| Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida | |
|
+19rednef legendz fredy tomaz raines1978 Luis Filipe Goios António José da Silva Milton stardrake Ajgarcia elso Doug Goansipife nbunuel luis lopes PedroGV Digital Man Rui Mendes Mário Franco 23 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 15:52 | |
| No dia 1 deste mês recebi das mãos do Mestre Joaquim Pinto o Viriatus n.º 12. Dei entrada no Céu das audições, (ou melhor instalou-se uma sucursal do Céu das audições lá em casa). Há largas décadas que persigo e me fascino com equipamentos de som e as minhas primeiras conversas com o Joaquim Pinto impressionaram-me muito bem. Rectrospectivando sintetizo da seguinte forma: Conhecimento teórico consolidado na experiência (é um pouco como o São Tomé - Ver para crer). Racionalidade nas opções (uma determinada solução é adoptada se tiver um retorno inequívoco e desejável para o resultado final) Atitude experimental (elabora hipóteses e só as aceita quando exaustivamente comprovadas em ambiente de experiência controlada). Vasto conhecimento do equipamento existente no mercado (parece-me que o seu percurso profissional de reparações tem sido simultaneamente um exercício de estudo crítico de circuitos). Na nossa primeira conversa em que me falou de forma geral no Viriatus fiquei com a impressão (tanto pelos conceitos como pela forma discreta mas simultaneamente segura como se referiu à construção) de que estava perante "um caso". Nesse mesmo dia ouvi o classe A que estava na garagem e fiquei fascinado com o som. Pedi-lhe então para ouvir o Viriatus e graças à boa vontade do Pedro Fernandes tive a primeira audição que satizfez sobejamente as minhas expectativas. A hipótese de ter um bichinho daqueles, de tão boa custava a acreditar. Mas aconteceu Obrigado Joaquim pelo que há de genial e também de pessoal nesta obra. E agora sem mais delongas eis algumas fotos (ainda mal instalado) que não serão decerto as últimas:
Última edição por Mário Franco em Seg Set 08 2014, 16:30, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:13 | |
| Só posso dizer Esse eu já ouvi e sei que os únicos sons que distorciam eram os daqueles que falavam em seu redor em vez de se calarem a ouvir o puro deleite... Espero que possa juntar-me tão cedo quanto possível a esse distinto, exclusivo e afortunado grupo. Muitas horas de prazer de audições é o que eu desejo | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:20 | |
| | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:35 | |
| Toca bem... É charmoso... e é um projeto luso!!! Quais são as válvulas? | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:38 | |
| Muitos parabens pela maravilhosa adquisição.
E agora, com qual pre vai a trabalhar?
Abraço | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:43 | |
| vai 12doso | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:54 | |
| Meu grande amigo...muitos parabéns... benvindo ao grupo mais elitista da ALTA FIDELIDADE! (com letra grande) | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 16:56 | |
| Parabéns! Agora é só Eu ouvi esse classe A ainda em tábuas, como o classificou o Joaquim Pinto, com umas open bafle que julgo serem também um projeto dele. Tudo tocou bem p'ra diabos. Um prazer de audição. Este Viriatus é sem dúvida um amp para a vida e só prova que o que é Nacional também pode ser Muito Bom! | |
|
| |
Doug Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:17 | |
| Muitos Parabéns será certamente um amplificador para a vida! O meu também o é! Agora é dar-lhe gás! | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| |
| |
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:30 | |
| ... e não são dos aliados, ao que sei... | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:31 | |
| - PedroGV escreveu:
- Muitos parabens pela maravilhosa adquisição.
E agora, com qual pre vai a trabalhar?
Abraço Obrigado Pedro Até adquirir um pré do mesmo nível estou a usar o pré do meu Sansui AU777. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:34 | |
| - luis lopes escreveu:
- vai12doso
Belíssimo domínio linguístico Abraço Mário | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:35 | |
| - nbunuel escreveu:
- Meu grande amigo...muitos parabéns... benvindo ao grupo mais elitista da ALTA FIDELIDADE! (com letra grande)
Obrigado Nuno, demorei a postar mas já está. Grande abraço Mário | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:37 | |
| - Goansipife escreveu:
- Parabéns!
