| Os 10 Mitos do Vinil | |
|
+25nbunuel reirato Digital Man sergiofilipe mannitheear Wolfgangvondi RMD audio Pierre ricardo onga-ku MikeF TD124 cabb Mister W fredy jorge.henriques PALUSE anibalpmm Milton Alexandre Vieira Vinil Palmas ruifigueiredo Mozarteano GALVEIAS António José da Silva 29 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
António José da Silva Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sáb Nov 15 2014, 16:51 | |
| - TD124 escreveu:
E hoje em dia,... estamos aonde e quém é quém ??? Exatamente. Ainda acrescentava....onde está a verdade? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sáb Nov 15 2014, 16:59 | |
| - António José da Silva escreveu:
- TD124 escreveu:
E hoje em dia,... estamos aonde e quém é quém ???
Exatamente. Ainda acrescentava....onde está a verdade?
Geralmente, a verdade e o bom sentido està entre os extremos !!!... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sáb Nov 15 2014, 17:00 | |
| - TD124 escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- TD124 escreveu:
E hoje em dia,... estamos aonde e quém é quém ???
Exatamente. Ainda acrescentava....onde está a verdade?
Geralmente, a verdade e o bom sentido està entre os extremos !!!... Penso que sim. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sáb Nov 15 2014, 17:15 | |
- Temos as questões do costume e que bem analisadas, são bem interessantes.
SS vs. Válvulas - As especificações dão clara vantagem ao SS, mas...
SS vs. SS - As especificações quanto melhor, melhor o aparelho, mas...
Valvulado PP vs. SE - As especificações não dão qualquer hipótese ao SE, mas...
Colunas de várias espécies - Especificações?????
Parece-me que se fala do subjetivo como algo negativo (e realmente não é mensurável), mas dentro do que é mensurável, quase nada é consensual, mesmo para quem por elas se gosta de guiar. Se assim não fosse, não haveria necessidade de ouvir colunas, amps fontes etc.
E já me esquecia. O CD, essa coisa perfeita para sempre que de tanto mal soar (subjetivamente) a tanta gente, já vai na 10º reencarnação ou tentativa de melhoramento....apesar da sua perfeição. AJS, explica-me o que é isso da 10º encarnação? Quantas encarnações teve o formato analógico em disco? 78rpm sem igualizações e com várias e igualizações? 16 rpm, 33 rpm com várias igualizações (Decca, Columbia, Capitol?...etc) até se fixar com a RIAA, DMM (supostamente requer igualização ajustada; diferente da RIAA). 78RPM:Columbia Inglesa /EMI Columbia Americana/Victor após 1925 Columbia Americana após 1938 Victor (Possível RCA) após 1925 Capitol, Decca no inicio e Mercury Brunswick, Parlophone MGM, Victor 1947 Victor 1925 e 1938-47 33,(3) RPM:FFRR pré 1953 FFRR (Decca/London) RIAA NAB (Columbia Americana) Tudo tem o seu período de "aquecimento"... Pelo CD só conheço a variação HDCD, o resto são processos de optimização no domínio digital e analógico, nada se altera no aparelho de leitura exceto no HDCD. O CD tem 30 anos, por essa clivagem de tempo estava-se a passar para os 33rpm...como nós estamos a passar para os formatos mais densos em disco e em stream, com a possibilidade de várias amostragens e dois tipos de modulação: PCM e Bitstream (Sigma-Delta, DSD)... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sáb Nov 15 2014, 17:17 | |
| Amigo Paluse. A evolução de algo imperfeito (como o velho disco), é normal que se tente evoluir, já a perfeição.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| |
| |
| |
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sáb Nov 15 2014, 17:31 | |
- Amigo Paluse.
