| Gira-discos PL-12 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Palmix
Mensagens : 16 Data de inscrição : 06/01/2015 Localização : Lisboa
| Assunto: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 11:27 | |
| Bom dia,
Sou novo neste fórum e nem sei bem se é aqui que devo colocar as minhas questões, mas aqui vão:
Eu tenho dois gira-discos Pioneer, um PL-12S e um PL-12D.
-Em relação ao primeiro não encontro qualquer referência na internet. Este tem um pequeno problema com o auto-stop. Quando o disco termina, o gira-discos dispara automaticamente a alavanca para a posição de "stop" sem que o disco pare de girar. No entanto deixo de conseguir manobrar a alavanca para o "On-up" ou "On-down" até que o desligue da corrente e volte a ligar. Era algo que gostaria de evitar que acontecesse. Alguém tem alguma dica?
-Quanto ao segundo, tem os cabos de RCA cortados (algo que fita isoladora não resolva,certo?) e não tem a cabeça da agulha. Onde posso encontrar uma para este modelo?
Muito obrigado,
Pedro Palma
p.s.: EDITADO (ATENÇÃO ÀS REGRAS)
Cumprimentos audiofónicos | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 11:33 | |
| Caro Pedro.
Antes de colocares estas questões, será de todo conveniente leres as regras do fórum AAP e passares pela zona da "Apresentação" para que te dês a conhecer.
Entretanto, e como as tuas questões não se prendem com transístores, mas sim com gira-discos, este teu tópico passa para a zona "Phono Geral" | |
|
| |
Palmix
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 11:35 | |
| Ok muito obrigado, assim o farei. | |
|
| |
Palmix
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 11:58 | |
| Já fiz a apresentação mas não apareceu o post... | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 12:28 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 13:23 | |
| Pioneer PL 12D Foi o meu primeiro GD juntamente com um receiver Pioneer SX300. Têm estado encostados mas no último fim de semana liguei-os (coincidência) e surpreendi-me com o som (será nostalgia?) Associados às colunas Advance Acoustic EL250 formam uma combinação muito interessante. O meu PL12 tem uma cabeça NOS "Pioneer PC30" (com poucas horas de uso) que é a cabeça proposta pela marca. Em relação ao automatismo do PL12S nada conheço mas o PL12D é totalmente manual. [img] [/img] | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Ter Jan 06 2015, 13:32 | |
| [img] [/img] | |
|
| |
Palmix
| |
| |
Palmix
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Qua Jan 07 2015, 11:23 | |
| Como se pode ver o PL-12S tem autostop e é esse que não funciona correctamente. Sugestões para reparação? Alguém me sabe dizes o que é e para que serve aquele elemento junto à base do braço? Uma peça branca com uma agulha a sair... Desculpem, como já tinha dito sou um pouco leigo e só vou sabendo o que leio e sobre este gira-discos não encontro nada. Só me aparecem PL-12D´s...
Obrigado | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Qua Jan 07 2015, 14:49 | |
| - Palmix escreveu:
- Como se pode ver o PL-12S tem autostop e é esse que não funciona correctamente. Sugestões para reparação?
Alguém me sabe dizes o que é e para que serve aquele elemento junto à base do braço? Uma peça branca com uma agulha a sair... Desculpem, como já tinha dito sou um pouco leigo e só vou sabendo o que leio e sobre este gira-discos não encontro nada. Só me aparecem PL-12D´s...
Obrigado Desconheço em absoluto o PL12S o melhor é enviar a um técnico Para a agulha (entre tantos outros) http://www.stylusplus.co.uk/ http://stylus.export-japan.com/ http://www.lpgear.com/ http://www.turntableneedles.com/ | |
|
| |
Palmix
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Qua Jan 07 2015, 14:55 | |
| | |
|
| |
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1445 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Gira-discos PL-12 Qua Jan 07 2015, 16:47 | |
| Quanto ao PL12D: Não aconselho a resolver o problema dos cabos cortados apenas com fita isoladora. O ideal será a substituição dos cabos por novos a partir da sua ligação interna, coisa que um técnico fará com toda a facilidade. No caso de querer evitar a ida a um técnico, pelo menos solde os cabos, mantendo a polaridade e a respectiva coerência na cor de forma a não inverter os canais esquerdo e direito (isto se tiver jeito e paciência para lidar com chaves de parafusos e ferro de soldar). Quanto ao PL12S: Deduzo que o auto-stop signifique apenas que o motor pára no fim do disco, sem que tal signifique o subsequente levantar do braço e/ou reposição deste no descanso. Mas o gira discos poderá funcionar de forma diferente: apenas levantar o braço (estranho mas...) e este ter que ser reposto no descanso manualmente, rearmando assim a patilha on/off (????)... Um olhar atento e um escutar de ruídos provenientes do equipamento nas espiras finais do disco poderá ajudar a descobrir o que se passa.
Aqui encontra o catálogo da Pioneer para 1975 com a descrição de ambos os gira discos: http://www.stereo2go.com/fileSendAction/fcType/0/fcOid/360036355191185645/filePointer/360036355191185679/fodoid/360036355191185672/Pioneer%20Hifi%20Brochure%201975-76001.pdf
Aqui encontra imagens de como ligar o novo cabo "rca" internamente: http://www.avforums.co.za/index.php?topic=16162.0 | |
|
| |
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1445 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 Qua Jan 07 2015, 16:58 | |
| - Palmix escreveu:
- Como se pode ver o PL-12S tem autostop e é esse que não funciona correctamente. Sugestões para reparação?
Alguém me sabe dizes o que é e para que serve aquele elemento junto à base do braço? Uma peça branca com uma agulha a sair... Desculpem, como já tinha dito sou um pouco leigo e só vou sabendo o que leio e sobre este gira-discos não encontro nada. Só me aparecem PL-12D´s...
Obrigado Onde está a peça branca que descreve deveria estar o centro adaptador para discos EP/single... uma fotografia mais próxima ajudava a interpretar esse "estranho" objecto... Será a chave hexagonal que permite afinar o braço??? Visto a esta distância tem ar disso... Quanto às agulhas: não se esqueça que as "shell's", a parte da frente do braço onde encontra a célula e a agulha são intermutáveis, pode trocar do 12D para o 12S... O ideal será adquirir uma (ou duas) células novas, tem uma oferta (qualidade e preços) muito variada na internet. Por 20 ou 30 euros já compra uma "coisinha" para por a tocar o equipamento. Subindo no preço sobe na qualidade, claro. Por 100 já compra coisa razoável e por aí acima. Normalmente o preço só da agulha é apenas um pouco inferior ao conjunto célula/agulha. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Gira-discos PL-12 | |
| |
|
| |
| Gira-discos PL-12 | |
|