Agora é só Eu ouvi esse classe A ainda em tábuas, como o classificou o Joaquim Pinto, com umas open bafle que julgo serem também um projeto dele. Tudo tocou bem p'ra diabos. Um prazer de audição.
Este Viriatus é sem dúvida um amp para a vida e só prova que o que é Nacional também pode ser Muito Bom!
Obrigado é de facto muito bom tanto na prancheta, como nas medições, como na audição. Mário | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:39 | |
| | |
|
| |
elso Membro AAP
Mensagens : 395 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 55 Localização : Barreiro
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 17:48 | |
| Muitos parabéns.
Bem-vindo ao clube.
Agora é pô-lo a rodar o mais que puder. | |
|
| |
Ajgarcia Membro AAP
Mensagens : 231 Data de inscrição : 04/09/2011 Idade : 62 Localização : Portalegre
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 18:03 | |
| Não pertenço ao clube, mas já ouvi o Viriatus algumas vezes, e é sem dúvida um excelente amplificador, melhor só gastando muito mais. Náo me importava nada de ter um. | |
|
| |
stardrake Membro AAP
Mensagens : 679 Data de inscrição : 29/01/2012 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 18:07 | |
| De Mário para Mário os meus parabéns , agora é fogo à peça. Mário | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 22:01 | |
| Epah, parabéns !! Agora só tens que arranjar umas colunas melhorzitas.... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Seg Set 08 2014, 23:52 | |
| Foi uma excelente noite, aquela da entrega do amplificador. E visto que alguém levou espumante, ainda tive a ideia de fazer uma inauguração daquelas como se fazem aos navios aquando do seu primeiro mergulho para a água e dar uma "garrafada" no Viriatus (até a garrafa partir), mas o dono não deixou. Agora é dar-lhe muitos Km de musica e tentar que ele avarie durante os 6 meses de garantia. Muitos parabéns. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 00:13 | |
| Parabéns!!! Sem dúvida um "lindo" aparelho (os olhos também comem...), e, acreditando piamente na opinião de tão ilustre "cambada", "tocará" divinamente. Muita saúde para "o" desfrutar! Boas e muitas audições! (Parabéns também ao "criador" de tão bela peça) | |
|
| |
raines1978 Membro AAP
Mensagens : 748 Data de inscrição : 12/05/2013 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 10:45 | |
| Parabens!
Ja agora qual o amp que tinhas antes? | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 12:07 | |
| - elso escreveu:
- Muitos parabéns.
Bem-vindo ao clube.
Agora é pô-lo a rodar o mais que puder. Obrigado Sem dúvida, todos os dias trabalha | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 12:31 | |
| - Ajgarcia escreveu:
- Não pertenço ao clube, mas já ouvi o Viriatus algumas vezes, e é sem dúvida um excelente amplificador, melhor só gastando muito mais. Náo me importava nada de ter um.
Obrigado Melhor ???? É uma questão interressante ... Mas eu preferia pôr o assunto de outro modo. Substituía a expressão melhor pela expressão neutroNa verdade é isso que se pretende de um amplificador, que seja neutro. E o Viriatus foi todo pensado no sentido de preservar a forma original do sinal. Cumulativamente tem uma alimentação sobredimensionada (citando JP dava para alimentar dois Viriatus) e um bom valor do factor de amortecimento. Os transformadores de saída foram diligentemente projectados de modo a não alterar o sinal, permitindo assim manter o conceito minimalista presente em todo o desenho dos circuitos (menos componentes menos deformações do sinal). Em conclusão: o conceito é genial, além de que existem alguns pequenos pormenores que marcam grandes diferenças, mas para entrar nessas explicações só o próprio Joaquim Pinto, que está sempre disponível para explicar a quem se lhe dirija com modéstia, a mesma modéstia que o caracteriza a ele próprio. Abraço Mário | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 12:34 | |
| - stardrake escreveu:
- De Mário para Mário os meus parabéns , agora é fogo à peça.