A evolução de algo imperfeito (como o velho disco), é normal que se tente evoluir, já a perfeição.... A Philips com a sua pressa e relutância em aperfeiçoar a eléctrónica dos DACs fez trampa, já a Sony teve o bom senso de obrigar o sistema a 16 Bits e ter correção de erros, ou seja "encriptação redundante". Nesse aspeto e não só, tiro o chapéu ao Sr. Morita ou eventualmente aos seus consultores técnicos. Eu lembro-me dos anúncios da perfeição; pura blasfémia e arrogância, quando os dacs da Philips a 14 bits mostravam a distorção acima dos 3% nos níveis baixos dos registos a cerca de -60db. A concorrência era dura e as alternativas em oferta não mostravam melhoras. Sobrava a possibilidade do CD Analógico. A malta da baixa burguesia tinha som de gira bastante foleiro e estava tudo farto dos "clicks", "pops" e só tocar com boa extensão de banda no inico do disco. Quem tinha bastante graveto podia usufruir do perfecionismo técnico da altura e ter bom som em vinil... | |
|
| |
MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 00:03 | |
| - PALUSE escreveu:
- MikeF escreveu:
- Queres cá vir ouvir um dos novos Lyngdorf TDAI a amplificar directamente DXD a 384? Ás vezes também fazia bem à malta ouvir um full digital...
O vinyl que me soa melhor geralmente é de há 20 anos atrás, mas há boas edições novas... Se quiserem ouvir algumas da Gold Note...
Ora aí está uma proposta indecente; pena a minha que não tenha sido feita por uma mulher bonita e bondosa... Para cúmulo só posso comparar com ficheiros Nordic 2D passados por um iFi DSD nano...
Onde fica a capela e em que dia e horas se faz o ritual?
Pois não, foi feita por um gajo barbudo a tender para o gordo... Mas para compensar posso também mostrar-vos algum vinyl num sistema full analog... com um gira-discos de que vão gostar; ainda não é o Reed, mas já ficam a saber o caminho quando este tiver chegado e quiserem vir cá ouvir (deve ser no principio de Dezembro). A sede da ZenAudio fica em Telheiras, quase em frente ao Continente, antigo Carrefour. Querem vir na próxima 6ªf? ou Sab à tarde? | |
|
| |
| |
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 01:00 | |
| | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 14:49 | |
O CD, amps SS e amps PP são os substitutos naturais do vinil, amp SS, e amp SE, respetivamente. No entanto: CD vs vinil - CD mede melhor, mas vinil tem colorações muito agradáveis que nos fazem achar o som mais natural. SS vs VT - SS mede melhor, mas os tubos têm colorações muito agradáveis que nos fazem achar o som mais natural. PP vs. SE - PP mede melhor, mas os SE tem colorações muito agradáveis que nos fazem achar o som mais natural. Conclusão: o som mais natural possível é vinil + VT-SE e o sistema mais hi-fi é cd + SS-PP. No entanto, como o SE tem colorações muito boas, também se consegue um bom som natural com CD + VT-SE.
Última edição por Digital Man em Dom Nov 16 2014, 15:10, editado 2 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 14:53 | |
| - Digital Man escreveu:
O CD, amps SS e amps PP são os substitutos naturais do vinil, amp SS, e amp SE, respetivamente.
No entanto:
CD vs vinil - CD mede melhor, mas vinil tem colorações muito agradáveis que nos fazem achar o som mais natural.
SS vs VT - SS mede melhor, mas os tubos têm colorações muito agradáveis que nos fazem achar o som mais natural.
PP vs. SE - PP mede melhor, mas os SE tem colorações muito agradáveis que nos fazem achar o som mais natural.
Conclusão: o som mais natural possivo é vinil + VT-SE e o sistema mais hi-fi é cd + SS-PP.
No entanto, como o SE tem colorações muito boas, também se consegue um bom som natural com CD + VT-SE.
Parece-me bem. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mozarteano Membro AAP
Mensagens : 770 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 61 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 15:21 | |
| Para ser rápido e conciso e ja' nada que não se saiba, mas em ambos os formatos existem boas e gravações menos boas. Não sou fundamentalista do vinilo, embora o meu formato de eleição seja o analógico, mas o digital também faz parte das minha audições, e relembro por exemplo a editora Proprius tem gravações (cd) fabulosas, mas a preços elevados, e estes cd's são de uma qualidade impar que tocados em leitores Worten quase que fazem frente aos de milhares de euros exibidos nos eventos de audio... | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| |
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 15:35 | |
| Onde o CD não bate o vinil é na envolvente, como a cerimónia nobre que consiste o processo de carregamento do disco. A envolvente também melhora a experiência... Fazendo uma analogia com o café, no que respeita à envolvente: Vinil: CD: Reparem que o café pode ser exatamente o mesmo, mas o de cima vai saber melhor... Alguns leitores CD com carregamento no topo e com peso, dão um "cheirinho" do processo de carregamento de um vinil. Exemplo: | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 15:41 | |
| | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 15:43 | |
| | |
|
| |
Mozarteano Membro AAP
Mensagens : 770 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 61 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 15:44 | |
| | |
|
| |
Mozarteano Membro AAP
| |
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 15:52 | |
| | |
|
| |
MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 16:50 | |
| Não sei se estaremos a falar bem da mesma coisa, mas se envolvência for a sensação de "arejamento" e decay, aí um ficheiro de alta resolução deixa o vinyl a milhas, porque primeiro, consegue um silencio de fundo absoluto, e depois, porque consegue uma extensão de agudos maior do que a maioria dos gira-discos.
