uma senhora para "arejar" esta casa e também para ver se esta malta diz menos palavrões ....
Djlitss Membro AAP
Mensagens : 896 Data de inscrição : 29/10/2011 Idade : 58 Localização : Chaves
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Qui Jul 03 2014, 22:11
Boas Marta
Até que enfim alguém que tem costelas transmontanas .
Já estava preocupado em ser ave rara aqui no forum, posso estar enganado mas desde que me registei aqui no forum quantos transmontanos apareceram? Não sei.
Cumprimentos
msmaria
Mensagens : 4 Data de inscrição : 21/06/2014 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Obrigada a todos! Sex Jul 04 2014, 11:37
Obrigada a todos pelas boas vindas!
Milton, não sei se "arejo", mas água meto de certeza! Por isso, pedia já a sua paciência e a de todos quando "hidro...umm...fugar?"
Djlitss, somos raros e por isso preciosos! Me quedo mui campante de su cumpanha porqui!
É verdade António José da Silva. E os meus discos bem precisam de uma bela lavagem! Fiz uma limpeza simples em dois ou três para poder testar o gira discos. E foi na banheira Samuel! Logo aí fiquei angustiada por ter de voltar a po-los nas capas em mau estado.
Vou começar a ler os vossos posts sobre dicas de lavagem. Sobretudo no que toca à solução, já que são em geral muito caras e sei que há alternativas caseiras eficazes e mui mais baratas.
Mais uma vez obrigada a todos! Um abraço
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 11:55
Cara M&M passei o mesmo dilema que a Marta e tinha mais de 100 discos, hoje tenho cerca de 200 e todos bem lavados.
E resolvi o assunto gastando apenas uns 50 euros, veja a maquineta que está aí no video.
Abraço.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 12:40
Essa maquineta do vídeo, a Knosti, foi uma das invenções mais importantes depois dos discos de vinil...
É pratica e muito eficiente... E através do fórum consegue-se ainda mais barata !!
sergiofilipe Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 18/03/2014 Idade : 40 Localização : Barcarena
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 13:51
Bem vinda
Eu também estava nessa situação. Ao fim de algum tempo fora de casa dos papás lá consegui comprar um gira-discos e poder ouvir alguns disquinhos que tinha ido adquirindo ao longo do tempo. Mas mais importante, nesse entretanto descobri esta casa e as coisas nunca mais foram as mesmas No que ao equipamento diz respeito reutilizo a frase que por aqui tenho lido: "o melhor equipamento é o que nos dá prazer". O meu humilde pioneer não é a maior bomba que por aí anda mas dá-me mais prazer do que qualquer outra coisa que utilize lá por casa para ouvir musica
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 17:52
Olá
Fredie
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 20:01
Muito bem vinda
antpaubarcar Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 21:43
Bem vinda Marta
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 23:50
Bem vinda Marta
Um dos post mais concorridos é o que encontra "a rodar." Ou seja música seja Bem vinda
alexandremartins Membro AAP
Mensagens : 320 Data de inscrição : 31/05/2014 Idade : 51 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Sex Jul 04 2014, 23:58
Bem vinda
Luis Filipe Membro AAP
Mensagens : 403 Data de inscrição : 15/02/2012 Idade : 62 Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes
Antes de mais aceitem os meus parabéns pelo excelente fórum. Tenho 38 anos, sou de Lisboa, onde vivo, apesar de ter muitas costelas transmontanas e ainda umas quantas palmelenses (ou palmeloas, como por lá se diz). Depois de sair do conforto do lar materno/paterno, como tantos jovens a começar a sua vida de forma independente, com pouco dinheiro e numa casa minúscula, passei a ouvir música de uma forma... como dizer? Precária! Grande parte desta situação não se alterou, mas bastou um nadita de estabilidade e um par de metros quadrados a mais na sala que resolvi assentar. O meu sistema é, no entanto, muito modesto... Espero não ser de imediato votada ao ostracismo quando vos disser que aproveitei uma campanha de uma conhecida grande superfície (que em tempos fabricou aparelhos de ar condicionado) e comprei em pacote (sim, em pacote... Mas calma, não é muito mau...) um amplificador, um leitor de cd e duas colunas da Cambridge Audio. A isto juntei-lhe um gira discos da Thorens que comprei na Alemanha. Como não comecei a ler os fóruns destes temas antes, parece que comprei o pior modelo que a Thorens fabricou - o 190. Mas enfim, está todo arranjado e afinadinho e, deixem-me que vos diga: o som é bem bom. Sobretudo, o mais importante, já me proporcionou alguma alegria com os primeiros discos que fui buscar ao "sotão" da casa dos meus pais ) Para começar está muito bem. Depois, se as coisas mudarem para melhor, logo se verá. Encontrei-vos há cerca de um mês, quando navegava em busca de informações sobre capas para os tais discos que têm estado guardados e queria voltar a tocar. Dei umas voltas nos vossos tópicos e gostei muito dos temas e dos posts. Tenho bom ouvido, mas é mesmo só isso... De resto, não percebo nada da maquinaria e das coisas técnicas. Mas quero aprender. Talvez consiga, aos poucos, com a vossa ajuda! Por isso, para já, e como boa neófita, tentarei ouvir/ler mais do que intervir.
