Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Os 10 Mitos do Vinil | |
|
+25nbunuel reirato Digital Man sergiofilipe mannitheear Wolfgangvondi RMD audio Pierre ricardo onga-ku MikeF TD124 cabb Mister W fredy jorge.henriques PALUSE anibalpmm Milton Alexandre Vieira Vinil Palmas ruifigueiredo Mozarteano GALVEIAS António José da Silva 29 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 30 2014, 00:18 | |
| António,
há gravações e gravações em digital. As que eu costumo ouvir não são nada comprimidas, pelo contrário, e não me parecem nada cansativas. Aliás, acho que a malta estranha justamente essa dinâmica e um pouco de compressão soa-lhes mais familiar. Acho que aconteceu isso na demo que fiz cá há algumas semanas.
De resto, acho que com vinyl se consegue uma bela reprodução, mas sai carote. Com digital, se não se for muito sovina, consegue-se uma belissima reprodução. É preciso é bons ficheiros, e infelizmente a malta que gosta de pop/rock não os tem, mas olha que o vinyl recente de pop/rock também é bastante comprimido. Quem gosta de clássica, felizmente está bastante melhor servido em termos de CDs, e começa a estar servido fabulosamente em termos de ficheiros para download.
Sabes que mesmo em analógico havia melhor que o vinyl, as fitas em que geralmente se fazia a masterização... E actualmente em digital, já se começa a vender ao publico o ficheiro com a resolução do master...
Lembra-te que na imagem nunca terias nada comparavel com o 4k em analógico... Não sejamos radicais. Uma coisa é gostar de vinyl, outra coisa é jurar a pés juntos que é melhor até do que a master tape. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 30 2014, 00:32 | |
| - Digital Man escreveu:
Não não são bem audiófilos tradicionais, dado que os sistemas são em geral modestos (ou ouvem com auscultadores) mas estão perfeitamente satisfeitos com o som do CD. I have no further questions.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 30 2014, 01:20 | |
| - MikeF escreveu:
- António,
há gravações e gravações em digital. As que eu costumo ouvir não são nada comprimidas, pelo contrário, e não me parecem nada cansativas. Aliás, acho que a malta estranha justamente essa dinâmica e um pouco de compressão soa-lhes mais familiar. Acho que aconteceu isso na demo que fiz cá há algumas semanas.
Não sejamos radicais. Uma coisa é gostar de vinyl, outra coisa é jurar a pés juntos que é melhor até do que a master tape. Viva Mike. Já que falaste no assunto, eu confirmo o 1º. parágrafo. A dinâmica é arrasadora, mas a tonalidade tende a ser um pouco para o "médio agudo", sendo esse aspeto que IMHO, possa causar mais desinteresse, porque vai enaltecer a "frieza digital". O palco era "brutal". Que inveja que eu tenho do espaço para colocar as colunas... Será possível que sem a correção da acústica da sala o resultado seja mais "morno"? Sobre o RB com o braço Reed 3P, a cabeça MC (???) e o Ging-Gló da Bjork, digo que gostei bastante. Grande máquina. Falta saber os segredos do estágio de phono; será um circuito completamente balanceado, desde a entrada do sinal até à saída? Mas um sistema tem de reproduzir quase tudo sem chatear o dono e para minha infelicidade eu ouço muito registo bera...e algum bastante bom, para não faltar à chamada. Sobre a segunda parte do texto, estamos perante o maior dilema de todos: Como soa a "fita mestra" na maquineta que a vai transferir para o vinil. Quem nos vai revelar o segredo? | |
| | | MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 30 2014, 02:34 | |
| - PALUSE escreveu:
- Sobre o RB com o braço Reed 3P, a cabeça MC (???) e o Ging-Gló da Bjork, digo que gostei bastante. Grande máquina. Falta saber os segredos do estágio de phono; será um circuito completamente balanceado, desde a entrada do sinal até à saída?
A cabeça é uma Gold Note Tuscany, uma MC de baixo ganho (aquela é 0.15mV); o estágio de phono é single ended, dual mono, com a alimentação separada. | |
| | | iaugusto Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 30 2014, 19:07 | |
| e alguns eu acreditava! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil | |
| |
| | | | Os 10 Mitos do Vinil | |
|