Com a minha agulha e com VTA bem afinado até consigo uma extensão de agudos muito boa, mas a agulha é suposto ir aos 40k. Com a maioria delas, acho que nem 16 se consegue. E então ter sistemas com VTA bem afinado...
Com ficheiros de alta resolução conseguem-se bem 30, 40 ou mais kHz... depende da frequência de amostragem, e de se o original foi mesmo gravado a essa frequência. De notar que as gravações em DSD geralmente não dão muito mais de 30k e a partir daí há um monte de lixo ultrassónico. | |
|
| |
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 17:06 | |
| Posso estar descansado com a minha que vai dos 10Hz aos 50KHz. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 17:21 | |
| Olha esta...
Mas isso exige um VTA afinado com uma precisão enorme...
http://www.goldnote.it/wordpress/tuscany-gold-2-2/ | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 17:22 | |
| | |
|
| |
MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 18:09 | |
| Paluse,
no próximo fds vais ouvir uma topologia bem mais interessante para reproduzir digital... | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 20:11 | |
| - PALUSE escreveu:
Ok, apesar da entourage do brinquedo, ninguém lhe tira a velhice dos ICs de conversão e atenção que não sou eu quem vai julgar um rapazinho desses, muito menos com um iFi DSD nano a rodar. Ora aí é que está - os conversores são os PCM1704 que não são muito velhos e foram dos últimos a converter bem redbook, a par com os mais antigos PCM63. Agora, o mais estranho é que os DACs modernos que ouvi até agora não têm qualquer hipótese a tocar CD. É como se estivessem otimizados para alta resolução?! O som dos leitores de CD foi sempre melhorando desde a nascença até há cerca de 10 anos atrás e a partir daí começou a andar para trás. | |
|
| |
MikeF Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 20:31 | |
| Digital: terá sido a altura em que praticamente desapareceram as drives dedicadas de CDs e a maioria dos leitores passou a usar drives com clocks optimizados para video?
| |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 20:51 | |
| - MikeF escreveu:
- Digital: terá sido a altura em que praticamente desapareceram as drives dedicadas de CDs e a maioria dos leitores passou a usar drives com clocks optimizados para video?
Sim, creio que sim. A maioria dos fabricantes deixou de ter máquinas dedicadas a CD por essa altura. Apareceram os SACD e os multi-formato, logo seguidos dos DACs de alta resolução. Ainda assim houve uns quantos que mantiveram uma aposta no CD e também no PCM1704. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 21:06 | |
| | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 21:15 | |
| | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 21:17 | |
- Posso estar descansado com a minha que vai dos 10Hz aos 50KHz.
Como é possível ler no mito #5 do post #1 deste tópico sobre a resposta em freq. do vinil, essa resposta teórica raramente é verificável no mundo real. Além das limitações aí identificadas ligadas à gravação, gira-discos e pré de phono, somam-se ainda estas duas: - Os amplificadores a válvulas começam normalmente a "esmorecer" após os 20KHz (e muitos deles um pouco antes dos 20KHz) - A maioria dos tweeters começa a "perder a voz" a partir dos 20KHz. Amigo AJS, tem que ter cuidado com essas afirmações porque assim é que nascem os mitos... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 21:33 | |
| Com todos os mitos continuo a preferir o vinil há contudo um mito que é verdadeiro "todos os sons são analógicos tal como o vinil" | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 22:05 | |
|
Última edição por ricardo onga-ku em Dom Nov 16 2014, 22:09, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 22:08 | |
- PALUSE escreveu:
Ok, apesar da entourage do brinquedo, ninguém lhe tira a velhice dos ICs de conversão e atenção que não sou eu quem vai julgar um rapazinho desses, muito menos com um iFi DSD nano a rodar. Ora aí é que está - os conversores são os PCM1704 que não são muito velhos e foram dos últimos a converter bem redbook, a par com os mais antigos PCM63.