Mário Obrigado De Mario para Mário: fá-lo-ei mas nunca no sentido literal Abraço Mário | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 12:40 | |
| - Milton escreveu:
- Epah, parabéns !!
Agora só tens que arranjar umas colunas melhorzitas.... Obrigado Milton As colunas até não são nada más mas quando chegaram vinham doentes. Andaram 6 meses num grupo de apoio porque o dono anterior as trocou por umas maiores e mais roucas mas agora já ultrapassaram o trauma da rejeição e tocam como se não houvesse amanhã. De vez em quanto mostro-lhes postais de Santarém para que recordem os dias passados. Abraço Mário | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 12:46 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Foi uma excelente noite, aquela da entrega do amplificador. E visto que alguém levou espumante, ainda tive a ideia de fazer uma inauguração daquelas como se fazem aos navios aquando do seu primeiro mergulho para a água e dar uma "garrafada" no Viriatus (até a garrafa partir), mas o dono não deixou.
Agora é dar-lhe muitos Km de musica e tentar que ele avarie durante os 6 meses de garantia.
Muitos parabéns. Foi uma excelente noite principalmente porque o meu amigo falou antes de começar a partir garrafas no aparelho. As pessoas quando usam amplificadores sem grelha ficam assim invejosas Abraço Mário | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Set 09 2014, 14:11 | |
| - Luis Filipe Goios escreveu:
-
Parabéns!!! Sem dúvida um "lindo" aparelho (os olhos também comem...), e, acreditando piamente na opinião de tão ilustre "cambada", "tocará" divinamente. Muita saúde para "o" desfrutar! Boas e muitas audições! (Parabéns também ao "criador" de tão bela peça)
Obrigado meu amigo E concordo consigo parabéns ao criador pela obra criada Abraço Mário | |
|
| |
tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Qui Set 11 2014, 01:27 | |
| Parece que estão na ordem votos de parabéns!
Tenho muita curiosidade em escutar os equipamentos produzidos pelo Joaquim Pinto.
Hoje em dia, tendencialmente, só compraria equipamentos Portugueses e não só por uma questão de Nacionalismo.
Boas escutas.
| |
|
| |
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Qui Set 11 2014, 01:29 | |
| - tomaz escreveu:
- Parece que estão na ordem votos de parabéns!
Tenho muita curiosidade em escutar os equipamentos produzidos pelo Joaquim Pinto.
Hoje em dia, tendencialmente, só compraria equipamentos Portugueses e não só por uma questão de Nacionalismo.
Boas escutas.
Quem sabe, no próximo PortugÁudio. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| |
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Qui Set 11 2014, 12:37 | |
| Pois é.... Eu, sempre que posso ou conheço, compro Made in Portugal, por convicção de qualidade , sentido económico e também político. É bem conhecida a qualidade global dos produtos portugueses, que, na sua maioria ficam bem à frente dos Made in Estranja. O problema é que muitas das vezes não sei e não conheço (calhando muitos de nós também não sabe e não conhece), que nesta área do áudio também há muito Tuga a fazer coisas de excelência. Na realidade estou muito stisfeito com o meu atual sistema de som, que tem origem americana, japonesa, inglesa, alemã, norueguesa e neo-zelandesa. Mas quando decidi adquirir a maioria das peças que o constituem, não conhecia ainda o Joaquim Pinto. Se por acaso já o conhecesse, era de todo provável que a minha amplificação tivesse a sua assinatura. Ficaria à mesma muito satisfeito e com mais uns valentes cobres no bolso | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sex Set 19 2014, 09:45 | |
| Olá Parabéns pela aquisição... Agora é só desfrutar dessa IGUARIA SONORA.