Obrigada por me receberem e até breve!
Marta Maria
fu-leng Membro AAP
Mensagens : 333 Data de inscrição : 19/09/2013 Localização : Amadora
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Dom Jul 06 2014, 22:22
Bem-vinda Marta.
Saudações.
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Seg Jul 07 2014, 08:56
Bem-vinda Marta.
Vai aparecendo e partilhando.
O líquido para a Knosti barato é realmente barato, desde que tenhas um líquido especial. Na proporção de 1/400 (ou perto disso) dentro de água destilada, ficas com o líquido para lavar discos.
O problema é arranjar a embalagem sem ser através do ebay (http://www.ebay.de/itm/Original-Dr-O-K-Wack-CW-1-100-Super-Scheibenreiniger-250-ml-Reiniger-Pflege-/380935884027?pt=Autopflege_Wartung&hash=item58b18c4cfb)
Mas arranjam-se se quisermos um pouco
Resumindo a parte da limpeza barata, boa e testada por muitos aqui:
Knosti (vem com 1 litro (quase 3 lavagens sem filtrar) (dá para 15 discos de cada vez a secar) 1 garrafão 2.5l de água destilada do continente (49 cêntimos) (dá para umas 6 ou 7 lavagens) 1 Dr. Wack (10 euros) (dá para uns 50 garrafões)
Pode haver pequenas variações porque cada um de nós é capaz de fazer de forma ligeiramente diferente...
jcl Membro AAP
Mensagens : 954 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 65 Localização : Viana do Castelo
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Seg Jul 07 2014, 09:38
Bem-vinda ao AAP, Marta Maria.
Bluegirl Membro AAP
Mensagens : 300 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 40 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Seg Jul 07 2014, 16:53
Bem vinda Marta
Acho que irei fazer o mesmo assim que sair da casa dos meus pais em vez de investir na mobilia, vou investir num belo sistema de som também já compro mais vinil que roupas LOL
Também só descobri a Thorens quando entrei neste fórum, já ter um exemplar desses é muito bom
Vemo-nos por aqui ^^
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Ter Jul 15 2014, 00:54
Bem-vinda ao AAP! Mais uma voz feminina... boa!!!
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Ter Jul 15 2014, 10:08
Bem vinda
A lavagem faço-a com água da torneira e detergente da louça (os discos não são de cristal e sempre tive dificuldade em assimilar o uso da água destilada) na banheira em cima de um alguidar virado ao contrário Sobre o alguidar uma toalha para evitar riscos.
O label na maior parte dos casos resiste.
Secagem.
Depois é preciso remover a lixarada que fica dentro das espiras e para isso uso um gira discos com uma agulha barata (enquanto se forem acumulando resíduos na agulha vão-se fazendo várias passagens).
Nesta ultima fase também lhes aplico uma generosa camada de alcool isopropílico (já tenho ouvido muitas opiniões negativas em relação a este produto mas já o uso há cerca de 40 anos e ainda não constatei nenhuma desvantagem)
É claro que a duração do tratamento depende da sujidade do disco.
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Apresentação MsMaria Ter Jul 15 2014, 10:48
Olá Maria, bem-vinda!
Esses Cambridge Audio tocam bem. Quando comprei o meu 1º integrado (que não é Cambridge Audio) também namorei os AM10, o 351a e o 651A. Em pack e pelo que compraste, duvido que haja melhor preço.
Já o Thorens comprado na Alemanha, também tocará bem. Porventura terá um bocadinho mais de distorção fonética "The'sss...zzeesss" mas nada de grave