Agora, o mais estranho é que os DACs modernos que ouvi até agora não têm qualquer hipótese a tocar CD. É como se estivessem otimizados para alta resolução?!
O som dos leitores de CD foi sempre melhorando desde a nascença até há cerca de 10 anos atrás e a partir daí começou a andar para trás. Alguns designers defendem que de um ponto de vista técnico o SACD deve convertido com chip bit-stream. Algum de vocês já efectuou a comparação? R | |
|
| |
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 22:12 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Uma pergunta que eu faço... Alguém acredita que tirando uma ou outra excepção... que não deve atingir se calhar 1% alguém grava em estúdio em analógico (fita) nos dias de hoje??? Logo estão a levar com o Digital quer queiram quer não... Para mim não faz diferença nenhuma... mantenho a minha... nada é perfeito... nem o Vinil nem o CD... só quero é ouvir MUSICA Nem mais! É o que importa. | |
|
| |
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 22:15 | |
| | |
|
| |
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:23 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:27 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:30 | |
| - anibalpmm escreveu:
- Com todos os mitos continuo a preferir o vinil
há contudo um mito que é verdadeiro "todos os sons são analógicos tal como o vinil" Convém desmistificar a palavra "analógico". 1- Nem é "Anal" nem é "Lógico". 2-É um erro de tradução da palavras Inglesas "Analog" ou "Analogue" ="Análogo" ou das palavras Francesas "Analogue= Similar" e "Analogique=Análogo". 3-Como podemos deduzir, o termo correcto será Análogo: a.ná.lo.go [ɐˈnaluɡu] Adjetivo 1. Que tem analogia; semelhante 2. Que provém de factos idênticos Do grego análogos, «proporcional», pelo latim analŏgu-. 4- A primeira conclusão é que não será igual, será somente semelhante; assim comos todos nós em relação aos nossos semelhantes na espécie humana. 5- Não é continuo na linha temporal, limitada à pequeníssima dimensão dos blocos da matéria que constituem este Universo e que se sabe aos níveis mais pequenos existem enormes distancias proporcionalmente às dimensões desses blocos, ou seja; ao nível atómico a existência é bem mais rala que um queijo suíço ou a farinha do miolo de uma carcaça. Conclui-se que a resolução do "Analógico" não pode ser continuo, assim como o digital. Tem é que se encontrar a frequência de amostragem equiparada à resolução "analógica" em função do tempo. 6- Sobre a amplitude acho que os 24 bits já superam o intervalo mínimo conseguido entre dois níveis de voltagem, pelo menos à escala dos 5,66V Pico a Pico ou algo como 0,34uV por cada intervalo possível desde 0V até 5,66V!!!! Qual será a clivagem mínima de voltagem da fita magnética, dos semicondutores ou das termiónicas?
Última edição por PALUSE em Dom Nov 16 2014, 23:35, editado 1 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:31 | |
- Posso estar descansado com a minha que vai dos 10Hz aos 50KHz.
Como é possível ler no mito #5 do post #1 deste tópico sobre a resposta em freq. do vinil, essa resposta teórica raramente é verificável no mundo real. Além das limitações aí identificadas ligadas à gravação, gira-discos e pré de phono, somam-se ainda estas duas:
- Os amplificadores a válvulas começam normalmente a "esmorecer" após os 20KHz (e muitos deles um pouco antes dos 20KHz) - A maioria dos tweeters começa a "perder a voz" a partir dos 20KHz. E os ouvidos? António, esquece-mo-nos de medir a resposta dos ouvidos. No outro dia passei um tom de teste de 19kHz; não ouvi nada mas os meus filhos começaram aos berros...e não é que tinha o volume demasiado alto. R | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:38 | |
| | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:46 | |
| | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 16 2014, 23:59 | |
| - PALUSE escreveu:
- anibalpmm escreveu:
há contudo um mito que é verdadeiro "todos os sons são analógicos tal como o vinil"
Convém desmistificar a palavra "analógico". 1- Nem é "Anal" nem é "Lógico". 2-É um erro de tradução da palavras Inglesas "Analog" ou "Analogue" ="Análogo" ou das palavras Francesas "Analogue= Similar" e "Analogique=Análogo". 3-Como podemos deduzir, o termo correcto será Análogo: a.ná.lo.go [ɐˈnaluɡu] Adjetivo 1. Que tem analogia; semelhante 2. Que provém de factos idênticos Do grego análogos, «proporcional», pelo latim analŏgu-.