Fredie | |
|
| |
legendz Membro AAP
Mensagens : 198 Data de inscrição : 18/07/2012 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sex Set 19 2014, 10:12 | |
| Não sei se é tabu, mas dá para ter uma ideia do custo de uma obra de arte destas, nem que seja por PM? | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sex Set 19 2014, 10:54 | |
| Olá Não é tabu... mandas PM ao JPamplifiers e ele responde-te de certeza.
Fredie | |
|
| |
legendz Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sex Set 19 2014, 11:01 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Não é tabu... mandas PM ao JPamplifiers e ele responde-te de certeza.
Fredie Obrigado Fredie Já tentei no passado falar com o JP mas não chegou a responder-me as PM's, vou tentar novamente. Abr | |
|
| |
Rui Mendes Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sex Set 19 2014, 17:03 | |
| O Joaquim Pinto por vezes passa muito tempo sem vir aqui. Tem a mania que tem muito trabalho Este é garantido a.tvtec@gmail.com Um abraço | |
|
| |
legendz Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sex Set 19 2014, 17:04 | |
| - Rui Mendes escreveu:
- O Joaquim Pinto por vezes passa muito tempo sem vir aqui. Tem a mania que tem muito trabalho
Este é garantido a.tvtec@gmail.com
Um abraço Olá Rui, já estamos a parlare, obrigado! | |
|
| |
tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Sáb Set 20 2014, 01:18 | |
| - António José da Silva escreveu:
- tomaz escreveu:
- Parece que estão na ordem votos de parabéns!
Boas escutas.
Quem sabe, no próximo PortugÁudio. Caro António, Fui ao 1º PortugÁudio e na sala onde estava o prato RB recordo-me que a alimentá-lo estava um motor diferente do que eu uso justamente fabricado pelo Joaquim Pinto e se ouvi música com equipamento dele não me recordo o que faz com que mantenha a curiosidade. Ansioso pelo próximo PortugÁudio As melhores saudações | |
|
| |
rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Dom Set 21 2014, 00:02 | |
| - legendz escreveu:
- Rui Mendes escreveu:
- O Joaquim Pinto por vezes passa muito tempo sem vir aqui. Tem a mania que tem muito trabalho
Este é garantido a.tvtec@gmail.com
Um abraço Olá Rui, já estamos a parlare, obrigado! E então já tens preço para o Viriatus? | |
|
| |
legendz Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Dom Set 21 2014, 10:12 | |
| Isso são coisas para falar pessoalmente! | |
|
| |
mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Dom Set 21 2014, 10:59 | |
| - tomaz escreveu:
- ...
Boas escutas.
I am no Portuguese but I know at least two Portuguese manufacturers which create exceptional good devices unique and incomparable ... JP is one. Cheers Manfred | |
|
| |
rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Dom Set 21 2014, 19:23 | |
| - legendz escreveu:
- Isso são coisas para falar pessoalmente!
. Então mas o preço agradou-te pelo menos? | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Nov 18 2014, 16:57 | |
| Então, mas o "amplificador para a vida" não vai estar presente no evento do ano?!?! | |
|
| |
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Nov 18 2014, 17:00 | |
| - Digital Man escreveu:
- Então, mas o "amplificador para a vida" não vai estar presente no evento do ano?!?!
Claro que vai. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| |
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Ter Nov 18 2014, 23:42 | |
| Hoje quando fiz a experiência com o tapete do gira discos, pensei logo como é que soaria com o VIRIATUS (atenção que já tive o privilégio das minhas colunas tocarem com ele e claro que nunca mais tocaram tão bem) A ver se num futuro próximo eu abra uma caixa e ficar deslumbrado. | |
|
| |
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida Qua Nov 19 2014, 00:08 | |
| - fernando3728 escreveu:
- (atenção que já tive o privilégio das minhas colunas tocarem com ele e claro que nunca mais tocaram tão bem)
Que raio é que o Jaquim te deu a beber nesse dia. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida | |
| |
|
| |
| Viriatus (n.º12) um amplificador para a vida | |
|