4- A primeira conclusão é que não será igual, será somente semelhante; assim comos todos nós em relação aos nossos semelhantes na espécie humana. 5- Não é continuo na linha temporal, limitada à pequeníssima dimensão dos blocos da matéria que constituem este Universo e que se sabe aos níveis mais pequenos existem enormes distancias proporcionalmente às dimensões desses blocos, ou seja; ao nível atómico a existência é bem mais rala que um queijo suíço ou a farinha do miolo de uma carcaça. Conclui-se que a resolução do "Analógico" não pode ser continuo, assim como o digital. Tem é que se encontrar a frequência de amostragem equiparada à resolução "analógica" em função do tempo. 6- Sobre a amplitude acho que os 24 bits já superam o intervalo mínimo conseguido entre dois níveis de voltagem, pelo menos à escala dos 5,66V Pico a Pico ou algo como 0,34uV por cada intervalo possível desde 0V até 5,66V!!!! Qual será a clivagem mínima de voltagem da fita magnética, dos semicondutores ou das termiónicas? É um fenómeno curioso, mas muitas pessoas que têm um som melaço e rouco, praticamente sem agudos, tudo redondinho mas fácil no ouvido; ao passar a ouvir um sistema de alta definição, com ampla resposta em frequência, detalhe, e silêncios entre os sons, a sua reação é normalmente «Este sistema deve estar avariado - é ultra-analítico e soa terrivelmente mal comparado com o meu!» Para alguém que está está habituado a ver uma imagem desfocada, de repente ver tudo ultra nítido pode incomodar a vista... | |
|
| |
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Seg Nov 17 2014, 00:28 | |
| - PALUSE escreveu:
4- A primeira conclusão é que não será igual, será somente semelhante... Ora nem mais....e mais semelhante não há. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Seg Nov 17 2014, 00:54 | |
- PALUSE escreveu:
- anibalpmm escreveu:
há contudo um mito que é verdadeiro "todos os sons são analógicos tal como o vinil"
Convém desmistificar a palavra "analógico". 1- Nem é "Anal" nem é "Lógico". 2-É um erro de tradução da palavras Inglesas "Analog" ou "Analogue" ="Análogo" ou das palavras Francesas "Analogue= Similar" e "Analogique=Análogo". 3-Como podemos deduzir, o termo correcto será Análogo: a.ná.lo.go [ɐˈnaluɡu] Adjetivo 1. Que tem analogia; semelhante 2. Que provém de factos idênticos Do grego análogos, «proporcional», pelo latim analŏgu-.
4- A primeira conclusão é que não será igual, será somente semelhante; assim comos todos nós em relação aos nossos semelhantes na espécie humana. 5- Não é continuo na linha temporal, limitada à pequeníssima dimensão dos blocos da matéria que constituem este Universo e que se sabe aos níveis mais pequenos existem enormes distancias proporcionalmente às dimensões desses blocos, ou seja; ao nível atómico a existência é bem mais rala que um queijo suíço ou a farinha do miolo de uma carcaça. Conclui-se que a resolução do "Analógico" não pode ser continuo, assim como o digital. Tem é que se encontrar a frequência de amostragem equiparada à resolução "analógica" em função do tempo. 6- Sobre a amplitude acho que os 24 bits já superam o intervalo mínimo conseguido entre dois níveis de voltagem, pelo menos à escala dos 5,66V Pico a Pico ou algo como 0,34uV por cada intervalo possível desde 0V até 5,66V!!!! Qual será a clivagem mínima de voltagem da fita magnética, dos semicondutores ou das termiónicas? É um fenómeno curioso, mas muitas pessoas que têm um som melaço e rouco, praticamente sem agudos, tudo redondinho mas fácil no ouvido; ao passar a ouvir um sistema de alta definição, com ampla resposta em frequência, detalhe, e silêncios entre os sons, a sua reação é normalmente «Este sistema deve estar avariado - é ultra-analítico e soa terrivelmente mal comparado com o meu!»
Para alguém que está está habituado a ver uma imagem desfocada, de repente ver tudo ultra nítido pode incomodar a vista...
Esse aspeto já poderá ser um pouco subjetivo... A tendência será para amaciar e aparentemente o som parecer menos dinâmico, pois tornar-se-á menos incomodativo à mesma amplitude. Isso na minha opinião já foi apresentado por mim em alguns posts: será uma das características da evolução do hi-fi. Há pouco tempo ouvi um amplificador integrado da Avance Acoustic, com DAC integrado etc; mas estava ligado a um leitor de cd da Rotel e umas coluna B&W grandalhonas com unidades de graves em polipropileno e o medio em kevlar como já é apanágio da marca. O cd em questão é o demo da B&W-Real World que eu depois apanhei em flac. A apresentação era estranha para as minhas referencias. Tudo bastante "contido", mas os extremos lá estavam. O grave é rápido e bem definido, os agudos extensos e bem integrados com os médios. Não gostei do timbre do polipropileno nos graves e da característica "anémica" da banda média que apesar de contida, apresentava algum "grão". A imagem pareceu-me bem decente, pois o espaço envolvente era amplo e as colunas apresentavam-se apontadas de frente e não em triângulo. Quando ouvi no meu sistema-chasso, claro que é mais aberto , o grave mais pesado, mais agudos, os médios mais "abrilhantados", mas não "senti" o "grão" e o tom anémico da banda média. OK tenho uma sala mais pequena, e as colunas mais perto da parede e mais reflexões, só falta colocar a minha engrenagem numa sala idêntica. Claro que estas comparações não podem ser feitas sem um aquecimento de mais de 2 horas, sendo 3 horas o inicio da estabilidade. Utilizei os leitores óticos e o iFi nano DSD, que notoriamente está à frente dos restantes digitais uns anitos... A conclusão deste texto é que somos um animal de hábitos e aposto que com o tempo era capaz de começar a não ter tantas dúvidas sobre o sistema novo depois de ouvir outras obras. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Seg Nov 17 2014, 01:05 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Seg Nov 17 2014, 01:16 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Seg Nov 17 2014, 08:50 | |
| - PALUSE escreveu:
A conclusão deste texto é que somos um animal de hábitos e aposto que com o tempo era capaz de começar a não ter tantas dúvidas sobre o sistema novo depois de ouvir outras obras. Concordo integralmente, tanto que conheci uma pessoa que recebeu um sistema highend de herança mas depois vendeu-o porque gostava mais do som que tinha no carro. Naturalmente, o inverso também é verdade, ainda que, para quem estiver habituado a um som com mais informação e menos distorção vai ter muito mais dificuldade em adaptar-se ao sistema inferior porque tem noção clara daquilo que está a perder... O verdadeiro amante de musica tem mais flexibilidade e não deixa de ouvir certas musicas só porque estão em CD e o seu leitor não é muito bom. O verdadeiro amante de música até do radio extrai grande prazer, onde existem perdas/desvios assinaláveis para o CD, ainda que do lado de lá esteja a rodar um CD. A começar logo pelos 15KHz... Agora, mesmo com CD's a devitar 0a e 1s na estação, se for um daqueles rádios com umas boas harmónicas pares (mais distorção portanto), a malta o vinil já é capaz de achar piada porque o som é analógico.. Isto leva-me a concluir que há espaço para um novo tipo de equipamento no mercado - o "vinilizador". No fundo é um pequeno DSP com um programa específico que injeta distorções e ruído muito específicas no sinal digital pré-DAC, tornando o som final vinyl-like. Ainda que o café tenha o mesmo sabor, a parte das chávenas é que é mais complicada... | |
|
| |
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil | |
| |
|
| |
| Os 10 Mitos do Vinil | |
|